Pendências de cálculo - Gestão do Ponto X
Nesta tela, é possível monitorar e processar automaticamente as marcações de ponto que não foram corretamente apuradas durante a apuração automática. O sistema verifica as pendências a cada 5 minutos, realizando a apuração de forma automática, sem necessidade de intervenção manual. Caso necessário, também é possível processar as pendências manualmente, oferecendo flexibilidade no processo.
Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cálculos > Apuração > Pendências de cálculo
Processamento das Pendências
O sistema realiza o processamento das pendências a cada 5 minutos, verificando blocos de dias consecutivos com falhas e agrupando-os para apuração em sequência. O processamento segue a ordem dos dias de forma contínua, ou seja, se houver pendências para os dias 1, 2, 3, 8, 9 e 17, o sistema processará os dias consecutivos (1, 2, 3) primeiro, depois os dias 8 e 9, e, por último, o dia 17.
Status das Pendências
O sistema gerencia as pendências com três status principais: Aguardando, Processando e Expirado.
- Aguardando: quando uma marcação do passado é identificada, ela entra no status Aguardando. Nesse status, a marcação aguarda até ser agrupada com outras marcações dentro de um intervalo de 5 minutos.
- Processando: quando o sistema encontra uma marcação que pode ser processada, ela é movida para o status Processando. O sistema então calcula a pendência. Após o processamento bem-sucedido, a pendência será removida da lista e não aparecerá mais como uma pendência.
- Expirado: se o sistema não conseguir processar a marcação imediatamente, ele tentará processá-la novamente a cada 1 hora. O limite para essa tentativa de processamento é de 6 horas. Caso o problema não seja resolvido dentro desse período, a pendência será movida para o status Expirado e permanecerá na lista de pendências.
- Pendências nos dias 1, 2 e 3: o sistema processará os dias 1, 2 e 3 consecutivamente em um único bloco.
- Pendências nos dias 8 e 9: após concluir o processamento do bloco anterior, o sistema processará os dias 8 e 9.
- Pendência no dia 17: o processamento será feito após os blocos anteriores, tratando o dia 17 isoladamente.
Dessa forma, o sistema otimiza o processo de apuração, tratando as pendências em blocos de dias consecutivos, sem a necessidade de intervenção manual.
O que você pode fazer?
Aplicar filtros para localizar pendências específicas
Use os filtros disponíveis para encontrar pendências de cálculo com mais precisão, considerando períodos, colaborador, empresa e motivo da marcação.
- Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X > Cálculos > Apuração > Pendências de cálculo.
- Clique no botão com sinal de mais (+) para exibir a área de filtros.
- Informe o período nos campos Data inicial de criação e Data final de criação para localizar pendências registradas no sistema dentro de um intervalo específico.
- Selecione o Colaborador desejado para visualizar apenas suas pendências.
- Selecione a Empresa à qual a pendência está vinculada.
- Informe o período nos campos Data inicial de marcação e Data final de marcação para filtrar as pendências conforme a data da marcação original.
- Selecione o Motivo relacionado à origem da pendência.
- Clique em Filtrar para aplicar os critérios preenchidos.
- Clique em Limpar para redefinir os campos e iniciar uma nova busca.
Recalcular pendências de cálculo de forma imediata
Para forçar o processamento imediato das pendências, sem aguardar o intervalo automático de 5 minutos, siga os passos:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cálculos > Apuração > Pendências de cálculo.
- Clique no botão Recalcular pendências.
- Essa ação antecipa o processamento das pendências com status Aguardando.
- Útil para garantir que a apuração seja concluída rapidamente em casos urgentes.
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