Pré-requisitos e checklist de implantação - Gestão de Departamento Pessoal

Este conteúdo é voltado para empresas, consultores de implantação e administradores de sistema que estejam implantando o Gestão de Departamento Pessoal.

Todos os itens devem ser verificados e atendidos para garantir que o ambiente esteja preparado para implantar a solução.

Pré-requisitos de sistema

  • Possuir o HCM XT em uma das versões suportadas
  • Possuir a rotina de Pessoas ativa no sistema on-premise
  • Possuir o Integrador HCM
  • Possuir a Senior X

Requisito

Detalhes

Possuir o sistema HCM XT em uma das versões suportadas

Para a integração com o HCM XT, recomendamos usar as versões mais atuais dos nossos sistemas e seguir a política descrita na Política do Ciclo de Vida das Versões (PCVV).

Caso precise usar versões anteriores, sugerimos as seguintes versões mínimas: 6.10.1.2, 6.2.35.1, 6.2.34.28 e 6.2.33.92. As versões mínimas são recomendações com base em testes de performance e melhorias realizadas nos sistemas. O uso de outras versões não necessariamente impede o funcionamento da solução.

Nota

O Gestão de Departamento Pessoal considera todos os colaboradores que estiverem indicados com os módulos Painel de Gestão ou Integrador SST.

Esta indicação é feita nos seguintes locais do sistema on-premise:

  • Cadastro de colaboradores (FR034FUN), guia Indicação Módulos — permite associar cada colaborador individualmente.
  • Indicação de módulo coletiva (FRMODASS) — permite associar vários colaboradores (indicação de módulos em lote).

Possuir a rotinas de Pessoas ativa no sistema HCM XT

Rotina de Pessoasobrigatória — algumas informações são obtidas a partir do cadastro de Pessoas que estiver associado ao colaborador.

Portanto, a rotina de Pessoas precisa estar ativa no HCM XT.

Verificar a existência de regras customizadas no sistema HCM XT

Identificar as regras customizadas que o cliente possui na base do HCM XT e que precisarão ser adaptadas para o Gestão de Departamento Pessoal (senior X).

Para facilitar este levantamento, você pode usar o aplicativo Robô da Senior para listar todas as regras customizadas existentes na base.

Como usar o aplicativo Robô para listar as regras customizadas
  1. Clique aqui para fazer o download do arquivo .ZIP e descompacte para obter o arquivo de diagnóstico do Robô (DG00300.DGN). Esse arquivo será necessário para verificar a existência de regras customizadas.
  2. Acesse o aplicativo Robo.exe localizado na pasta de instalação do sistema HCM XT (diretório padrão: C:\Senior).

    Caso sejam solicitados usuário e senha, use as mesmas credenciais de acesso aos sistemas on-premise da Senior.
  3. No aplicativo Robo.exe:
    • Acesse o menu: Arquivo > Abrir modelo…
    • Procure pelo arquivo DG00300.DGN que foi descompactado no passo 1 e clique em Abrir

Neste momento o aplicativo importará o arquivo e listará todas as regras customizadas existentes na base.

Possuir o Integrador HCM

Garantir que o Integrador HCM esteja implantado e configurado.

Possuir a Senior X

Garantir que a plataforma senior X esteja implantada e configurada.

Se houver integração entre sistemas HCM XT e Senior X é preciso garantir também a instalação em ambiente híbrido.

Checklist de implantação

Etapas obrigatórias:

Responsável

Requisito

Detalhes

1

Consultor / Administrador de sistema

Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos

Solicite o nome e o domínio do tenant na plataforma senior X.

Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.

2

Consultor / Administrador de sistema

Fazer as configurações na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter)

Fazer as seguintes configurações na Central de Configurações Senior, pelo menu Sistemas > Gestão de Pessoas > HCM:

  • Configurações de login e URLs de conexão com a plataforma senior X
  • Chave de acesso da aplicação do Gestão de Departamento Pessoal

3

Consultor / Administrador de sistema

Executar a carga inicial dos fluxos no Integrador HCM

A maneira de fazer a carga inicial depende do cenário do cliente:

Esta é a primeira vez usando o Integrador HCM no cliente

Execute a carga inicial completa dos fluxos.

O Integrador HCMjá está em uso no cliente

Execute a carga inicial somente dos fluxos específicos do Gestão de Departamento Pessoal.

Para executar somente a carga dos fluxos específicos, selecione o agrupador com o nome do módulo na lista de fluxos:

Imagem

(clique para ampliar)

Saiba mais sobre o Integrador HCM acessando a documentação da aplicação.

4

Consultor / Administrador de sistema

Criar os usuários de acesso à plataforma senior X

Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.

5

Consultor / Administrador de sistema

Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa

  • Crie os papéis que serão associados aos usuários que vão acessar o Gestão de Departamento Pessoal.
  • Configure as permissões de acesso que serão concedidas aos papéis.

Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte a seguinte documentação:

6

Consultor / Administrador de sistema

Configurar URLs para emissão de relatórios

Configure as URLs dos conectores na plataforma senior X, em:

  • Tecnologia > Configuração > Por tenant

Esta configuração é necessária para emitir relatórios de forma integrada com o módulo Administração de Pessoal (HCM XT).

Etapas opcionais:

Responsável

Requisito

Detalhes

1

Consultor / Administrador de sistema

Customizar a logo e a cor*(opcional)*

Disponibilizar a identidade visual da empresa na Senior X, alterando as características para todos os usuários de um tenant.

É preciso solicitar ao cliente as informações da identidade visual, tais como: cor do topo, da fonte dos menus, do fundo da área de autenticação, logotipo, entre outras.

Saiba mais sobre a customização da identidade visual acessando a documentação de logos e cores no manual da plataforma.

2

Consultor / Administrador de sistema

Configurar o recebimento de notificações por e-mail*(opcional)*

Preencher todos os campos do SMTP nas configurações de notificação da Senior X.

Os campos que devem ser preenchidos na implantação estão em:

  • Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Nome do Tenant > Domínios e Serviços > Platform > Notifications > botão Editar > guia Sistema

3

Consultor / Administrador de sistema

Configurar a integração com o Quadro de Vagas e Orçamentos*(opcional)*

Se o cliente possui o módulo Quadro de Vagas e Orçamentos, é possível configurar a integração para verificar a existência de vagas disponíveis no quadro de colaboradores.

A verificação pode ocorrer durante os processos de admissão, movimentação e retorno do afastamento.

Para saber mais sobre essa integração, os pré-requisitos e como configurá-la, acesse a documentação de integração com o Quadro de Vagas e Orçamentos.

4

Consultor / Administrador de sistema

Configurar a integração com o BPM(opcional)

Se o cliente possui a solução de BPM da Senior, é possível configurar a integração para automatizar alguns dos processos do módulo Gestão de Departamento Pessoal.

Para saber mais sobre essa integração, os pré-requisitos e como configurá-la, acesse a documentação no Manual do Usuário do BPM.

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