Ficha cadastral (Admissão) - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

A ficha cadastral é o primeiro passo da jornada de admissão dos colaboradores no HCM senior X.

Na jornada da admissão é possível fazer o seguinte:

Atualmente não é possível excluir e nem editar os cadastros dos colaboradores criados pela jornada da admissão.

Pré-requisitos da admissão

Iniciar uma admissão

A jornada da admissão é dividida em quatro etapas: Dados pessoais, Dados contratuais, Dependentes e Usuário.

Tela de Jornada da Admissão

Para acessar as etapas da jornada da admissão, siga estes passos:

  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha cadastral.
  2. Clique em Adicionar para iniciar a etapa 1 (Dados pessoais).

A documentação a seguir detalha o cadastro de cada etapa.

Etapa 1 — Dados pessoais

A tela de dados pessoais é dividida em duas guias:

Etapa 2 — Dados contratuais

A tela de dados contratuais é dividida em múltiplas guias. Cada guia reúne as informações sobre uma parte específica do contrato do colaborador.

Guias da tela de dados contratuais

Contrato

A guia Contrato reúne informações sobre a admissão e o vínculo do colaborador com a empresa.

Estas são algumas informações relevantes sobre o preenchimento da guia Contrato:

  • O tipo de vínculo do colaborador determina em quais categorias de recolhimento ele se enquadra, garantindo a emissão correta de guias e envios para o eSocial.
  • O campo código se refere a um código — único, numérico e sequencial — que identifica o colaborador no HCM.

Algumas informações contratuais existem somente na legislação brasileira e não se aplicam à admissão em outros países. São elas:

  • aduração do contrato do colaborador, a qual deve ser informada em dias tiver prazo determinado
  • o número do processo para contratação de menores, referente a processos judiciais que estejam envolvidos com a admissão do colaborador. Por exemplo: quando um colaborador com menos de 14 anos de idade é admitido como menor aprendiz, você precisa informar o processo associado a esta contratação.
Salário

A guia Salário permite determinar o tipo e o valor do salário que o colaborador vai receber.

O tipo de salário pode ser por período (hora, mês, semana, etc.), por tarefa ou comissionado.

O campo de descrição do salário é opcional e permite que você forneça detalhes adicionais sobre o salário do colaborador.

Atuação

A guia Atuação reúne informações sobre o exercício das atividades do colaborador.

Os campos da guia Atuação determinam a alocação do colaborador nas seguintes áreas:

Financeiro

Na guia Financeiro você deve fornecer informações sobre como será feito o pagamento dos valores devidos ao colaborador.

Estas são as informações que você pode preencher na guia Financeiro:

  • qual será o modo de pagamento (cheque, dinheiro, entre outras opções)
  • indicativo se o colaborador receberá adiantamentos de salário e de décimo terceiro salário
  • dados bancários para o pagamento
Horário

Na guia Horário você preenche as informações sobre a escala e horário em que o colaborador vai trabalhar.

Estas são algumas das ações que você deve fazer na guia Horário:

  • selecionar a escala, que determina a rotina de trabalho de cada colaborador e os horários em que ele irá trabalhar
  • selecionar a turma de escala, que permite que a mesma escala seja usada para abranger várias turmas de revezamento

Algumas informações de horários existem somente na legislação brasileira e não se aplicam à admissão em outros países. São elas:

  • o regime de jornada para o eSocial, no qual o colaborador se enquadra nos artigos e incisos especificados nas opções do sistema
  • o indicativo se o colaborador irá trabalhar com a jornada a tempo parcial
Sobre a jornada parcial

Jornada parcial é o regime no qual o empregado exerce uma jornada de trabalho que:

  • não excede 30 horas semanais e não tem a possibilidade de horas extras; ou
  • não excede 26 horas semanais e tem a possibilidade de até 6 horas extras
Sindicato

Na guia Sindicato você precisa selecionar:

  • o sindicato do qual o colaborador faz parte
  • a negociação vigente das normas acordadas entre a empresa e o sindicato
Complementares

A guia Complementares permite cadastrar informações secundárias sobre o colaborador.

O preenchimento da guia Complementares é opcional. Nela, você pode informar o seguinte sobre o colaborador:

  • datas da realização de exames médicos periódicos
  • número do crachá de identificação
  • endereço de e-mail profissional
Lançamentos

Na guia Lançamentos, você deve selecionar a modalidade do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) da qual o colaborador participa.

O PAT é um programa governamental de adesão voluntária, que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda.

O PAT existe somente na legislação brasileira e não se aplica à admissão em outros países.

Detalhes do Contrato

A guia Detalhes do Contrato serve para preencher as particularidades sobre colaboradores contratados como estagiários ou terceirizados.

Estágio e Supervisor do Estágio

Preencha as informações de estágio somente para colaboradores contratados para atuar com o tipo de contrato de estagiários.

Estas são algumas das informações que você pode informar para estagiários:

  • a natureza do estágio (obrigatório ou não)
  • data prevista para término do estágio
  • nível do ensino onde o estagiário está atualmente
  • dados do supervisor do estágio
Terceiro

Preencha as informações de terceiro somente para colaboradores contratados para atuar com o tipo de contrato de terceirizados.

As informações de terceiros incluem dados sobre colaboradores que prestam serviços como motoristas autônomos no transporte de carga ou passageiro, devidamente inscritos na Previdência Social.

Estas são as informações que você deve preencher para colaboradores terceirizados:

  • % Base INSS Transportista e % Base IR Transportista: são os percentuais de INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e Imposto de Renda (IR) usados para determinar as bases de cálculo para pagamento do colaborador.
  • Retenção Sest/Senat: permite escolher uma opção de retenção do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para o terceiro que atua como transportador.

    Estas são as opções disponíveis para o Sest/Senat e o que elas representam:
    • Calcula e não deduz da base de IRRF: calcular a retenção de Sest/Senat para o terceiro transportador, mas não deduzir este valor da base de cálculo do IRRF.
    • Calcula e deduz da base de IRRF: calcular a retenção de Sest/Senat para o terceiro transportador e usar este valor como dedução da base de cálculo do IRRF.
    • Não calcula: não calcular a retenção de Sest/Senat para o terceiro transportador.
Módulos

Na guia Módulos, você poderá para indicar para quais módulos do HCM X (contratados pelo cliente) o colaborador será utilizado. Por padrão, na admissão o sistema irá incluir todos os módulos para o colaborador.

Importante

O módulo Cadastros gerais é obrigatório e por isso não pode ser desmarcado.

Através dessa guia, o sistema determina a contagem de colaboradores por módulo para validação do que foi contratado pelo cliente

Etapa 3 — Dependentes

Nesta etapa, você deve informar os dependentes do colaborador. O sistema permite duas opções: cadastrar um novo dependente ou selecionar uma pessoa já existente.

Ações que você pode fazer após o cadastro:

Visualizar os dependentes de um colaborador
  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha cadastral;
  2. Utilize os filtros para encontrar o colaborador;
  3. Na coluna Ações, selecione a opção “Dependentes”.
Editar cadastro do dependente
  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha cadastral;
  2. Utilize os filtros para encontrar o colaborador;
  3. Na coluna Ações, selecione a opção “Dependentes”;
  4. Na tela Lista de dependentes, selecione a opção “Editar” na coluna Ações;
  5. Realize as alterações necessárias e clique em Salvar.
Excluir um dependente
  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha cadastral;
  2. Utilize os filtros para encontrar o colaborador;
  3. Na coluna Ações, selecione a opção “Dependentes”;
  4. Na tela Lista de dependentes, selecione a opção “Excluir” na coluna Ações;
  5. Confirme a exclusão.

Etapa 4 — Usuário

Na última etapa da jornada da admissão, você pode associar o colaborador a um usuário da Senior X. Se você fizer esta associação, o colaborador terá um nome de usuário e uma senha de acesso à plataforma senior X.

Para associar o colaborador a um usuário da Senior X, selecione o nome de usuário correspondente no campo Usuário. Além disso, através do campo Configuração de abrangência é possível configurar se o colaborador terá acesso ou não dos seus próprios dados nas telas do Cadastros gerais, além do definido no papel que esse colaborador foi associado.

A associação do colaborador a um usuário é opcional; você pode finalizar a admissão do colaborador sem associá-lo a um nome de usuário.

Para finalizar a jornada da admissão e criar a ficha cadastral do colaborador, clique em Admitir.

Ações que você pode fazer após o cadastro:

Editar informações de um colaborador
  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha cadastral;
  2. Na coluna Ações, selecione:
    • Ações > Editar: escolha essa opção se você deseja realizar um alteração contratual com data atual,
    • Ações > Históricos contratuais: caso seja uma retificação, histórico retroativo ou futuro de informações contratuais (exemplo, salário, cargo) selecione essa opção.
    • Ações > Históricos pessoais: caso seja uma retificação, histórico retroativo ou futuro de informações pessoais (exemplo, estado civil, apelido) selecione essa opção.
  3. Realize as alterações e salve.
Excluir um colaborador
  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Ficha cadastral;
  2. Encontre o colaborador que deve ser excluído e clique em Ações > Excluir. Nesse momento, antes de realizar a exclusão, o sistema irá realizar algumas conferências para verificar se ele não está sendo utilizado em algum processo, se for apresentada alguma mensagem de consistência, é necessário analisar o aviso e ajustar o cadastro.

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