Posições e Hierarquias - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.


O que são posições e hierarquias

Posições são funções associadas aos colaboradores. Elas representam as atividades que os colaboradores exercem na empresa.

hierarquia de posições é uma representação de como estão distribuídas as posições existentes na empresa. Cada posição pertence a uma estrutura de posições.

Representação gráfica da relação entre empresa e hierarquia de posições

Quando um colaborador é associado a uma posição, ele é considerado um ocupante dessa posição.

Estas são as principais características do cadastro de posições:

Saiba mais sobre o tipo de atuação

O tipo de atuação identifica se a posição que o colaborador ocupa é a sua atuação principal ou se é adicional. Você poderá indicar o tipo de atuação ao lançar históricos de posição para os colaboradores.

Entenda a diferença entre a atuação principal e a adicional no HCM da Senior:

  • Atuação principal: se a posição é associada a um tipo de atuação principal, ela é considerada uma posição para a qual os colaboradores foram contratados para desenvolver suas atividades. Essa é a posição que será considerada na emissão de relatórios legais para esses colaboradores. Alguns desses relatórios incluem informações como o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e a SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).
  • Atuação adicional (ou secundária): esta é uma posição que representa outra atividade na empresa que não seja a principal ocupação dos colaboradores. Colaboradores podem ocupar, simultaneamente, uma posição principal e múltiplas adicionais. Posições adicionais não aparecem em documentos legais; são usados somente em relatórios gerenciais da empresa.

Assim, os tipos de atuação definem como será o comportamento da posição quando ela for associada com o colaborador.

Em casos que o colaborador atua em outras posições é possível, por exemplo, parametrizar para que ele receba uma remuneração proporcional adicional/diferença salarial (por substituição). Além disso, é possível informar outras características, tais como se o posto será o oficial (titular) ou substituto.

Exemplo de uma hierarquia de posições

Apenas para fins de exemplo, imagine uma hierarquia simples como esta:

Imagem

Nível da posição na árvore hierárquica

Nome da posição

Nível 1

Diretor Presidente

Nível 2

Desenvolvedor 1

Desenvolvedor 2

Diretor de Desenvolvimento

Nível 3

Gerente de Desenvolvimento

No HCM da Senior, depois de cadastrar todos os elementos desta hierarquia no HCM da Senior, você terá uma árvore hierárquica.

Cada item da hierarquia de posições é composto pelos elementos descritos no modelo a seguir:

Imagem de exemplo de uma hierarquia de posições

Posições de gestão

Uma posição é considerada como uma posição de gestão quando ela tem um ou mais itens abaixo dela.

Posições de gestão podem ter apenas um ocupante. O exemplo abaixo mostra as posições que são de gestão:

Imagem

Este artigo ajudou você?