Cargo - Gestão de Departamento Pessoal

O cargo do colaborador deve refletir a sua ocupação na empresa. Esse cargo é determinado em acordo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e seu conceito difere do posto de trabalho.

Alterar um cargo

Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
  3. Acesse a guia Cargo e clique em Alterar para cadastrar um novo cargo no histórico.

    Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de cargos do colaborador.
  4. Forneça a data de início do novo histórico, identifique o novo cargo e clique em Salvar.
Condições para alterar ou excluir um histórico de cargo

Para alterar o cargo do colaborador:

  • o cargo informado precisa ser compatível com seu posto de trabalho e diferente do cargo atual
  • o colaborador não pode estar demitido
  • o período de cálculo da folha não pode estar encerrado

Nota

Se o cargo estiver definido como uma característica do posto de trabalho do colaborador, o cargo só poderá ser alterado na guia Posto de trabalho.

Caso contrário, o botão Alterar estará disponível na guia Cargo para incluir um novo histórico.

Para excluir o cargo do colaborador:

  • o colaborador não pode ter um cargo com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
  • o cargo a ser excluído não pode ser o inicial (registrado na admissão do colaborador)
  • as informações relacionadas ao cargo anterior precisam continuar compatíveis com seu posto de trabalho
  • o período de cálculo da folha não pode estar encerrado

Este artigo ajudou você?