Pré-requisitos e configurações do Analytics - HCM senior X
Pré-requisitos para viabilizar o Analytics no HCM senior X
- Ter um ou mais módulos do HCM que suportem o Analytics:
- Admissão Digital
- Gestão de Carreira e Sucessão
- Gestão de Desempenho e Carreira
- ATS Gestão de Recrutamento e Seleção
- Gestão de Remuneração
- Gestão do Ponto
- Moods - Pesquisa contínua de clima
- Painel de Gestão
- Ter a senior X Platform implantada.
- Caso utilize o módulo Gestão do Ponto, este deve estar na versão a partir da 6.2.34 (on-premises). Acesse o Manual do Usuário da solução para obter mais informações.
Além de usar a versão mínima do sistema on-premise, estes itens são necessários para utilizar o Analytics com os cards da nova interface do Gestão do Ponto:
- Configurar as URLs do Gestão do Ponto na Senior X, em Tecnologia > Configuração > Por tenant;
- Em Domínios e Serviços, busque pelo domínio HCM e, em seguida, o serviço Ponto;
- Na guia Infraestrutura, configurar os campos URL do frontend on-premise e URL do backend on-premise com base nas configurações de front-end e back-end da nova interface do Gestão do Ponto.
- URL do frontend on-premise:
- Quando utilizado NodeJS para execução do front-end: https://web50-demo.senior.com.br:8282
- Quando a instalação/atualização for automática (a partir do Instalador): https://web50-demo.senior.com.br:8282/gestaoponto-frontend
- URL do backend on-premise: https://web50-demo.senior.com.br:8282
Observação
- Para que o menu do Gestão do Ponto seja exibido corretamente no aplicativo, é necessário configurar as URLs no Senior X > Tecnologia > Configuração > Por Tenant > HCM > Ponto nas opções URL do frontend on-premise e URL do backend on-premise.
- As URLs de front-end e o back-end precisam utilizar o protocolo https.
Configurações por módulo
Painel de Gestão, Gestão de Desempenho e Carreira e Gestão de Carreira e Sucessão
- Configure a Administração de papéis em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações > Administração de papéis.
Isto é necessário para criar papéis e atribui-los aos usuários dos módulos Painel de Gestão, Gestão de Desempenho e Carreira e Gestão de Carreira e Sucessão. Para saber como fazer esta configuração, acesse a documentação de Administração dos papéis. - Faça as configurações de Notificações na tela de Configurações gerais, em: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais.
Isto é necessário para que as notificações dos módulos Painel de Gestão, Gestão de Desempenho e Carreira e Gestão de Carreira e Sucessão sejam exibidas na plataforma. Para saber como fazer esta configuração, acesse a documentação de Notificações do Painel de Gestão.
Todos os módulos
Para que os cards e dashboards do Analytics sejam exibidos, é preciso liberar alguns recursos de permissão gerais do Analytics e outros que são específicos para os módulos utilizados.
Alguns recursos de permissão são destinados a papéis específicos (Administrador, Gestor, Colaborador ou RH) e a configuração desses recursos é feita pelo administrador do tenant, pelo menu: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.
Para saber como configurar e quais permissões precisam ser liberadas, gerais e específicas, veja a documentação de permissões do Analytics.
Configurações de indicação de módulos do HCM XT
Algumas configurações da indicação de módulos do HCM XT interferem diretamente em indicadores dos Analytics do HCM X.
Estes são os principais impactos a serem observados:
- Somente os dados de empresas selecionadas para integração são considerados.
Suponha que há 5 empresas cadastradas no HCM XT, das quais apenas uma está configurada para ser integrada para o HCM X.
Nesse cenário, somente os dados dessa única empresa serão considerados nos indicadores. Os dados das outras 4 empresas não serão contabilizados.
- Somente os dados de colaboradores com indicação de módulo habilitada são considerados.
Suponha que há 1.000 colaboradores cadastrados no HCM XT, dos quais apenas 300 estão com a indicação de módulos habilitada para integrar com o HCM X.
Nesse cenário, somente os dados desses 300 colaboradores serão considerados nas séries históricas dos indicadores no Analytics do HCM X.
- Os dados de colaboradores demitidos são considerados pelos Analytics. Por isso, esses colaboradores também precisam estar com a indicação de módulo habilitada, a fim de que sejam integrados para o HCM X.
As séries históricas e índices dos Analytics consideram os dados tanto de colaboradores admitidos quanto dos demitidos. Por isso, um dos pré-requisito é que os colaboradores demitidos estejam com indicação de módulos habilitado no HCM XT.
Por exemplo: para calcular os índices de rotatividade (turnover) e absenteísmo, é preciso manter a indicação de módulos habilitada para os empregados demitidos, pois eles são necessários para o cálculo.
Nota
Habilitar a indicação de módulo para colaboradores demitidos não inclui esses colaboradores na contagem de licenças na Proprietária do HCM XT.
Ou seja: enquanto nos Analytics são considerados tanto os colaboradores ativos (trabalhando) quanto inativos (demitidos), somente os ativos são considerados para a contagem de licenças.
Para saber mais sobre a indicação de módulos, confira também a documentação do HCM XT:
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