Cadastro de Situações - Foundation X
Situações são as circunstâncias nas quais os colaboradores se encontram durante a vida laboral (trabalhando, afastado ou de férias, por exemplo). As situações que você lançar ficam registradas no histórico do colaborador.
Cada colaborador cadastrado no HCM sempre terá uma situação de trabalho corrente. A situação de trabalho é definida automaticamente pelo HCM com base nas ações realizadas com o colaborador. Por exemplo, ao admitir um colaborador, o HCM define a situação dele como ativo; ao demitir um colaborador, o HCM define a situação dele como desligado.
Toda situação deve fazer parte de uma estrutura de situações, a qual é cadastrada previamente.
O que você pode fazer:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Situações > Estruturas.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de situações.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
As estruturas de situações ficam disponíveis para seleção no cadastro de situações das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.
Você precisará também adicionar a estrutura de situações no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Situações > Cadastro.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma situação, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Informe um código (numérico) e um nome que identifiquem a situação.
- Selecione o tipo de situação entre as opções disponíveis.Informações adicionais sobre os tipos de situação
Os tipos de situação representam a circunstância em que o colaborador está num determinado momento.
Todo tipo de situação se enquadra em uma das seguintes categorias:
- Situações de trabalho — indicam se o colaborador está ativo, afastado, de férias, desligado, entre outras.
- Situações de controle de jornada — representam as horas faltas, trabalhadas, extras, entre outras.
- Preencha o campo Situação dias justificados, somente se estiver cadastrando uma situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho. Esta informação é usada para controle dos dias de afastamento justificados nestas ocasiões.
- Selecione a estrutura de situações com a qual essa situação será vinculada.
- A estrutura deve estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
Detalhes da situação
Ao salvar o cadastro da situação, o painel de Detalhes da situação será habilitado na parte inferior da tela. Este painel contém as seguintes guias:
Cadastrar o motivo eSocial na Situação
- Acesse a guia Motivo eSocial no cadastro da Situação e clique em Adicionar, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Selecione a competência, a qual determinará a partir de quando o motivo eSocial será válido para essa Situação.
- Selecione o motivo de afastamento entre as opções da lista de motivos, observando o seguinte:
- As opções do campo estão de acordo com a Tabela 18 (Motivos de Afastamento do eSocial).
- Se a Situação não se trata de um afastamento que precisa ser declarado para o eSocial, use a opção Não enviar.
- Ative o assinalamento Enviar Observações eSocial, caso queira enviar detalhes adicionais do afastamento no evento S-2230 do eSocial.
- O eSocial exige esta observação quando o afastamento tem o mesmo motivo de um afastamento anterior, e que ambos tenham ocorrido num período de 60 dias.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
O que é o motivo eSocial e para que é usado
O motivo do eSocial identifica o motivo que levou o colaborador a ser afastado do trabalho, em conformidade com as exigências da legislação.
Quando você informa uma Situação no histórico de afastamento de um colaborador, o Foundation X verifica qual é o motivo do eSocial que está vinculado a esta Situação para determinar o que será enviado para o Governo.
Os motivos do eSocial do Foundation X se baseiam na Tabela 18 (Motivos de Afastamento do eSocial), a qual está disponível na documentação oficial do Portal do eSocial. Assim, o motivo informado será usado para compor os leiautes dos eventos S-2200, S-2299 e S-2230 do eSocial.
Fazer definições do ponto na Situação
- Acesse a guia Ponto no cadastro da Situação e clique em Adicionar, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Selecione uma situação complementar que será associada à Situação original.
- Ative ou desative os assinalamentos de acordo com o comportamento esperado para a Situação:
- Situação de exceção — Situações consideradas como exceções são listadas em relatórios de ocorrências do ponto, os quais podem ser enviados para análise de lideranças.Exemplos:
- Situações de horas extras e ausências normalmente são consideradas exceções, pois a liderança deve tomar uma decisão sobre elas (pagar ou não as extras, descontar ou não a ausência).
- Situações de afastamento, férias, trabalho normal e adicional noturno normalmente não são consideradas exceções, pois a liderança não precisa tomar nenhuma decisão ou ação sobre elas.
A empresa deve estipular o que ela considera uma exceção ou não.
- Situação de exceção — Situações consideradas como exceções são listadas em relatórios de ocorrências do ponto, os quais podem ser enviados para análise de lideranças.
- Motivo de acerto obrigatório — Situações com motivo de acerto obrigatório exigem que os colaboradores informem o motivo de estarem as incluindo no seu acerto de ponto.
- Situação diurna e Converte em horas noturnas — indique se a Situação se refere a horas diurnas ou se ela deve ser convertida para horas noturnas.
- Cada Situação pode ter somente uma destas opções ativa.
- Ao ser convertida em horas noturnas, seu valor será dividido por 52.5 minutos e multiplicado por 60 minutos.
- Obrigar anexo no afastamento — ao lançar um histórico de afastamento com uma Situação que tenha esta opção ativa, os colaboradores deverão anexar um documento que comprove o afastamento (exemplo: um atestado de consulta médica).
- Situação de exceção — Situações consideradas como exceções são listadas em relatórios de ocorrências do ponto, os quais podem ser enviados para análise de lideranças.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
O que é uma situação complementar e para que é usada
A situação complementar permite incluir um tratamento diferenciado entre horas diurnas e noturnas. Ou seja, ao cadastrar uma Situação referente a horas diurnas, é possível informar uma situação complementar de horas noturnas e como elas serão tratadas, e vice-versa.
Fazer definições da folha na Situação
- Acesse a guia Definições da folha no cadastro da Situação e clique em Adicionar, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Selecione a competência inicial para determinar o início da validade das definições da folha.
- Se o tipo de situação que você cadastrou precisa lançar algum tipo de horas em algum Evento, preencha o código da característica do Evento em que deverá lançar estas horas.
- Selecione uma opção nos campos cálculo dia horista e cálculo dia mensalista. A opção selecionada indicará como a Situação impacta na contagem das horas faltas e trabalhadas dos colaboradores que são pagos por hora (horistas) e por mês (mensalistas), respectivamente. As opções disponíveis são:
- Não calcula o dia
- Considera horário da escala do dia
- Considera horas DSR da escala
- Selecione uma opção no campo Influência férias. A opção selecionada indicará como a Situação impacta no direito de férias do colaborador. As opções disponíveis são:
- Não influencia no direito a férias
- Perde período aquisitivo se maior que 180 dias
- Perde direito período aquisitivo se maior que 30 dias
- Interrompe e continua no retorno
- Perde avo correspondente ao mês
- Ative ou desative os assinalamentos de acordo com o comportamento esperado para a Situação:
- Perde DSR
- Paga 13º salário
- Perde feriado
- Demonstra na ficha registro
- Perde DSR
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
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