Folha - Analytics do RH

Importante

Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.

Estes analytics são acessados em: Gestão de Pessoas | HCM > Meu Analytics > botão Analytics > Analytics da Folha

Absenteísmo

Os analytics de absenteísmo servem para mostrar os indicadores de ausências dos colaboradores no trabalho. Esses indicadores incluem tanto as ausências planejadas, quanto as não planejadas:

Os indicadores de absenteísmo são importantes para a empresa medir o quanto os colaboradores ficam ausentes em relação ao tempo total esperado de trabalho. Esses dados ajudam a identificar problemas que podem impactar diretamente a produtividade. Também ajudam a planejar ações como, por exemplo, campanhas de saúde num período em que colaboradores apresentam muitos afastamentos por motivo de doença.

Pré-requisitos - Analytics de Absenteísmo

Como acessar os analytics de absenteísmo

Depois de gerar os dados de absenteísmo no HCM XT, eles são integrados para a Senior X e você poderá consultá-los nas telas de analytics da folha.

As telas de analytics de folha são acessadas em locais diferentes da Senior X, dependendo do perfil que estiver acessando:

Dados apresentados nos analytics de absenteísmo

A tela de analytics de absenteísmo contém as seguintes informações:

Analytics da Folha - Totalizadores de absenteísmo Analytics da Folha - Lista de colaboradores - absenteísmo Analytics da Folha - Lista de ausências - absenteísmo

Notas

  • Por padrão, as listas exibem as informações de absenteísmo dos últimos 12 meses. Para selecionar um período diferente, use os filtros avançados da tela.
  • Quando não houver horas de ausência numa determinada competência, a coluna dessa competência será ocultada.
  • Não há uma legislação específica que defina como o índice deve ser calculado. Existe referências legais e normativas que tratam das ausências no trabalho, servindo como base para que cada empresa estabeleça sua própria política de cálculo, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as Normas Previdenciárias, as Normas Regulamentadoras (NRs) e as Práticas de Mercado. Apesar da ausência de uma norma legal específica, muitas empresas seguem boas práticas recomendadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para monitorar o absenteísmo. A fórmula mais comum considera o número de ausências em relação ao total de horas ou dias trabalhados, ajustado conforme a política interna. O cálculo segue a fórmula: (Horas de ausência ÷ Horas de jornada trabalhada) × 100

Este artigo ajudou você?