Checklist de implantação — Moods - Pesquisa contínua de clima

As etapas abaixo estão descritas em um passo a passo de implantação para o módulo Moods - Pesquisa contínua de clima.

Descrição dos itens

Responsabilidade: pessoa ou área da Senior responsável pela execução da etapa em questão;

Forma de utilização do Moods: identifica se a etapa é necessária para os casos de implantação do Moods, acoplado ao Painel de Gestão e/ou do Moods desacoplado do Painel de Gestão (quando o cliente não possui o Painel de Gestão);

Etapa: etapas do processo de implantação;

Necessidade: requisito para realizar a implantação;

Procedimento: detalhes de como executar o que foi descrito na Necessidade, como por exemplo, o link para a documentação do processo.

Pré-requisitos

Responsabilidade

Forma de utilização do Moods

Etapa

Necessidade

Procedimento

Consultor/Senior TI

Moods acoplado ao Painel de Gestão

Implantar o Painel de Gestão

Instalar Integrador - HCM

Verificar pré-requisitos

Efetuar implantação do módulo

Documentações dos processos :

Integrador - HCM

Pré-Requisitos

Implantação do Painel de Gestão

Senior TI

Ambos

Instalar a senior X Platform

Verificar pré -requisitos

Integrar ambiente HCM XT à Senior X

Documentações dos processos :

Pré-requisitos para instalação da Senior X no ambiente híbrido e no [ambiente cloud](https://documentacao.senior.com.br/seniorxplatform#instalacao/ambientes/cloud/pre-requisitos.htm)

Instalação do Ambiente híbrido

Consultor

Ambos

Solicitar o nome e o domínio do Tenant

Obter:

  • Tenant HCM X: nome e domínio

Abrir chamado via 0800net

Senior TI

Ambos

Informar o nome e domínio do Tenant

Informar:

  • Tenant HCM X: nome e domínio
  • Tenant Painel de Gestão: nome

Observação: O cadastro do Tenant diferencia as letras maiúsculas e minúsculas.

Responder chamado via 0800net

Específicas do módulo

Responsabilidade

Forma de utilização do Moods

Etapa

Necessidade

Procedimento

Consultor/Administrador

Moods acoplado ao Painel de Gestão

Informar o código do módulo Moods no cadastro do inquilino

Informar o código do módulo Moods no cadastro do inquilino

A solicitação para a inclusão do Moods no cadastro de inquilinos do HCM deve ser realizada via Sara

Para saber mais sobre o procedimento, consulte a documentação de criação de tenants no manual da plataforma

Consultor/Administrador

Ambos

Configuração do servidor de e-mail

Configurar os dados do servidor de e-mail do cliente. Este passo é necessário para que o envio de pulsos seja realizado através do servidor de e-mail do próprio cliente.
Caso este passo não seja realizado, será utilizado o servidor de e-mail da Senior.

Configurar o servidor de e-mail em Administração > Gestão dos Tenants > Configurar > Selecionar o tenant > Configurações > guia E-mail

Preencher os campos com os dados referentes ao servidor de e-mail do cliente

Consultor/Administrador

Ambos

Inclusão do tenant na base do Moods

Com o usuário admin do tenant, acessar a tela do Moods: Implantação > Facilitador de implantação

Preencher e salvar os campos do cadastro de Tenant:

  • Nome do tenant;
  • Domínio;
  • Remetente de e-mail do pulso.

Consultor/ Administrador

Moods acoplado ao Painel de Gestão

Integração HCM

Acoplar o Moods ao Painel de Gestão para que os dados de empresa, filial, hierarquia, colaboradores e gestores sejam integrados do Painel de Gestão para o Moods, sem que seja necessário cadastrá-los e mantê-los em ambos os módulos.

Importante: antes de iniciar a integração, verifique os detalhes de características do posto.

Para realizar a integração, é necessário acessar o Painel de Gestão com o usuário Administrador do módulo e, em uma nova guia, digitar as 4 URLs de integração —cada uma delas deve ser chamada individualmente na ordem descrita abaixo:

Após, para acompanhar o andamento da integração, acesse a tela Moods - Pesquisa de clima > Implantação > Facilitador de integração. Nessa mesma tela, quando todas as integrações forem concluídas, é possível habilitar a sincronia automática com o HCM, clicando no botão Habilitar sincronia.

Consultor/Administrador

Moods desacoplado ao Painel de Gestão

Importar dados

Ao utilizar o Moods desacoplado pode-se cadastrar os dados manualmente via telas de cadastro disponíveis no módulo, ou então, importar os dados de empresa, filial, hierarquia, colaboradores e gestores.

Documentação do processo: Importar dados

Consultor/Administrador

Ambos

Configurar os papéis e permissões

Conhecer e associar os usuários aos papéis padrões

Documentação do processo: Papéis e permissões

Consultor/RH

Ambos

Configurar os processos de negócio

Realizar as configurações referentes aos processos do módulo

Documentação do processo: Importação de dados e manutenção dos registros

Importante

  • O Moods não utiliza Postos de trabalho diretamente, porém, é necessário que, nas características do posto, os campos Empresa e Filial estejam preenchidos, uma vez que eles impactam diretamente com a hierarquia da organização.
  • Caso o posto de trabalho nunca tenha sido ocupado, não possua empresa e/ou filial vinculada e seja um posto que possua outros postos abaixo na hierarquia, uma empresa e filial padrões do Moods serão criadas para vincular esses cenários quando API de integração de hierarquias for executada no sistema, uma vez que são necessárias para o funcionamento do módulo.
  • A ausência de pessoa vinculada na ficha cadastral de um colaborador impede a continuidade da sincronização, interrompendo o processo e afetando os demais registros que ainda não foram processados. É fundamental que todas as fichas estejam devidamente preenchidas antes de iniciar a sincronização.

Este artigo ajudou você?