Gerenciamento de vagas

No módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção, o gerenciamento de vagas compreende o cadastramento e a manutenção das vagas, bem como, a possibilidade de triar candidatos e realizar as etapas do processo de seleção.

O RH e o Gestor gerenciam as vagas em telas diferentes e com abrangências específicas:

Nesta página, é possível conferir as ações da tela Lista de Vagas. Para saber sobre o processo de recrutamento e seleção, consulte a documentação Recrutamento e Seleção.

Escolher o modelo de contratação ideal para uma vaga pode ser um desafio. Para ajudar o seu RH nesse processo, preparamos uma publicação especial no blog da Senior, com dicas e um guia de como escolher o melhor modelo para a sua empresa! Confira: 11 modelos de contratação de colaboradores e quando usá-los

Lista de Vagas

O que é possível fazer na Lista de Vagas?

Importante

Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário.

Todas as ações citadas nessa seção referem-se à tela Lista de vagas, na qual ocorre o cadastramento e a manutenção das vagas da empresa, bem como as vagas que estão sob a gerência de cada Gestor.

Filtrar vagas

Em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > Filtros ou em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Filtros é possível realizar a busca de vagas específicas a partir do filtro Geral ou Recrutamento. Independente do filtro utilizado, as opções da busca podem ser salvas para facilitar futuras pesquisas.

A responsividade dos filtros varia de acordo com a tela acessada.

Importante

Ao utilizar os filtros, o módulo segue uma ordem de validação, onde ele consulta uma característica da vaga e, caso não encontre, segue para a próxima, conforme a ordem a seguir:

  1. Busca pelo Título, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
  2. Busca pela Localidade, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
  3. Busca pelo Nome do Requisitante, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
  4. Busca pelo Nome do Recrutador, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
  5. Busca pelo Posto de Trabalho, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa.

Filtro Geral

Permite filtrar vagas no módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção de forma geral, independente do motivo da abertura e do período da vaga. A escolha da Empresa é determinante para encontrar as vagas desejadas. Ao selecionar uma empresa, a busca vai sendo refinada, na medida em que os campos Estabelecimento, Cargo, Departamento, Centro de Custo e Escala são preenchidos.

Se a empresa a ser filtrada tiver sido cadastrada como uma das características do Posto de trabalho, no módulo Administração de pessoal, é necessário que os campos Empresa, Estabelecimento, Cargo, Departamento, Centro de Custo e Escala sejam preenchidos com os mesmos dados registrados no módulo Administração de pessoal.

Filtro Recrutamento

Possibilita filtrar vagas por motivo de abertura, os quais podem ser: aumento de quadro, substituição ou ambos (Todos). O solicitante a ser selecionado deve ser o mesmo cadastrado na guia Informações, na página do cadastramento da vaga, no campo Solicitante. Já a localização é a mesma informada no campo Localidade, também na guia Informações. As datas iniciais e finais de criação e conclusão da vaga também podem ser informadas para facilitar o filtro das vagas.

Importante

Os filtros Geral e Recrutamento, localizados acima da Lista de vagas, consideram todas as vagas oriundas do novo sistema do módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção.

Importante

Ao cadastrar uma nova requisição de vaga, o campo Escala de Trabalho utiliza um filtro inteligente para facilitar a busca e seleção de escalas cadastradas. Detalhes de como o filtro funciona:

  • O filtro no campo Escala de Trabalho busca tanto na descrição quanto no número de cadastro da escala. Por exemplo, ao digitar 9 no campo, o sistema retornará todas as escalas que contenham o número 9, seja na descrição ou no número de cadastro.
  • O sistema exibe os primeiros 10 registros encontrados com base na busca realizada. Esses registros são ordenados por relevância, ou seja, as escalas mais próximas ao critério digitado (número ou descrição) aparecem primeiro.
  • Caso o resultado desejado não seja exibido nos primeiros registros, é necessário refinar a busca digitando mais detalhes. Por exemplo, se a escala cadastrada é 9, mas o sistema está listando várias opções que contêm 9 (como Escala 29 ou Escala 109), o usuário pode precisar inserir mais detalhes, como parte da descrição, para encontrar a escala exata. Digitar Escala 9 ou 9 Horas pode ajudar a filtrar corretamente a escala desejada.

Se a escala de trabalho cadastrada possui um número específico que não aparece nos primeiros resultados, tente inserir mais informações no campo de busca para que o sistema possa identificar o registro correto.

Importante

Na versão do sistema em Espanhol (usuários que estejam usando da Colômbia) mesmo que seja preenchido o campo Solicitante não existirá o campo Localidade.

Consultar vagas

Na Lista de vagas é possível consultar as vagas e conferir em qual situação elas se encontram. As vagas são apresentadas nas seguintes situações: 

  • Em andamento: assim que a solicitação de uma vaga é aprovada, ela passa para a situação Em andamento, permanecendo assim até que seja Concluída, exceto se for necessário suspendê-la ou cancelá-la.
  • Suspensas: são as vagas cujo processo seletivo está suspenso temporariamente. A intenção é retomar as atividades de recrutamento e seleção em um período futuro.
  • Canceladas: o cancelamento de uma vaga corresponde à desistência desta vaga, sem haver alguma pretensão de retoma-la em uma outra ocasião.
  • Concluídas: são as vagas que passaram por todas as etapas do processo seletivo, finalizando com a aprovação do(s) candidato(s).
  • Todas: apresenta, em uma única lista, as vagas na situação: Em andamento, Suspensas, Canceladas e Concluídas.
    Também é possível verificar o resumo e histórico da vaga, ao clicar sobre o link do nome da vaga.

Observações

  • As vagas apresentadas na Lista de vagas também incluem as vagas na situação Em andamento, as quais foram cadastradas antes da criação da nova tela do gerenciamento de vagas.

    Quando a vaga já estiver concluída, cancelada ou suspensa, as únicas informações disponíveis para visualização estarão no Resumo da Vaga, ao clicar sobre o link do nome da vaga. Caso necessite visualizar outras informações, poderá ser utilizada a visão dinâmica Vagas (vacancy_summary) ou APIs de Listagem de Vagas.
  • As colunas Data de abertura e Recrutador são ocultadas da Lista de vagas caso você esteja usando um monitor com baixa resolução ou tenha aplicado zoom na janela do navegador. Se essas colunas estiverem ocultas, aumente a resolução da tela ou diminua o zoom do navegador para exibi-las.
Cadastrar vaga

É possível cadastrar uma vaga para expandir o quadro de colaboradores, realizar a substituição de pessoal ou registrá-la como vaga para banco de talentos. Acesse a documentação completa para cadastro de vagas e confira todas as guias disponíveis.

Verificar o resumo da vaga

Ao clicar sobre o link do nome da vaga, na coluna Vaga, situada na tela de Lista de vagas, é apresentado um resumo da vaga, com informações sobre a vaga.

Triagem

Uma das formas de recrutamento disponibilizadas é a triagem, a qual compreende a captação dos candidatos a partir das guias Inscritos na vaga e/ou Banco de talentos.

Triagem automática

Para otimizar o processo de triagem de candidatos, temos o campo Triar automaticamente ao atender no mínimo (quantidade de requisitos) no cadastro de vagas que permite definir a quantidade mínima de requisitos que o candidato inscrito deve atender para ser automaticamente triado na respectiva vaga.Caso não seja especificado um valor mínimo de requisitos, a triagem automática não será realizada. A quantidade mínima de requisitos está diretamente relacionada à quantidade de requisitos definidos na vaga.

Por exemplo, se há 3 requisitos cadastrados para a vaga, o valor mínimo pode ser 1, 2 ou 3.Esse processo de triagem automática é aplicado a candidatos inscritos via Portal de Talentos, vagas internas ou pelo Portal do Candidato (antigo Portal de Talentos). Além disso, os candidatos triados automaticamente terão essa informação exibida em seu card no Kanban.

Acompanhar o SLA

SLA é a sigla de Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço. No módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção, o SLA é o prazo previsto para o preenchimento de cada vaga, acordado entre o Gestor e o RH.

Esta previsão deve ser cadastrada em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas >, botão Cadastrar vaga, guia Informações > campo Quantidade de dias SLA ou em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa >, botão Cadastrar vaga, guia Informações > campo Quantidade de dias SLA.

O SLA passa a ser considerado a partir da data de criação da vaga. Enquanto a guia Data de abertura, apresenta a data e hora de criação da vaga. Na guia Data de fechamentocontém a data e hora de cancelamento ou conclusão da vaga e deverá ser exibida quando o usuário selecionar as sub-guias Cancelada, Finalizada e Todas.Em andamento, a guia SLA mostra em que estágio está cada vaga. Os estágios do SLA podem ser:

Indefinido: quando a vaga não tiver prazo de contratação, ou seja, o campo Quantidade de dias SLA não foi preenchido ou apresentou o valor 0.

No prazo: assim que a vaga é cadastrada e o SLA definido, ela passa a ser considerada no prazo, permanecendo nesta situação até seis dias antes da data limite do SLA.

À vencer: ao alcançar os últimos 5 dias antes da data limite do SLA, a situação é considerada À vencer, permanecendo assim até o último dia do prazo.

Em atraso: a partir da data limite, o SLA é considerado Em atraso.

Observações

  • O cadastramento do campo SLA é opcional, e o mesmo não está relacionado ao campo Aberto há;
  • O campo Aberto há não irá parar a contagem de dias, mesmo se a vaga for cancelada, concluída ou suspensa, este campo não influencia no SLA da vaga;
  • Ao optar por utilizar o SLA para controlar o prazo da vaga, recomenda-se cadastrar uma quantidade de dias que ultrapasse 6 dias, para que a vaga não seja criada no estágio À vencer;
  • As vagas na situação Suspensa terão a contagem do SLA pausada durante o período em que estiverem suspensas. O cálculo do SLA será retomado se a vaga Suspensa voltar para a situação Em andamento.
Comunicar-se via chat

O Gestor e o RH podem se comunicar em todas as etapas do sistema através de um chat, localizado na guia Mensagens. Ao clicar sobre o ícone para cada vaga, é possível trocar mensagens e encaminhar arquivos, não excedendo 4MB no total. As conversas anteriores ficam registradas no próprio chat. Ao receber novas mensagens, os envolvidos no bate papo são notificados na senior X Platform e também por e-mail. Caso a vaga não tenha nenhum recrutador responsável, o RH não receberá as notificações.

Editar vaga

Ao clicar no botão Ações > Editar vaga, é possível editar as informações cadastradas das vagas na situação Em andamento. As informações das vagas Cancelas e Concluídas não poderão ser editadas. Para editar as vagas na situação Suspensas, é necessário, primeiramente, clicar em Ações > Retomar vaga.

Atribuir ou alterar o recrutador

É possível atribuir um recrutador para uma vaga, ou seja, definir um responsável pelas etapas do processo seletivo. A escolha de um recrutador independe do nível hierárquico, basta eleger um profissional do RH que tenha permissão para assumir a vaga.

A ação de atribuir ou alterar um recrutador pode ser realizada na tela de Lista de vagas e na tela de Gerencimento de vagas, nas guias Triagem ou Etapas. Os caminhos são:

  • Lista de vagas: ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Ações > Atribuir recrutador ou Ações > Alterar recrutador.
  • Guia Triagem: ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Gerenciar vaga > guia Triagem > Pesquisar candidatos, nos botões Ações > Atribuir recrutador ou Ações > Alterar recrutador.
  • Guia Etapas: ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Gerenciar vaga > guia Etapas > botão Ações > Atribuir recrutador ou Ações > Alterar recrutador.

Após a definição do recrutador da vaga, é possível alterá-lo por um outro responsável ou até mesmo removê-lo, deixando a vaga sem nenhum recrutador específico. No entanto, se a vaga não tiver nenhum recrutador responsável, o RH não receberá as notificações sobre as ações realizadas durante o processo seletivo, somente o próprio solicitante da vaga.

Atribuir automaticamente um recrutador

É possível atribuir um recrutador sempre que uma vaga for criada no momento do cadastro da vaga. A partir do momento que uma vaga for cadastrada, o sistema dará uma opção para o usuário selecionar um recrutador. As regras para a escolha desse recrutador você pode consultar aqui.

Após a definição do recrutador da vaga, é possível alterá-lo por um outro responsável ou até mesmo removê-lo, deixando a vaga sem nenhum recrutador específico. No entanto, se a vaga não tiver nenhum recrutador responsável, o RH não receberá as notificações sobre as ações realizadas durante o processo seletivo, somente o próprio solicitante da vaga.

Controle de vagas abertas

O controle das vagas é realizado com base no número de vagas abertas por empresa, garantindo que o sistema seja utilizado dentro dos limites do pacote contratado.

  • O número de vagas abertas será monitorado nas seguintes telas:

    • Gestão de Pessoas > Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar Vagas
    • Gestão de Pessoas > Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar Vagas da Empresa

Esse controle permitirá analisar a taxa de utilização do sistema, identificar casos onde o número de vagas está excedendo o limite contratado e possibilitar o acionamento do time comercial para renegociações. Além disso, fornecerá uma base sólida para decisões estratégicas e ações de relacionamento.

Suspender vaga

É possível suspender temporariamente uma vaga Em andamento na tela lista de vagas, pelo botão Ações > Suspender vaga. Caso a vaga tenha um prazo de SLA estabelecido, ao ser suspensa, o tempo do SLA não será contabilizado, até a vaga voltar para a situação Em andamento.

Para reverter a situação de vaga Suspensa para Em andamento, é necessário clicar no botão AçõesRetomar vaga.

Ao suspender uma vaga é obrigatório inserir um motivo previamente cadastrado em Senior X* > Gestão de Pessoas | HCM > ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Motivos de interrupção da vaga*, sinalizando o motivo da tomada de decisão. Também é possível informar um comentário para informações complementares. Os dados da suspensão e retomada poderão ser consultados na guia Histórico no resumo da vaga.

Importante

É possível definir um template para o envio automático de notificação aos candidatos inscritos ou que estão participando do processo seletivo, sempre que uma vaga for suspensa. Confira a documentação de notificações automáticas e saiba mais.

Cancelar vaga

É possível cancelar as vagas na situação Em andamento ou Suspensa, desde que, nenhum candidato tenha sido aprovado na vaga a ser cancelada. O cancelamento de uma vaga é realizado na tela Lista de vagas, pelo botão Ações > Cancelar vaga.

É necessário registrar um motivo previamente cadastrado em Senior X* > Gestão de Pessoas | HCM > ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações >*Motivos de interrupção da vaga ao realizar esta ação. Também é possível informar um comentário para informações complementares. Os dados de cancelamento poderão ser consultados na guia “histórico” no resumo da vaga.

Sempre que uma vaga for cancelada, o solicitante da vaga e o recrutador serão notificados na senior X Platform e também via e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.

Importante

É possível definir um template para o envio automático de notificação aos candidatos inscritos ou que estão participando do processo seletivo, sempre que uma vaga for suspensa. Confira a documentação de notificações automáticas e saiba mais.

Excluir vaga

É possível excluir uma vaga desde que nenhuma informação tenha sido registrada nela. Ao excluí-la, é necessário informar o motivo.

Esta ação é válida para vagas criadas por engano ou quando houver uma desistência logo após o cadastramento da vaga.

Observações

  • As vagas criadas através de uma requisição de pessoal não poderão ser excluídas, somente as criadas através do botão Cadastrar vaga, situado na tela Gerenciar vagas ou Gerenciar vagas da empresa,
  • As vagas já publicadas não poderão ser excluídas;
  • As vagas com candidatos inscritos também não poderão ser excluídas.
Concluir vaga

Somente as vagas na situação Em andamento poderão ser concluídas. Uma vaga é concluída automaticamente quando um ou mais candidatos é aprovado, de acordo com a quantidade de vagas destinada para cada cargo.

Se for necessário concluir uma vaga, independente do preenchimento de todas as vagas disponíveis, a conclusão poderá ser feita manualmente em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > botão Ações > opção Concluir vaga ou em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Ações > opção Concluir vaga. Os dados da conclusão podem ser consultados na guia Histórico do resumo da vaga.

Sempre que uma vaga é concluída, os envolvidos no processo seletivo, como o solicitante da vaga e o recrutador são notificados, recebendo uma mensagem na senior X Platform e também por e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.

Importante

Para o processo de conclusão manual de uma vaga (a partir do botão de Ações > Concluir), é necessário que a vaga possua, pelo menos, um candidato aprovado para que o processo seja efetuado com sucesso.

É possível definir um template para o envio automático de notificação aos candidatos inscritos ou que estão participando do processo seletivo, sempre que a vaga for fechada com outro(s) candidato(s). Confira a documentação de notificações automáticas e saiba mais.

Importante

Para assegurar a consistência das informações entre os módulos ATS Gestão de Recrutamento e Seleção e Admissão Digital, é realizado o sincronismo automático da data de admissão e do CPF do candidato aprovado que recebeu o convite para admissão digital.

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