Gerenciar SKU
O termo Stock Keeping Unit (SKU) está relacionado ao planejamento da cadeia de suprimentos e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador. Em português significa Unidade de Manutenção de Estoque. Cada SKU equivale a um produto utilizado na empresa, pois qualquer diferença (cor, tamanho, textura, por exemplo) que possa existir na mercadoria a torna única e requer um SKU específico para identificação.
Nesta tela você pode listar todos os SKUs já cadastrados para a empresa, clicando no botão Listar todos. Também é possível consultar SKUs específicos através de filtro. Após a listagem, seja ela de todos os SKUs ou apenas de alguns, para acessar os detalhes, clique sobre o registro desejado. As informações apresentadas são de acordo com o cadastro, que foi feito anteriormente.
Versões
As versões são utilizadas a partir do momento da criação do SKU. Posteriormente, elas podem ser editadas ou removidas, como também novas versões podem ser criadas na Engenharia de processo. Elas permitem identificar pequenas variações na estrutura do SKU, além de indicar as situações em que ele pode ser utilizado na produção.
Detalhes do SKU
Complemento
Você deve complementar o cadastro do SKU com algumas informações:
- U.M. Estoque, que é a padrão para o SKU;
- Código de barras que corresponde ao SKU, se desejado;
- Se preciso. no campo Código de barras livre, coloque a informação que corresponda ao SKU;
- Situação do SKU: ativo, inativo ou bloqueado.
Qualidade
Nesta etapa, defina os aspectos da qualidade do SKU;
- Informe o Tipo de qualidade: normal ou refugo. Ao selecionar a opção refugo, o campo SKU refugo fica disponível para edição.
Nota
O campo SKU refugo apenas fica disponível quando o campo Tipo reposição estiver registrado como produzido.
SKUs Equivalentes
É possível definir SKUs alternativos que podem ser utilizados como substitutos no processo de industrialização.
Imagens
- Se desejado, inclua uma ou mais imagens relacionadas ao SKU. Você pode arrastar a imagem, ou selecionar através do link "clique aqui". Pelo botão Excluir, você pode excluir a imagem.
- O botão Salvar/Novo, além de salvar o cadastro de um novo SKU ou alteração de um já existente, limpa os campos e possibilita um novo cadastro.
MRP (Planejamento de recursos de produção)
Os lead times de firmeza, liberação, produção e expedição, quando informados, são utilizados pelo sistema para calcular as datas de previsão de início e fim da ordem de produção no momento da sua geração. Além disso, auxiliam no cálculo de previsão de início e fim de cada estágio que compõe a ordem de produção.
Veja abaixo a detalhamento de cada um:
- Lead time de Firmeza: indica a quantidade de dias para firmar uma ordem de produção, ou seja, quanto tempo o usuário leva para avaliar e firmar uma ordem;
- Lead time de Liberação: indica a quantidade de dias para fazer a movimentação física do estoque (mover os componentes do almoxarifado para produção);
- Lead time de Produção: indica a quantidade de dias de produção dos SKUs;
- Lead time de Expedição: indica a quantidade de dias para fazer a expedição do SKU (mover da produção para área de expedição).
No campo Tipo lead time de produção, é possível definir entre dois critérios:
- Fixo: Ao escolher esta opção o sistema irá utilizar somente os dias cadastrados para realizar o cálculo, ou seja, independente da quantidade indicada na ordem de produção o lead time produtivo será o mesmo;
- Variável: Ao escolher esta opção o sistema abrirá um campo para o usuário indicar a quantidade frequencial relativa aos dias cadastrados, ou seja, o sistema irá dobrar o lead time à medida que a quantidade variar.
ExemploSe leva 5 dias para produzir 50 bicicletas, então serão necessários 10 dias para produzir 51 bicicletas.
- 0 - 50 unidades = 5 dias;
- 51 - 100 unidades = 10 dias;
- 101 - 150 unidades = 15 dias.
Importante
- Como pode ocorrer a produção de um SKU em diferentes filiais, os lead times são definidos por filial, considerando sempre em dias, e deverão ser imputados de forma manual no sistema;
- Caso não for informado, o sistema irá considerar por padrão 0 (zero) dias de lead time para realizar os cálculos na geração da ordem;
- O Low Level Code (nível) é calculado automaticamente pelo sistema, e ele indica qual é o nível do SKU dentro da estrutura das engenharias da respectiva filial.
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