Motivo de Acerto - Gestão do Ponto X

Os motivos de acertos são utilizados para justificar alguma situação nos acertos dos colaboradores. A utilização dos motivos de acertos é opcional, e sua função é simplesmente cadastral para emissão de relatórios de estatísticas, ou seja, não há cálculo.

Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.


O que você pode fazer?

Adicionar um motivo de acerto

  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
  2. Clique em Adicionar;
  3. Informe um código entre 1 e 999.
  4. Informe uma descrição, como por exemplo, erro de cálculo, falha coletor, licença paternidade e falha coletor.
  5. Defina se a observação será obrigatória. Se definir que é obrigatório, o colaborador deverá colocar uma breve descrição informando o motivo do acerto.

Após a criação do motivo, é necessário associar ele em uma situação.

Exemplo:

A situação 200 - Ausência Legal está associada aos seguintes motivos:

  • Licença Paternidade
  • Licença Casamento
  • Licença Falecimento
  • Vestibular

Neste exemplo, quando o acerto é realizado, o usuário poderá substituir a situação de falta pela situação 200 e apontar um desses motivos.


Editar um motivo de acerto

  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
  2. Selecione o motivo que é necessário alguma atualização e clique em Editar;
  3. Realiza a alteração e clique em Salvar.

Vale ressaltar, que ao realizar uma alteração na justificativa, o sistema irá aplicar em todos locais que ela já foi usada.


Excluir um motivo de acerto

  1. Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo de Acerto.
  2. Selecione o motivo e clique em Excluir;
  3. Clique em Sim na mensagem de confirmação.

Após a confirmação, o sistema inicia um processamento interno para verificar se o motivo pode realmente ser excluída. Esse processo garante a integridade dos dados e valida se não há vínculos impeditivos.

Se a exclusão for aprovada, o registro será movido para a seção de registros excluídos. Para consultar justificativas que foram excluídas com sucesso, acesse: Ações > Ver Exclusões.

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