Perguntas frequentes (FAQ) - Waapi

Para o RH ou TI da empresa:

Preciso adquirir ou pagar pelo Waapi?

Waapi é uma extensão do módulo Painel de Gestão, sendo que o módulo é um pré-requisito para a empresa começar a usar o aplicativo.

Por isso, se sua empresa usa o Painel de Gestão na Senior X, os colaboradores já têm acesso ao aplicativo, sem custo adicional. Eles só precisam fazer o download na loja de aplicativos do dispositivo que utilizam.

Quais são os requisitos e configurações necessárias para usar o Waapi?

Para saber o que é preciso para usar o aplicativo, acesse a documentação de requisitos técnicos.

Como o Waapi trata as informações de colaboradores com múltiplos contratos?

Caso um colaborador tenha múltiplos vínculos empregatícios, o Waapi não apresentará as informações de todos os contratos.

Nesse caso, o aplicativo apresenta somente os dados referentes ao primeiro contrato, ou seja, aquele que tem a data de admissão mais antiga.

O que aconteceu com o antigo aplicativo móvel do HCM?

O antigo aplicativo mobile do HCM foi descontinuado. Portanto, o Waapi passa a ser a experiência oficial do HCM da Senior nos dispositivos móveis.

Confira a notícia completa com os detalhes da descontinuação:

Quais tipos de autenticação são suportados pelo login do Waapi?

O tipo de autenticação usado no login do Waapi será aquele que estiver definido para o tenant na Senior X.

Para saber quais tipos de autenticação podem ser definidos para o tenant, acesse a documentação de autenticação no manual da Senior X.

Waapi volta para a tela de login com frequência no dispositivo dos colaboradores. Por que isso acontece?

Por questões de segurança, o login do Waapi usa os tokens de acesso (Access Token) e de renovação (Refresh Token) da Senior X para determinar quando um usuário precisa entrar com a senha novamente. Por causa disso, algumas circunstâncias podem causar o logout do usuário no aplicativo e exigir a senha novamente para entrar.

Para saber todos os limites e prazos dos tokens de acesso e renovação, acesse a documentação: Gestão de Inquilino - ciclo de vida do token de acesso | Senior X.

Para colaboradores que usam o Waapi:

Esqueci minha senha do Waapi. Como faço para recuperar?

Se você esqueceu sua senha de login, você pode recuperá-la diretamente pelo aplicativo. Na tela de login do Waapi digite o seu e-mail corporativo. Isso habilitará o botão Recuperar senha, que enviará as instruções de redefinição de senha no seu e-mail.

Para mais detalhes, consulte as orientações completas sobre recuperação de senha.

Waapi volta para a tela de login com frequência e pede para entrar com meu usuário e senha. Por que isso acontece?

Para garantir a segurança dos seus dados, existem alguns cenários em que você precisa inserir seu nome de usuário e senha novamente para entrar no Waapi.

Estes são os cenários mais comuns em que o Waapi volta para a tela de login:

  • Você ficou mais do que 15 dias sem usar o aplicativo com o seu usuário;
  • Você iniciou mais de 40 sessões com o mesmo usuário num determinado período. (Uma sessão é um período de uso do Waapi. Uma nova sessão é iniciada a cada sete dias ou cada vez que você fizer o logout.)

Além disso, se o seu usuário for excluído ou bloqueado por um administrador, o Waapi também retornará para a tela de login. Nesse caso, você será impedido de entrar no aplicativo.

Algumas funções (exemplo: marcação de ponto) não aparecem para mim no Waapi. O que pode ser?

Estas são algumas das possíveis razões pelas quais uma funcionalidade pode não estar disponível para você:

  • Seu RH optou por não liberar a funcionalidade na sua empresa. Verifique com o seu RH ou administrador de sistema para saber quais funcionalidades estão liberadas para os colaboradores.
  • Você pode estar usando o Waapi Lite, que é uma versão simplificada do aplicativo principal. Saiba mais na página de Perguntas Frequentes (FAQ) da versão Lite.
Como faço login no Waapi?

O usuário e senha de acesso ao Waapi são os mesmos que os colaboradores utilizam para fazer login no módulo Painel de Gestãoe na Senior X. Este login é criado e fornecido pela empresa aos funcionários, no momento da admissão.

Posso acessar o meu holerite no Waapi?

Sim, o seu demonstrativo de pagamento pode ser consultado diretamente no Waapi.

Além de acessar as informações financeiras pelo Waapi, você pode ter uma experiência financeira ainda mais completa com a Wiipo — uma fintech da Senior com diversas soluções adicionais, incluindo um cartão de benefícios flexível para colaboradores e clube de descontos. Saiba mais no site institucional da Wiipo.

O que posso fazer no Waapi?

Waapi permite que os colaboradores executem algumas das principais atividades disponíveis no HCM da Senior.

Para saber tudo o que está disponível no Waapi, acesse a documentação das funcionalidades.

Como faço para excluir uma solicitação de feedback enviada?

Não é possível excluir solicitações de feedback usando o Waapi.

Para excluir uma solicitação, o colaborador precisa acessar a tela de solicitações pela plataforma senior X.

Como faço para excluir arquivos em um feedback?

Não é possível anexar arquivos nos feedbacks usando o Waapi. O anexo de arquivos está disponível somente ao enviar feedbacks pela plataforma senior X.

No entanto, se você receber um feedback contendo um anexo, você poderá visualizá-lo normalmente a partir do aplicativo. Para isso, você só terá que baixar o arquivo do anexo para o seu dispositivo.

Quero compartilhar um feedback, mas o aplicativo onde quero compartilhar não aparece entre as opções disponíveis. O que posso fazer?

Ao tocar na opção de compartilhar um feedback, ele será salvo como arquivo de imagem no armazenamento do dispositivo.

Se você quiser compartilhar o feedback em um aplicativo que não está disponível nativamente entre as opções de compartilhamento, você pode buscar o arquivo de imagem no armazenamento do dispositivo e compartilhar manualmente.

Como acesso meus Informes de Rendimentos pelo Waapi?

Você pode acessar seu Informe de Rendimentos diretamente pelo aplicativo. Para isso, siga as instruções detalhadas no artigo: Waapi – Acessar seus Informes de Rendimentos.

Por que vejo a guia Gestão do Ponto no Waapi, mas não consigo acessar todas as telas?

A guia Gestão do Ponto é exibida por padrão no Waapi, mas isso não significa que todas as funcionalidades estarão liberadas. Para acessar telas como Acerto de ponto, Jornada de hoje e Acertos da minha equipe, é necessário que o módulo Gestão do Ponto esteja contratado.

Não encontrou sua dúvida aqui?

Acesse a página de ajuda de todas as funcionalidades do Waapi.

Este artigo ajudou você?