Cadastro de Locais - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

Locais são todos os setores, departamentos ou seções que a empresa definir como os lugares de trabalho dos colaboradores. O local também pode ser encarado como o espaço físico onde o colaborador atua. Por exemplo, se a empresa tem dois prédios na sua sede, é possível cadastrar os locais Prédio 1 e Prédio 2 e indicar em qual deles cada colaborador está situado.

Cada colaborador cadastrado no HCM tem que ser associado a um local; cada local faz parte de uma estrutura de locais.

Depois de cadastrar os locais, eles ficam disponíveis para serem associados aos colaboradores na ficha cadastral (admissão).

O que você pode fazer:

Cadastrar estruturas de locais
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Estrutura de locais.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura;
  3. Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de locais.
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

As estruturas de locais ficam disponíveis para seleção no cadastro de locais das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.

Você precisará também adicionar a estrutura de locais no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.

Editar uma estrutura de local
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Estrutura de locais e selecione uma estrutura de local.
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir uma estrutura de local
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Estrutura de locais e selecione uma estrutura de local.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão do evento.
Cadastrar locais
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Cadastro.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de um local.
  3. Informe um código (numérico) e uma descrição que identificam o local.
    • O sistema sugere o próximo código disponível (incremental), mas você pode alterar este código se quiser.
    • A descrição do local é um texto livre, que serve para identificar o local mais facilmente.
  4. Selecione a estrutura de locais com a qual esse local será associado.
  5. Defina o período de validade (vigência) do local, preenchendo as datas de validade inicial e validade final. Esta configuração é opcional e serve para indicar um período em que o local não pode mais ser usado, por não ser mais válido.
  6. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
Editar um local
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Cadastro e selecione um local.
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir um local
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Cadastro e selecione um local.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão do evento.
Histórico de exclusão de locais
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Locais > Cadastro.
  2. Clique em Outras Ações>** Ver Exclusões** para acessar a lista de locais excluídos.
  3. É possível exportar os dados exibidos em um arquivo CSV clicando no ícone de exportação, localizado ao lado do total de registros.
Lançar históricos de locais para colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Locais.
  2. Clique em Adicionar para lançar um novo histórico, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Selecione o colaborador para quem o histórico de local será lançado.
  4. Digite ou selecione a data inicial do histórico. Esta será a data a partir de quando o colaborador será considerado com o local selecionado.
    • A data precisa ser igual ou posterior à data de admissão do colaborador.
    • Se você selecionar uma data inicial futura, o sistema vai programar um histórico futuro para ser lançado automaticamente na data definida.
    • O colaborador pode ter somente um histórico ativo de local. Por isso, quando o novo histórico iniciar, o anterior será encerrado.
  5. Selecione o local que será lançado no histórico do colaborador.

Observação

O local precisa existir na estrutura usada atualmente pela empresa.

  1. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
Editar históricos de locais do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Locais.
  2. Selecione a linha do histórico de locais que se deseja editar.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
Excluir históricos de locais do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Locais.
  2. Selecione a linha do histórico de locais que se deseja excluir.
  3. Clique em Excluir.
  4. O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.
Lançar históricos coletivos de locais dos colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Locais.
  2. Clique em Outras ações e selecione a opção Adicionar coletivamente para lançar novos históricos.
  3. Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar quais pessoas terão os históricos de locais lançados.
  4. Clique em Continuar para seguir o processo.
  5. Siga o mesmo processo do lançamento do histórico individual, a partir doitem 4.
Excluir históricos coletivos de locais dos colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Locais.
  2. Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
  3. Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar históricos de locais que serão excluídos.
  4. Clique em Continuar para seguir o processo.
  5. Na tela de Histórico de Local- Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.

Importante

Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico de Local - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.

  1. Clique em Excluir.
  2. O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.

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