Demonstrativos

Os demonstrações contábeis são os documentos gerados pela empresa, ao fim de cada exercício social, e disponibiliza para o seu público de interesse com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro.

O Livro Diário é obrigatório por lei e os fatos contábeis precisam ser registrados em partidas dobradas, uma vez que os totais débito e crédito devem sempre ser iguais.
O Balancete de verificação é um documento que reúne os saldos com situação Contabilizado e serve para verificação dos mesmos.
O DRE é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
O balanço patrimonial é um demonstrativo que tem por objetivo apresentar a situação contábil e econômica de uma empresa.
A Razão contábil possui a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço.
O Razão por centro de custo tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica dos centros de custos escriturados nos lançamentos contábeis.
O Balancete Mensa é uma ferramenta contábil essencial utilizada para comparar as informações financeiras de uma empresa em diferentes períodos.
A nota explicativa é um demonstrativo obrigatório para todas as empresas. Através dele é feita a comunicação com o mercado, esclarecendo políticas adotadas a mensuração das contas.
A emissão dos Termos de Abertura e Encerramento dos Livros é um processo que deve ser feito após a impressão dos Livros Contábeis, com o objetivo de informar corretamente o número de páginas de abertura e encerramento do respectivo livro.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!