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Termo de abertura e encerramento dos livros

A emissão dos Termos de Abertura e Encerramento dos livros é um processo que deve ser feito após a impressão dos Livros Contábeis, com o objetivo de informar corretamente o número de páginas de abertura e encerramento do respectivo livro. Para fins de escrituração contábil, os livros Diário e Razão são obrigatórios.

Para gerar o termo de abertura/encerramento do livro

  1. Acesse o menu Controladoria > Gestão de Contabilidade > Demonstrativos > Termo de abertura e encerramento;
  2. Selecione o Tipo de relatório (abertura ou encerramento), e o Livro contábil, podendo ser Diário ou Razão (Contábil ou de Centro de Custo);
  3. Informe o período inicial e final da origem das informações;
  4. Informe a Empresa e Filial de origem das informações;
  5. Informe o Local e a Data do documento. O campo Observação é opcional;
  6. Após inserir as informações de Configuração da folha/página, selecione a opção Imprimir Folha/Página para que a numeração da página seja impressa, e clique em Gerar para efetuar a geração do termo.

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