Integração com Sismetro
A integração com o sistema Sismetro tem como objetivo suprir a necessidade crescente de suportar a criação e gestão de ordens de serviço de forma móvel e integrada com o ERP, possibilitando a seleção de equipamentos nos pedidos de serviço e o cancelamento e conclusão de ordens de serviço por meio do sistema Sismetro.
Pré-requisitos
- Acesse Tecnologia > Customização > Events hub > Webhooks;
- Cadastre o Evento erpx_com_ven/pedido/externalServiceOrderFinished;
- Na adição de Endpoints, inclua na URL, a API https://integracaog7.api.sismetro.com/serviceOrder/open;
- No Cabeçalho HTTP, informe unit e key que são fornecidos pela Sismetro.
Ativar integração
- Acesse Cadastros > Filiais;
- Selecione a filial desejada e clique em Editar;
- Em Detalhes da filial > Integrações, selecione o parâmetro Integração sistema de gestão de ordens de serviço;
- Clique em Editar e defina o parâmetro como Sim.
Informar equipamento no pedido de serviço
- Acesse Mercado > Gestão de vendas > Vendas, selecione a opção para abertura de pedido ou orçamento de serviço. Na tela de inclusão de equipamento, responda se deseja ou não informar um equipamento ao serviço;
- Ainda na tela de inclusão de equipamento, informe o equipamento que deseja vincular ao serviço. É possível verificar os equipamentos disponíveis clicando no ícone de busca ao lado do campo Equipamento disponível ou, em caso de um equipamento novo não cadastrado na Sismetro, informe o equipamento desejado no campo Novo equipamento;
- Em Adicionar Item, selecione o serviço desejado ao clicar no ícone de busca ao lado do campo Item. É obrigatório o preenchimento dos campos Quantidade na unidade de venda e Preço de venda obrigatoriamente;
- Siga com a abertura de pedido ou orçamento de serviço normalmente, e ao finalizar clique em Fechar pedido.
Após esta confirmação o sistema entenderá que todos os serviços adicionados ao pedido serão referentes a este equipamento. A partir deste momento o comportamento do sistema permanece como atualmente durante a inclusão e manutenção dos serviços atrelados ao pedido.
Pedidos com equipamento informado indicam que o registro foi integrado. Consequentemente o faturamento ficará bloqueado até que o serviço seja concluído.
Criação de SS (Solicitação de Serviço)
Todo pedido de serviço criado com a integração ativa e equipamento informado deverá disparar a abertura de SS. Para tal, serão enviados:
- Cliente (pessoa);
- Equipamento;
- Lista de serviços;
- ID do pedido.
Como retorno a Sismetro enviará o número da SS criada, juntamente com um link para acesso a um .pdf constando detalhes da solicitação. Ao receber o retorno da Sismetro após a criação da SS, deve-se armazenar o número da mesma juntamente com o link de detalhes nas Informações Adicionais do pedido, na Lista de Observações. Desta forma mantem-se a integridade da integração.
Exemplo de link gerado pela Sismetro: https://br.sismetro.com/printSS.php?os=1287593&token=d8zqo4ha1mjf253joe3mob2sbzl1dj2srp36344698d4e412908ccf6cc54c80527e7c89574abeb7e6a26157b074900b88
Atendimento e cancelamento do serviço
O processo de atendimento (execução) do serviço partirá da Sismetro, neste caso a própria integração irá efetuar a liberação do pedido e permitir o faturamento. Em caso de cancelamento de um serviço já integrado, o processo também partirá da Sismetro, e da mesma forma a integração fará o recebimento da chamada de cancelamento e irá efetuar o processo no ERP.
Importante
Não será permitida a exclusão ou cancelamento de um pedido, ou cancelamento de um item do pedido, se caso estes estiverem em situação de Aguardando integração.