Checklist de Implantação do Gestão do Ponto X
Esta documentação auxilia na implantação do Gestão do Ponto X na plataforma senior X.
Pré-requisitos de sistema
Requisito | Detalhes |
|---|---|
| Senior X | Garantir que a plataforma senior X esteja implantada e configurada. |
| Cadastros gerais | Ter o sistema Cadastros geraisimplantado e configurado. Observação Se houver integração do módulo Administração de Pessoal (Folha XT) com X platform é necessário possuir Integrador HCM instalado. |
Checklist de implantação do Gestão do Ponto X
Etapa 1 - - Solicitação do tenant e configurações por tenant
Esta etapa inclui o processo de solicitação do tenant e as configurações iniciais deste tenant.
Responsável | Requisito | Detalhes | |
|---|---|---|---|
1 | Consultor / Administrador de sistema | Solicitar o nome e o domínio do tenant, e a inclusão do módulo no cadastro de inquilinos | Solicite o nome e o domínio do tenant no HCM X. Esta solicitação deve ser feita pela SARA. Você precisará fazer o login com um usuário de solicitante no Zendesk e preencher algumas informações, as quais são necessárias para verificar a disponibilidade do tenant e incluir o módulo no cadastro de inquilinos. Nesta etapa você também define o usuário que será o administrador do tenant.
|
2 | Consultor / Administrador de sistema | Criar os usuários de acesso à plataforma senior X | Crie os usuários que terão acesso à plataforma senior X. Estes usuários serão associados a papéis e permissões no próximo passo.
|
3 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar os papéis na plataforma senior X conforme as necessidades da empresa |
Se quiser saber mais sobre gestão de papéis e permissões, consulte: Nota Quando a solicitação do tenant for concluída no passo 1, o acesso às configurações dos papéis estará disponível para o tenant. Caso esta liberação não tenha sido feita, os recursos do Cadastros gerais ficarão com o símbolo de bloqueado na tela de Gestão de Papéis. |
4 | Consultor / Administrador de sistema | Configurar limite de ocupantes das posições | Com um usuário que seja administrador do tenant, acesse a tela de Configurações por Tenant na Senior X. Procure pelo Tenant que quer configurar e defina o parâmetro Permite múltiplos colaboradores na mesma posição como falso. Esta configuração determina que uma posição de gestão não pode ter mais de um ocupante simultâneo. Isto é necessário para garantir a compatibilidade com outras soluções da Senior. |
5 | Consultor / Administrador de sistema | Gerar base de relatórios | Tecnologia > Administração > Banco de Dados de Relatórios > Habilitar Relatório |
Etapa 2 - Cadastros iniciais
Esta etapa inclui os cadastros básicos para viabilizar os processos do HCM senior X. Depois de finalizar estes cadastros, será possível fazer admissões.
Observação
Se a implementação estiver sendo realizada em cliente que possuir o módulo de Administração de Pessoal, as informações abaixo são integradas. Será necessário apenas validar as informações específicas do Gestão do Ponto X e demais cadastros como: Eventos, Situações, Horário, Escala, Histórico de apuração, Hierarquia de posição, etc.
Responsável | Requisito | Menu do cadastro e documentação adicional | Documentação do cadastro | |
|---|---|---|---|---|
1 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar centros de custo | Cadastre os plano de contas e centros de custo que serão usados na admissão e nos históricos:
| |
5 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar horários | Cadastre os horários que irão compor as escalas dos colaboradores:
| |
6 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar feriados | Cadastre os feriados que utilizadas na apuração das horas de repouso e extras, bem como nos cálculos de impostos em atraso.
| |
7 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar escalas | Cadastre as estruturas de escalas e escalas que serão usadas na admissão e nos históricos:
| |
8 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar locais | Cadastre as estruturas de locais e os locais onde os colaboradores serão alocados durante a admissão:
| |
10 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar situações | Cadastre as estruturas de situações e as situações que serão associados aos colaboradores durante a admissão e nos históricos:
| |
14 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar posições | Cadastre as estruturas de posições, tipos de hierarquia, as posições e os tipos de atuação onde os colaboradores serão alocados durante a admissão:
| |
15 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar empresas e filiais | Cadastre as empresas e filiais onde os colaboradores serão alocados durante a admissão:
Durante o cadastro da empresa, certifique-se de fazer estas configurações no painel de Detalhes da empresa:
| |
16 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar Sindicatos | Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Sindicatos. | |
17 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar Crachás | Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Crachás. | |
18 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar colaboradores | Cadastre os colaboradores por meio da jornada da admissão, preenchendo os dados pessoais, contratuais, dependentes e usuário:
Nota O colaborador só será considerado no Gestão do Ponto X se o módulo estiver habilitado em: Gestão de Pessoas > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha Cadastral > guia Módulos. | |
19 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar Histórico de Apuração | Cadastre a definição de apuração e associe um histórico de apuração ao colaborador, garantindo a execução correta do ponto.
| |
20 | Consultor / Administrador de sistema | Definir Situações utilizadas na apuração | Cadastre a definição de situações que serão consideradas nos cálculos e apurações de ponto, como afastamentos, férias, atestados:
| |
21 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar cargos | Cadastre os cargos que serão atribuídos aos colaboradores durante a admissão:
| |
22 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar vínculos | Cadastre os vínculos empregatícios que definem a relação do colaborador com a empresa (ex: CLT, Estágio, Autônomo). O vínculo é obrigatório para admissão e impacta nos cálculos de folha e férias:
| |
23 | Consultor / Administrador de sistema | Cadastrar hierarquia de posição | Cadastre a hierarquia de posição para representar a estrutura organizacional da empresa. Esse cadastro é necessário para o funcionamento de fluxos de aprovação, como banco de horas e férias. Antes de cadastrar a hierarquia, é necessário já ter as estruturas de posição, tipos de atuação, tipos de hierarquia e posições criadas.
|
Observação
Quando o módulo de Folha XT está habilitado, os cadastros de base (eventos, situações, horários, escalas etc.) são integrados automaticamente. Nesses casos, é necessário apenas validar as especializações do ponto e complementar os demais cadastros obrigatórios.
English
Español

English
Español

