Cards do Moods - Analytics do RH

Importante

  • Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.
  • A pontuação da área considera a pontuação de todos os Colaboradores abaixo da hierarquia do Gestor selecionado (liderados diretos + liderados indiretos). Todos os Colaboradores tem o mesmo peso na nota final e o cálculo não considera apenas a média dos gestores, desprezando a pontuação do Gestor selecionado.

Estes cards são acessados em: Analytics > Analytics do Moods ou em Moods - Pesquisa de clima > Analytics da Pesquisa - RH

Além das explicações sobre cada card, mais detalhes podem ser conferidos no vídeo: 

Filtros aplicáveis

Essa tela disponibiliza filtros para selecionar ou preencher, permitindo refinar as informações apresentadas nos gráficos abaixo. Inclui os seguintes campos:

  • Selecione o pulso: Por padrão, virá com o último pulso selecionado; e é possível selecionar apenas um pulso.
  • Empresa: Por padrão, a opção “Todos” estará selecionada, permitindo que você escolha uma empresa específica para filtrar.
  • Filial: O campo vem configurado com a opção “Todos” selecionada por padrão, permitindo que você escolha uma ou mais filiais para aplicar o filtro.
  • Nome do líder: Use este campo para selecionar ou buscar o líder desejado. É possível aplicar o filtro para um ou mais líderes.

Atenção

Para habilitar os filtros, é necessário habilitar os recursos Filtragem de empresa no analytics e Filtragem de filial no analytics. Para mais informações, consulte a documentação sobre papéis e permissões do Moods.

Todos os cards deste Analytics utilizam um sistema de cache para otimizar o desempenho no carregamento das informações.

Pontuação da empresa por pulso

Apresenta a pontuação e engajamento do pulso selecionado e os nove anteriores a ele, onde todos os gestores com as respostas dos liderados diretos são considerados.

Mesmo que alguma dimensão tenha sido desativada posteriormente, ela ainda será considerada no cálculo das pontuações dos pulsos anteriores em que estava ativa, garantindo a consistência histórica dos dados.

Critério de Exibição: O gráfico será exibido apenas quando houver, no mínimo, três respondentes no pulso analisado, assegurando a confidencialidade e a confiabilidade estatística das informações apresentadas.

Cálculo da Pontuação: A pontuação da empresa é calculada com base em uma média ponderada simples de todas as respostas válidas recebidas naquele período. São consideradas as notas de todas as dimensões respondidas por todos os colaboradores elegíveis.

Fórmula: Pontuação = (soma de todas as notas do pulso) / (quantidade total de respostas)

Pontuação por dimensão

Apresenta a pontuação das dimensões do pulso selecionado, informando se a pontuação aumentou, se manteve igual ou diminuiu em relação a pontuação do pulso anterior.

Critério de Exibição: O resultado será exibido somente se a pesquisa do pulso selecionado tiver recebido respostas de no mínimo três colaboradores. Essa restrição garante a confidencialidade das respostas e a validade estatística dos resultados.

Cálculo da Pontuação: A pontuação de cada dimensão é calculada por meio de uma média ponderada simples das notas atribuídas a ela pelas respostas dos colaboradores. Isso significa que todas as respostas para uma mesma dimensão são somadas e divididas pela quantidade total de respondentes que avaliaram essa dimensão.

Fórmula: Pontuação da dimensão = (nota1 + nota2 + … + nota?) / número de respostas

Pontuação por gestor

Apresenta os resultados do nível de engajamento para os gestores selecionados no filtro, assim como a pontuação individual de cada gestor e da sua respectiva área. As variações em relação ao pulso anterior (isto é, se a pontuação aumentou, se manteve ou diminuiu) são indicadas por ícones visuais ao lado de cada pontuação.

Ao clicar sobre uma pontuação, é possível visualizar o detalhamento da mesma apresentado as notas por dimensões e perguntas.

Critério de Exibição: Os resultados são exibidos apenas quando ao menos três liderados do respectivo gestor respondem à pesquisa. Caso esse número mínimo de respostas não seja atingido, as notas não serão apresentadas, a fim de garantir a confidencialidade dos participantes e a confiabilidade estatística do resultado.

Cálculo da Pontuação: Tanto a pontuação do gestor quanto a da área são calculadas com base em uma média ponderada simples das respostas recebidas. Ou seja, somam-se todas as notas e divide-se o total pela quantidade de respostas válidas.

Fórmula: Pontuação = (nota1 + nota2 + … + nota?) / número de respostas

Comentários da pesquisa

Apresenta a quantidade de comentários por dimensão, tanto para o pulso selecionado quanto para o anterior.

Dimensões presentes no pulso anterior, mas ausentes no selecionado, serão exibidas com a indicação de ausência no pulso atual. O mesmo se aplica às dimensões do pulso atual que não existiam no anterior.

O RH também pode visualizar o conteúdo dos comentários emitidos por todos os colaboradores, sempre que houver o registro de três ou mais respostas por pulso.

Os comentários dos pulsos podem ser filtrados por:

Importante

  • Ao realizar um filtro por Gestor sem passar um pulso, automaticamente será feita a busca pelos gestores na hierarquia atual. Para filtrar um gestor que está fora da hierarquia atual, é necessário passar a data de um pulso anterior à saída do antigo gestor;
  • O hífen indica que no pulso anterior não existiram respostas, ou não se atingiu seu número mínimo para exibição no gráfico.

Net Promoter Score (NPS)

Este gráfico exibirá a nota de NPS dos líderes selecionados de acordo com o filtro aplicado. Se nenhum líder for especificado, será apresentada a nota geral de todos os líderes para o pulso escolhido. Caso um líder seja selecionado, a nota exibida corresponderá exclusivamente a ele.

Conceito

Net Promoter Score é uma metodologia usada para medir a qualidade da interação da organização com um público específico. Dependendo do objetivo da empresa ao aplicar a técnica, o público-alvo pode ser seus próprios colaboradores, mensurando o seu nível de satisfação no ambiente de trabalho.

A medida é feita com base nas notas dadas pelos respondentes das pesquisas, dividindo-os em três categorias:

Nota

Categoria do respondente

Perfil

9 ou 10

Promotor

Gosta da empresa e está satisfeito, desejando permanecer e incentivando outros a se envolverem com ela.

7 ou 8

Neutro

Não contribui com a divulgação da organização, ao mesmo tempo em que não a prejudica.

De 0 à 6

Detrator

Está insatisfeito e não tem uma boa relação com a empresa, prejudicando sua imagem.

Como é calculado

No Moods - Pesquisa contínua de clima, o NPS é calculado com base nas respostas de uma pergunta fixa, pré-definida pelo sistema: “Você recomendaria a sua empresa para um amigo trabalhar?.”

Esta pergunta é apresentada aos participantes uma vez por mês, desde que a quantidade de dias entre o início do pulso anterior e o início do pulso atual seja igual ou maior a 30 dias. Depois de obter as respostas, é aplicada a seguinte fórmula:

NPS =

Promotores - Detratores
Total de respondentes

O valor final desta operação dá origem ao percentual de NPS obtido, e suas informações são apresentadas de forma gráfica no portlet.

Exemplo:

Em uma pesquisa com um número total de 100 respondentes, obteve-se o seguinte resultado:

  • Promotores (deram nota 9 ou 10): 40 respondentes
  • Neutros (deram nota 7 ou 8): 50 respondentes
  • Detratores (deram nota 6 ou inferior): 10 respondentes

Neste caso, o cálculo seria: NPS = (40 - 10)/100 = 30%

Note que o número de neutros é considerado somente no total de respondentes.

Além disso, o gráfico somente irá apresentar pontuação de NPS caso haja um mínimo de três respondentes.

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