Checklist de implantação - Integrador SST

Etapa 2 de 3 — Itens gerais da implantação

  Responsável Etapa Detalhes
1 Consultor / Administrador de sistema Configurar informações na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter)

Preencher as configurações de login e URLs de conexão com a plataforma na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter).

Acesse o conteúdo abaixo para ver mais informações sobre esta configuração:

2 Consultor / Administrador de sistema Executar a carga inicial dos fluxos no Integrador HCM

A maneira de fazer a carga inicial depende do cenário do cliente:

Recomendações:

  • Para que o Integrador HCM atue com inserções em lote na base de dados, é necessário garantir que a propriedade sync.request.batch.size esteja no arquivo de configurações.
  • Para otimizar a operação para o Integrador SST, recomendamos configurar o tamanho máximo dos lotes com o valor de 300 itens.

    Exemplo: sync.request.batch.size=300

Saiba mais sobre o Integrador HCM acessando a documentação da aplicação.

3 Consultor / Administrador de sistema Criar os usuários de acesso à plataforma senior X

Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.

4 Consultor / Administrador de sistema Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa
  • Crie os papéis que serão associados aos usuários que vão acessar o Integrador SST.
  • Configure as permissões de acesso que serão concedidas aos papéis.

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação:

5 Consultor / Administrador de sistema Criar um papel para fazer a integração com o prestador e com o eDocs

Criar o papel abaixo, que será associado à aplicação do Integrador SST.

Este papel será usado para fazer a integração com o sistema do prestador e com o eDocs da Senior:

  • Nome: Integração prestadores SST
  • Descrição: Papel da plataforma específico para a integração com prestadores SST e com o eDocs
  • Permissões do papel: atribuir todas as permissões (Editar, Excluir, Incluir, Visualizar) aos seguintes itens:
    • HCM > eSocial
    • HCM > eSocial2Doc
    • HCM > eSocial4Integration

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a documentação:

6 Consultor / Administrador de sistema Gerar as chaves de acesso para integração com a aplicação do Integrador SST

Para fazer a integração do Integrador SST com o sistema do prestador e com o eDocs, você precisa gerar duas chaves de acesso distintas. Não é possível usar uma única chave para as duas finalidades.

Importante

Qualquer alteração feita nas chaves de acesso da aplicação impacta diretamente nos próximos passos da implantação. Caso você altere essas configurações, precisará rever os próximos itens — especialmente o item Configurar serviços de integração na próxima etapa deste checklist.

Para saber mais, consulte também a seguinte documentação:

7 Consultor / Administrador de sistema Associar a aplicação ao papel Integração prestadores SST

Associar a aplicação ao papel Integração prestadores SST, ambos criados nas etapas anteriores:

  1. Na plataforma senior X, acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
  2. Localize o papel Integração prestadores SST e clique em Editar.
  3. Em Configurações, clique na guia Aplicações e ative as aplicações:
    • integradorsst
    • integradorsst-edocs
  4. Clique em Salvar para gravar as alterações.

8 Consultor / Administrador de sistema Configurar controle de origem de acesso na plataforma senior X (apenas se estiver habilitado)

Se o controle de origem de acesso estiver em uso na plataforma senior X, é necessário adicionar as faixas de IP do fornecedor do sistema do prestador na lista de IPs autorizados. Essa configuração é feita no seguinte menu da plataforma senior X: Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar > guia Origem de acesso.

Tela de gestão de inquilino da plataforma senior X - configurações da origem de acesso

Para saber mais sobre o controle de origem de acesso, consulte também a seguinte documentação:

Nota

Esta configuração só é necessária se o controle de origem de acesso estiver habilitado na plataforma senior X. Se esse controle estiver desabilitado, não é necessário adicionar as faixas de IP do sistema do prestador, pois não haverá restrição do acesso.

Quando habilitado, o controle de origem de acesso restringe quais IPs têm acesso à plataforma senior X. Nesse caso, se os IPs do sistema do prestador não forem adicionados, a API de conexão retornará o erro 401 (Unauthorized) e a mensagem O usuário informado não pode realizar login do IP X.X.X.X (onde X.X.X.X é o número de IP do sistema do prestador que teve o acesso bloqueado).

9 Consultor / Administrador de sistema Configurar relatórios de integração e envio de alertas de erros

Criar visões dinâmicas e configurar notificações de alertas sobre erros que podem ocorrer internamente ou no ambiente do prestador.

A recomendação é configurar todas as visões dinâmicas e notificações, conforme descrito na documentação de Visões Dinâmicas do Integrador SST.

Essa mesma documentação também especifica quem são os destinatários de cada tipo de notificação:

  • Notificação de erros no prestador:
    • A responsável pelas informações de SST na empresa (exemplo: técnico de segurança, alguém da área de RH, etc.).
    • Uma pessoa no prestador SST responsável pelas informações da empresa (exemplo: alguém que faça a gestão ocupacional).
  • Notificação de erros internos:
    • Uma pessoa responsável que possa identificar o motivo das pendências de integração terem apresentado erro.
10 Consultor / Administrador de sistema Customizar a logo e a cor (opcional)

Disponibilizar a identidade visual da empresa na XPlatform, alterando as características para todos os usuários de um tenant.

É preciso solicitar ao cliente as informações da identidade visual, tais como: cor do topo, da fonte dos menus, do fundo da área de autenticação, logotipo, entre outras.

Saiba mais sobre a customização da identidade visual acessando a documentação de logos e cores no manual da plataforma.

11 Consultor / Administrador de sistema Configurar o recebimento de notificações por e-mail (opcional)

Preencher todos os campos do SMTP nas configurações de notificação da XPlatform.

Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em:

  • Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Nome do Tenant > Domínios e Serviços > Platform > Notifications > botão Editar > guia Sistema.

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