Portal de Talentos — Informações Profissionais

Na guia de informações profissionais do Portal de Talentos, você tem a oportunidade de destacar e compartilhar detalhes sobre sua trajetória profissional. Esta seção abrange as informações fundamentais do seu currículo, proporcionando uma visão abrangente e precisa de suas habilidades, experiências e conquistas.

O que você pode fazer:

Informações profissionais

Importar currículo do Linkedin

Esta funcionalidade permite que você importe informações do seu perfil no LinkedIn, garantindo uma experiência mais eficiente e prática. Para perfis com poucas informações, adicionar o PDF gerado do LinkedIn pode ser útil, mas se o seu perfil estiver completo, essa opção pode não ser necessária.

Para utilizar esta funcionalidade, é necessário extrair o seu currículo em formato PDF. Para isso, preparamos um guia de como realizar esse processo:

  1. Entre no LinkedIn e realize o login na sua conta.
  2. Acesse seu perfil.
  3. Clique no botão Mais (ou More se o LinkedIn estiver em inglês).
  4. Selecione a opção Salvar como PDF (ou Save to PDF se estiver em inglês).
  5. Pronto! Seu currículo foi baixado.

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Obtido o PDF com as informações, o próximo passo é enviar o arquivo para o Portal de Talentos.

Atenção

Ao enviar o currículo extraído do LinkedIn, as informações anteriormente preenchidas serão substituídas pelos dados contidos no PDF do LinkedIn.

  1. No Portal de Talentos, clique no seu ícone de perfil e acesse Importar Linkedin.
  2. Anexe o arquivo baixado do LinkedIn.
  3. O processo de conversão será realizado e as informações serão exibidas na estrutura de dados do currículo do candidato para sua revisão.
  4. Confira as informações importadas e faça eventuais ajustes ou complementos de dados.
  5. Clique em Salvar para gravar as informações em seu currículo.

Observação

  • Para esse processo, o Portal de Talentos aceita apenas arquivos no formato PDF.
  • Serão importadas somente as informações que constarem no arquivo extraído do LinkedIn e estiverem mapeadas para serem importadas no Portal de Talentos, sendo elas: informações de apresentação, habilidades, endereço e contato, experiências profissionais, formação acadêmica, cursos, certificados e premiações, idiomas e redes sociais.
Sobre você

Essa guia é dedicada para sua apresentação. Você poderá cadastrar seu currículo, portfólio e demais informações.

Aproveite esse espaço para registrar suas experiências e construir uma apresentação da sua trajetória profissional.

  • Sobre você: descreva brevemente a sua trajetória, seus projetos e objetivo de carreira. Se preferir, use a inteligência artificial através do ícone para gerar uma descrição personalizada, com base nas informações que você já preencheu no seu currículo!
  • Seu cargo: informe seu cargo atual, título ou posição profissional. A informação preenchida aqui, é apresentada no seu perfil.
  • Anexos: você tem a opção de anexar arquivos ou incluir um link URL para adicionar seu currículo.
    1. Inicie selecionando a opção Anexar para abrir a tela destinada ao upload de arquivos.
    2. Em seguida, clique no botão Selecionar****arquivos para encontrar e escolher o arquivo que deseja enviar.
    3. Certifique-se de que o arquivo selecionado está no formato PDF e verifique se não ultrapassa o limite permitido de tamanho (1 MB).
    4. Conclua o processo clicando em Confirmar para realizar o upload.
  • Pretensão salarial: indique o valor que você almeja receber.
  • Disponibilidade para mudança de residência: marque essa opção se estiver disponível ou deixe em branco se não estiver.
  • Disponibilidade para viagens: marque essa opção se estiver disponível ou deixe em branco se não estiver.
  • Preferência por modelo de trabalho: escolha e marque as opções de preferência - híbrido, presencial ou remoto.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Habilidades

É possível registrar até 15 habilidades, das quais você pode selecionar até duas para destacar.

  1. Adicione suas habilidades, uma por vez, no campo designado, digitando uma vírgula (,) após cada habilidade.
  2. Para destacar uma habilidade, clique na que foi adicionada.

As habilidades destacadas serão exibidas em seu perfil.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Dados adicionais

Esta guia destina-se a documentações variadas. Após enviar sua candidatura e preencher as informações solicitadas pela empresa, os dados correspondentes são automaticamente inseridos nesta guia, onde você pode revisá-los.

  • Endereço e contato: revise e confirme seu endereço e contato adicional. Lembre-se de que as informações de Cidade, Estado e País preenchidas aqui são destacadas no seu perfil.
  • Estado Civil: informe o seu estado civil atual, indicando se é solteiro, casado, divorciado, viúvo ou outra opção correspondente.
  • Sexo: indique o seu gênero.
  • Filiação 1: insira o nome da primeira pessoa que é reconhecida como sua mãe ou pai, conforme consta nos registros oficiais.
  • Filiação 2: insira o nome da segunda pessoa que é reconhecida como sua mãe ou pai, conforme consta nos registros oficiais.
  • Carteira de identidade: informe o número, órgão emissor e data de expedição da sua carteira de identidade.
  • RNE/RNM: caso seja estrangeiro, informe o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou o Registro Nacional Migratório (RNM), indicando número e data de emissão.
  • Carteira de trabalho: informe o número, série e órgão emissor da sua Carteira de Trabalho.
  • Classe de trabalho: indique a sua classe de trabalho, que pode variar de acordo com a natureza da atividade profissional.
  • CNH: informe o número de registro da carteira de habilitação, a categoria (que pode ser A, B, C, D, E, AB, AC, AD, ou AE), a data de emissão da primeira habilitação e a data de vencimento.
  • Título eleitoral: insira o número do seu título eleitoral, documento essencial para o exercício do voto nas eleições.
  • Serviço militar: indique se você já cumpriu o serviço militar obrigatório, informando a situação atual em relação às obrigações militares.
  • Passaporte: caso possua, informe o número, data de emissão e validade do seu passaporte, documento necessário para viagens internacionais.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

PcD

A razão por trás da solicitação destas informações é para permitir que possamos adaptar nossos processos de recrutamento e fornecer acomodações necessárias, se for o caso, para garantir que todas as pessoas cadidatas tenham acesso igual às oportunidades.

Na declaração de deficiência, existem três opções de resposta: Sim, Não ou Prefiro não responder. Se você selecionou Sim, é possível fornecer uma descrição da deficiência através do botão Adicionar.

Importante

Se você indicou ser pessoa com deficiência (PcD), essa informação será exibida no seu perfil.

  • Especifique a deficiência: selecione uma das opções pré-selecionadas.
    • Deficiência física: refere-se a limitações nas funções do corpo, envolvendo o sistema musculoesquelético, como paralisia, amputação ou condições que afetam a mobilidade.
    • Deficiência auditiva: caracteriza-se pela perda total ou parcial da capacidade de ouvir. Pode variar de leve a profunda, afetando a habilidade de perceber sons e compreender a fala.
    • Deficiência visual: envolve a perda total ou parcial da visão. Pode ser classificada em cegueira (ausência total de visão) ou baixa visão (limitação na capacidade de ver).
    • Deficiência intelectual: refere-se a limitações nas habilidades intelectuais e adaptativas. Indivíduos com deficiência intelectual podem enfrentar desafios na aprendizagem, na comunicação e no desenvolvimento de habilidades sociais.
    • Deficiência mental: caracteriza-se pela dificuldade de raciocínio e compreensão. Indivíduos com deficiência mental podem enfrentar limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade.
    • Outra: nenhuma opção.
  • CID correspondente: informe o número associado à deficiência.

CID é a Classificação Internacional de Doenças, um sistema utilizado para codificar diversas condições médicas e de saúde.

  • Laudo médico: anexar seu laudo médico auxilia as empresas com dados para a realização de ações afirmativas visando maior diversidade e inclusão. Certifique-se de que o arquivo selecionado está no formato PDF, DOC ou DOCX, e verifique se não ultrapassa o limite permitido de tamanho (1 MB).
  • **Descrição:**neste campo, você pode indicar se há alguma necessidade específica que, se atendida, tornaria a empresa mais acessível para você.
  • Reabilitação (INSS): a reabilitação no INSS busca reintegrar social e profissionalmente segurados com incapacidades, oferecendo serviços que visam à recuperação e à participação ativa na sociedade. Ao selecionar Sim, é necessário informar o CID correspondente e anexar o certificado. Certifique-se de que o arquivo selecionado está no formato PDF, DOC ou DOCX, e verifique se não ultrapassa o limite permitido de tamanho (1 MB).
Diversidade

A guia diversidade é um recurso disponibilizado às empresas interessadas em promover vagas afirmativas à diversidade. A decisão de coletar dados sobre diversidade cabe à empresa, e os campos desta guia são personalizados conforme suas solicitações. Confira abaixo mais detalhes sobre os campo que podem ser solicitados: 

Pronome: escolha como deseja ser identificado, optando por Ela/dela, Ele/dele, ou selecione Prefiro não responder.

Identidade de gênero: neste campo, você pode informar a sua autopercepção pessoal.

  • Cisgênero: pessoa cuja identidade de gênero está alinhada com o sexo que lhe foi atribuído no nascimento.
  • Transgênero: pessoa cuja identidade não corresponde ao gênero que lhe foi dado ao nascer.
  • Não-Binário: pessoa que pode se identificar com gêneros diversos ou pode não se identificar completamente com nenhum gênero específico.
  • Não informar: opte por esta opção caso prefira não divulgar ou compartilhar a informação correspondente.

Orientação sexual: selecione a sua orientação sexual ou opte pela opção não informar, caso prefira não divulgar ou compartilhar a informação.

  • Assexual: pessoa que tem pouco ou nenhum interesse em atividades sexuais com outras pessoas.
  • Bissexual: pessoa que é emocionalmente e/ou sexualmente atraída por indivíduos de mais de um gênero.
  • Heterossexual: pessoa que é emocional e/ou sexualmente atraída por indivíduos do gênero oposto.
  • Homossexual: pessoa que é emocional e/ou sexualmente atraída por indivíduos do mesmo gênero
  • Pansexual: pessoa que é emocional e/ou sexualmente atraída por indivíduos de todos os gêneros e identidades de gênero.
  • Não informar: opte por esta opção caso prefira não divulgar ou compartilhar a informação correspondente.

Raça/Cor: você pode selecionar uma das opções de respostas, entre elas Prefiro não responder.

Naturalidade: indique o local de seu nascimento, especificando a cidade de nascimento.

  • Cidade de nascimento: informe o nome da cidade onde você nasceu.
  • Estado de nascimento: informe o estado ou unidade federativa correspondente ao local de seu nascimento.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Experiência profissional

Para registrar uma experiência profissional, inicie clicando no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.

  1. Preencha o nome da empresa e o cargo ocupado.
  2. Indique as datas de início e término. Se ainda estiver atuando na posição, selecione a caixa Meu emprego atual. Ao selecionar essa opção, o campo de término será desativado.
  3. Forneça uma breve descrição das suas responsabilidades e atividades nessa experiência.

Para adicionar outras experiências, clique novamente no botão + Adicionar e continue inserindo sua trajetória profissional.

Se você não tiver experiências profissionais, marque a opção Não possuo experiência profissional. Ao selecioná-la, os demais campos de experiência profissional serão desabilitados, permitindo que você continue o processo sem a necessidade de preenchê-los.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Formação acadêmica

Para registrar uma formação acadêmica, comece clicando no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.

  1. Indique o nível de formação e sua situação.
  2. Forneça informações sobre a instituição e o curso.
  3. Informe as datas de início e término.

Para adicionar outras formações, clique novamente no botão + Adicionar e continue inserindo sua trajetória acadêmica.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Cursos, certificados e premiações

Para registrar seus cursos, certificados e premiações, inicie no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.

  1. Especifique o tipo e título do curso, certificado ou premiação.
  2. Informe as datas de início e término.
  3. Forneça uma breve descrição.

Para adicionar mais registros, clique novamente no botão + Adicionar e continue inserindo.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Idiomas

Para registrar os idiomas em que você possui conhecimento, comece clicando no botão + Adicionar. Ao clicar, uma nova aba de preenchimento será aberta.

  1. Indique o idioma.
  2. Informe o nível de conhecimento.

Importante

Lembre-se de salvar as informações utilizando o botão no final da guia. Caso contrário, perderá todo o preenchimento realizado.

Redes sociais

Para aprimorar seu currículo, acrescente suas redes sociais. Em cada campo correspondente, insira os links que direcionam para seus respectivos perfis.

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