Motivo de Acerto - Gestão do Ponto X
Os motivos de acertos são utilizados para justificar alguma situação nos acertos dos colaboradores. A utilização dos motivos de acertos é opcional, e sua função é simplesmente cadastral para emissão de relatórios de estatísticas, ou seja, não há cálculo.
Importante
Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
O que você pode fazer?
Adicionar um motivo de acerto
- Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
- Clique em Adicionar;
- Informe um código entre 1 e 999.
- Informe uma descrição, como por exemplo, erro de cálculo, falha coletor, licença paternidade e falha coletor.
- Defina se a observação será obrigatória. Se definir que é obrigatório, o colaborador deverá colocar uma breve descrição informando o motivo do acerto.
Após a criação do motivo, é necessário associar ele em uma situação.
A situação 200 - Ausência Legal está associada aos seguintes motivos:
- Licença Paternidade
- Licença Casamento
- Licença Falecimento
- Vestibular
Neste exemplo, quando o acerto é realizado, o usuário poderá substituir a situação de falta pela situação 200 e apontar um desses motivos.
Editar um motivo de acerto
- Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
- Selecione o motivo que é necessário alguma atualização e clique em Editar;
- Realiza a alteração e clique em Salvar.
Vale ressaltar, que ao realizar uma alteração na justificativa, o sistema irá aplicar em todos locais que ela já foi usada.
Excluir um motivo de acerto
- Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
- Selecione o motivo e clique em Excluir;
- Clique em Sim na mensagem de confirmação.
Após a confirmação, o sistema inicia um processamento interno para verificar se o motivo pode realmente ser excluída. Esse processo garante a integridade dos dados e valida se não há vínculos impeditivos.
Se a exclusão for aprovada, o registro será movido para a seção de registros excluídos. Para consultar justificativas que foram excluídas com sucesso, acesse: Ações > Ver Exclusões.
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