Avaliação por competências

A avaliação por competências é uma das ferramentas do módulo Gestão do Desempenho que permite enumerar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a ocupação de um determinado cargo.

Uma avaliação por competências pode ser:

O resultado é a identificação dos gaps de competências e a proficiência atingida pelo avaliado. Este resultado corresponde ao percentual obtido em cada uma das competências avaliadas.

Objetivos da avaliação por competências

  • Identificar se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma organização está alinhado ao perfil exigido pelos cargos nela existentes.
  • Mensurar o aproveitamento do potencial de cada colaborador dentro da organização.
  • Verificar quais competências precisam ser desenvolvidas e quais são os pontos fortes que o avaliado possui.

Responsabilidades

Colaborador

Atua no papel de avaliado, sendo responsável por participar ativamente na sua avaliação e no seu desenvolvimento, ajudando a definir seus pontos fortes e fracos, bem como o seu potencial.

Gestor

Acompanha o desempenho dos liderados, reune informações relevantes para a avaliação, efetua a avaliação final e consolida os resultados. Este papel pode ser desempenhado por alguém que não seja o gestor — neste caso será um avaliador que atua mais próximo das atividades do avaliado.

RH

Responsável por mapear as competências, definir as regras do processo e gerar as avaliações para que sejam preenchidas pelos avaliadores. Durante o ciclo, acompanha as avaliações da empresa como um todo e efetua a manutenção delas quando necessário.

Aproveite também estes conteúdos especiais que preparamos sobre avaliação por competências:

O que você pode fazer:

Cadastrar ou importar dados e verificar as configurações necessárias

Liberar os recursos de permissão necessários

Para executar o processo de avaliação por competências, é necessário que os recursos de permissão estejam corretamente configurados na tela Gestão de Papéis, da plataforma senior X.

A configuração de permissões normalmente é feita apenas uma vez, no momento da implantação do módulo. Mas o administrador de sistema pode alterá-la a qualquer momento, se necessário.

Para saber como configurar as permissões na plataforma e ver a relação dos recursos que pertencem ao Gestão de Desempenho e Carreira, clique aqui.

Cadastrar dados essenciais para o processo

Para executar os processos do Gestão de Desempenho e Carreira, é necessário fazer o cadastro inicial das informações que vão servir como subsídio para o sistema, tais como os tipos de competências, escalas de proficiência e grupos de requisitos.

Isto pode ser feito pelas telas de cadastro do módulo, ou via importação de dados.

Normalmente os cadastros e importações do processo são feitos pelo administrador de sistema ou pelo profissional de RH.

Importante

Quando houver integração com o módulo Cargos e Salários (on-premise), todos os cadastros poder ser feitos e mantidos pelo CS, se desejar. Mas as avaliações por competências precisam sempre ser geradas pelo módulo Gestão de Desempenho e Carreira (senior X). Isso é necessário pois as avaliações geradas a partir do CS podem perder funcionalidades ao ser integradas para o Gestão de Desempenho e Carreira, como, por exemplo, a possibilidade de fazer a manutenção das avaliações e dos focos pelo RH.

As evidências das avaliações de competências não são integradas do módulo Cargos e Salários (on-premise) para o Gestão de Desempenho e Carreira (Senior X) via Integrador HCM, independente do status da avaliação de competências.

Configurar e iniciar um ciclo de avaliações por competências

Parametrizar e manter ciclo de avaliação
RH

Ciclos de avaliação determinam os períodos em que as avaliações são definidas, implantadas e finalizadas. O RH pode definir o período que quiser, refletindo no tempo em que as avaliações serão consideradas vigentes e que podem ser alteradas pelos avaliadores e avaliados.

O ciclo de avaliação pode ser cadastrado e mantido pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação, no seguinte local:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação

Nesta tela é possível definir as principais regras para o processo de avaliação por competências de um determinado ciclo. Também pode duplicar um ciclo existente, facilitando o cadastro dos ciclos seguintes.

Nos campos da configuração de desempenho, selecione a escala de proficiência a ser usada para classificar os resultados. Se necessário, atribua pesos a cada tipo de avaliação. Estas informações são usadas para compor o gráfico Evolução do nível de desempenho.

Se você tem dúvidas sobre outros campos da parametrização do ciclo, consulte a documentação completa de parâmetros que podem ser configurados.

Excluir um ciclo de avaliação

O sistema permite excluir um ciclo de avaliação, caso necessário. A exclusão pode ser feita pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação, nos seguintes locais:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação > botão Ações > Excluir
  • ou durante a edição de um ciclo de avaliação, pelo botão Excluir

Atenção

Ao excluir um ciclo, todos os registros relacionados a ele também serão excluídos permanentemente.

Registros como estes serão excluídos de maneira irreversível: avaliações por competências, avaliações de resultados, avaliações de potencial, mensagens e comentários das avaliações.

PDIs criados a partir uma avaliação por competências não são excluídos com o ciclo de avaliação, mas deixam de ser vinculados a uma avaliação.

Informações adicionais sobre a exclusão de ciclos:

  • A exclusão de um ciclo de avaliação não é concluída de imediato. Ao confirmar que deseja excluir o ciclo, o sistema criará um agendamento automático para concluir o processo de exclusão. Não é possível selecionar o horário em que a exclusão será finalizada.
  • O ciclo de avaliação ficará com o status Aguardando exclusão até que o processo agendado seja concluído. Não é possível editar o ciclo de avaliação com este status, tampouco cancelar a exclusão anteriormente confirmada.
  • Caso ocorra alguma inconsistência que impeça a exclusão do ciclo do ciclo de avaliação, será apresentado o status Erro ao excluir. Nesta situação, entre em contato com seu canal de Suporte e solicite atendimento para avaliar o ocorrido.
  • Um log (registro) é gerado, identificando o usuário que solicitou a exclusão, com data e horário. Este usuário ainda receberá um e-mail de confirmação da solicitação de exclusão, com um resumo da quantidade de registros relacionados que também serão excluídos. Quando o processo de exclusão for concluído, o log também será atualizado.
Criar ou editar um grupo de pessoas (público-alvo)
RH

O grupo de pessoas é o conjunto de indivíduos que vai determinar o público-alvo da avaliação. Ou seja, ele define para quem as avaliações serão geradas.

Esta atividade normalmente é desempenhada pelo profissional de RH, mas pode ser feita também pelo gestor, desde que tenha as devidas permissões associadas ao seu usuário.

Existem duas formas de criar um grupo de pessoas:

  • pelo menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Grupo de pessoas da organização (onde também é possível editar um grupo existente);
  • durante a geração de avaliações, onde a opção de criar grupos é apresentada no passo 2 da tela de geração.

Para qualquer um dos dois métodos, durante o cadastro do grupo, basta dar um nome a ele e definir um colaborador responsável.

Opcionalmente, você pode descrever o propósito do grupo. Como o grupo de pessoas pode ser utilizado tanto na geração de avaliações quanto nos grupos de talentos, uma sugestão é dar um nome que facilite sua identificação quando for selecionado.

Ao salvar, são disponibilizados campos de filtro para determinar quem deve compor o grupo (todos os colaboradores do centro de custo “X” e do departamento “Y”, por exemplo). A tela de cadastro exibirá quem serão os integrantes com base nos filtros estabelecidos.

Quando um grupo de pessoas é criado, ele fica disponível para seleção como público-alvo na geração de avaliações por competências, avaliações de resultados, e também entre os grupos de talentos. Estes grupos podem, ainda, ser reaproveitados por outros ciclos, não estando necessariamente amarrados a um único ciclo.

Importante

  • A atualização dos grupos de pessoas não é dinâmica. Isso significa que é preciso monitorar os grupos existentes e fazer sua manutenção sempre que necessário (por exemplo: ao admitir novos colaboradores que possivelmente se enquadram no grupo e fazer a remoção de colaboradores que estejam desligados, quando geradas novas avaliações);
  • Não é possível excluir grupos de pessoas que estejam atrelados a avaliações de potencial;
  • O sistema suporta a geração de avaliações para até 7 mil avaliados simultaneamente, garantindo a eficiência do processo. É importante, portanto, levar o limite em consideração ao criar grupos de pessoas e/ou escolher quais e quantos grupos de pessoas serão avaliados.

O vídeo abaixo exibe um passo a passo sobre como criar um grupo de pessoas:

Gerar as avaliações por competências
RH

Depois de parametrizar o ciclo e definir os grupos de pessoas, é preciso gerar as avaliações por competências. Os colaboradores e gestores podem ver somente os ciclos que possuem alguma avaliação gerada.

A tela para gerar as avaliações por competências é acessada em: Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Gerar avaliações.

  1. Em Definições, selecione Avaliação por competências.
  2. Se nas parametrizações do ciclo foi definido o modelo de avaliação contínua, este será o modelo usado para estas avaliações.
    Caso não tenha definido o modelo de avaliação contínua, é necessário indicar para quais focos as avaliações serão geradas. Se você selecionar todos os focos, são geradas múltiplas avaliações distintas para cada avaliado (uma para cada foco).
  3. Informe o ciclo para o qual deseja gerar as avaliações e indique se deseja ou não sobrepor as avaliações do público selecionado:
    • Não sobrepor, gerar somente para colaboradores sem avaliação: são geradas as avaliações para os colaboradores que não possuem nenhuma avaliação, como por exemplo: colaboradores com retorno de afastamento, colaboradores em tempo mínimo de experiência, colaboradores em férias, recém admitidos entre outros.
      • Colaboradores com avaliações em situação Cancelada, Bloqueada, Liberada, Em andamento e Concluída não são considerados sem avaliação. Ou seja, esta opção não irá gerar avaliações para estes colaboradores;
      • Além disso, em ciclos com seleção de competências, gerar um foco de avaliação para um grupo pode fazer com que as avaliações de colaboradores já avaliados sejam movidas para o status Em seleção devido à validação do grupo de requisitos atual.
    • Não sobrepor, gerar sempre uma nova avaliação: se não possuir uma avaliação por competências, será gerada uma nova. Caso já exista, não é feita nenhuma alteração.
    • Sobrepor avaliações existentes: exclui todas as avaliações por competências que não estão concluídas ou canceladas e gera uma nova. São sobrepostas todas as avaliações, independentemente da situação, com exceção das avaliações já concluídas.

Importante

Caso não sejam informados os colaboradores ou matrículas específicos (no filtro), as avaliações serão geradas para todos os colaboradores da empresa, que não possuem avaliação para o ciclo.

  1. Em Público avaliado, selecione um ou mais grupos de pessoas para indicar quem participará das avaliações, e as pessoas contidas nos grupos escolhidos serão relacionadas logo abaixo para conferência.

    Caso o grupo desejado não esteja disponível na lista, clique em Criar novo grupo de pessoas para cadastrar um novo. Você também pode selecionar pessoas avulsas, informando seus nomes ou matrículas individualmente no campo Gerar para uma ou mais pessoas.

    A data de referência irá servir de base para encontrar o Posto/Cargo do Avaliado e gerar a avaliação com as competências do grupo de requisitos que esse Posto/Cargo está inserido.

    Exemplo: o Colaborador estava no cargo de Coordenador até dia 31/11/2021. No dia 01/12/2021, passou para o cargo de Gerente. Caso a avaliação seja gerada com a data de referência do dia 31/11/2021 ou anterior, a avaliação irá puxar o cargo de Coordenador. Com data de referência a partir do dia 01/12/2021, a avaliação irá puxar o cargo de Gerente.

Ressaltamos, porém, que posteriormente - na tela de Manutenção das avaliações por competências - é possível filtrá-las para buscar por aquelas onde o posto/cargo atual não correspondem mais ao da avaliação já gerada. Para mais informações, consulte o item Fazer a manutenção das avaliações por competências abaixo.

Importante

Ao selecionar o foco como sendo Superior, o sistema irá apresentar o item Gerar avaliadores do foco superior com as opções Cadastro de avaliadores e Liderados diretos pela hierarquia para gerar as avaliações de competência. Com isso, deve-se optar por uma das duas opções:

  • Cadastro de avaliadores: selecionando esta opção, o sistema irá gerar as avaliações de competência, conforme os avaliadores cadastrados em Avaliadores individuais, da tela de Lista de avaliadores/Mentoria. A opção de Cadastro de avaliadores considera a data da referência para realizar essa geração;
  • Liderados diretos pela hierarquia: selecionando esta opção, o sistema irá gerar as avaliações de competência para todos os liderados diretos. A opção de Liderados diretos pela hierarquia considera a data da vigência atual para realizar essa geração.

Atenção: quando selecionado o foco Superior, torna-se obrigatório escolher a opção Cadastro de avaliadores ou a opção Liderados diretos pela hierarquia.

Já ao selecionar o foco como sendo Pares, o item Gerar avaliadores do foco par será apresentado com as opções Cadastro de avaliadores (essa opção tem o mesmo comportamento já descrito acima) e Buscar pares pela hierarquia. Optando por Buscar pares pela hierarquia, o sistema irá gerar, automaticamente, as avaliações de competência para todos os pares do Colaborador, conforme hierarquia - não havendo a necessidade de cadastrar os avaliadores individuais desse foco.

Ao utilizar o foco Pares, a rotina apresenta alguns cenários na listagem, sendo:

Cenário 1 - Avaliado possui hierarquia duplicada:

Exemplo: Ana é liderada de João e de Maria. Com isso, os pares de Ana são os liderados desses dois gestores (João e Maria), portanto, o sistema irá gerar avaliações com eles como sendo avaliadores.

Cenário 2 - Avaliador não possui posto de trabalho nas movimentações de posto (tabela movimentation):

Neste caso, o sistema não irá contabilizar na validação e não será gerado avaliação. Exemplo: Ana é liderada direta de Maria, então, sem posto de trabalho nas movimentações.

Cenário 3 - Avaliador possui movimentação para o último posto de trabalho na mesma data:

Neste caso, o sistema irá gerar somente uma avaliação com este avaliador.

Atenção: quando selecionado o foco Pares, torna-se obrigatório escolher a opção Cadastro de avaliadores ou a opção Buscar pares pela hierarquia.

Tanto para o foco Superior quanto para o foco Pares, o sistema pode gerar uma demora no processamento dos dados, fazendo gerar erro na tela. Devido a isso, recomendamos fazer a geração para públicos menores.

  1. Clique em Próximo. O sistema fará a validação das informações das pessoas e grupos selecionados.

Nota

A validação dos filtros será feita apenas ao final da geração das avaliações e as inconsistências encontradas serão apresentadas na tela de Log.

  1. Durante a etapa de validação, revise as informações e trate eventuais inconsistências apresentadas pelo processo.
  2. Inicie a geração das avaliações. Caso tenha optado por seguir em frente no passo anterior sem tratar as inconsistências encontradas, o sistema vai gerar as avaliações somente para os registros que estavam corretos.

Ao iniciar a geração, você receberá uma notificação. Esta notificação mostra o progresso do processamento, permitindo realizar múltiplas gerações ao mesmo tempo. Você pode gerar simultaneamente as avaliações de diferentes ciclos, por exemplo.

Ao clicar sobre a notificação você é direcionado à tela de log da geração das avaliações por competências. Caso ocorram erros ou as avaliações não sejam geradas por algum motivo em específico, elas são apresentadas na tela de log.

Situações que podem impedir que uma avaliação seja gerada
  • Nenhuma competência definida para o posto de trabalho e cargo do avaliado — ocorre para qualquer foco da avaliação.
  • Sem avaliador definido — ocorre para as avaliações com focos liderado e consenso.
  • Avaliado sem posto de trabalho definido — ocorre quando o avaliado não possui histórico de posto de trabalho na data de referência da geração.
  • Avaliado sem cargo definido — ocorre quando o avaliado não possui histórico de cargo na data de referência da geração.
  • Colaboradores sem tempo mínimo de dias trabalhados — ocorre para qualquer foco de avaliação.
  • Erro ao gerar a avaliação — referente a alguma falha no processamento, diferente dos motivos anteriores. Ocorre para qualquer foco da avaliação.
  • Data limite de admissão— a avaliação não irá gerar para um colaborador, cuja data de admissão for maior que a data parametrizada no ciclo.

O vídeo abaixo ilustra a geração das avaliações por competência:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Fazer a manutenção das avaliações por competências
RH

A manutenção das avaliações por competências permite alterar algumas propriedades das avaliações depois que elas foram geradas. Esta ação pode ser feita de forma individual ou coletiva.

Para fazer isso, acesse o menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Manutenção > Competências - manutenção das avaliações. Use os filtros da tela para encontrar os colaboradores dos quais deseja alterar as avaliações.

Nesta tela você pode:

  • encaminhar notificação para todos os avaliadores, como por exemplo mensagem de lembretes ou avisos. Não é possível enviar notificações para avaliações nas quais a situação da avaliação é Em seleção ou Em revisão e o foco é diferente de Autoavaliação, Liderado e Consenso;
  • delegar avaliações para outro avaliador em situações onde o gestor ou avaliador original não pode efetuar a avaliação por competências que estão sob sua responsabilidade.

Importante

No módulo Gestão de Desempenho e Carreira, o fluxo equivalente ao recurso de substituto é o de Delegar Avaliação.

Para mais informações sobre delegar uma avaliação, acesse a documentação de Delegar uma avaliação de resultados e/ou Delegar uma avaliação por competências.

Destacamos, também, que:

  • Avaliações bloqueadas ficam disponíveis somente para consulta e não podem ser alteradas;
  • Avaliações com situação Em seleção não podem ser alteradas;
  • Em avaliações cujo foco é por consenso, não é possível Editar situação da avaliação por foco para Concluído, caso a Autoavaliação ou demais focos configurados como necessários no ciclo de avaliação não tenham sido concluídos. Caso alguma das avaliações cujo foco é obrigatório para a conclusão do consenso tenham a situação alterada, a avaliação de consenso é reaberta automaticamente;
  • As informações de posto de trabalho e cargo do avaliado são respectivas à data de geração das avaliações. Assim, caso o colaborador passe por uma movimentação, o avaliador verá tanto as avaliações do cargo e posto atuais do colaborador (vigentes) quanto as avaliações do cargo e posto anteriores (bloqueadas ou liberadas);
  • Caso um colaborador esteja atualmente em um cargo ou posto diferente daquele que ocupava na geração da avaliação por competências, utilize o filtro Avaliações onde o cargo/posto não são os mesmos da avaliação para encontrá-lo. Após a filtragem, as avaliações poderão ser selecionadas uma a uma ou em lote.

Atenção

Ao clicar em Ações, é possível escolher a opção de Editar Cargo/Posto, para que as avaliações sejam reajustadas ao cargo ou posto atual do colaborador - fazê-lo, porém, não irá alterar as competências, evidências e demais critérios definidos no Grupo de Requisitos.

Portanto, certifique-se de que o cargo ou posto atual possui as mesmas competências do posto ou cargo anterior.

Detalhes adicionais dos campos

Colaboradores/Matrícula
Este campo busca todos os colaboradores ativos e demitidos, que são avaliados ou avaliadores, no ciclo selecionado.

Editar situação das avaliações
Esta ação, localizada no botão Ações, permite que o RH altere a situação de avaliações que estejam Em seleção ou Em revisão para alguma outra situação, exceto Concluída. Ao alterar a situação da avaliação por competência, as situações dos focos de avaliação também serão alteradas.

Prorrogar a revisão das avaliações
Esta ação, situada no botão Ações, permite ao RH estender os prazos das avaliações por competência configuradas no cadastro do ciclo, na situação Em revisão.

Podem ser prorrogadas avaliações individuais ou coletivas que estão vencidas e indisponíveis, permitindo novamente o acesso do avaliador e do avaliado.

Definir avaliadores pela hierarquia
Através deste campo de seleção, disponível pelo botão Ações > Editar avaliador, é possível definir o Gestor atual como avaliador nas avaliações de liderado, consenso e contínua, alterando os avaliadores que foram cadastrados pela tela de Manutenção dos avaliadores individuais. Para filtrar as avaliações onde o Gestor não é o avaliador atual, deve ser selecionada a opção Avaliações onde o gestor atual não é o avaliador.

Situação por foco
Este campo define para qual situação devem ser alterados os focos da avaliação.

O vídeo a seguir apresenta como realizar a manutenção das avaliações por competências:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Fazer a manutenção dos avaliadores

Definir quem serão os avaliadores da organização

RH

Depois de cadastrar ou importar os avaliadores, o profissional de RH pode usar a manutenção de avaliadores para:

  • consultar a situação dos avaliadores associados a cada avaliado
  • cadastrar avaliadores para colaboradores que não possuem avaliadores definidos
  • alterar os avaliadores que foram informados

Isto é feito no menu: Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Competências da organização > Avaliadores individuais da organização.

Observações

  • Essa tela apresenta os dados originais que foram cadastrados ou importados para o sistema. Ou seja, ao alterar alguma informação pela tela de Manutenção das avaliações por competência, eles não serão apresentados aqui.
  • O arquivo de importação permite informar tanto o ciclo quanto o período de vigência dos avaliadores. Porém, a tela permite filtrar apenas pelo ciclo. Por isso, recomenda-se que o período (data inicial e data final) importado pelo arquivo seja idêntico ao período do ciclo.
  • Avaliações com situação Em seleção não podem ser alteradas.

Definir quem serão os avaliadores da equipe

Gestor

Se a empresa habilitou esta opção nas parametrizações do ciclo, ao acessar a tela de manutenção de avaliadores com um papel de Gestor, o próprio gestor aparecerá na lista de avaliados (Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Cadastro dos gestores > Avaliadores individuais da equipe).

Isso permite que ele defina quem serão seus próprios avaliadores em cada foco, facilitando a gestão quando é feita uma Avaliação 360°, por exemplo.

Após informar um avaliador para um colaborador que não possuía esta definição, o gestor deverá solicitar ao responsável pela geração de avaliações que gere a avaliação para este colaborador (normalmente esta atividade é atribuída ao usuário com papel de RH).

Acompanhe nesse vídeo o passo a passo para definição dos avaliadores:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Realizar as avaliações por competências

Selecionar e revisar as competências que serão avaliadas
Gestor
Colaborador

Observações

  • Esta etapa só acontece quando a opção de selecionar as competências for habilitada durante a parametrização do ciclo.
  • As competências técnicas ficam disponíveis somente para avaliações com os focos Consenso, Liderado e Autoavaliação.

Selecionar competências comportamentais e técnicas

As competências comportamentais e técnicas podem ser selecionadas tanto pelo gestor quanto pelo colaborador, e podem ser revisadas por ambos antes de iniciar a avaliação.

A seleção das competências é feita, independente do papel — seja ele Gestor, avaliador ou Colaborador — em:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes

Para isso é necessário que a empresa tenha definido pelo menos um grupo de requisitos, pois nestes grupos estão definidas quais competências serão avaliadas.

Apenas o avaliador original tem permissão para selecionar as competências, ou seja, isto não pode ser feito por um avaliador que foi delegado.

No caso de competências técnicas, a nota ou conceito informados não influenciam no resultado geral da avaliação.

Justificar a escolha das competências

A justificativa permite descrever os motivos que levaram à escolha das competências que foram selecionadas. Essa informação é opcional e será exibida posteriormente em forma de comentário geral na tela de consulta de avaliações. O comentário não poderá ser removido ou editado após a publicação.

Após o Gestor e o Colaborador concluírem a seleção das competências comportamentais e técnicas, ambos são notificados com a informação das competências selecionadas.

Observação

Quando uma avaliação por competências estiver com o status de Em seleção, pode-se definir as competências e inserir uma justificativa. Porém, quando uma avaliação de competências voltar para o status de Em seleção na tela de manutenção, ao inserir uma nova justificativa, o sistema irá apresentar a mensagem Deseja sobrepor as justificativas existentes? Ao escolher a opção Sim, as justificativas anteriores serão excluídas e a nova será inserida. Já ao escolher a opção Não, tanto a nova justificativa quanto as anteriores ficarão salvas.

Revisar as competências selecionadas

Durante um determinado período no ciclo será necessário que o gestor ou avaliador e o colaborador revisem as competências selecionadas, com o intuito de identificar aquelas que eventualmente não fazem mais sentido.

Esta etapa é necessária somente se a empresa exigir que seja feita a revisão das competências das avaliações.

Neste caso, a revisão é feita em:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes > Avaliação por competência > Em andamento > Selecionar competências, independente do papel — Gestor, avaliador ou Colaborador.

Observações

  • As competências que forem definidas como obrigatórias pela empresa não passam pelo processo de revisão.
  • Para o foco Autoavaliação, tanto o avaliador quanto o colaborador são notificados para que iniciem a revisão.
  • Para os focos Liderado e Consenso, ao iniciar a revisão das competências, as avaliações terão sua situação alterada para “Em andamento”.
  • As competências que forem desconsideradas na revisão e já possuem notas lançadas ficarão disponíveis apenas para consulta nos formulários de avaliação.
Avaliar as competências usando focos
Gestor
Colaborador

Efetuar a avaliação por competências com focos

Os focos de avaliação são selecionados previamente pelo RH, durante a fase da geração das avaliações. Então, ao iniciar o ciclo de avaliações na empresa, o avaliador e o avaliado deverão registrar suas análises para cada foco que foi selecionado.

Veja como avaliar os focos:

  1. Seja Gestor, avaliador ou Colaborador, acesse o formulário de avaliação na tela de Avaliações pendentes:
    • Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes
  2. Na tela de avaliações pendentes, clique nas guias correspondentes a cada foco (exemplo: Liderado).

    Se você for o colaborador avaliado, vai poder acessar as competências do foco selecionado para efetuar o acompanhamento da avaliação. Caso esteja sendo avaliado pelo foco Autoavaliação, você vai fazer uma autoanálise e inserir sua percepção sobre as competências avaliadas.

    Se você for um gestor ou avaliador, vai poder selecionar um colaborador para ver as competências que serão avaliadas. Os focos disponíveis nas guias da tela dependem de como o ciclo foi parametrizado.
  3. Registre o acompanhamento das competências, informe o conceito (nota) das evidências e deixe comentários para fundamentar o resultado escolhido.

    Caso existam, os itens abaixo serão exibidos para que o avaliador possa usá-los como parte das evidências durante a avaliação:
  • Feedbacks relacionados às competências
  • Anotações registradas somente pelo gestor, que não foram compartilhadas com o colaborador

Observação

  • Só é possível preencher os campos de resultado e os comentários se esses recursos foram liberados pela empresa durante a parametrização do ciclo;
  • Após a publicação dos comentários, é possível editá-los ao clicar nos três pontinhos localizados no canto superior esquerdo do comentário que se deseja alterar — porém, uma vez finalizada a avaliação, a edição não é mais permitida;
  • A edição de comentários não deixará histórico, ou seja, não será possível visualizar o comentário anterior aos ajustes realizados;
  • Apenas feedbacks enviados após a geração da avaliação serão apresentados em tela, conforme a competência vinculada.
  1. Depois de inserir os acompanhamentos em cada competência, se a avaliação com o foco Consenso não estiver habilitada no ciclo, o processo estará encerrado e o colaborador avaliado receberá uma notificação para consultar os resultados.

    Mas, caso seja usado o Consenso, a guia referente a esse foco será habilitada depois de concluir todos os demais focos. O gestor (ou avaliador) e o colaborador avaliado receberão notificações e deverão, juntos, analisar os resultados atingidos. Depois que ambos registram seus pareceres, a avaliação segue para aprovação do gestor ou avaliador e conclusão do processo.

Importante

Ao visualizar a avaliação de competências com focos — seja na tela de Minhas avaliações por competência ou na tela de Avaliações por competência da organização, em Detalhes — uma das situações a seguir sempre irá ocorrer:

  • Esta avaliação ainda não foi finalizada (quando nenhuma avaliação dentro desse foco foi realizada);
  • Avaliação finalizada (quando existir uma - ou mais - avaliações concluídas).

Na tela de detalhamento do foco (acessada a partir dos resultados apresentados), é possível obter os resultados individuais e/ou não avaliados.

Ressaltamos, ainda, que esse comportamento se reflete em todos os focos com mais de uma avaliação.

Importante

Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.

Desconsiderar competências do cálculo geral da avaliação

Durante a avaliação, a opção Não se aplica estará disponível para as competências que foram definidas como não obrigatórias pela empresa.

Quando esta opção é selecionada, a competência será desconsiderada do cálculo geral da avaliação.

Avaliar as competências coletivamente
Gestor

A avaliação de competência coletiva permite realizar avaliações do foco Liderado de forma conjunta, ainda que de cargos diferentes - possibilitando a análise de uma pluralidade de pessoas e comparativos entre elas.

As avaliações podem ser acessadas em Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes > botão Avaliar Coletivamente. Esse botão só estará disponível quando houverem dois ou mais colaboradores selecionados para a avaliação.

O botão Avaliar Coletivamente abrirá a tela de Avaliação Coletiva de Competência, onde é possível fazer as avaliações.

O vídeo abaixo exibe, na prática, como funciona a avaliação de competência coletiva:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Avaliar as competências usando comentários (avaliação contínua)
Gestor
Colaborador

Realizar avaliação contínua

A avaliação contínua das competências é efetuada por meio de comentários, que avaliam de forma descritiva o desempenho do colaborador em cada competência durante o ciclo.

As avaliações que estão em andamento são acessadas, independente do papel — Gestor, avaliador ou Colaborador — em:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes

Com o modelo de avaliações contínuas é possível:

  • registrar mais de um comentário em cada competência
  • registrar objetivos de desenvolvimento vinculados à competência
  • acessar todos os feedbacks do colaborador avaliado, independentemente de possuir alguma competência vinculada (a contabilização de feedbacks considera o período do ciclo)
  • consultar os comentários registrados em cada competência, independentemente do autor

Registrar comentários como rascunho

Os comentários podem ser diretamente publicados ou registrados como rascunho. Enquanto rascunhos, eles podem ser visualizados somente pelo autor, além de poder ser editados ou excluídos.

O colaborador avaliado e o avaliador só conseguem visualizar os comentários um do outro depois de efetivamente publicados.

Uma vez publicados, os comentários deixam de ser rascunhos e não podem ser removidos ou alterados. Além disso, os comentários não podem ser realizados de forma anônima.

Importante

  • Caso a avaliação seja concluída com comentários salvos em rascunho, os comentários serão vistos somente pelo Autor e não pelo Avaliado;
  • Para que a avaliação contínua seja gerada, é necessário que o grupo de requisitos esteja com o foco Consenso definido.
Avaliar as competências usando perguntas (questionário)
Gestor

Realizar avaliação com perguntas

Neste modelo o desempenho do avaliado é analisado através de perguntas qualitativas, onde cada pergunta faz o papel de uma competência.

As avaliações que estão em andamento são acessadas em: Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes.

Em cada pergunta, o gestor e seu avaliado podem registrar comentários periódicos com as respostas, que servirão como evidências daquela competência (pergunta).

Dependendo das definições do RH da organização, pode ser obrigatório deixar comentários para algumas competências (perguntas) para poder finalizar o formulário de avaliação.

Registrar respostas como rascunho

Os comentários de resposta podem ser diretamente publicados ou registrados como rascunho. Enquanto rascunhos, eles podem ser visualizados somente pelo autor, além de poder ser editados ou excluídos.

Tanto o avaliado quanto o avaliador só conseguem visualizar um comentário depois de efetivamente publicado.

Uma vez publicados, os comentários deixam de ser rascunhos e não podem ser alterados ou removidos.

Delegar uma avaliação por competências
Gestor

O botão Delegar avaliação estará disponível na tela de Avaliações pendentes, caso a empresa tenha habilitado essa opção.

O Gestor ou Avaliador poderá selecionar colaboradores e transferir a sua responsabilidade sobre as avaliações para outro avaliador.

O Avaliador original não perderá a rastreabilidade da avaliação, ou seja, continuará sendo o responsável por ela. Ele poderá acompanhar o andamento pela lista de avaliações delegadas, também disponível na tela de Avaliações pendentes.

Sempre que uma avaliação é delegada, o avaliador designado é notificado.

Observação

Não é possível delegar a avaliação para os focos Par, Fornecedor, Cliente e Superior.

Também não é possível tornar como Avaliador Delegado na avaliação de competências o próprio avaliado. Para que um usuário possa se tornar Avaliador Delegado, ele precisa ser do RH, ser Avaliador ou delegado da avaliação, não sendo possível ser o próprio avaliado.

Caso o Gestor ou Avaliador original queiram assumir novamente uma avaliação que foi delegada, deve ser usada a opção Assumir avaliação, disponível em dois locais:

  • na lista de Avaliações delegadas, da tela de Avaliações pendentes;
  • na tela de Avaliação por competências, guia Liderado.

O Avaliador Delegado pode visualizar as avaliações por competências mesmo após seu encerramento. Para isso, deve acessar a tela de Avaliações por Competência da equipe, onde encontrará as avaliações designadas a ele — desde que tenha sido delegado nos focos Liderado ou Consenso. Caso contrário, o acesso à avaliação do colaborador estará indisponível.

Já o Avaliador Individual (responsável por realizar uma avaliação específica) não terá acesso ao resultado após a conclusão, ainda que seja um gestor indireto. Já os gestores diretos ou indiretos podem consultar as avaliações de seus liderados normalmente, exceto em casos de postos vagos na hierarquia (que exigem configuração prévia no cadastro do ciclo).

Caso o Gestor e/ou Avaliador queira fazer algum comentário na avaliação, isso faz com que o Avaliador Delegado seja removido, sendo necessário colocar determinado Colaborador como Avaliador Delegado novamente. O Avaliador Delegado, por sua vez, pode visualizar o comentário do Gestor e/ou Avaliador.

Atenção

  • Para os colaboradores que serão delegados, além da delegação, torna-se necessário que a empresa libere a permissão para o menu Gestor - Menu - Competências - Avaliações por competência da equipe (recurso: res://senior.com.br/hcm/performance_management/competencies/myTeamCompetenciesAppraisal). Para isso, pode-se acessar o sistema com o Administrador e criar um papel de Avaliadores delegados e, nas permissões, conceder acesso ao recurso do menu que será disponibilizado, informando manualmente os colaboradores delegados.
  • Nas avaliações por competências que têm os focos Liderado e Consenso (ou seja, esses dois focos) e determinado Colaborador seja Avaliador Delegado de apenas um foco, esse Colaborador irá ter acesso à avaliação total do liderado, ou seja, ele sendo delegado de um dos focos, ele obtém o mesmo acesso que um Gestor/Avaliador sobre a avaliação.

O vídeo a seguir exemplifica como delegar avaliações:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Consultar e acompanhar as avaliações em andamento

Acompanhar as avaliações da equipe e da empresa

Consultar as avaliações dos liderados ou avaliados

Gestor

O gestor ou avaliador têm diversos locais onde podem consultar as avaliações por competências que estão em sua responsabilidade, pendentes em cada ciclo de avaliação.

São eles:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Competências da equipe > Avaliações por competências da equipe — visão geral das avaliações com diversas opções de ordenação
  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Competências da equipe > Comparar perfil de competências — comparativo das competências da equipe com qualquer cargo ou posto de trabalho da empresa
  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Competências da equipe > Evolução do colaborador — comparativo da evolução do colaborador entre três ciclos selecionados, exibido de forma geral ou detalhada por competências. Confira o exemplo no vídeo a seguir:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Cada local apresenta as informações de uma maneira diferente, fornecendo tipos diferentes de visualizações e dados gerenciais para o avaliador.

Também é possível acessar a tela de detalhes das avaliações por competências individuais dos colaboradores, onde é exibido o nível de proficiência alcançado em cada competência, as suas evidências e o resultado dos focos de avaliação concluídos.

Observações

  • Os resultados serão apresentados de forma parcial (à medida em que as avaliações são concluídas) ou somente no final do processo (depois que todas as avaliações e focos foram concluídos): este comportamento depende de como a empresa parametrizou o ciclo de avaliações;
  • A tela de consulta de avaliações por competência da equipe apresenta somente os comentários feitos nas avaliações efetuadas pelo módulo de Gestão de Desempenho e Carreira. Ou seja, os comentários e anotações registrados pelo módulo Cargos e Salários (on-premise) não são apresentados, mesmo que haja integração entre os módulos;
  • O histórico de competências e a escala de classificação sempre consideram a avaliação mais recente do colaborador;
  • As avaliações por competências cuja situação esteja como Seleção de Competência e/ou Cancelado não são listadas para o Gestor;
  • As evidências das avaliações de competências não são integradas do módulo Cargos e Salários (on-premise) para o Gestão de Desempenho e Carreira (Senior X) via Integrador HCM, independente do status da avaliação de competências;
  • A tela de consulta pode ter sua performance afetada ao selecionar todos os liderados, devido à limitação de informações no agrupamento de gestores. Portanto, para evitar impacto, há uma restrição no número de gestores e avaliações exibidas.
Detalhes adicionais dos campos

Pesquisa livre
Neste campo é possível filtrar as seguintes informações: nome do avaliado, cargo, departamento e situação da avaliação.

Delegar avaliação
É necessário selecionar o(s) avaliado(s) para que o botão Delegar avaliação seja exibido. Ele permite que o Gestor/Avaliador transfira a avaliação por competência sob sua responsabilidade para outra pessoa sem perder a rastreabilidade, ou seja, continua sendo o responsável pela avaliação. É possível ainda Delegar também o PDI do colaborador junto com a avaliação de competências ao utilizar o assinalamento disponível na tela.

Importante

No módulo Gestão de Desempenho e Carreira, o fluxo equivalente ao recurso de substituto é o de Delegar Avaliação.

Para mais informações sobre delegar uma avaliação, acesse a documentação de Delegar uma avaliação de resultados e/ou Delegar uma avaliação por competências.

Ao delegar a avaliação, o Gestor poderá visualizar o andamento na lista de Avaliações delegadas, situada na tela de Avaliações pendentes. Sempre que a avaliação for delegada, o avaliador designado é notificado.

O botão Delegar avaliação e o assinalamento Delegar também o PDI estarão disponíveis somente quando a empresa liberar estas opções.

Observação

Não é possível delegar a avaliação para os seguintes focos: Par, Fornecedor, Cliente e Superior.

Assumir avaliação
Esta opção possibilita ao Gestor reassumir a avaliação delegada. A opção Assumir avaliação está localizada na lista de Avaliações delegadas, da tela de Avaliações pendentes.

Gerar relatório
Esta opção possibilita ao usuário fazer a impressão dos dados da avaliação por competência em PDF. A opção Gerar relatório está disponível:

  • RH — menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Avaliações por competência da organização;
  • Gestor — menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Competências da equipe > Avaliações por competência da equipe;
  • Colaborador — menu Gestão de Desempenho e Carreira > Minhas avaliações por competência.

Atenção

  • A impressão em PDF atende somente a avaliação por competência, pois esse é um recurso exclusivo da avaliação por competência. Sendo assim, o recurso de impressão em PDF não está disponível em outros tipos de avaliação;
  • Ao realizar a geração do PDF, as evidências não são listadas no relatório.

Importante

Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.

Consultar minha avaliação individual e histórico de competências

Colaborador
Avaliação individual

O colaborador pode consultar suas próprias avaliações em: Gestão de Desempenho e Carreira > Meu desempenho > Minhas avaliações por competência.

Importante

Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.

Nesta tela, caso o colaborador possua mais de uma avaliação no mesmo ciclo (ocorrência possível devido a mudança de cargo em período paralelo a geração das avaliações), ele terá acesso ao filtro Cargo para selecionar quais das avaliações de competência ele quer ter acesso.

Também pode ver as avaliações que possuem pendências em: Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes.

Estão disponíveis as avaliações por competências que estão pendentes em cada ciclo, sejam elas com focos — Autoavaliação e Liderado — ou avaliações contínuas.

Histórico de competências

O colaborador avaliado pode consultar o histórico de competências pelo Painel de Gestão, em: Gestão de Pessoas > Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Profissional.

Neste local é possível ver também o nível de proficiência alcançado em cada competência avaliada no ciclo atual e também o mapa de competências.

O histórico de competências e sempre considera a avaliação mais recente do colaborador.

Consultar o andamento das avaliações da empresa

RH
Visão geral da organização

Para acompanhar o andamento das avaliações por competência, o profissional de RH deve acessar o Analytics do Gestão de Desempenho e Carreira.

A tela fica no seguinte menu:

Nessa tela é possível ter uma visão geral das avaliações por competência de toda a organização.

Os detalhes das avaliações podem ser consultados pelo gráfico Situação das avaliações por competências, botão Detalhar. Nesse local o profissional de RH também pode reabrir avaliações que foram concluídas.

Visão detalhada das avaliações da organização

O profissional de RH pode consultar os detalhes das avaliações por competências da organização.

Para isso, deve acessar:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Avaliações por competência da organização

A tela de consulta do RH é semelhante à tela de consulta do gestor, sendo estas algumas das principais diferenças:

  • Ao contrário do gestor, o RH não tem acesso ao Mapa de Carreira a partir deste local.
  • A tela de consulta do RH tem alguns filtros adicionais, que não existem na tela do gestor:
    • Ciclo (é possível selecionar somente os ciclos que incluem avaliações por competências)
    • Gestores (este filtro traz apenas os colaboradores que possuem liderados)
    • Liderados

Assim como na tela de consulta do gestor, o RH contém essa visão e pode acessar a tela de detalhes das avaliações por competências individuais dos colaboradores, onde é exibido o nível de proficiência alcançado em cada competência, as suas evidências e o resultado dos focos de avaliação concluídos.

Observações

  • Os resultados serão apresentados de forma parcial — à medida em que as avaliações são concluídas — ou somente no final do processo — depois que todas as avaliações e focos foram concluídos. Este comportamento depende de como a empresa parametrizou o ciclo de avaliações.
  • A tela de consulta de avaliações por competência da organização apresenta somente os comentários feitos nas avaliações efetuadas pelo módulo de Gestão de Desempenho e Carreira. Ou seja, os comentários e anotações registrados pelo módulo Cargos e Salários (on-premise) não são apresentados, mesmo que haja integração entre os módulos.
  • O histórico de competências e a escala de classificação sempre consideram a avaliação mais recente do colaborador.

Vídeo sobre Avaliações por competência da organização:

Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.

Enviar notificações para os avaliadores
RH

É possível enviar uma notificação para um ou mais avaliadores, como, por exemplo, uma mensagem de lembrete, aviso ou agradecimento. Esta mensagem é apresentada aos avaliadores selecionados através da notificação via sistema e por e-mail.

Este recurso está disponível em:

  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Métricas da organização > Analytics de Gestão de Desempenho e Carreira > Situação das avaliações por competências > Detalhar > Avaliações;
  • Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Manutenção > Competências - manutenção das avaliações, botão Enviar notificação

A notificação é enviada somente para os avaliadores originais da avaliação. Ela não é enviada para avaliadores que foram delegados ou desligados da empresa, e nem para avaliações que estão nas situações Bloqueada ou Cancelada.

Observação

As notificações de avaliações são enviadas para os gestores sempre via Senior X e por e-mail. Este comportamento não é configurável e não é influenciado pelo assinalamento de notificações por e-mail, presente na tela de Opções Gerais do Painel de Gestão.

Atualmente, o sistema não realiza o envio de notificações por e-mail e via Senior X de forma automática para os avaliadores das avaliações de competência.

Nota

Nas telas de consulta das avaliações, os valores de atingimento são mostrados com duas casas decimais, enquanto o sistema usa quatro casas internamente para os cálculos. Por isso, se o cálculo do valor final for feito manualmente, podem ocorrer variações em relação ao atingimento apresentado em tela.

Concluir ou reabrir avaliações

Concluir as avaliações por competências
Gestor
Colaborador

Concluir avaliação por competências com focos

Uma avaliação será considerada finalizada quando todos os focos envolvidos apresentarem a situação “Concluído” ou “Cancelado”. Mesmo que a avaliação de algum foco estiver com a situação “Bloqueado”, a avaliação continuará em andamento.

Isso inclui as avaliações com foco Consenso — que exigem que o colaborador avaliado também conclua sua parte na avaliação.

Para que o Consenso fique disponível para o colaborador e o avaliador, pode ser necessário que todos os demais focos estejam concluídos. Além disso, até que o Consenso seja concluído, o colaborador não poderá ver o parecer do avaliador, somente sua autoavaliação.

Quando um colaborador é demitido, os focos da avaliação dele são cancelados e a avaliação fica com a situação Concluída.

Concluir avaliação contínua ou com perguntas

Tanto a avaliação contínua quando a avaliação com perguntas são finalizadas no fechamento do ciclo. Quando o ciclo for fechado, o formulário fica disponível apenas para consulta.

Caso o colaborador tenha passado por uma movimentação na empresa durante o ciclo — como a troca de cargo ou posto de trabalho — poderá consultar na tela do formulário os comentários e respostas das avaliações realizadas nas posições que ocupava anteriormente.

Porém, somente a avaliação atual estará ativa e poderá receber novos comentários e respostas, as demais permanecerão disponíveis somente para consulta. Isto garante o acesso ao histórico e acompanhamento da evolução do colaborador.

Reabrir uma avaliação que foi concluída
Gestor
RH

Após concluir uma avaliação por competências é possível reabri-la, desde que a empresa tenha disponibilizado esta opção na parametrização do ciclo.

Isso é feito nos seguintes locais:

  • Gestor ou avaliador: Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes
  • RH: Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Métricas da organização > Analytics Gestão de Desempenho e Carreira

Ao reabrir uma avaliação, ela tem sua situação alterada para Em definição.

Uma avaliação pode ser reaberta se todos estes critérios forem atendidos:

  • a avaliação está concluída
  • a avaliação está dentro do período do ciclo ativo
  • o usuário que irá reabrir a avaliação é o avaliador original ou o avaliador que foi delegado
  • a avaliação não possui nenhuma avaliação de Consenso concluída (neste caso, a avaliação de Consenso precisa ser reaberta primeiro)

Como é calculada a nota final de uma avaliação?

Para chegar na nota final apresentada em cada avaliação, o sistema realiza um cálculo baseado em médias, e é também influenciado pelo uso do foco Consenso no processo de avaliação.

Este artigo ajudou você?