Geração de eventos - Gestão do Ponto X
O processo de geração de eventos tem como objetivo possibilitar a agregação das horas apuradas no Gestão do Ponto X em eventos, que são acumuladores mensais utilizados como base para o cálculo da folha de pagamento.
Com os eventos gerados, é possível obter informações sobre horas extras e compensadas do banco de horas, DSR para pagamento ou desconto, além de outros eventos personalizados com base nas situações apuradas.
A integração com a Folha X ocorre automaticamente. O sistema também permite consultar e, quando necessário, ajustar os eventos gerados. Além disso, possibilita a geração de relatórios e exportações, permitindo o uso das informações processadas pelo Gestão do Ponto X em outros sistemas.
Pré-requisitos
Antes de iniciar o uso do processo de geração de eventos, é importante certificar-se de que a apuração de ponto dos colaboradores foi concluída. Além disso, é necessário atentar-se aos seguintes pontos:
- A tabela de eventos deve estar devidamente cadastrada. A identificação de quais eventos são necessários dependerá do cenário de uso da empresa.
- A tabela de eventos precisa estar associada ao cadastro da empresa;
- Deve existir uma definição de cálculo cadastrada para a competência em que os eventos serão gerados. Se a apuração de ponto dos colaboradores já foi realizada, esse cadastro provavelmente já foi feito.
- Deve existir uma definição de apuração para a empresa. Em geral, esta definição é realizada durante a implantação do Gestão do Ponto X.
- Os colaboradores devem possuir históricos cadastrados: filial, sindicato, vínculo, posição, escala e apuração.
Além disso, alguns cadastros incompletos podem gerar erros durante o processo de geração de eventos. Em geral, esses mesmos cadastros também são utilizados na apuração do ponto. Para evitar problemas no processamento, é importante garantir que os seguintes cadastros estejam completos:
Configurações
A configuração fundamental para a execução do cálculo de eventos é a definição de cálculo de eventos. Deve existir pelo menos uma competência cadastrada para a empresa.
Para empresas que utilizam o banco de horas do Gestão do Ponto X, é necessário que as situações cadastradas no banco de horas possuam os eventos correspondentes devidamente cadastrados e associados. A documentação específica do cadastro de banco de horas fornece orientações detalhadas sobre como realizar essa configuração.
O processo de geração de eventos utiliza as situações apuradas em cada dia para cada colaborador. Essas situações são definidas com base na definição de situações da apuração. Embora o cálculo de eventos não dependa diretamente dessa configuração, sua correta definição permite que a apuração do ponto identifique diferentes tipos de ocorrências, como ausências e horas extras. Isso proporciona maior flexibilidade na criação de eventos e nas regras de cálculo.
Por exemplo, ao criar situações distintas para falta, atraso e saída antecipada, é possível definir diferentes limites de perdas com base em ocorrências específicas ou quantidade de horas.
Outra configuração importante é a definição do horário noturno. Essa configuração permite que o processo de geração de eventos diferencie períodos diurnos e noturnos, possibilitando a segregação ou proporcionalização das horas nos eventos gerados. Essa definição faz parte do cadastro de sindicatos, nos históricos de negociação coletiva.
Cálculo dos eventos
Com todas as configurações concluídas, é possível realizar o cálculo dos eventos. O sistema oferece duas rotinas distintas para esse processo:
- Cálculo dos eventos: é a rotina principal do processo de geração de eventos, responsável por calcular os eventos para os colaboradores ativos. Pode ser executada a qualquer momento, desde que a apuração do ponto tenha sido realizada para a competência. Não é necessário aguardar o fechamento da apuração.
- Cálculo dos eventos para rescisão: deve ser utilizada para colaboradores demitidos na competência ou para simular a geração de eventos com base em uma data de demissão informada, mesmo que o colaborador ainda não tenha sido desligado.
Em ambos os casos, a execução do cálculo pode ser acompanhada por meio da ferramenta Logs de usuário, que registra os parâmetros utilizados, possíveis falhas e a conclusão do processo, por meio de mensagens geradas durante o processamento.
Após o término do cálculo, os eventos gerados poderão ser consultados pela tela de lançamentos de eventos ou por meio do relatório de lançamento de eventos.
Próximos passos
Agora que você teve uma visão geral sobre eventos, consulte as documentações específicas de cada tela para informações mais detalhadas.
English
Español

English
Español

