Natureza de despesa - Gestão de Departamento Pessoal

No Gestão de Departamento Pessoal, a natureza da despesa do colaborador pode representar uma divisão contábil (custo) dentro da folha de pagamento, por exemplo: no mesmo centro de custo “001 - Produtivo”, pode haver colaboradores divididos entre natureza de despesa “01 - Direta” e “02 - Indireta”.

Dependendo da necessidade da organização, esta divisão influenciará nos processos de contabilização. Além disso, a natureza é um dos elementos que podem compor o grupo de características de um posto de trabalho.

Alterar uma natureza da despesa

Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
  3. Acesse a guia Natureza da despesa e clique em Alterar para cadastrar um novo cargo no histórico.

    Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de naturezas atribuídas ao colaborador.
  4. Forneça a data de início do novo histórico, identifique a nova natureza e clique em Salvar.
Condições para alterar ou excluir um histórico de natureza de despesa

Para alterar a natureza de despesa do colaborador:

  • a natureza informada precisa ser compatível com seu posto de trabalho e diferente da natureza atual
  • o colaborador não pode estar demitido

Nota

Se a natureza da despesa estiver definida como uma característica do posto de trabalho do colaborador, a natureza só poderá ser alterada na guia Posto de trabalho.

Caso contrário, o botão Alterar estará disponível na guia Natureza da despesa, para incluir um novo histórico.

Para excluir a natureza de despesa do colaborador:

  • ele não pode ter uma natureza com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
  • a natureza a ser excluída não pode ser a inicial (registrada na admissão do colaborador)
  • as informações relacionadas à natureza anterior precisam continuar compatíveis com seu posto de trabalho
  • o período de cálculo da folha não pode estar encerrado

Este artigo ajudou você?