Eventos - Cadastros gerais
Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.
Eventos — também conhecidos como verbas — são códigos de pagamentos e descontos lançados nas fichas financeiras dos colaboradores e demonstrados nos recibos de folhas de pagamento, férias e rescisão. Portanto, os eventos são a base de todos os cálculos do sistema.
A tabela de Eventos é um agrupamento de vários Eventos cadastrados. Ela é identificada por um código e um nome descritivo.
Cada empresa pode usar somente uma tabela de Eventos, mas uma mesma tabela pode ser usada por múltiplas empresas. O vínculo com a tabela de Eventos é feito durante o cadastro da empresa.
Atualmente, as tabelas de Eventos servem apenas para fins de consulta no HCM senior X. Esta informação não é usada em nenhum dos processos do sistema.O que você pode fazer:
Cadastro principal - tabela de Eventos e seus respectivos Eventos
A primeira etapa é o cadastro principal, em que você deve cadastrar as tabelas de Eventos e os Eventos que irão compor essas tabelas. Para cada Evento adicionado na tabela, você precisará configurar os detalhes do Evento.
- Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Tabela de eventos.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma tabela de Eventos, ou selecione um registro para editá-lo.
- Digite um código (número sequencial) e uma descrição que identifiquem a tabela de Eventos. Depois, clique em Salvar.
Depois de criar a tabela de Eventos, você precisa cadastrar os Eventos na tabela.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Tabela de eventos e selecione uma tabela;
- Clique em Editar.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Salvar.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Tabela de eventos e selecione uma tabela;
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão da tabela.
- Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Cadastro;
- Selecione uma tabela de Eventos na lista e clique em Editar.
- Clique em Adicionar no painel Lista de Eventos para incluir um novo Evento, ou selecione um registro para editá-lo.
- Digite um código (número sequencial), uma descrição reduzida e descrição completa que identifiquem o Evento.
- A descrição reduzida é obrigatória. Ela será usada para exibição em holerites e campos de pesquisa do sistema.
- A descrição completa é opcional. Ela serve para inserir nomes mais longos para os Eventos, que não caberiam nos campos de pesquisa.
- Defina o Tipo de referência, escolhendo entre os valores Hora ou Decimal. Este campo é obrigatório e determina como a referência será exibida nos lançamentos.
- Defina as competências de início e de término da validade do Evento, no formato MM/AAAA. Eventos que estiverem fora do período de validade não poderão ser usados nos cálculos.
- Clique em Salvar para guardar as informações.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Cadastro e selecione um evento;
- Clique em Editar.
- Altere as informações necessárias.
- Clique em Salvar.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Cadastro e selecione um evento;
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão do evento.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Cadastro e selecione um evento;
- Clique em Duplicar.
- Atualize as informações necessárias.
- Clique em Salvar.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Cadastro;
- Clique em Outras Ações> Ver Exclusões para acessar a lista de eventos excluídos.
- É possível exportar os dados exibidos em um arquivo CSV clicando no ícone de exportação, localizado ao lado do total de registros.
Configuração dos detalhes dos Eventos
O painel de detalhes do Evento fica disponível quando você inclui ou edita um Evento no cadastro principal. O painel de detalhe contém as informações necessárias para calcular a apuração das horas trabalhadas e da tributação sobre cada Evento.
As situações do ponto servem para lançar Eventos para os colaboradores considerando a Situação da apuração de horas do Gestão do Ponto X.
Para configurar como a Situação da apuração de horas interfere no cálculo do Evento, faça o seguinte:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Cadastro.
- Clique em Adicionar para incluir um novo Evento, ou Editar para alterar um existente.
- Acesse a guia Situações do ponto e clique em Adicionar.
- No campo Situação, selecione a Situação que vai compor as horas deste Evento (exemplo: Hora Extra 50%).
- No campo Sinal, indique se a Situação selecionada soma ou diminui do cálculo do Evento.
Nota
A quantidade de horas do lançamento será o resultado da operação realizada sobre as Situações informadas. Serão considerados apenas os Eventos onde o resultado da operação envolvendo as Situações informadas for positivo.
- Em Tratar horas, selecione a origem para as horas a serem somadas ao lançamento, quando a Situação base do evento está associada a um histórico de afastamento no período. As origens disponíveis são:
- Apuração: são consideradas as horas apuradas para a Situação no ponto do colaborador em cada dia do período de afastamento.
- DSR: são consideradas as horas previstas de DSR, definidas na escala, multiplicadas pela quantidade de dias de afastamento para o período. Os seguintes tipos de Situação não são afetados por essa definição: Trabalhando, Faltas e Horas Extras.
- Habilite ou desabilite a opção DSR Afastamento para determinar como as horas de Descanso Semanal Remunerado (DSR) serão consideradas:
- Desabilitado: as horas são somadas ao evento de DSR. Isto é o que ocorre normalmente para Situações que não estão associadas a um histórico de afastamento.
- Habilitado: as horas de DSR são somadas ao Evento de afastamento, isto é, aquele Evento ao qual a Situação de afastamento está associada. Os dias com horários dos tipos Folga e Compensado seguem o mesmo comportamento, ou seja, as horas serão somadas ao lançamento do Evento de afastamento.
- Clique em Salvar.
Importante
- Para escalas mistas, tanto a Situação diurna quanto sua complementar noturna devem estar associadas ao Evento.
- Sobre os campos Tratar Horas e DSR Afastamento:
- esses campos precisam ter o mesmo valor para a Situação diurna e sua complementar noturna;
- ambos os campos influenciam apenas no cálculo de Eventos que envolvem Situações de afastamento, isto é, Situações informadas nos históricos de afastamentos do colaborador.
- Os Eventos informados em telas de definições (como na tela de Definições de cálculo e no cadastro do banco de horas* não devem* ter Situações informadas na guia Situações do ponto. Isso porque a quantidade horas para lançamentos destes Eventos será resultado de cálculos especializados (por exemplo: horas de DSR a pagar; crédito de bancos).
O cadastro de Eventos permite incluir uma lista de vínculos que devem ser desconsiderados no cálculo, ou seja, o Evento não será calculado para colaboradores que tiverem o vínculo em questão.
Para definir os vínculos que devem ser desconsiderados no cálculo do Evento, faça o seguinte:
- Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Eventos > Eventos.
- Clique em Adicionar para incluir um novo Evento, ou Editar para alterar um existente.
- Acesse a guia Exceções de vínculo e clique em Adicionar.
- Selecione o Vínculo que deve ser desconsiderado no cálculo deste Evento.
- Clique em Salvar.
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