Configurar envio dos eventos do eSocial e eDocs - Integrador SST

O eDocs é o serviço de mensageria da Senior que é responsável por obter os arquivos XML gerados pelo prestador SST ou pela plataforma senior X, e enviá-los para o ambiente do eSocial.

O uso do eDocs junto com o Integrador SST é necessário para:

As configurações são feitas individualmente para cada empregador, pelo menu Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações.

Fluxo do processo

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O que você pode fazer

Adicionar, editar ou excluir as configurações para um empregador

Pela tela de configurações do empregador você pode ver a lista de empresas que estão configuradas no Integrador SST. Também é possível adicionar novas empresas, editar ou excluir as configurações existentes.

  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações. Se a empresa que deseja configurar não estiver na lista, clique em Adicionar.

    Se quiser editar ou excluir uma empresa existente clique em Ações.

Observação

A exclusão é permitida somente se a combinação de informações Tipo + Número de inscrição do empregador não foi utilizada em nenhum evento do eSocial.

  1. Ao adicionar uma empresa, preencha as informações básicas, como razão social, tipo e número de inscrição. Essas informações serão usadas pelo sistema para gerar, automaticamente, um identificador único (ID) que o identificará em todos os eventos transmitidos para o eSocial.
  2. Informe o nome do prestador SST e qual o sistema utilizado por ele. Adicione e faça as configurações dos próximos passos para cada prestador que a empresa utiliza.

Observações

  • O campo Sistema do prestador exibe somente os prestadores homologados com o Integrador SST.
  • O uso da opção Customizado (Sistema em homologação) depende do tipo de integração que o sistema do prestador estiver usando:
    • Integração com web services (APIs): a opção Customizadonão deve ser usada em produção para esse tipo de integração. Essa opção é usada somente enquanto o sistema de um novo prestador ainda estiver em processo de homologação.
    • Integração com importação de arquivos: nesse cenário, a opção Customizado sempre será usada, inclusive em ambiente de produção.
  • O recurso do botão Testar conexão está disponível somente para empresas que integram com o sistema SOC e estão usando a integração no ambiente de produção.
  1. Preencha o código de identificação da empresa como consta no sistema do prestador.
Como encontrar o código de identificação da empresa no sistema do prestador

O local para obter este código é diferente para o sistema de cada prestador SST.

A tabela abaixo mostra como encontrá-lo no sistema dos prestadores que estão atualmente homologados:

Prestador

Como encontrar o código da empresa

SOC

No sistema SOC, acesse: Cadastros > Estruturas > Empresa/Cliente (campo Código)

  1. Se o sistema for SOC e estiver em ambiente de produção: clique em Testar conexão para verificar a integridade da comunicação com o sistema do prestador.

Observação

O teste de conexão está disponível somente para o sistema SOC no ambiente de produção. Se tentar realizar o teste para outros sistemas ou em ambientes de homologação, o teste irá falhar.

  1. Na guia Filiais integradas, inclua as filiais da empresa que usam o prestador que está sendo configurado:
    • Se todas as filiais usam o mesmo prestador SST, inclua todas as filiais nesta configuração.
    • Se a empresa utiliza mais de um prestador, inclua cada filial na tela de configuração do seu respectivo prestador.
    • É obrigatório adicionar a filial que estiver definida como Matriz. Se a filial Matriz não estiver cadastrada, o eDocs não consumirá as pendências. Para cada filial adicionada, você deve indicar quais eventos são tratados por ela.
Selecionar a forma de envio

Ainda na tela de configurações do empregador (Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações) é possível definir como devem ser feitos os envios dos eventos para o eSocial.

A forma de envio é definida individualmente para cada evento, podendo ser:

  • Envio automático: a transmissão do evento para o ambiente do eSocial inicia automaticamente logo depois que a pendência é criada.
  • Envio manual: o evento ficará pendente na tela de consulta de pendências até que você acesse a tela e inicie o envio para o ambiente do eSocial.

Nota

Ao alterar a forma de envio de um evento, isso afetará somente as novas pendências criadas a partir dessa alteração. Se no momento de alteração da forma de envio houver pendências em andamento ou futuras, elas não serão afetadas.

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