Checklist de implantação — Moods - Pesquisa contínua de clima
As etapas abaixo estão descritas em um passo a passo de implantação para o módulo Moods - Pesquisa contínua de clima acoplado do Painel de Gestão.
Cada etapa inclui os seguintes campos:
- Responsabilidade: pessoa ou área da Senior responsável pela execução da etapa em questão;
- Etapa: etapas do processo de implantação;
- Necessidade: requisito para realizar a implantação;
- Procedimento: instruções detalhadas de como executar o que foi descrito na Necessidade, como por exemplo, o link para a documentação do processo.
- O Moods não utiliza Postos de trabalho diretamente, porém, é necessário que, nas características do posto, os campos Empresa e Filial estejam preenchidos, uma vez que eles impactam diretamente com a hierarquia da organização.
- Caso o posto de trabalho nunca tenha sido ocupado, não possua empresa e/ou filial vinculada e seja um posto que possua outros postos abaixo na hierarquia, uma empresa e filial padrões do Moods serão criadas para vincular esses cenários quando API de integração de hierarquias for executada no sistema, uma vez que são necessárias para o funcionamento do módulo.
- A ausência de pessoa vinculada na ficha cadastral de um colaborador impede a continuidade da sincronização, interrompendo o processo e afetando os demais registros que ainda não foram processados. É fundamental que todas as fichas estejam devidamente preenchidas antes de iniciar a sincronização.
- No Moods acoplado ao Painel de Gestão, o CPF dos colaboradores não é integrado nem utilizado no processo. A configuração manual desse campo é possível apenas quando o Moods estiver desacoplado.
Pré-requisitos
Responsabilidade | Etapa | Necessidade | Procedimento |
|---|---|---|---|
Consultor/Senior TI | Implantar o Painel de Gestão | Instalar Integrador - HCM; Verificar pré-requisitos; Efetuar implantação do módulo. | Documentações dos processos: |
Checklist do módulo
Responsabilidade | Etapa | Necessidade | Procedimento |
|---|---|---|---|
Consultor/Administrador | Realizar a configuração do módulo Moods no tenant | Realizar a configuração do módulo Pesquisa de clima contínua (Moods) no tenant. | A solicitação para a inclusão do Moods no cadastro de inquilinos do HCM deve ser realizada via Sara. Na Sara, devem ser selecionadas as opções:
Para saber mais sobre o procedimento, consulte a documentação de criação de tenants no manual da plataforma. |
Consultor/Administrador | Configuração do servidor de e-mail | Configurar os dados do servidor de e-mail do cliente. Este passo é necessário para que o envio de pulsos seja realizado através do servidor de e-mail do próprio cliente. | Configurar o servidor de e-mail em Tecnologia > Configuração > Configuração de e-mail. Preencher os campos com os dados do servidor de e-mail do cliente. Caso a configuração seja definida como global, será utilizada por toda a plataforma. Assim, qualquer módulo que utilize o serviço de e-mail global passará a usar essa configuração. Também é possível realizar a configuração por serviço, clicando em Adicionar serviço e incluindo a configuração de servidor de e-mail para o serviço HCM / Moods. |
Consultor/Administrador | Configurar os papéis e permissões | Conhecer e associar os usuários aos papéis padrões. | Documentação do processo: Papéis e permissões. | Consultor/Administrador | Inclusão do tenant na base do Moods | Com o usuário admin do tenant, acessar a tela do Moods: Implantação > Facilitador de implantação. | Preencher e salvar os campos do cadastro de Tenant:
|
Consultor/ Administrador | Integração HCM | Acoplar o Moods ao Painel de Gestão para que os dados de empresa, filial, hierarquia, colaboradores e gestores sejam integrados do Painel de Gestão para o Moods, sem que seja necessário cadastrá-los e mantê-los em ambos os módulos. | Importante: antes de iniciar a integração, verifique os detalhes de características do posto. Para realizar a integração, é necessário acessar o Painel de Gestão com o usuário Administrador do módulo e, em uma nova guia, digitar as 4 URLs de integração — cada uma delas deve ser chamada individualmente na ordem descrita abaixo. É fundamental aguardar a conclusão de cada API antes de executar a próxima.
Após, para acompanhar o andamento da integração, acesse a tela Moods - Pesquisa de clima > Implantação > Facilitador de integração. Nessa mesma tela, quando todas as integrações forem concluídas, é possível habilitar a sincronia automática com o HCM, clicando no botão Habilitar sincronia. |
Consultor/RH | Configurar os processos de negócio | Realizar as configurações referentes aos processos do módulo. | Esta etapa consiste na criação do questionário, definição das dimensões e realização das configurações da pesquisa, além de outras configurações relacionadas ao módulo. Documentação do processo: Moods - Pesquisa contínua de clima. |
English
Español

English
Español

