Bancos
Os bancos são instituições financeiras privadas ou públicas, que fornecem serviços financeiros à sociedade.
É possível configurar as informações para o pagamento eletrônico, definindo qual segmento deve ser utilizado para exportar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o valor da GPS (Guia da Previdência Social) e do PT/PO (pagamento de tributos/pagamento de concessionárias). Além disso, pode-se definir se o envio do FGTS na remessa do pagamento eletrônico deve ser gerado em um lote especial, utilizando cabeçalho e rodapé específicos, ou, se deve ser gerado juntamente com os demais impostos.
Os correspondentes bancários podem ser cadastrados, juntamente com seus produtos. É necessário definir o tipo destes produtos para o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e o identificador de retorno do TEF, seguindo a regra abaixo:
- Quando o tipo de produto para o TEF for definido como Arrecadação, o Identificador de retorno do TEF deve ser igual a 0 (zero), que equivale a arrecadação no Sitef.
- Quando o tipo de produto para o TEF for definido como Boleto, o Identificador de retorno do TEF deve ser igual a 1, que equivale a título no Sitef.
- Quando o tipo de produto para o TEF for definido como Outros, o Identificador de retorno do TEF deve ser igual a 2, que equivale a tributo no Sitef ou outro que possa surgir.
Agência
A agência bancária se refere ao local em que uma instituição financeira oferece atendimentos pessoais e automatizados aos clientes. Desta forma, é possível cadastrar as agências utilizadas, além de definir à qual banco pertencem.
O campo Dígito verificador é uma informação obrigatória. Quando não houver dígito na agência, é necessário preencher com 0.
O campo Cadastro, localizado na guia Informações da agência, é utilizado para a geração do registro 1601 do arquivo de exportação de movimento para contabilidade externa.