Checklist de implantação - Integrador SST

Etapa 3 de 3 — Itens específicos por prestador e homologação

Algumas ações desta etapa se aplicam somente quando estiver implantando a integração com sistemas de prestadores específicos, conforme indicado na tabela abaixo.

Legenda:

= A etapa se aplica ao sistema deste fornecedor. Se o prestador usa este sistema, a etapa deve ser feita na implantação.

= A etapa não se aplica ao sistema deste fornecedor. Se o prestador usa este sistema, a etapa deve ser ignorada na implantação.

Sistemas aplicáveis

Responsabilidade

Etapa

Detalhes

Apollus EHS

Dr. Ocupacional

GSO

MedNet

Nexo CS

Nexus Code

ProClinic

RSData

SGG

SOC

TAP

SBOS

1

Consultor / Administrador de sistema

Configurar serviços de integração

Faça o login com o usuário administrador na Senior X e cadastre as primitivas necessárias para o serviço de integração.

Passo a passo do procedimento para cada prestador

2

Consultor / Administrador de sistema

Repassar ao cliente, para que ele envie para o prestador SST:

  • a chave de acesso da integração com o sistema do prestador

Envie as informações da chave de acesso da integração com o sistema do prestador. Esta e a mesma chave que foi gerada anteriormente pela plataforma senior X, na etapa 2 do checklist de implantação, com o nome integradorsst.

Informações que precisam ser enviadas:
  • Login: <nome do tenant>
    Chave de acesso: <token>
    Senha: <senha do token>

    Exemplo:
    Login: demonstra
    Chave de acesso: zWd3Xel7VWFft_3KH434eGz•••••
    Senha: 6u2MqzYSQaKdRVjLl6mszKQ•••••

Importante

Se em algum momento a chave de acesso for alterada, ela deverá ser enviada novamente para o prestador SST.

3

Consultor / Administrador de sistema

Repassar ao cliente:

  • a chave de acesso da integração com o eDocs (caso tenha optado por essa configuração na implantação)

Envie as informações da chave de acesso do eDocs. Esta e a mesma chave que foi gerada anteriormente pela plataforma senior X, na etapa 2 do checklist de implantação, com o nome integradorsst-edocs.

Informações que precisam ser enviadas:
  • Login: <nome do tenant>
    Chave de acesso: <token>
    Senha: <senha token>

    Exemplo:
    Login: demonstra
    Chave de acesso: zWd3Xel7VWFft_3KH434eGz•••••
    Senha: 6u2MqzYSQaKdRVjLl6mszKQ•••••

Importante

Se em algum momento as chaves de acesso forem alteradas, elas deverão ser enviadas novamente para o cliente.

As informações da chave de acesso e token de ativação devem ser enviadas por e-mail para o cliente, para que ele repasse à sua própria equipe interna, responsável pelas configurações do eDocs.

4

Consultor / Administrador de sistema

Repassar ao cliente, para que ele envie para o prestador SST:

  • o token de ativação da integração com o sistema do prestador*(somente SOC)*

Se o sistema do prestador for SOC, além das chaves de acesso descritas acima, envie também o token de ativação. Isso é necessário para providenciar o acesso ao ambiente de homologação SOC.

Orientações:

Estes são os tokens que precisam ser enviados, conforme o tipo de ambiente que estiver configurando:

  • Token para ambiente de homologação SOC:
    • PSOC: e8664bc4dede60c1d045b23d8dc4b7016cc1d236
  • Token para ambiente de produção SOC:
    • SOC: 3baff4a005df43a718ed753404398d431bbb4e02

Como inserir as informações no sistema SOC:

  1. No sistema SOC, clique em Ativar integração para o sistema da Senior (indicado na imagem abaixo). Será aberta uma janela para informar o token de ativação.
Imagem
  1. Depois de informar o token de ativação, será apresentada a tela “Parâmetros de Segurança”, que deve ser preenchida conforme a imagem abaixo:
Imagem

As informações da chave de acesso e token de ativação devem ser enviadas por e-mail para o responsável pela operação do sistema SOC (prestador de serviço ou cliente).

Em caso de dúvidas sobre como habilitar o token no sistema SOC, deve ser aberto um chamado pelo prestador ou cliente no canal de atendimento da própria SOC.

5

Consultor / Administrador de sistema

Desabilitar parâmetro que inativa funcionários ao emitir o ASO*(somente SOC)*

No sistema SOC, certifique-se de que a opção Não está selecionada no parâmetro Inativa funcionário na emissão do ASO demissional, para todas as empresas que serão integradas com os sistemas da Senior.

Por que isto é necessário?

Esta configuração desabilita o parâmetro que inativa funcionários ao emitir o ASO demissional, garantindo que:

  • O evento de desligamento de funcionários seja administrado pelo sistema de folha, e nunca pela emissão do ASO demissional no sistema SOC.
  • Os funcionários sejam inativados somente quando o sistema da Senior enviar uma pendência de integração de demissão.

6

Consultor / Administrador de sistema

Configurar e ativar a integração com os prestadores

A configuração de integração é necessária para integrar os dados dos colaboradores entre o Integrador SST e o sistema do prestador.

Para configurar a integração, siga os passos descritos na documentação de envio de dados para o prestador.

7

Consultor / Administrador de sistema

Configurar a conexão do eDocs com a plataforma senior X

Certifique-se que as configurações abaixo foram feitas no eDocs. Elas são necessárias para que o eDocs consiga consumir os eventos a partir da plataforma senior X.

Habilitar os serviços referentes ao eSocial

Onde configurar no eDocs: Configurações > Gerais > guia Avançado > guia Serviços

O que fazer: habilitar os serviços referentes aos documentos do eSocial.

Definir o protocolo de conexão

Onde configurar no eDocs: Configurações > Gerais > guia Avançado > guia Conexão

O que fazer: ativar o protocolo TLS 1.2 no eDocs. Isso permite configurar os possíveis protocolos de segurança das conexões do eDocs.

Após a alteração deste parâmetro é necessário reiniciar a aplicação (no serviço do Windows ou IIS).

Orientação adicional para clientes que têm o ambiente na cloud da Senior (SaaS): nesse cenário, o menu Configurações > Gerais não estará disponível no eDocs. Nesse caso, o consultor responsável pela implantação deve abrir um ticket para a equipe de IT Services da Senior, solicitando que façam a configuração do protocolo de conexão.

Liberar acesso à URL da API da plataforma

Onde configurar: no servidor do eDocs

O que fazer: liberar o acesso à URL da API da Senior X no servidor do eDocs.

URL da API: https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/

Ativar a integração de eventos para as filiais

Onde configurar no eDocs: Configurações > Filiais > guia Filial > guia Empregadores / Outorgados

O que fazer: habilitar a opção Sim no assinalamento Utiliza integração com a plataforma.

Isso deve ser feito somente para uma filial por raiz de CNPJ. Nesse caso, a opção deve ser habilitada para a filial que é a responsável pelo certificado daquela raiz de CNPJ.

Ativar a integração de eventos para a empresa

Onde configurar no eDocs: Configurações > Empresas > guia Integração

O que fazer: na seção “Plataforma senior X”, fazer as configurações:

  • Habilitar a opção Sim no assinalamento Ativar integração de eventos do eSocial com a plataforma.
  • Preencher os campos:
Habilitar a opção de reenvio de leiautes

Se o status de algum leiaute for divergente entre o eDocs e a Senior X, é preciso reenviar esse leiaute do eDocs para a plataforma.

Para habilitar a opção de reenviar um leiaute do eDocs para a plataforma, faça a seguinte configuração:

Onde configurar no eDocs: Configurações > Filiais > guia Filial > guia Geral

O que fazer: selecione ao opção Arquivo XML (NF-e, MDF-e, e-Social e EFD-Reinf) no assinalamento Forma integração (Saída).

Ao fazer esta configuração, o botão Reenviar Retorno será habilitado na tela de não periódicos do eDocs, permitindo reenviar os leiautes quando necessário.

Importante

Se você usa a integração do eDocs com o ERP da Senior, faça a seguinte configuração adicional: ainda no cadastro da Filial, na guia eSocial, selecione a opção Arquivo XML no campo Forma integração (Saída). Isto é necessário para garantir a integração correta de notas fiscais e do eSocial.

8

Consultor / Administrador de sistema

Fazer configurações do empregador

Além das configurações no eDocs, descritas no passo anterior, é preciso fazer também as configurações do empregador no Integrador SST. Elas são necessárias para receber e enviar os eventos do eSocial.

Estas são algumas configurações dessa etapa:

  • Receber os eventos do prestador SST
  • Enviar os eventos do eSocial para o eDocs
  • Receber o retorno do ambiente do eSocial por meio do eDocs

Para fazer as configurações do empregador, siga os passos descritos na documentação de envio dos eventos do eSocial e eDocs.

Testar a conexão (somente SOC)

O botão Testar conexão fica disponível na tela de configurações do empregador, exclusivamente para empresas que integram com o sistema SOC.

Depois de fazer todas as configurações, use o teste de conexão para verificar se é possível estabelecer a comunicação entre os sistemas.

  • Caso ocorra algum erro na conexão, revise as configurações do eDocs feitas no passo anterior e também as configurações do empregador no Integrador SST.
  • Se todas as configurações estiverem corretas e ainda assim ocorrer um erro na conexão, é possível que o serviço do próprio prestador esteja temporariamente indisponível — nesse caso, aguarde alguns instantes e tente novamente ou entre em contato com o prestador do sistema SOC.

Observação

O teste de conexão está disponível somente para o sistema SOC no ambiente de produção. Se tentar realizar o teste para outros sistemas ou em ambientes de homologação, o teste irá falhar.

9

Consultor / Administrador de sistema

Configurar código da Aposentadoria Especial (GFIP)(somente SOC)

Para integrar os códigos referente a Aposentadoria Especial (GFIP), seguem os dados que precisam ser cadastrados no sistema SOC:

SOC

Descrição do código

EM_BRANCO

Não possui aposentadoria especial

01

Não exposição a agente nocivo

02

Aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho

03

Aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho

04

Aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho

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