Histórico de Apuração - Gestão do Ponto X
Para que o colaborador seja incluído nos cálculos de apuração, é necessário que exista um histórico de apuração cadastrado. Nesta tela, você pode consultar, incluir ou alterar os registros, definindo os parâmetros que controlam como o sistema realiza a apuração para o colaborador.
Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Colaboradores > Históricos > Histórico de Apuração.
O que você pode fazer?
Filtrar registros de apuração
Ao acessar a tela, utilize os campos disponíveis na seção Filtros para localizar os históricos de apuração desejados.
- Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Colaboradores > Históricos > Histórico de Apuração;
- Clique no botão com sinal de mais (+) para expandir a área de filtros e exibir os campos;
- Início da apuração: informe a data que dará início ao período do histórico que deseja consultar;
- Procure pelo Tipo de Apuração: “Normal”, “Dispensado do ponto” e “Ponto por exceção”;
- Artigo 62 da CLT: é utilizado para aplicar filtros com base nas exceções legais de controle de jornada.
As opções indicam os regimes de trabalho que dispensam o controle de ponto:
- Não se aplica: para colaboradores que seguem o controle de ponto normalmente.
- Atividade externa especificada no inciso I: para quem exerce atividades externas sem possibilidade de controle de jornada, como vendedores externos.
- Funções especificadas no inciso II: para cargos de confiança, como gerentes, com autonomia sobre a jornada.
- Teletrabalho, previsto no inciso III: para quem trabalha remotamente, com dispensa de controle de ponto conforme previsto em contrato.
Observação
O campo Artigo 62 da CLT só estará disponível quando o tipo de apuração for Dispensado do ponto.
- Você também pode realizar buscas através das opções Participa do processo de acerto, Ajusta ponto e Aprova próprio ponto. Para isso, basta que você clique nos checkbox a opção desejada, como: Sim, Não ou Não informar;
- Colaborador: informe o nome ou utilize a lupa para buscar com base em outros dados, como código da empresa, matrícula ou tipo de contrato;
- Você pode utilizar o Filtro simples para buscar diretamente pelo colaborador;
- Se necessário, refine ainda mais sua seleção utilizando o recurso de Filtro Avançado, que permite aplicar condições específicas;
- Após preencher os campos desejados, clique em Filtrar para aplicar os critérios ou em Limpar para redefinir os campos.
Adicionar histórico de apuração
Para incluir um novo histórico de apuração para um colaborador, clique em Adicionar e preencha os campos conforme orientações abaixo:
- Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Colaboradores > Históricos > Histórico de Apuração;
- Clique em Adicionar;
- Início da apuração: informe a data de início da apuração do histórico do colaborador.
- Tipo de apuração: selecione a forma como a jornada será tratada. As opções disponíveis são:
Tipo | Descrição |
|---|---|
Normal | Pode efetuar marcações de frequência e/ou refeitório. |
Dispensado do Ponto | O sistema calcula horas conforme o horário previsto, sem considerar faltas. Marcações realizadas serão consideradas para cálculo de horas normais e extras. |
Ponto por exceção | Apura apenas registros divergentes da jornada prevista, como faltas ou horas extras. Válido para jornadas com até 4 marcações. |
- Artigo 62 da CLT: se o tipo de apuração for “Dispensado do ponto”, será necessário indicar uma das exceções legais:
- Não se aplica: para colaboradores que seguem o controle de ponto normalmente.
- Atividade externa especificada no inciso I: para quem exerce atividades externas sem possibilidade de controle de jornada, como vendedores externos.
- Funções especificadas no inciso II: para cargos de confiança, como gerentes, com autonomia sobre a jornada.
- Teletrabalho, previsto no inciso III: para quem trabalha remotamente, com dispensa de controle de ponto conforme previsto em contrato.
- Definição de situações: define como serão apuradas horas, faltas e extras para o colaborador. Pode seguir a configuração da empresa ou do sindicato.Para mais informações, consulte a documentação de Definição de Situações.
- Permissões do colaborador:
- Participa do processo de acerto: habilita a geração de pendências para acerto de ponto.
- Ajusta ponto: permite ao colaborador editar marcações, incluir atestados, reapurar, editar situações e lançar históricos.
- Aprova próprio ponto: permite que o colaborador aprove ou reprove seu próprio espelho de ponto.
Observação
- O campo Ajusta ponto só fica disponível se Participa do processo de acerto estiver marcado.
- O campo Aprova próprio ponto só fica disponível se ambos os campos anteriores estiverem marcados.
- Finalize clicando em Salvar.
Editar histórico
- Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Colaboradores > Históricos > Histórico de Apuração;
- Na Lista de históricos de apuração, selecione o registro desejado.
- Clique em Editar.
- Atualize os dados e clique em Salvar.
Excluir histórico
- Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Colaboradores > Históricos > Histórico de Apuração;
- Na Lista de históricos de apuração, selecione o registro desejado.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão na mensagem exibida.
Nota
Ao confirmar a exclusão, o histórico será removido de forma definitiva e não poderá ser consultado novamente em nenhuma tela do sistema.
- A opção Excluir remove diretamente os registros selecionados na lista, sem aplicação de filtros. Essa exclusão é geral, tudo o que estiver marcado será removido.
- Para excluir com mais controle, utilize a opção Excluir coletivamente, disponível em Outras ações. Essa funcionalidade permite aplicar filtros como colaborador, empresa e período antes de realizar a exclusão.
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