Cadastro de Salários - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

histórico dos salários no Cadastros geraispermite lançar históricos de ajustes na remuneração dos colaboradores.

Cadastros gerais conta também com o histórico de contas bancárias, onde estão os dados de contas dos colaboradores. Os pagamentos de remuneração e das pensões judiciais são feitos nas contas cadastradas nestes históricos.

O sistema permite também realizar os reajustes salariais de forma coletiva ou individual aos colaboradores, de acordo com as necessidades da empresa.

O que você pode fazer:

Cadastrar um histórico de salário para o colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais> Colaboradores > Históricos > Salariais.

  2. Clique em Adicionar para lançar um novo histórico.

  3. Selecione o Colaborador para quem o histórico de salário será lançado.

  4. Digite ou selecione a Data inicial do histórico. A partir desta data o colaborador passará a receber o salário informado.

    • A data inicial precisa ser igual ou posterior à data de admissão do colaborador.
    • Se você selecionar uma data inicial futura, o sistema vai programar um histórico para ser lançado automaticamente na data definida.
    • O colaborador pode ter somente um histórico ativo de salário. Por isso, quando o novo histórico iniciar, o anterior será encerrado.
  5. Preencha o campo Sequência com um número inteiro e sequencial.

    • O número da sequência é usado para registrar múltiplos ajustes de salário que aconteceram no mesmo dia. Ou seja, é possível lançar múltiplos históricos salariais na mesma data e diferenciá-los pelo número sequencial.
  6. Informe a Razão do ajuste salarial que você está lançando para o colaborador.

    • Esta informação mantém um histórico dos motivos que levaram aos ajustes salariais do colaborador, dando visibilidade da frequência com que ele foi reconhecido financeiramente por cada motivo.
  7. Selecione o Tipo do salário para indicar a frequência de pagamento do colaborador (por hora, por dia, por mês, etc.).

  8. Preencha o Valor do salário e dê uma descrição que o identifique.

    • O campo de salário pode ficar zerado em situações específicas. Estes são alguns exemplos de casos de uso para deixar o campo de salário zerado (ou sem preencher um valor):
      • calcular a remuneração de uma diretora que não tem salário, mas que recebe pró-labore
      • calcular a remuneração de um vendedor que não tem salário, mas tem comissões
  9. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

Editar um histórico de salário do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Salariais.
  2. Selecione a linha do histórico do salário que se deseja editar.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
Excluir um histórico de salário do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Salariais.
  2. Selecione a linha do histórico de anotações que se deseja excluir.
  3. Clique em Excluir.
  4. O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.

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