ERP senior X > Mercado > Gestão de vendas > Integração do pedido de venda via API

Integração do pedido de venda via API

A geração de pedidos de venda no ambiente do Senior X pode ser realizada por meio de chamadas via APIs públicas, oferecendo aos clientes da Senior maior flexibilidade para implementar novas soluções e estabelecer parcerias com terceiros, aprimorando a usabilidade do sistema.

Este documento é direcionado a parceiros interessados em integrar-se ao ERP da Senior, com foco específico no módulo de Mercado para a geração de pedidos de venda.

Antes de iniciar o processo de integração para a geração de pedidos de venda, é recomendável ler os tutoriais básicos sobre o uso das APIs da Senior.

A geração de um pedido de venda via integração pode ser resumida em três partes principais: autenticação, solicitação de criação do pedido de venda e retorno assíncrono do status do pedido. O diagrama de atividades abaixo apresenta o fluxo geral desse processo de integração.

Autenticação

As APIs da Senior adotam um mecanismo de autenticação que utiliza uma chave e um segredo por meio da primitiva loginWithKey. Essa primitiva é responsável por gerar os tokens de autenticação necessários para acessar as demais APIs da plataforma Senior X. Para mais detalhes sobre o uso dessa API, acesse o nosso tutorial.

Geração de pedido de venda

A geração de pedidos de venda no módulo de Mercado do ERP senior X ocorre de forma assíncrona, por meio da chamada à API abaixo:

api.senior.com.br/erpx_com_ven/pedido/apis/order

Para utilizar essa funcionalidade, é fundamental que todos os pré-requisitos estejam devidamente configurados.

A criação do pedido de venda é iniciada por meio de uma requisição POST:

api.senior.com.br/erpx_com_ven/pedido/apis/order

Header: No cabeçalho da requisição, é obrigatório incluir dois parâmetros: authorization e client_id.

Body: No corpo da requisição, é possível enviar diversos parâmetros, alguns obrigatórios e outros opcionais. Um exemplo completo, incluindo o uso e a descrição dos campos das APIs, pode ser consultado no portal de APIs da Senior.

Veja a seguir os parâmetros de requisição e um exemplo mínimo de request:

Importante

O parâmetro externalId é o identificador de um pedido de venda gerado por meio de integração. Como o processo ocorre de forma assíncrona, o número do pedido será gerado apenas em um momento posterior.

Integração com geração de pedido de vendas

O processo de geração de vendas ocorre de maneira assíncrona. Ou seja, após a solicitação de criação de um pedido de venda por meio da chamada à API, são realizadas algumas validações iniciais do payload. Veja abaixo a URL da API e possíveis retornos dessa requisição:

URL da API

 api.senior.com.br/erpx_com_ven/pedido/apis/order

Possíveis retornos dessa requisição

Ao receber o status 201 - Created, indica que os parâmetros enviados estão corretos e que o processo assíncrono de criação do pedido foi iniciado com sucesso. A partir desse momento, é possível consultar opcionalmente o status da integração e da geração do pedido por meio de uma API interna, filtrando pelo externalId enviado na requisição.

Importante

Esse processo não indica o registro do pedido, mas sim o registro da integração.

curl --location 'https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest/erpx_com_ven/pedido/entities/externalOrderIntegration?size=10&offset=0&filter=idExterno%3D%278940%27' \
--header 'authority: platform.senior.com.br' \
--header 'accept: application/json, text/plain, */*' \
--header 'accept-language: en-US,en;q=0.9' \
--header 'content-type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer ngbyTltpTMuo3mFvcVDXAPmKsR5Evlig'

Webhook

O retorno sobre o processo de criação do pedido de venda e feito por meio de webhooks.

Um webhook é um mecanismo automatizado de comunicação entre sistemas, funcionando como uma "notificação em tempo real" enviada de um sistema para outro quando um evento específico ocorre. No contexto da criação de pedidos de venda, o webhook notifica imediatamente sobre o status do pedido, informando se a geração foi concluída com sucesso ou se houve erro, avisando automaticamente o parceiro. Isso elimina a necessidade de verificações constantes pelo sistema que aguarda a informação.

Para isso, é necessário configurar os webhooks, fornecendo os dados que serão acionados quando o evento ocorrer.

Veja os passos necessário para o cadastro de um webhook:

Já os status do pedido, podem ser:

Cadastros necessários

Este documento foi elaborado com o objetivo de demonstrar o processo de criação de um pedido de venda via integração com o ERPX. Vale destacar que, para a geração do pedido, é necessário realizar alguns cadastros obrigatórios, como o cadastro de cliente (customer) e o cadastro de produto (product), que será utilizado na inserção do item. Esses cadastros básicos também podem ser realizados via API. Todas as APIs disponíveis para esses cadastros podem ser consultadas no portal de APIs da Senior:

Criar um novo cliente:

 https://api.senior.com.br/erpx/foundation/entities/person

Criar um novo produto:

 https://api.senior.com.br/erpx/foundation/entities/product

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!