Perguntas frequentes (FAQ) - Integrador SST

eSocial - Segurança e Saúde do Trabalhador (SST)

Qual o prazo de envio dos eventos de SST do eSocial?

O cronograma mais recente do Governo estabeleceu que o envio dos eventos de SST inicia no dia 13/10/2021 para empresas do primeiro grupo. Os demais grupos devem iniciar o envio em datas posteriores.

Quais eventos do eSocial são tratados pelo Integrador SST?

O Integrador SST está apto a enviar todos os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do eSocial, e também o evento de exclusão. São eles:

  • S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho
  • S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional Empregado
  • S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos
  • S-3000 - Exclusão de eventos

O Integrador SST não considera o evento S-2230 (Afastamento), pois este é um evento gerado pelo sistema de folha de pagamento.

Na data de início dos envios de SST, devo enviar uma carga inicial do evento S-2240 para todos os trabalhadores retroativamente?

Não. O S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos) deve ser enviado de acordo com a situação de exposição do trabalhador na data corrente. O evento não deve ser enviado com data retroativa.

Exemplo:
  • Em janeiro/2019 um trabalhador começou a operar um martelete no mesmo ambiente de trabalho. Assim, ficou exposto aos agentes nocivos: ruído e vibração.
  • Em janeiro/2021, uma caldeira foi colocada junto a esse mesmo trabalhador. Assim, a partir dessa data ele ficou exposto a um total de três agentes nocivos: ruído, vibração e agora também calor.

No cenário acima, os três agentes devem ser declarados no S-2240 a partir do dia 13/10/2021 (caso seja uma empresa do grupo 1, pois é a data de início para este grupo).

  • Em 24/11/2021, esse mesmo trabalhador passou a ter contato com mais um agente nocivo: óleo.

A partir desta data (24/11/2021) a empresa deve declarar o S-2240 novamente, com mais um agente, neste caso: Químico (Petróleo - óleo). A partir daí, o trabalhador é considerado exposto a quatro agentes nocivos.

Imagem

O evento S-2240 deve ser declarado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador.

Posso enviar o evento S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT) por um sistema de prestador SST?

Recomendamos aos clientes Senior que declarem o S-2210 pelo produto HCM XT, usando o módulo Administração de Pessoal ou Segurança e Medicina.

Esta recomendação se deve à dinâmica e dependências que podem existir com afastamentos (evento S-2230 – Afastamento Temporário) e com o processo da folha de pagamento, para declarações e retificações.

Cenários de integração e módulos necessários

Preciso ter o Segurança e Medicina para usar o Integrador SST?

Não. Você pode usar o Integrador SST com o Segurança e Medicina da Senior, mas isto não é obrigatório.

É possível usar qualquer módulo que tenha os cadastros dos colaboradores (Administração de Pessoal, por exemplo). Neste caso o Integrador SST busca os dados dos colaboradores e envia para o prestador. E o prestador faz a gestão das informações de SST.

Preciso ter o Administração de Pessoal para usar o Integrador SST?

Não. O Integrador SST funciona com qualquer módulo do HCM XT que tenha os cadastros dos colaboradores.

As movimentações de colaboradores feitas pelo Segurança e Medicina também são enviadas para o prestador.

Integrador SST pode ser usado se eu tiver apenas o Segurança e Medicina e o eDocs?

Se você tem somente as soluções de Segurança e Medicina e o eDocs da Senior, avalie se realmente é necessário utilizar o Integrador SST.

O Segurança e Medicina é capaz de fazer toda a gestão dos dados de SST e gerar os arquivos de eventos do eSocial. O eDocs é o mensageiro da Senior, responsável por enviar estes eventos ao governo.

Juntas, as duas soluções atendem ao cenário onde a empresa faz sua própria gestão do SST. O Integrador SST foi construído pensando nas empresas onde esta gestão é feita por um prestador.

Preciso ter a Senior X para usar o Integrador SST?

Sim. O Integrador SST é um módulo executado dentro da plataforma senior X.

Preciso ter o Painel de Gestão para usar o Integrador SST?

Não é necessário ter o Painel de Gestão.

Preciso ter o Gestão de Departamento Pessoal para usar o Integrador SST?

Não é necessário ter o módulo Gestão de Departamento Pessoal.

Vou criar uma nova estrutura de setores e cargos. Qual o impacto no prestador SST e na integração entre os sistemas?

Essa pergunta traz algumas questões adicionais, que também serão respondidas a seguir:

a) Devo desativar a integração entre os sistemas e, depois de tudo pronto, ativar novamente?

Não desative a integração. Ao desativá-la, você interromperia não só as alterações sobre a estrutura, mas também todas as pendências relativas a admissão, demissão, afastamentos e muitas outras. Isso criaria uma fila de processamento inviável para controle e acompanhamento.

b) Qual o impacto na integração entre os sistemas?

Não há impacto. Não é necessário alterar configurações, nem desativar a integração. Não há mudanças nas funcionalidades e nas validações e críticas. Então, nada muda.

c) Qual o impacto no prestador SST?

O impacto é alto. A criação de uma nova estrutura altera todo o mapeamento que o prestador mantém sobre: PCMSO, PPRA, PPP, eSocial e outros requisitos legais. Essa ação deve ser coordenada e organizada em conjunto entre o cliente e prestador SST, ou seja, não deve ser unilateral e sem comunicação.

Para mitigar o impacto, considere estas recomendações:

  • Comunique e alinhe com o prestador SST sobre a necessidade de criar uma nova estrutura.
  • No sistema da Senior, você pode criar toda a sua nova estrutura de setores e cargos. Mas, antes de efetivamente executar as movimentações coletivas, faça um planejamento por etapas com o prestador SST.

    Exemplo de um planejamento por etapas: se você tem 100 filiais, comece com 10; se você tem 1.000 colaboradores, comece com 100; e acompanhe junto com o prestador SST a integração dos dados e mudanças.
  • Encaminhe a relação de novos setores e cargos para o prestador SST. Assim, ele pode avaliar os impactos e se preparar para receber a integração dos dados com a nova estrutura.

Importante

Cuidado principalmente com o código RH no sistema do prestador SST. Por exemplo: você pode ter o cargo Analista com o código 1/100 e depois, com a nova estrutura, Analista de sistemas com o código 2/100, com a mesma descrição de atividades, riscos e exames.

Integrador SST integra retroativamente os históricos anteriores do colaborador?

Não. O Integrador SST mantém atualizados no sistema do prestador apenas os históricos correntes dos colaboradores.

Diante dessa situação, recomenda-se o uso de produtos ou ferramentas externas ao Integrador SST que possibilitem a exportação dessas informações e a importação pelo prestador.

Comunicação entre os sistemas

Quais informações dos colaboradores são enviadas para o prestador SST?

O Integrador SST envia um conjunto de informações dos colaboradores para o prestador. Estas informações irão gerar pendências de integração entre os sistemas.

Nas tabelas abaixo constam as informações dos colaboradores que são publicadas pelo sistema da Senior e podem ser consumidas pelo sistema do prestador. Estas são as informações que irão gerar pendências de integração.

Informações da pendência

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Data e hora da criação da pendência

Informações gerenciadas pelo sistema ao criar as pendências de integração.

Situação

Motivo da pendência de integração

Admissão do colaborador
Alteração do colaborador
Demissão do colaborador
Histórico de centro de custo
Histórico de departamento
Histórico de categoria eSocial
Histórico de cargo
Histórico de posto de trabalho
Histórico de filial
Histórico de escala
Histórico de afastamento
Histórico de ambiente de trabalho
Alteração da matrícula eSocial
Carga inicial

Operação

Inserção
Alteração
Exclusão

Data e hora agendada para o envio

Data e hora do envio

Motivo do cancelamento

Dados do colaborador

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Nome

A integração considera o campo Nome completo no cadastro de Pessoas. (O campo Nome completo é opcional no HCM XT. Se essa informação estiver ausente, a integração considera o nome preenchido no campo ao lado do código de matrícula da Ficha Básica.)

Pessoas > Cadastro de Pessoas

Nome Social

Nome Social

CPF

999.999.999-99

CPF

Número de Identificação Social (NIS)

99999999999

PIS

Data de nascimento

01/01/1990

Data Nascimento

Sexo

Masculino, Feminino

Sexo

Estado civil

Solteiro, Casado, Divorciado, Viúvo, Concubinato, Separado, União estável, Outros

Estado Civil

Deficiente

Sim, Não

Deficiente

Número do RG

99.999.999-9

Carteira Identidade

Estado do RG

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Data de emissão do RG

01/01/2020

Órgão Emissor do RG

SSP

Número da carteira de trabalho

999999999

Carteira Trabalho

Série da carteira de trabalho

99

Dígito da carteira de trabalho

9

Data de emissão da carteira de trabalho

01/01/2020

Estado da carteira de trabalho

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Código de cadastro

99999

Colaborador

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados

Matrícula eSocial

SEAAAA999999999999999999999999

Informação gerenciada pelo sistema, é exibida acima da foto do colaborador

Tipo de contratação

Empregado, Diretor, Trabalhador rural, Trabalhador doméstico, Aposentado, Estagiário, Aprendiz, Agente público, Professor, Cooperado

Tipo Contrato

Data de admissão

01/01/2020

Data Admissão

Situação

Pré-admissão , Trabalhando , Férias , Demitido , Afastado ,

Situação

Tipo de colaborador

Colaborador, Terceiro

Integrador SST integra somente os dados de trabalhadores dos tipos Colaborador e Terceiro, que são originados pelos seguintes locais do Administração de Pessoal:

  • Colaborador: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados
  • Terceiro: Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros

Empregados do tipo Parceiros são desconsiderados.

Data de demissão

01/01/2020

Data do histórico de afastamento gerado pela situação de demissão

Colaboradores > Históricos > Afastamentos

Data de referência das informações

01/01/2020

Data de criação da pendência de integração (informação gerenciada pelo sistema ao criar as pendências)

Notas

  • Ao registrar a admissão de um colaborador estrangeiro no Integrador SST, será preciso um CPF para admiti-lo numa empresa.
  • Ao cadastrar um colaborador com data de admissão futura, o Integrador SST cria duas pendências de integração:
    • uma pendência na data do cadastro, com a situação Pré-admissão
    • uma pendência futura (data da admissão) com a situação Trabalhando
Informações adicionais

Informação integrada

Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da aposentadoria especial do colaborador

Aposentadoria Especial

Colaboradores > Históricos > Adicionais > Colaborador

Nota

O código da aposentadoria especial corresponde ao histórico de adicional por colaborador. Esta é a informação do único histórico na versão senior X.

Categoria do colaborador no eSocial

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Categoria

Itens de acordo com a Tabela 01 do eSocial (Categorias de Trabalhadores)

Categoria Trabalhador

Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial

A partir de (data de início do histórico da categoria)

Data de início do histórico de uma nova categoria eSocial

Nota

Você pode escolher quais categorias do eSocial serão consideradas no processo de integração. Essa definição é feita na tela de configurações da integração com o prestador.

Deficiências

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da deficiência

Um colaborador pode ter mais de uma deficiência

Deficiência

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Deficiências

A partir de (data de início do histórico da deficiência)

Data

Nome da deficiência

Descrição (Deficiência)

Deficiência principal do colaborador

Sim, Não

Deficiência que possuir a caixa de seleção Princ. Defic. marcada.

Reabilitado

Sim, Não

Reabilitado

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Básica

Tipo da deficiência no eSocial

Física, Auditiva, Visual, Mental, Intelectual, Outra

Determinado pelo campo Tipo Deficiência eSocial (Tabelas > Gerais > Tipos Deficiências) que estiver associado à deficiência do colaborador.

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Deficiências

Nota

A integração das informações de deficiências é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Empresa

Empresa atual do colaborador:

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da empresa

Código da empresa onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Filial

Razão social da empresa

Razão social da empresa onde o colaborador está alocado

Código de identificação da empresa no prestador SST

Este é o código de identificação da empresa no sistema do prestador SST. Não é gerado pelo Administração de Pessoal da Senior.

Empresa anterior do colaborador:

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da empresa anterior

Código da empresa onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Colaboradores > Históricos > Filial

Razão social da empresa anterior

Razão social da empresa onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Código de identificação no prestador SST (empresa anterior)

Este é o código de identificação da empresa anterior no sistema do prestador SST. Não é gerado pelo Administração de Pessoal da Senior.

Observação

As informações da empresa anterior do colaborador serão enviadas sempre que ele possuir alguma movimentação entre empresas no seu histórico, independentemente de o motivo da integração ser uma transferência ou não.

Se o colaborador não possuir históricos de transferências, serão enviadas somente as informações da empresa atual.

Filial

Filial atual do colaborador:

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da filial

Código da filial onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Filial

Nome da filial

Nome da filial onde o colaborador está alocado

Razão social da filial

Razão social da filial onde o colaborador está alocado

Tipo de inscrição

CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI

Tipo de inscrição da filial onde o colaborador está alocado

Número de inscrição

Número da inscrição da filial onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do histórico)

Data em que o colaborador foi admitido ou transferido para a filial, com base no histórico

Filial anterior do colaborador:

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da filial anterior

Código da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Colaboradores > Históricos > Filial

Nome da filial anterior

Nome da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Razão social da filial anterior

Razão social da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Tipo de inscrição da filial anterior

CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI

Tipo de inscrição da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Número de inscrição da filial anterior

Número da inscrição da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

A partir de (data de início do histórico)

Data em que o colaborador foi admitido ou transferido para a filial anterior, com base no histórico

Observação

As informações da filial anterior do colaborador serão enviadas sempre que ele possuir alguma movimentação entre filiais no seu histórico, independentemente de o motivo da integração ser uma transferência ou não.

Se o colaborador não possuir históricos de transferências, serão enviadas somente as informações da filial atual.

Ambiente de trabalho

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

Colaboradores > Históricos > Ambiente de Trabalho

Nome

Nome do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

Tipo de inscrição

Tipo de inscrição (CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI) do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

Número de inscrição

Número de inscrição do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

A partir de (data de início do histórico)

Data em que o colaborador passou a atuar no ambiente de trabalho, com base no histórico

Notas
  • A integração das informações de ambiente de trabalho é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
  • Se o colaborador não tiver um histórico de ambiente de trabalho no sistema de folha, o Integrador SST assume que o colaborador trabalha no ambiente do empregador. Ou seja, o Integrador SST usará informações de empresa atual do colaborador.
Centro de custo

  Informação integrada

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Campo do sistema

Menu

Código

Código do centro de custo onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > C.Custo

Nome

Nome do centro de custo onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do centro de custo)

Data em que o colaborador foi alocado no centro de custo, com base no histórico

Nota

A integração das informações de centro de custo é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Posto de trabalho

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código do posto de trabalho

Código do posto onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Manutenção de Históricos

Código da estrutura de postos

Estrutura da qual o posto faz parte

Nome

Nome do posto onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do posto de trabalho)

Data em que o colaborador foi alocado no posto de trabalho, com base no histórico

Notas

  • A integração das informações de posto de trabalho é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
  • Ao alterar o posto de trabalho de um colaborador, ocasionando a mudança dos históricos vinculados a ele, será gerada uma pendência para cada um dos históricos alterados, considerando também a opção de envio dessas informações.
Exemplo:

Ao alterar um posto de trabalho, onde houve mudança também do local e cargo, o sistema vai gerar três pendências: posto, local e cargo.

Para gerar somente as pendências do posto, seria necessário desabilitar o envio de local e de cargo nas configurações da integração.

Setor (Local)

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código do setor/local

Código do local onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Local

Código da tabela de organograma do setor/local

Organograma do qual o local faz parte

Nome do setor/local

Descrição do local onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do histórico do setor/local)

Data em que o colaborador foi alocado no local, com base no histórico

Nota

A integração das informações de setor é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Cargo

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código do cargo

Código do cargo exercido pelo colaborador

Colaboradores > Históricos > Cargo

Nome do cargo

Nome do cargo exercido pelo colaborador

Código da estrutura de cargos

Estrutura da qual o cargo exercido faz parte

A partir de (data de início do histórico do cargo)

Data em que o colaborador passou a exercer o cargo, com base no histórico

Nota

A integração das informações de cargo é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Turno

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código da escala de atuação do colaborador

Colaboradores > Históricos > Escala

Nome

Descrição da escala de atuação do colaborador

A partir de (data de início do histórico do turno)

Data em que o colaborador passou a atuar com a escala

Turno da escala (1° turno, 2° turno, 3° turno, 4° turno, Misto, Geral)

Turno da Escala

Tabelas > Horários > Escalas

Nota

A integração das informações de turno é opcional.

Afastamento

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código da situação de afastamento

Colaboradores > Históricos > Afastamentos

Descrição

Descrição da situação de afastamento

Início

Data Afastamento

Término previsto

Previsão Término

Término

Data Término
Notas
  • A integração das informações de afastamento é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
  • São consideradas apenas as situações de afastamentos por férias ou que exigem a realização de algum tipo de exame, tais como: Auxílio doença, Acidente de trabalho, Demitido, Licença médica (pagto empresa), Licença acidente de trabalho (pagto empresa), Licença maternidade INSS, Licença maternidade, Maternidade empresa cidadã, Serviço militar.
Integrador SST pode integrar com qualquer prestador?

Sim. O Integrador SST da Senior está apto a se comunicar com qualquer prestador SST.

Para a integração com APIs (web services), a empresa só precisa utilizar um sistema pertencente a um dos parceiros homologados para a integração. (Para saber mais sobre a homologação e quais sistemas já passaram pelo processo, veja a documentação de integração com os prestadores SST.)

Já para a integração com importação de arquivos, não é necessário passar por uma homologação. Basta que a empresa siga o checklist de implantação via importação de arquivos.

Integrador SST atende empresas que utilizam os serviços de mais de um prestador?

Sim. É possível definir a integração com diferentes prestadores para cada empresa e/ou filial.

Esta definição é feita nas configurações de integração com o prestador.

É possível ativar a integração quando a estrutura de empresa e filiais é diferente entre o sistema do prestador e o Administração de Pessoal?

Depende de como a estrutura está definida nos sistemas. Estes são os cenários suportados pela integração:

Cenários suportados:

  • Cenário padrão: para cada empresa e filial no Administração de Pessoal, existe um respectivo cadastro de empresa e filial no sistema do prestador SST.

    Nesse cenário, os tipos de movimentação apresentados nas pendências de integração são:
    • quando houver uma movimentação entre empresas, o tipo será Histórico de empresa (HISTORICAL_COMPANY);
    • quando a movimentação for entre filiais (unidades), o tipo será Histórico de filial (HISTORICAL_COMPANY_BRANCH).
Diagrama de exemplo - cenário padrão
  • Cenário alternativo 1: cada filial (unidade) do Administração de Pessoal está definida como uma empresa no sistema do prestador SST. Com isso, é possível indicar na configuração da integração (para cada filial) o respectivo código que identifica a empresa no prestador SST.

    Nesse cenário, quando houver uma movimentação entre empresas ou filiais no Administração de Pessoal, o tipo de movimentação apresentado nas pendências de integração é Histórico de empresa (HISTORICAL_COMPANY).
Diagrama de exemplo - cenário alternativo
  • Cenário alternativo 2: nesse cenário, diferentes empresas do Administração de Pessoal estão vinculadas a uma mesma empresa no sistema do prestador. Já as filiais dessas diferentes empresas estão vinculadas às filiais da empresa “agrupadora” no sistema do prestador.

    Nesse cenário, quando houver uma movimentação entre empresas ou filiais no Administração de Pessoal, o tipo de movimentação apresentado nas pendências de integração é Histórico de filial (HISTORICAL_COMPANY_BRANCH).
Diagrama de exemplo - cenário alternativo

Cenário não suportado:

  • Filiais (unidades) no sistema do prestador representando as empresas do Administração de Pessoal — a integração não é suportada neste cenário, pois não será possível relacionar os registros de empresas com os registros das filiais. Ou seja, o código da empresa do prestador informado na configurações do Integrador SST será diferente do código da filial que representa a empresa.
Diagrama de exemplo - cenário não suportado
Integrador SST pode se comunicar com mensageiros diferentes do eDocs da Senior? O prestador pode enviar os eventos diretamente para o eDocs?

O prestador não pode enviar os eventos diretamente para o eDocs. Ele pode somente enviar os eventos para o Integrador SST (que enviará para o eDocs) ou para um serviço de mensageria próprio (se existir).

O eDocs é um serviço de mensageria da Senior. O Integrador SST está apto a se comunicar somente com o eDocs.

A informação “chave” do colaborador é o CPF. Como o sistema do prestador deve tratar a ocorrência de múltiplos contratos? (múltiplos cadastros para um mesmo colaborador, com o mesmo CPF)

Para colaboradores que têm somente um contrato, a ligação dos cadastros deve ser feita pelo número do CPF.

Já para colaboradores que têm múltiplos contratos, a ligação é feita pelos dados especificados no saneamento de cada sistema (por exemplo: tipo de colaborador + matrícula).

Colaboradores cadastrados no HCM XT podem ser duplicados e integrados com o prestador SST?

Se o seu intuito é trocar o código do colaborador, você deve utilizar a rotina de troca de cadastro em ficha cadastral.

Se o objetivo for utilizar as informações de um colaborador como base para cadastrar um novo, você pode usar o botão Duplicar na tela de cadastro do empregado.

Como o Integrador SST trata as pendências de integração de históricos do colaborador?
  • Criação de históricos: o Integrador SST gera uma nova pendência com as informações do colaborador, onde constam os históricos iniciais inerentes à admissão.
  • Alteração de históricos:
    • Históricos correntes (atuais): o Integrador SST gera uma nova pendência de integração com tipo de operação Alteração (Update).
    • Históricos futuros: o Integrador SST atualiza as pendências de integração futuras com a nova informação.
    • Históricos passados (antigos): o Integrador SST não gera nenhuma pendência de integração.
  • Exclusão de históricos: o Integrador SST nunca exclui registros diretamente no sistema do prestador via integração, apenas envia pendências de integração sinalizando a exclusão. A exclusão efetiva do registro deve ser providenciada pelo cliente ou prestador SST, caso queiram. Saiba mais sobre este comportamento na documentação de pendências de admissão.
A integração nativa com o sistema SOC pode criar automaticamente as estruturas de Setor, Cargo e Hierarquia?

Sim, é possível criar automaticamente as estruturas de Setor (Local), Cargo e Hierarquia na integração com o sistema SOC.

Porém, é uma decisão do prestador SST fazer a configuração no sistema SOC para permitir criar automaticamente essas estruturas. Não é a Senior e nem o produto Senior que controlam essa opção.

Para entender como fazer a configuração e o impacto dela, o prestador SST deve entrar em contato com a equipe de atendimento da AGE Technology - SOC, ou consultar a documentação de integração no manual do próprio sistema SOC.

Local da configuração dentro do sistema SOC:

A configuração é feita pelo parâmetro Permite criar hierarquia:

Imagem

Após ativá-lo, se o Integrador SST enviar uma pendência de integração em que o registro não existe (ou não está saneado) no sistema SOC, esse sistema vai criar o registro, antes da hierarquia.

Quem é responsável por enviar os eventos do eSocial (arquivos XML)?

A responsabilidade por gerar os eventos do eSocial (XML) é do sistema do prestador SST. A forma como isso ocorre depende do cenário de integração adotado:

  • Integração via API:
    • O sistema do prestador SST é responsável por enviar os XML dos eventos para o Integrador SST.
    • O Integrador SST, após receber os XML enviados pelo sistema do prestador, é responsável por enviar esses arquivos para o eDocs.
    • Por fim, o eDocs faz o envio para o ambiente do Governo (eSocial).
  • Integração via exportação e importação de arquivos:
    • O sistema do prestador SST é responsável por exportar os XML dos eventos.
    • O Integrador SST é responsável por importar esses eventos no sistema da Senior e enviar esses arquivos para o eDocs.
    • Por fim, o eDocs faz o envio para o ambiente do Governo (eSocial).
Posso fazer ajustes manuais referentes a admissão, movimentação e demissão de colaboradores no sistema do prestador enquanto a integração estiver ativa?

Enquanto a integração estiver ativa, você não deve realizar admissões, movimentações ou demissões de forma manual no sistema do prestador, pois isso pode gerar inconsistências e erros na integração.

O que acontece quando um colaborador é desassociado do módulo Integrador SST no HCM XT?

A operação de desassociar o módulo Integrador SST do cadastro de colaboradores no HCM XT requer cuidado. Ao desassociar o módulo, nenhuma das movimentações e atualizações realizadas nos colaboradores desassociados serão replicadas ao sistema do prestador.

Para saber mais sobre a associação do módulo e os impactos na integração, acesse a documentação: Pendências geradas pela indicação de módulos.

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