Processo de abertura de vagas | Pessoa recrutadora — ATS JobConvo

No ATS JobConvo, a vaga pode ser aberta diretamente ou a partir de uma Requisição de Pessoal. Utilize a abertura direta quando possuir permissão para criar vagas sem aprovação prévia. Utilize a Requisição quando a necessidade de contratação precisar ser aprovada antes da criação da vaga.

Para criar um novo processo seletivo com base em uma vaga existente, consulte Clonagem de vagas e Requisições.

AspectoAbertura diretaAbertura por Requisição
AcessoRecrutamento > Vagas > Abrir Vaga > Abrir Nova VagaRequisições > Início > Abrir Nova Requisição
Aprovação préviaNãoSim
Criação da vagaDurante a própria jornadaApós a aprovação e a ação Criar Vaga
DadosPreenchidos na aberturaParte dos dados é reaproveitada da Requisição

Abrir uma vaga diretamente

Essa jornada depende da permissão para criação direta e não exige uma Requisição de Pessoal.

Acesse Recrutamento > Vagas > Abrir Vaga > Abrir Nova Vaga. O processo possui cinco etapas: Criar Vaga, Match, Formulário, Etapas e Confirma.

Criar Vaga

Preencha os dados da oportunidade. Os campos podem variar conforme as configurações disponíveis.

Identificação

Selecione uma Vaga Modelo, quando desejar reaproveitar informações, e informe Título, Cargo da vaga, Empresa, Briefing, Número de posições e Código de referência.

Responsáveis e acessos

Defina o Recrutador, o Gestor, as pessoas que podem conduzir o processo e as pessoas que podem acompanhá-lo.

Características

Configure Status, Modelo de trabalho, Tipo de contratação, Nível, Privacidade, divulgação, Área, subárea, Centro de custo, Escala de trabalho, exclusividade para PCD e candidatura sigilosa.

Localização

Informe Endereço, País, Estado e Cidade. Defina também se o trabalho é remoto ou presencial e se a vaga possui abrangência nacional.

Requisitos e remuneração

Informe a escolaridade mínima e seu status, a remuneração, a exibição da remuneração à pessoa candidata, a faixa salarial, a experiência requerida e as palavras-chave.

Conteúdo da oportunidade

Preencha a descrição e as responsabilidades da vaga, os requisitos, os benefícios e as observações.

Configurações do processo

Conforme os recursos disponíveis, selecione o Template de Etapas e configure SLA, data de início, prazo de candidatura, número máximo de candidatos, Teste de Personalidade, exibição de Fit Cultural, candidatura rápida e Portal de Carreiras.

Match

Configure os critérios e pesos usados para calcular a compatibilidade entre a vaga e os dados disponíveis das pessoas candidatas. Depois, confirme a configuração e avance.

Saiba mais em Configuração do Match da vaga.

Formulário

Associe um formulário previamente criado ou inclua perguntas individuais. Para cada pergunta, informe o título, selecione o tipo de resposta e defina se ela será obrigatória.

Os tipos disponíveis são Resposta Simples, Dissertativa, Arquivo, Sim/Não e Múltipla Escolha. Formulários existentes e perguntas individuais podem ser combinados na mesma vaga.

Para conhecer os tipos de pergunta, as regras de obrigatoriedade, as alternativas corretas e os critérios desqualificatórios, acesse Formulário de Candidatura.

Etapas

Defina a jornada das pessoas candidatas no processo seletivo. Ela pode conter Não Aprovados, Candidaturas, Triagem, Entrevista, Finalistas, Contratados e Desistências. Utilize Adicionar etapa para incluir outra etapa.

Para vincular mensagens, formulários e avaliações às etapas, acesse Automação das etapas da vaga.

Confirme e compartilhe

Confira o link público, os destinos de compartilhamento, os Grupos e Canais e a prévia com descrição, requisitos, benefícios e etapas.

Importante

Ao chegar à etapa Confirme e compartilhe, a vaga já está criada.

Saiba mais em Compartilhamento da vaga.

Abrir uma vaga por Requisição de Pessoal

Utilize essa jornada quando a necessidade de contratação precisar de aprovação antes da criação da vaga.

Preencher a Requisição

Acesse Requisições > Início > Abrir Nova Requisição.

Preencha as informações da Requisição, como Vaga Modelo, título, cargo, tipo, motivo, pessoa substituída e matrícula, briefing, data limite para aprovação, código de referência e número de posições.

Informe os dados organizacionais: grupo econômico, empresa, filial, área, subárea, centro de custo, endereço, país, estado e cidade.

Complete os dados da futura vaga: modelo de trabalho, exclusividade para PCD, gestor, nível, escala, privacidade, tipo e período de contratação, divulgação, escolaridade, remuneração, descrição, requisitos, benefícios e observações.

Definir o fluxo de aprovação

Selecione um Template previamente configurado ou inclua os aprovadores manualmente pelos respectivos e-mails. O fluxo define quem analisará a solicitação e em qual ordem.

Criar e aprovar a Requisição

Depois da confirmação, o sistema cria a Requisição, gera um código, apresenta Requisição criada com sucesso e notifica o primeiro aprovador. A solicitação permanece pendente enquanto existirem aprovações necessárias.

O aprovador recebe o título, o código, a data limite e o link Ver Requisição. Após consultar os dados, ele pode clicar em Aprovar ou Reprovar. A decisão, a data e o horário ficam registrados. Se houver vários aprovadores, o fluxo segue a ordem definida.

Criar a vaga aprovada

Quando todas as aprovações forem concluídas, a ação Criar Vaga fica disponível.

Importante

A aprovação da Requisição não cria a vaga automaticamente. É necessário clicar em Criar Vaga.

O sistema reaproveita título, empresa, filial, área, centro de custo, gestor, cargo, posições, contratação, nível, remuneração, descrição, requisitos e benefícios. No modal, complemente privacidade, Template de Etapas, divulgação, responsáveis, Portal de Carreiras, SLA, prazo, Teste de Personalidade, Fit Cultural e candidatura rápida.

Consultar a vaga criada

A vaga criada diretamente ou por Requisição fica disponível em Recrutamento > Vagas, na página Processos Seletivos. Quando originada de uma Requisição, ela permanece associada ao registro de origem.

Após receber candidaturas, acesse Triagem e seleção de candidatos para analisar os perfis e executar ações durante o processo seletivo.

Este artigo ajudou você?