Afastamentos - Foundation X
Afastamentos são as situações em que o colaborador está temporariamente ausente do exercício das suas funções de trabalho.
Ao cadastrar um afastamento, ele é lançado no histórico do colaborador. Todo histórico de afastamento é vinculado a uma situação que determina o tipo de afastamento. Dependendo das configurações do tipo de afastamento, ele poderá influenciar nos valores pagos de férias, décimo terceiro salário, rescisão, tributos e outros cálculos da folha de pagamento. O Foundation X facilita a gestão desses cálculos, integrando as informações de afastamentos aos períodos de apuração da folha e de apuração do ponto.
Um afastamento pode ser programado (férias) ou imprevisto (acidente ou doença). Nos dois casos, o Foundation X permite cadastrar os períodos datas de afastamentos dos colaboradores da empresa, facilitando o controle daqueles que estão afastados. O Foundation X também alerta sobre a reincidência de afastamentos pelo mesmo motivo de doença ou acidente, facilitando o acesso às informações necessárias para o requerimento do benefício de auxílio-doença pelo INSS, quando aplicável.
O que você pode fazer:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
- Clique em Adicionar para lançar um novo histórico.
- Selecione o colaborador para quem o histórico de afastamento será lançado.
- Se o afastamento durar dias inteiros, habilite a opção Jornada prevista completa. (Isso desabilitará os campos de hora inicial e final.)
- Preencha a data e o horário inicial e final do afastamento.
- Os campos Data final e Hora final são opcionais. Se o afastamento não tiver um término definido, você pode deixar esses campos em branco.
- Se você habilitou a opção Jornada prevista completa, os campos Hora inicial e Hora final ficarão desabilitados.
- Selecione a Situação relacionada ao afastamento.
- A Situação precisa estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
- Se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho, a tela irá apresentar o painel Informações complementares, com campos adicionais.
- Se o painel de informações complementares for exibido, preencha os códigos CID (Classificação Internacional de Doenças) e a quantidade de dias justificados. Esse painel é apresentado somente se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho.
- Os códigos CID têm origem no cadastro de CID do Senior Shared.
- Os dias justificados indicam a quantidade de dias que o colaborador esteve afastado por motivos justificáveis e que devem ser abonados por isso, conforme os motivos previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
- Opcionalmente, preencha uma Observação com notas adicionais sobre o afastamento.
- Na guia Documentos, através do botão Anexar arquivos é possível inserir um documento para o afastamento (exceto para o cadastro coletivo).
Importante
Para que seja possível anexar documentos nos históricos de afastamento, o usuário deve ter um papel com a permissão Gestor de Documentos (res://senior.com.br/platform/ecm_ged/manager) associado. Caso não tenha, entre em contato com administrador do tenant.
Os anexos também estarão disponíveis no GED, disponível XPlatform> GED > Documentos. Fique de olho na documentação Free Tier, para verificar a quantidade disponível de armazenamento gratuito do GED.
- Clique em Salvar para finalizar o lançamento do histórico.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
- Selecione a linha do histórico de afastamento que se deseja editar.
- Clique em Editar.
- Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
- Selecione a linha do histórico de afastamento que se deseja excluir.
- Clique em Excluir.
- O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
- Clique em Outras ações e selecione a opção Adicionar coletivamente para lançar novos históricos.
- Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar quais pessoas terão os históricos de afastamento lançados.
- Clique em Continuar para seguir o processo.
- Siga o mesmo processo do lançamento do histórico individual, a partir do item 4..
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
- Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
- Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar históricos de afastamento que serão excluídos.
- Clique em Continuar para seguir o processo.
- Na tela de Histórico de Afastamento - Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.
Importante
Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico de Afastamento - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.
- Clique em Excluir.
- O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.
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