Papéis e permissões - Integrador SST
Sobre papéis e permissões
Papéis servem para associar usuários a posições dentro da organização ou atividades que serão desempenhadas. Os usuários associados a um mesmo papel compartilham das mesmas permissões de acesso ao HCM. Por isso, é importante que os papéis sejam criados de forma que seja possível aplicá-los a vários usuários.
A configuração dos papéis é feita pelo recurso de Gestão de Papéis da plataforma senior X e pode ser acessada em: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
Tipos de acesso controlados pelos recursos de permissão
- Telas que o usuário vinculado a esse papel pode acessar
- Informações que o usuário pode obter via requisições de APIs de integração
- Ações que o usuário pode efetuar dentro de um processo
- Filtros de abrangência que restringem tipos de informações aos quais o usuário tem acesso
Nota
Novos filtros de abrangência que são associados aos papéis possuem um tempo mínimo para que tenham efeito para os usuários associados. Para saber mais, veja a documentação no Manual da plataforma senior X.
Permissões do Integrador SST
eSocial (configurações, cadastro e importação de eventos)
As permissões listadas a seguir são necessárias para incluir e visualizar os eventos do eSocial, via tela, integração da API ou importação de arquivos. Recomendamos que você libere todas as ações que estiverem disponíveis (Editar, Excluir, Incluir e Visualizar).
Domínio/Serviço: hcm / esocial
Nome do recurso | Descrição da permissão | Caminho associado |
---|---|---|
blobService
(res://senior.com.br/hcm/esocial/blobService) |
Serviço para gerenciar anexos | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integração > Importação de arquivos |
cboCode
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/cboCode) |
Tabela CBO - Classificação Brasileira de Ocupação. | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
companySetting
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/companySetting) |
Definições da empresa. | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
configurationBranch
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/configurationBranch) |
Configuração do prestador SST por filial | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
configurationCompany
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/configurationCompany) |
Configuração de empresa | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
configurationProvider
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/configurationProvider) |
Configuração do Prestador SST por empresa | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
generalConfiguration
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/generalConfiguration) |
Configurações gerais | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
ibgeCity
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/ibgeCity) |
Cidades do IBGE |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
importation
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/importation) |
Importações |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Importação de arquivos Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos |
importationEventFile
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/importationEventFile) |
Arquivos importados | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos |
importationZipFile
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/importationZipFile) |
Arquivos ZIP importados | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos |
layoutS2210
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/layoutS2210) |
S-2210 - Comunicação de acidente |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos > Ações > Ver log detalhado Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
layoutS2220
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/layoutS2220) |
S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos > Ações > Ver log detalhado Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
layoutS2240
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/layoutS2240) |
S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2240 - Condições ambientais do trabalho Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos > Ações > Ver log detalhado Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
layoutS3000
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/layoutS3000) |
S-3000 - Exclusão de eventos |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-3000 - Exclusão de eventos Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos > Ações > Ver log detalhado Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
layoutSituation
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/layoutSituation) |
Situação de leiaute do eSocial |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Importação de arquivos |
providerXml
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/providerXml) |
XML recebido do prestador | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de integrações via Web Service |
table01CategoryOfWorker
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table01CategoryOfWorker) |
Tabela 01 - Categorias de Trabalhadores |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2240 - Condições ambientais do trabalho Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table06InternationalCountryCode
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table06InternationalCountryCode) |
Tabela 06 - Países |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table13BodyPartDamage
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table13BodyPartDamage) |
Tabela 13 - Parte do corpo atingida |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table14OccupationalDiseaseCauserAgent
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table14OccupationalDiseaseCauserAgent) |
Tabela 14 - Agente Causador do Acidente de Trabalho |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table15And16WorkAccidentCauserSituation
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table15And16WorkAccidentCauserSituation) |
Tabela 15 - Agente Causador / Situação Geradora de Doença Profissional Tabela 16 - Situação Geradora do Acidente de Trabalho |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table17InjuryNature
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table17InjuryNature) |
Tabela 17 - Descrição da Natureza da Lesão |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table20PublicPlaceType
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table20PublicPlaceType) |
Tabela 20 - Tipos de Logradouro |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2210 - Comunicação de acidente Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table24HarmfulAgent
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table24HarmfulAgent) |
Tabela 24 - Agentes Nocivos e Atividades - Aposentadoria Especial |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2240 - Condições ambientais do trabalho Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table27DiagnosticAndProcedure
(res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table27DiagnosticAndProcedure) |
Tabela 27 - Procedimentos Diagnósticos |
Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos > S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações |
table28ActivityOfWorker (descontinuado) (res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table28ActivityOfWorker) |
Tabela 28 - Atividades Periculosas, Insalubres e/ou Especiais | Este recurso foi descontinuado na atualização para o eSocial S-1.0 (Simplificado) e não precisa ser liberado para nenhum papel. |
table29TrainingCode (descontinuado) (res://senior.com.br/hcm/esocial/entities/table29TrainingCode) |
Tabela 29 - Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados |
Este recurso foi descontinuado na atualização para o eSocial S-1.0 (Simplificado) e não precisa ser liberado para nenhum papel. O eSocial transformou a Tabela 29 em Tabela 28 e a migrou para os leiautes de admissão (S-2200 e S-2206), desassociando dos eventos de SST. |
eSocial (envio dos eventos)
Domínio/Serviço: hcm / esocial2edoc
Nome do recurso | Descrição da permissão | Caminho associado |
---|---|---|
edocsConfiguration
(res://senior.com.br/hcm/esocial2edoc/entities/edocsConfiguration) |
Gestão do envio de eventos para o eDocs e o eSocial | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
generalConfiguration
(res://senior.com.br/hcm/esocial2edoc/entities/generalConfiguration) |
Conjunto de permissões necessárias para a gestão do serviço de envio de eventos do eSocial para o eDocs | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
layoutProcess
(res://senior.com.br/hcm/esocial2edoc/entities/layoutProcess) |
Processo de envio do layout | Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Pendências de envio |
Integração com o prestador SST
Domínio/Serviço: hcm / esocial4integration
Nome do recurso | Descrição da permissão | Caminho associado |
---|---|---|
branchIntegration
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/branchIntegration) |
Filial da integração |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
company
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/company) |
Empresa |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
companyBranch
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/companyBranch) |
Filial da empresa |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
companySetting
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/companySetting) |
Configuração da integração por empresa | Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações |
configurationBranch
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/configurationBranch) |
Configuração do prestador SST por filial | Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações |
configurationCompany
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/configurationCompany) |
Configuração de empresa | Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações |
configurationProvider
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/configurationProvider) |
Configuração do prestador SST por empresa | Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações |
configurationUserNotification (em desenvolvimento) (res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/configurationUserNotification) |
Configuração de usuários para recebimento de notificação em caso de falha na integração | A funcionalidade de notificações do Integrador SST está em desenvolvimento, portanto este recurso não está em uso atualmente. |
costCenter
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/costCenter) |
Centro de custo do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
deficiency
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/deficiency) |
Deficiência do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
department
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/department) |
Local do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
employee
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/employee) |
Colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
generalConfiguration
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/generalConfiguration) |
Configurações gerais | Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações |
integration
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/integration) |
Controle de integrações |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
jobPosition
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/jobPosition) |
Cargo do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
salaryPremium
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/salaryPremium) |
Adicionais no salário do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
shift
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/shift) |
Turno do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
workEnvironment
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/workEnvironment) |
Ambiente de trabalho do colaborador |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
workstation
(res://senior.com.br/hcm/esocial4integration/entities/workstation) |
Posto de trabalho |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração |
Domínio/Serviço: hcm / payroll
Nome do recurso | Descrição da permissão | Caminho associado |
---|---|---|
Empresa
(res://senior.com.br/hcm/payroll/entities/company) |
Permissão para pesquisar códigos de empresas no localizador de empresas, na tela de configurações. |
Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações |
Abrangências
Como criar filtros de abrangência no Integrador SST
- Acesse a tela Gestão dos Papéis (Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis).
- Clique em Editar ao lado do papel para o qual os filtros serão aplicados.
- Na guia Filtros, busque pelo domínio/serviço onde você quer aplicar as abrangências e clique em Novo. Isto habilitará os campos para definir a abrangência por empresa e por filial.
A configuração deve ser feita individualmente em cada serviço:- hcm / esocial: os filtros criados neste serviço são aplicados às pendências do eSocial.
- hcm / esocial4integration: os filtros criados neste serviço são aplicados às pendências de integração.
Saiba mais sobre abrangências no Integrador SST
Abrangência é um conjunto de filtros da XPlatform que permitem restringir o acesso a algumas informações no sistema. (Saiba mais sobre o recurso de filtros na documentação da XPlatform.)
O Integrador SST disponibiliza filtros de abrangência por empresa e por filial. Estes filtros podem ser aplicados às pendências de integração, pendências do eSocial ou ambas.
Você pode usar os filtros de maneira combinada e escolher quais pendências quer restringir. Assim, o acesso às informações é personalizado de acordo com a necessidade de cada papel.
A tabela abaixo detalha as informações que são impactadas pelos filtros:
Grupos de informações onde os filtros são aplicados | |
---|---|
Grupo de informações | Impactos da abrangência |
Pendências do eSocial
(hcm / esocial) |
Restringe as informações que uma pessoa pode ver nas telas dos eventos do eSocial, no seguinte menu:
Isso inclui:
|
Pendências de integração
|
Restringe as informações que uma pessoa pode ver na tela de pendências de integração com o prestador, no seguinte menu:
Isso inclui:
|
Os filtros de abrangência são aplicados com base na empresa e na filial informadas:
- Para as pendências do eSocial, a empresa e a filial são informadas nos seguintes momentos:
- ao gerar os leiautes do eSocial, seja via cadastro manual ou via importação
- Para as pendências de integração, a empresa e a filial são informadas nos seguintes momentos:
- ao configurar a integração com o sistema do prestador
Observação
A criação de filtros de abrangência é opcional. Caso você opte por usá-los, eles serão aplicados a todos os registros que têm o identificador de empresa e filial.
Os eventos que não tiverem a identificação da empresa e filial poderão ser vistos somente pelo administrador do sistema. Portanto, as pendências que foram geradas sem essa identificação não serão exibidas para os demais usuários.