Integrador - HCM
O Integrador - HCM é responsável por realizar a carga dos dados da base do Gestão de Pessoas | HCM on-premises para o HCM cloud e manter a sincronia entre eles. Com base nisso, a integração está dividida em duas partes:
- Carga de dados: utilizada para enviar as informações para o HCM cloud pela primeira vez, por exemplo: após a instalação ou o lançamento de um novo fluxo no sistema. A carga de dados pode ser completa ou por fluxo, mas tem um início e fim bem definidos.
- Sincronia: processo que envia constantemente as atualizações do Gestão de Pessoas | HCM on-premises para o HCM cloud. Esse processo precisa ser habilitado e deve ficar em execução de forma contínua, após o processo de carga dos fluxos.
Cada entidade do HCM cloud, que recebe dados do Gestão de Pessoas | HCM on-premises, possui um fluxo de carga e um de sincronia. Na carga inicial é preciso executar o fluxo “Todas” para realizar a carga de todas as informações necessárias para o HCM cloud.
Após a carga, é necessário manter os dados atualizados em relação à base do Gestão de Pessoas | HCM on-premises. Para isso, são criadas triggers que monitoram alterações nas tabelas e inserem essas alterações em uma tabela de pendências que são consumidas pelo Integrador - HCM quando a sincronia está habilitada.
Requisitos — responsabilidades do cliente:
O Integrador HCM pode ser utilizado em servidores exclusivos ou compartilhados (que possuem outros sistemas).
A infraestrutura mínima necessária é:
- 1 máquina virtual com 2 núcleos de processador 2,4 GHz;
- 4 GB de RAM 1600 MHz (caso seja compartilhado, é necessário que tenha no mínimo 4 GB livre);
- Rede 1 Gbps;
- 500 GB de HD 7000 RPM;
- Java 11 — instalação ou atualização do OpenJDK 11;
- Nas variáveis de sistema, torna-se obrigatório criar a variável JAVA_HOME_HCM;
- Por padrão, a variável de ambiente JAVA_HOME_HCM deve apontar para o JDK do Java 11.
Nota
Você pode fazer o download da versão OpenJDK 11 através do link https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/senior-hcm-integration/openjdk-11.0.2_windows-x64_bin.zip
Observação
Caso ocorra um erro no updater e o log indique o erro de código 1, é preciso confirmar se a variável de ambiente JAVA_HOME_HCM está criada e apontando para a OpenJDK 11.
Caso haja alguma alteração na variável JAVA_HOME_HCM ou em seu conteúdo, torna-se necessário reinstalar o serviço do Integrador HCM.
- Possuir acesso igual ao de uma estação do Gestão de Pessoas | HCM, incluindo:
- acesso liberado para os diretórios de instalação da Senior;
- acesso liberado para acesso ao servidor de banco de dados.
- Sistema operacional: o Integrador HCM é compatível com qualquer Windows 64 bits a partir do Windows 7.
- Navegador: os navegadores homologados para o pleno funcionamento do hcm-monitor do Integrador - HCM são o Google Chrome ou Microsoft Edge.
- Banco de dados do sistema Gestão de Pessoas | HCM (versão 6 - on-premise): precisa ser uma das versões homologadas pela Senior.
Importante
A execução em versões diferentes daquelas que são homologadas pode causar instabilidades ou problemas de desempenho no Integrador - HCM.
É preciso garantir que a plataforma senior X esteja implantada e configurada. Caso não esteja, é necessário ao menos atender aos mesmos requisitos de infraestrutura da plataforma (os requisitos estão detalhados na documentação dos procedimentos de instalação).
Se houver integração entre sistemas HCM XT e Senior X (cloud) é preciso garantir também a instalação em ambiente híbrido.
URLs que precisam ser liberadas para todos os usuários e no servidor do Integrador - HCM
- platform.senior.com.br (porta padrão https 443 e https 8243)
- smtp.sendgrid.net:587 (servidor de e-mail da Senior; usado pelo Integrador do HCM para enviar notificações de telemetria à Senior sobre situações críticas relacionadas ao funcionamento do Integrador no ambiente dos clientes)
- senior-hcm-storage.s3.amazonaws.com (porta padrão https 443)
- br-com-senior-blob-service-shared-area.s3-sa-east-1.amazonaws.com (porta padrão https 443)
- https://hcm-api.senior.com.br/ (porta padrão https 443; tipo CNAME: aponta para hcm-prod-services-alb-649147785.sa-east-1.elb.amazonaws.com)
URL para atualização automática
A URL abaixo precisa estar liberada para que a atualização automática do Integrador - HCM funcione corretamente.
Importante
- A liberação tem que ser feita para o HOST, e não para o IP.
- Esses endereços devem ser acessíveis de um navegador e o proxy deve estar válido.
Segurança
Toda a comunicação do Integrador HCM é criptografada e protegida sob protocolo HTTPS e TLS 1.2.
A instalação do Integrador - HCM exige que o cliente possua:
- um tenant de acesso à plataforma senior X
- o arquivo (extensão .pem), que contém as chaves de certificado para rodar a aplicação
O procedimento a seguir explica como obter essas informações. Isto precisa ser feito pelo administrador do sistema no cliente e deve estar concluído antes de iniciar a instalação do Integrador - HCM.
Criar um tenant de acesso à plataforma senior X e obter o arquivo .pem
- Acesse a SARA do Suporte, que é o ambiente onde será feita a solicitação de criação do tenant (clique aqui para acessar).
- Selecione a opção TENANTS e siga as instruções apresentadas pela SARA. Se quiser saber mais sobre esta etapa, consulte a documentação de criação de tenants no manual da plataforma.
- Quando a solicitação do tenant for concluída, o administrador receberá um e-mail com um identificador único, chamado de Id do tenant. Receberá também um e-mail com um arquivo anexo (extensão .pem).
Verifique este e-mail e guarde as informações e o arquivo, que serão usados na instalação do Integrador - HCM.
Notas
- As solicitações de criação de tenant são recebidas e tratadas pela Senior e podem levar até três dias para serem concluídas.
- Se você já possui um tenant de acesso, você já terá recebido o arquivo .pem nessa solicitação. Caso você já tenha recebido o arquivo .pem, mas tenha perdido o acesso a ele ou não consiga localizá-lo, será necessário entrar em contato com o Suporte para solicitar a criação de um novo arquivo.
- O arquivo .pem é enviado para o administrador somente quando um dos módulos do HCM é selecionado durante a configuração do tenant. Se nenhum módulo for selecionado, o arquivo não será enviado.
Este é um requisito obrigatório para o funcionamento dos processos de atualização cadastral e de gestão de férias.
Além disso, também é necessário garantir que o servidor onde o Integrador está instalado tenha acesso as URLs dos web services instalados.


Instalação e configurações iniciais — responsabilidades de quem está implantando o Integrador HCM:
Importante
Não é permitido que haja duas instalações do Integrador HCM, tendo o mesmo tenant apontando para o mesmo arquivo .PEM.
Obter o instalador do Integrador - HCM
O instalador pode ser obtido em um arquivo .ZIP, que está disponível no seguinte endereço:
O arquivo hcm-integration.zip deve ser descompactado em um servidor que possui acesso ao banco de dados do Gestão de Pessoas | HCM.
Importante
- Alguns arquivos do Integrador HCM são sensíveis e por isso este servidor deve ser protegido e acessível apenas por pessoas responsáveis pelo processo.
- Deve ser um servidor que consiga se comunicar via rede com o servidor onde está o banco de dados, podendo ser o servidor de aplicação.
Instalar o Integrador - HCM como um serviço do Windows
Para instalar o Integrador - HCM como um serviço do Windows, é preciso executar a instalação usando o arquivo abaixo, disponível no diretório raiz da aplicação:
- InstallService64.bat (instala o serviço para servidores com instalação do Java de 64 bits)
Observações
- O Administrador deve optar pelo arquivo com a versão apropriada, de acordo com o sistema operacional, para instalar o aplicativo;
- O serviço é instalado com o tipo de inicialização Automática. Assim, caso o servidor seja reiniciado, o Integrador HCM é mantido ativo;
- Ao instalar o Integrador HCM como um serviço do Windows, esse serviço deve referenciar um diretório no próprio servidor. Ou seja, o serviço não pode referenciar um diretório da rede;
- Após a instalação, estará disponível nos serviços do Windows um item chamado Senior - Integrador HCM (tenant). O serviço é instalado sem uma conta específica de login (sistema local) e caso essa conta tenha alguma restrição, como por exemplo, acesso à rede, deve ser configurada uma conta de login com as permissões apropriadas para atender aos requisitos do Integrador HCM;
- Nas variáveis de sistema, torna-se obrigatório criar a variável JAVA_HOME_HCM e apontá-la para o JDK do Java 11. Ao realizar a criação - ou alteração - dessa variável, o serviço do Integrador HCM precisa ser reinstalado.
Depois que o serviço estiver instalado, ele poderá ser iniciado pelo próprio painel de serviço do Windows ou pelo arquivo START.BAT.
Ao executar o arquivo START.BAT sem parâmetros, este tentará executar o serviço e, caso não exista, é emitida uma mensagem indicando a sua ausência. Mesmo assim, ainda é possível executar o Integrador HCM na forma de aplicação, executando o arquivo START.BAT com o parâmetro -nosvc.
Exclusão do serviço do Windows
Para excluir o serviço do Windows é necessário executar o arquivo RemoveService.bat, disponível no diretório raiz do integrador.
Possível falha da VM do Java durante a instalação do Integrador HCM
Caso perceba que ocorreu uma falha da VM do Java durante a instalação do Integrador HCM, faça o download do pacote OpenJDK que é usado pela aplicação. Instale o pacote OpenJDK e repita a instalação do Integrador HCM.
O motivo do erro pode ser constatado ao verificar os arquivos de log com o nome “global”, localizados na pasta de logs onde a aplicação foi instalada (exemplo: C:\HCM-Integrador\log)
Importante
As configurações da Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter) são obrigatórias. Essas configurações são necessárias para que o Integrador - HCM registre corretamente os novos fluxos que são obtidos automaticamente a partir das cargas efetuadas.
Para acessar a Central de Configurações Senior, execute o aplicativo SeniorConfigCenter.exe, localizado no mesmo diretório onde o Gestão de Pessoas | HCM (on-premise) foi instalado (exemplo: c:\Senior\SeniorConfigCenter.exe).
Neste aplicativo, faça as configurações a seguir:
Dados da conexão
Na Central de Configurações Senior, navegue até a tela de configurações do HCM — localizada em Sistemas > Gestão de pessoas > HCM — e preencha os campos da tela.
Esta configuração servirá para:
- fazer a conexão entre o ambiente do sistema on-premise e da plataforma senior X
- viabilizar a autenticação via ADFS
Você pode obter detalhes adicionais sobre como preencher os campos desta tela no Manual da Tecnologia.
Chaves
Na Central de Configurações Senior, navegue até a tela de configurações das chaves e adicione (ou configure) o seguinte registro:
- Chave:
com.senior.vetorh.hcm.g7.auth - Valor:
true
Confira se a chave abaixo foi incluída — essa inclusão deve ter ocorrido automaticamente quando foram configurados os dados da conexão na etapa anterior:
- Chave:
com.senior.vetoh.hcm.g7.location - Valor:
https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/rest
Você pode obter detalhes adicionais sobre como preencher os campos desta tela no Manual da Tecnologia.
Proxy
Se a empresa utiliza proxy:
Configure o proxy na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter), pelo menu Conexões de rede > Acesso à internet.
Para verificar se a empresa utiliza proxy, pode-se consultar as configurações do navegador (exemplo pelo Internet Explorer: Opções da Internet > Guia Conexões > Botão Configurações da LAN > Servidor proxy).
Se a empresa não utiliza proxy:
Caso não utilize proxy, a propriedade config.ignore.proxy deve estar configurada como true no arquivo integration.properties do Integrador - HCM (config.ignore.proxy=true).
Nota
Não é possível configurar exceções de proxy para o Integrador HCM como ocorre no XT, onde é permitido que seja configurado no SeniorConfigCenter no campo Não utilizar proxy para os endereços iniciados com. Para isso, deve ser utilizada a propriedade config.proxy.nonProxyHosts no arguivo integration.properties.
Na pasta raiz onde o Integrador HCM foi instalado constará o arquivo integration.properties (exemplo: C:\HCM-Integrador\integration.properties).
Usando o Bloco de Notas ou um editor de texto similar, abra este arquivo e edite as seguintes propriedades, conforme necessário:
Nome da propriedade | Descrição da propriedade | Preenchimento da propriedade | ||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
hcm.location | Endereço dos serviços do HCM. | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
integration.fromFile.dir | Diretório onde ficam os arquivos com dados gerados por relatórios. Esta chave precisa apontar para a pasta onde são salvos os arquivos hcm-employee-salary-premiums.txt e hcm-employee-vacation-schedule.txt (consulte a documentação de pré-requisitos do Painel de Gestão), além de outros arquivos que são citados mais adiante nesta página. Exemplo:
| Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
rh.company.id | Empresas a serem consideradas na integração. | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
config.rootdir | Pasta da instalação do sistema Gestão de Pessoas | HCM (on-premise). | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
config.environment | Nome do arquivo .cfg (sem a extensão). Por exemplo, se o arquivo for senior.cfg, deve-se informar apenas: senior | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
config.ignore.proxy | Se estiver como true, ignora o proxy definido na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter). | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
config.proxy.nonProxyHosts | Informar os hosts que não deverão passar pelo servidor de proxy, sem espaços e separados pelo caractere pipe (|). | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
hcm.tenant.id | Deve ser preenchido com o ID do tenant (inquilino) que consta na base de dados do HCM. Esta informação pode ser obtida no e-mail que é recebido pelo administrador do tenant, no qual é enviado o arquivo chave .pem. No e-mail, a informação estará descrita em ID do inquilino, por exemplo: Nome do inquilino: XXX LTDA | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
sync.interval | Tempo para verificação da sincronia. Se nada for definido, o valor padrão será 30 segundos. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
integration.administrator | Identificação do usuário que será estabelecido como o primeiro usuário administrador do Painel de Gestão. Deve ser preenchido no formato NumEmp/TipCol/NumCad, onde:
Exemplo:
| Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
hcm.admin.email | Endereço de e-mail do administrador do Integrador - HCM. Quando o mesmo for informado, o administrador receberá diariamente um e-mail com um resumo das ocorrências de erros e falhas do Integrador - HCM. Caso o Integrador não apresente erros, o e-mail não será enviado. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
integration.log.level | Nível dos logs.
Recomenda-se utilizar o nível ALL. Se nada for definido, o valor padrão será WARNING. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
| Intervalo de integração da hierarquia em minutos. Essa propriedade indica a cada quanto tempo a hierarquia será reenviada ao HCM. Observação Valores menores ou iguais a 60 minutos serão desconsiderados. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
sync.enabledOnStart | Habilita/desabilita o início automático da sincronia ao iniciar o Integrador HCM. Observação O valor padrão da propriedade | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
movimentation.task.enabled | Indica se os fluxos relacionados às movimentações e postos de trabalho dos colaboradores serão executados diariamente, para ajustar a base e evitar inconformidades. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
updater.disable | Indica se a atualização automática está desabilitada. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
sync.request.maxRows | Quantidade máxima de pendências a serem tratadas em cada execução da sincronia. Valor padrão: 300 pendências | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
sync.request.batch.size | Tamanho do batch de envio em lote. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
sync.request.batch.timeout | Timeout de resposta das chamadas da sincronia (em minutos). | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
updater.openjdk.download.path | Indica o local (diretório) para o qual o download do OpenJDK11 será feito. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
updater.openjdk.zip | Define qual a versão do Java 11 que será baixada pelo Integrador - HCM. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
updater.openjdk.version | Remete a qual a versão da OpenJDK que o Integrador HCM deve estar referenciando durante a montagem da linha de comando de execução do Java, onde esse valor precisar ser exatamente o nome da pasta que está dentro do arquivo “ZIP” que o Integrador HCM obtém via o respectivo “bucket” do S3. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
updater.integration.healthcheck.port | Porta para verificar se o serviço do Integrador - HCM está sendo executado corretamente no Windows. Por padrão é utilizada a porta 9082. Se essa porta já estiver em uso por outro processo do Windows, deve ser usada outra porta nesta propriedade. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
integration.inbound.port | Porta do Integrador HCM. O valor da porta deve ter exatamente 4 (quatro) dígitos. Se nada for definido, o valor padrão será 8082. | Obrigatório | ||||||||||||||||||||||||||
integration.inbound.host | Nome do computador do Integrador HCM. Se nada for definido o valor padrão será localhost. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
integration.batch.size | Tamanho do batch de envio em lote para a integração. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
old_files_cleaner.deadline_days | Quantidade de dias que os arquivos antigos (logs, por exemplo) ficam disponíveis antes que sejam eliminados. Valor padrão: 45 (dias) | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
integration.payrollregister.month.number | Quantidade de meses retroativos que serão carregados na integração dos fluxos referentes a holerites (demonstrativos de pagamento, rubricas e contas bancárias). Valor padrão: 6 (meses) Se esta propriedade não for definida, será usado o valor padrão (6). Os registros são filtrados pela data de pagamento que consta no demonstrativo de pagamento. Exemplos: Considerando os seguintes demonstrativos:
Considerando também que a data atual seja 24/12/2020. Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
| Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
use.index.rtcpendencies.enabled | Por padrão, o banco de dados do HCM XT não utiliza o índice RTC_PENDENCIESINDICE_1 na consulta, que retorna a quantidade de pendências de sincronia por tabela. Caso a consulta apresente problemas de performance no banco de dados SQLServer, recomenda-se habilitar seu uso informando true nesta propriedade. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
useraccount.module.control.disabled | Quando configurado como true, o Integrador passará a replicar para o Senior X as informações de usuários que estão vinculados a colaboradores e que não têm indicação de módulos no Gestão de Pessoas | HCM XT. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
useraccount.syntax.error | Quando definido como true, este parâmetro habilita a geração de erros causados por problemas de sintaxe nos nomes de usuários. Isso ocorre porque o serviço de autenticação da plataforma Senior X não aceita nomes de usuários que contenham determinados caracteres especiais. Valores possíveis e comportamentos esperados:
Valor padrão: false | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
user.integration.password.reset.mode | Define o comportamento da integração de usuários em relação à flag do SGU Usuário deve alterar a senha no próximo logon. Valores possíveis:
Observação Caso essa propriedade não seja informada, o integrador assumirá o valor padrão ALWAYS, para manter o comportamento original. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
integration.g5.service.module | Indica através de qual módulo do HCM XT serão realizadas as integrações com a Senior X. Valores possíveis: rubi, ronda, cs, rs ou ql. | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
platform.roles.replication.enabled | Habilita a integração de grupos de usuários do SGU (versão on-premise/versão 6 do Gestão de Pessoas | HCM para a Senior X) Valores possíveis: true | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
hcm.email.notification.enabled | Inicializa as configurações da opção Receber notificação por e-mail Valores possíveis: true, false | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
platform.multidomain.enabled | Habilita o suporte ao uso de domínios alternativos (multidomínios). Quando este parâmetro está definido como true, indica que o tenant tem mais de um domínio. Valores possíveis: true, false Importante Além de habilitar a propriedade | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
sync.request.enabled | Habilita/desabilita a sincronia no contexto SeniorX > SeniorXT do Integrador HCM. O valor padrão da propriedade sync.request.enabled é true, porém, esse valor pode ser alterado para false. Quando o valor está como false, por sua vez, o sistema não inicia nenhum processo de sincronia do contexto SeniorX > SeniorXT | Opcional | ||||||||||||||||||||||||||
default.language | Define o idioma padrão utilizado no primeiro acesso ao Integrador HCM. Valores possíveis:
O valor padrão é pt-br. Essa configuração afeta apenas o idioma carregado no primeiro acesso ao Dashboard. Após o acesso inicial, o idioma selecionado pelo usuário é armazenado no cache do navegador e reaplicado nos acessos seguintes. Um seletor de idioma está disponível na interface do Dashboard, permitindo alternar entre os idiomas disponíveis com efeito imediato. Já as mensagens de log e erro do sistema são exibidas em inglês, independentemente do idioma selecionado no Dashboard. | Opcional |
O Integrador HCM permite integração e sincronia de usuários e grupos entre o Gestão de Pessoas | HCM (on-premises / SGU) e a plataforma Senior X (cloud).
A sincronização pode ser configurada para diferentes cenários de uso, tais como: replicação de grupos e usuários em conjunto com o Integrador ETL, para uso específico com o aplicativo Marcação de Ponto | HCM e a integração mais utilizada e padrão, de usuários / grupos do SGU para Senior X.
Abaixo, um consolidado destes casos, quando e como cada um deve ser utilizado:
A implantação do Integrador HCM é suficiente para sincronizar os dados gerais, usuários e grupos de usuários do HCM em ambientes híbridos.
Porém, quando o Integrador ETL está em uso, algumas configurações adicionais são necessárias.
A documentação a seguir demonstra os possíveis cenários e como eles ocorrem.
Somente HCM e sem ERP:

No cenário acima, o Integrador HCM é capaz de integrar tudo por conta própria, inclusive usuários e grupos de usuários do SGU. Portanto, não é necessário usar o ETL para este fim.
A sincronização dos grupos de usuários ocorre do SGU (HCM XT) para a plataforma HCM X (HCM XT → HCM X), enquanto a sincronização inversa (HCM XT ← HCM X) não ocorre.
HCM + ETL com o ERP:

Neste cenário, os grupos de usuários e os membros dos grupos serão integrados exclusivamente pelo Integrador HCM. Porém, o ETL ainda é necessário, pois ele é utilizado pelo ERP.
Portanto, quando o ETL e o ERP da Senior estão em uso, é preciso desabilitar a sincronização de grupos de usuário e de usuários no ETL, para que não ocorra duplicação de usuários e grupos na base.
Estas são as configurações necessárias para o funcionamento correto:
- Desabilitar tabelas de replicação:
- Acesse a plataforma senior X com um usuário administrador do tenant.
- Acesse o menu: Tecnologia > Administração > Integração > Replicação.
- Desabilite as seguintes tabelas de replicação de usuários do ETL:
- R900CPL
- R900GRP
- R900PDT
- Configurar a Unificação de Logon:
- Acesse o aplicativo da Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter) e configure a Unificação de Logon da Base de Dados. Para ver detalhes de como fazer esse procedimento, consulte a documentação completa no Manual da Tecnologia.
Atenção
- Para que seja possível utilizar a rotina Carga de dados dos usuários para utilizar o aplicativo Marcação de Ponto | HCM, é necessário configurar o parâmetro useraccount.module.control.disabled como true. Para mais informações sobre o parâmetro useraccount.module.control.disabled, acesse o item Configurações no arquivo integration.properties;
- Fatores como tipo de autenticação de usuário adotada e forma em que a gestão dos papéis/grupos desses usuários na Senior X podem levar o usuário a um contexto em que não é necessário realizar as configurações abaixo para uso do Integrador HCM.
- Exemplo: deseja-se utilizar a autenticação LDAP/SAML, e a gestão dos papéis/grupos será feita na Senior X — ou seja, a origem dos usuários e grupos não será do HCM XT/SGU.
Avalie, portanto, cada contexto de utilização para decidir pelo uso (ou não) do Integrador HCM para integração de usuários para o aplicativo Marcação de Ponto | HCM.
Através do Integrador HCM, é possível realizar a carga de dados dos usuários para utilizar o aplicativo Marcação de Ponto | HCM - não havendo, assim, a necessidade de habilitar o módulo Painel de Gestão. Abaixo, veja as instruções:
- Acesse a Sara do Suporte, através do endereço https://suporte.sara.senior.com.br/;
- Clique na opção Tenant e, em seguida, em Gostaria de Solicitar a Criação de um Tenant;
- Informe seu usuário e senha;
Nota
Para solicitar a criação de um Tenant, seu usuário precisa ter permissão para isso.
- Na tela da Sara, solicite o Tenant do APP - Marcação de Ponto. Para isso, basta marcar a opção APP - Marcação de Ponto, presente no item Quantidade de colaboradores por módulo;
- Clique em Solicitar criação;
- Após atendida, essa solicitação irá subir para o Integrador HCM.
Já no Integrador HCM, o APP - Marcação de Ponto será exibido em:
- Na guia Dashborad, será apresentado o APP - Marcação de Ponto no card de Módulos ativos;
- Na guia Integração, será apresentado o APP - Marcação de Ponto no card de Fluxo, contendo três fluxos. Sendo eles:
-
Usuários do HCM;
-
Grupos de usuários;
-
Usuários dos grupos.
-
Importante
- Para que os fluxos Grupos de usuários e Usuários dos grupos sejam integrados, torna-se necessário que a propriedade platform.roles.replication.enabled esteja habilitada (ou seja, esteja como true) no arquivo integration.properties.
- Caso a propriedade platform.roles.replication.enabled não esteja habilitada, o único fluxo a ser integrado será o Usuários do HCM.
- Na configuração da gestão de tenants da plataforma SeniorX ( em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar > aba Autenticação) se faz necessário habilitar a Autenticação G5.
Após realizar esse processo, a carga de dados dos usuários estará feita, já sendo possível os colaboradores utilizarem o aplicativo Marcação de Ponto | HCM.
Este é o modo mais comum de configuração para integração e sincronia dos usuários.
Importante
Esta funcionalidade opera somente no contexto SGU (versão on-premise/versão 6) para a Senior X. A integração de forma inversa (ou seja, da Senior X para o SGU) não ocorre.
Como habilitar esta funcionalidade
Atenção
Antes de habilitar e/ou utilizar esta funcionalidade, é muito importante estar ciente e atento ao seguinte:
- a Senior X aceita somente a replicação de grupos de usuários do SGU se o tipo/origem for G5. Caso o tipo/origem seja diferente de G5 (LDAP, por exemplo), a integração de grupos de usuários do SGU para a Senior X não irá ocorrer;
- é de extrema importância verificar os tipos de grupos e papéis já criados na Senior X para evitar substituições e sobreposições indevidas e/ou indesejadas;
- para que a rotina seja efetuada corretamente, recomenda-se que exista um e-mail próprio atrelado ao usuário no SGU - visto que, na Senior X, esse item é obrigatório para determinados recursos. Caso não seja informado um e-mail, será replicado um e-mail padrão (sem.email.g5@dominio.com), fazendo com que algumas funções da Senior X não funcionem corretamente (troca de senhas, por exemplo);
- Na configuração da gestão de tenants da plataforma SeniorX ( em Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar > aba Autenticação) se faz necessário habilitar a Autenticação G5.
Para utilizar esta funcionalidade, também é de extrema importância se atentar ao campo Gerenciado pela integração, pois a mudança desse campo (troca de tipo/origem do grupo) é de alto risco para a operação da funcionalidade. Quando o campo Gerenciado pela integração for alterado, o sistema irá apresentar a mensagem: Atenção! Ao alterar a origem de um papel, o comportamento de replicação perante a integração poderá ser impactado.
O campo Gerenciado pela integração, que tem impacto direto nesta funcionalidade, encontra-se no menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão do Papéis. Ao editar um papel, o campo será apresentado na guia Integração.
- Acesse a pasta raiz onde o Integrador HCM foi instalado (exemplo: C:\HCM-Integrador\integration.properties);
- Acesse o arquivo integration.properties;
- Dentro do arquivo integration.properties, ative (coloque como true) a chave platform.roles.replication.enabled;
- Reinicie o Integrador HCM.
Ao reiniciar o Integrador HCM, a integração de grupos de usuários do SGU para a Senior X já vai estar disponível.
Após reiniciar o Integrador HCM, os fluxos Grupos de usuários e Usuários dos grupos estarão marcados como Pendente na guia Integração. Portanto, torna-se necessário rodar os dois grupos para inicializar a rotina. Com isso, novamente frisamos a importância de verificar/realizar os itens destacados na caixa de Atenção acima.
Como utilizar esta funcionalidade
Com a funcionalidade habilitada, basta criar, alterar e/ou excluir um grupo (bem como os usuários de um grupo) no SGU. Ao fazer qualquer tipo de alteração no SGU, as informações serão sincronizadas com a Senior X.
A tabela abaixo clarifica o que é modificado no SGU e qual/onde é o impacto na Senior X:
No SGU | Na Senior X |
|---|---|
Grupo de usuários (campos: Nome, Descrição e Origem do grupo) Tabela da versão on-premise/versão 6 em que os dados são salvos: Usuários - People Data (R900PDT) | Papel (campos: Nome do papel, Descrição e Tipo) |
Membros Tabela da versão on-premise/versão 6 em que os dados são salvos: Usuários - Group Members (R900GRP) | Usuários |
Dúvidas frequentes
Atualmente, o Integrador HCM não apresenta retorno negativo quando a integração não funciona. Ou seja, o Integrador HCM não identifica quando a Senior X barra a integração de grupos de usuários do SGU. No Integrador, irá constar que os grupos foram replicados com sucesso, quando na verdade, a replicação não ocorreu. Essa situação de o Integrador não dar retorno negativo refere-se, por sua vez, apenas quando o Grupo/Papel na Senior X não está com o tipo/origem G5 habilitado. Por isso, é importante realizar a validação dos tipos antes de realizar a replicação, evitando possíveis problemas.
Para que a sincronização de informações de usuários do SGU (versão on-premise/versão 6) ocorra corretamente para a Senior X, torna-se necessário que o tipo de autenticação esteja como G5, conforme o tipo de autenticação do respectivo usuário na tela de Gestão de Usuários, da Senior X.
Caso a plataforma esteja apresentando erros devido a ausência de e-mail válido (ou seja, e-mail próprio do usuário), é necessário executar a carga do fluxo (Usuários do HCM) ou adicionar um e-mail para os usuários que não o fizeram.
Parâmetros e configurações comuns
Parâmetro | Localização |
|---|---|
platform.roles.replication.enabled | arquivo integration.properties |
useraccount.module.control.disabled | arquivo integration.properties |
Tipo de Autenticação / Origem usuário | Tecnologia > Administração > Gestão dos Tenants > Configurar |
Integrador registrado como responsável pela integração de usuários (ETL ou HCM) | Tecnologia > Administração > Integração > Integrador registrado |
Funcionalidades do Integrador - HCM
Como verificar a versão do Integrador HCM
Na tela inicial do dashboard do Integrador HCM, no campo Versão do integrador, é exibida a versão atual em execução.
Como saber se o Integrador HCM está atualizando automaticamente
Desde que a propriedade updater.disable do arquivo integration.properties esteja como false, ao existir uma nova versão o integrador será atualizado automaticamente quando o seu respectivo serviço for reiniciado.
Enquanto em execução, o Integrador HCM também possui uma tarefa agendada que, a cada seis horas, verifica a existência de uma versão mais recente disponível para download. Se uma nova versão for encontrada, é disparado um processo de reinicialização automática para que ocorra a atualização.
Como o Integrador HCM verifica se existe uma nova versão para atualizar
Uma nova versão é encontrada quando a versão registrada no arquivo version.properties possuir data inferior à versão disponível para download.
Como monitorar o processo de atualização do Integrador HCM e verificar se ocorrer algum erro neste processo
O andamento da atualização pode ser acompanhado pelo arquivo updater.log, presente na pasta log do Integrador HCM. Neste arquivo fica registrado todo o processo de atualização e as possíveis falhas, como no caso de falha ao acessar o servidor onde a nova versão está hospedada.
O dashboard de integração permite visualizar informações através dos cards e realizar ações relacionadas ao Integrador HCM.
O dashboard (hcm-monitor) está localizado dentro da instalação da aplicação (hcm-integration.zip).
Visualizar e ativar os módulos contratados
No card Módulos ativos é possível visualizar os módulos contratados, com seu respectivo status de ativação.
Os módulos recém contratados podem ser ativados pelo próprio card, ação que faz com que o Integrador HCM reinicie e registre os fluxos e sincronias necessários para o funcionamento do módulo. Também são recriadas todas as triggers de monitoramento na base de dados do Gestão de Pessoas | HCM on-premises, deixando os fluxos disponíveis para realização da carga inicial.
Ou seja, os fluxos, sincronias e triggers de módulos recém contratados não entram em funcionamento até que a ativação do módulo seja realizada. O processo de ativação de um módulo de negócio pode levar alguns minutos, e sempre que ocorrer, seus respectivos fluxos serão marcados como pendentes de carga, visto que determinados fluxos precisam de uma nova execução para carregar novos campos específicos do módulo recém ativado.
Importante
Não é possível desativar um módulo que já está ativo. É recomendado que a carga inicial dos fluxos do módulo recém ativado seja realizada na sequência, pois erros de sincronia podem começar a ocorrer caso não seja realizada.
Selecionar e executar fluxos para a carga inicial
Os fluxos de integração estão agrupados por módulo no card Fluxos da guia Integração. Desta forma, ao implantar um módulo, é possível selecionar somente os específicos para executar a carga inicial, pois nesta já constam todos os fluxos necessários para o funcionamento. Através deste card também é possível identificar quais fluxos ainda precisam ser executados para finalizar a implantação do módulo.
Ao selecionar um módulo, os fluxos de sua carga inicial são exibidos em ordem de execução. Os fluxos apresentados na cor verde já tiveram sua carga inicial executada, e os apresentados na cor preta estão com a execução ainda pendente. É possível executar somente os fluxos cuja execução está pendente, ou também executar novamente os que já tiveram a carga inicial.
O botão Executar carga a partir do fluxo selecionado somente é habilitado quando apenas um fluxo for selecionado, e executa a carga inicial começando pelo fluxo em seleção e seguindo a sequência. Já o botão Executar carga completa pode ser utilizado para a execução da carga inicial completa de todos os fluxos dos módulos ativos.
Visualizar fluxos já executados ou pendentes de carga inicial
É possível visualizar os fluxos que já tiveram a carga inicial executada ou os que ainda estão pendentes através dos cards Fluxos com cargas iniciais já realizadas e Fluxos pendentes de carga inicial.
Através destes cards é possível visualizar quais fluxos já tiveram suas respectivas cargas iniciais executadas por completo (independentemente da ocorrência ou não de erros) e quais fluxos ainda estão pendentes de carga. Através dos botões Adicionar e/ou Adicionar Todos é possível incluir os fluxos pendentes de carga na fila de execução.
Importante
Sempre que um novo módulo for ativado, todos os fluxos que não tiveram sua carga inicial executada serão marcados como pendentes de carga. No entanto, quaisquer fluxos referentes ao módulo que possuam sua carga realizada anteriormente não precisarão ser carregados novamente.
O ideal é que não existam fluxos pendentes de carga pois, assim que um módulo é ativado, as respectivas sincronias já são habilitadas. Assim, caso a carga do fluxo não seja realizada, podem ocorrer erros de sincronia, causando um excesso de processamento e lentidão no integrador.
Lista de fluxos por módulo ou rotina
A tabela abaixo apresenta o nome dos fluxos da carga inicial e o arquivo .sql que contém a query. Os arquivos podem ser consultados na pasta queries do integrador.
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Estruturas do organograma | g5-organizational-chart-structure-query.sql Observação Busca todos os organogramas cadastrados na base de dados. |
Histórico de estruturas do organograma | g5-company-organizational-chart-structure-history-query.sql |
Hierarquia dos locais do organograma | g5-organizational-chart-department-hierarchy-query.sql |
Locais do organograma | g5-organizational-chart-department-query.sql |
Chefias | g5-leadership-query.sql |
Exceções de chefias | g5-leadership-exception-query.sql |
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Requisitos dos graus de instrução dos cargos | g5-requirement-job-position-query.sql |
Requisitos de formação dos cargos | g5-requirement-education-query.sql |
Requisitos de treinamentos recomendados dos cargos | g5-requirement-extra-education-query.sql |
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Empresa ativa dos usuários | g5-active-user-company-query.sql |
Nacionalidades | g5-nationality-query.sql |
Países | g5-country-query.sql |
Estados | g5-state-query.sql |
Cidades | g5-city-query.sql |
Regiões administrativas | g5-administrative-region-query.sql |
Outras empresas | g5-other-company-query.sql |
Cursos de graduação | g5-graduation-course-query.sql |
Cursos | g5-course-query.sql |
Grau de instrução dos colaboradores | g5-education-degree-query.sql |
Áreas de conhecimento | g5-knowledgearea-query.sql |
Religiões | g5-religion-query.sql |
Outras empresas - Dados no exterior | g5-data-abroad-other-company-query.sql |
Receita | g5-revenue-query.sql |
Feriados | g5-holiday-query.sql |
Datas Feriados | g5-holiday-dates-query.sql |
Históricos de IRRF | g5-historical-irrf-query.sql |
Pessoas | g5-person-query.sql |
Endereços das pessoas | g5-person-address-query.sql |
Contatos telefônicos das pessoas | g5-person-phone-contact-query.sql |
Endereços de e-mails das pessoas | g5-person-email-query.sql |
Redes sociais | g5-social-network-query.sql |
Experiências profissionais | g5-professional-experience-query.sql |
Formações acadêmicas das pessoas | g5-education-query.sql |
Históricos de cursos de aperfeiçoamentos (treinamentos) | g5-extra-education-query.sql |
Contas bancárias | g5-bank-account-query.sql |
Fotos das pessoas | g5-person-photo-query.sql |
Madatos CIPA | g5-cipa-mandate-query.sql |
Empresas | g5-company-query.sql |
Filiais | g5-company-branch-query.sql |
Classificação brasileirade ocupações (CBO) | g5-cbo-query.sql |
CBO 2002 | g5-cbo-2002-query.sql |
Estruturas de Cargos | g5-job-position-structure-query.sql |
Cargos | g5-job-position-query.sql |
Cargo - Órgão Público | g5-job-position-public-body-query.sql |
Rateios | g5-apportionment-query.sql |
Departamentos (locais) | g5-department-query.sql |
Organogramas | g5-organizationalChart-query.sql |
Centros de custos | g5-cost-center-query.sql |
Horários | g5-work-schedules-query.sql |
Classes da Escala | g5-workshift-class-query.sql |
Escalas (turnos) | g5-work-shift-query.sql |
Horário de Escala | g5-workshift-schedule-query.sql |
Colaboradores | g5-employee-no-module-filter-query.sql |
Contatos telefônicos doscolaboradores | g5-employee-phone-contact-query.sql |
Endereços de e-mails doscolaboradores | g5-employee-email-query.sql |
Dependentes - Dadospessoais | g5-dependent-query.sql |
Estruturas de postos detrabalho | g5-workstation-group-structure-query.sql |
Níveis de hierarquia depostos de trabalho | g5-hierarchy-level-query.sql |
Postos de trabalho | g5-workstation-query.sql |
Empresa - Históricos de estruturas de postos | g5-historical-workstation-group-structure-query.sql |
Hierarquias | g5-hierarchy-query.sql |
Motivos das movimentações | g5-movimentation-reason-query.sql |
Estruturas salariais | g5-wage-scale-query.sql |
Revisões das estruturassalariais | g5-wage-scale-revision-query.sql |
Classes salariais | g5-wage-class-query.sql |
Níveis salariais | g5-wage-level-query.sql |
Salários doscolaboradores | g5-salary-query.sql |
Movimentações | g5-movimentation-query.sql |
Informações salariais dospostos de trabalho | g5-workstation-group-salary-info-query.sql |
Histórico de informaçõessalariais do cargo | g5-job-position-salary-info-query.sql |
Contratos temporários(experiências, prazos determinados) | g5-employee-fixed-term-contract-query.sql |
Períodos de cálculos defolhas de pagamentos | g5-payroll-calculation-query.sql |
Demonstrativos depagamentos | g5-payroll-register-query.sql |
Rubricas dosdemonstrativos de pagamentos | g5-wage-type-register-query.sql |
Situações de apuração | g5-time-tracking-situation-query.sql |
Apurações do ponto doscolaboradores | g5-employee-time-tracking-entry-query.sql |
Usuários do HCM | g5-user-account-query.sql |
Atendentes | g5-attendant-query.sql |
Doenças (CID) | g5-disease-query.sql |
Subgrupos de Doenças(CID) | g5-subgroup-disease-query.sql |
CID por CNAE | g5-cid-by-cnae-query.sql |
Feriados da filial | g5-company-branch-holiday-query.sql |
Históricos de afastamento | g5-historical-leave-query.sql |
Históricos de filial | g5-historical-company-branch-query.sql |
Contas de contabilização | g5-accounting-account-query.sql |
Contabilização | g5-accounting-query.sql |
Históricos deestabilidades | g5-historic-stability-query.sql |
Descrições dos postos detrabalho | g5-workstation-group-description-query.sql |
Descrições dos cargos | g5-job-description-query.sql |
Brigadas de incêndio | g5-employee-fire-brigade-query.sql |
Períodos de férias | g5-vacation-period-query.sql |
Membros da CIPA | g5-cipa-member-query.sql |
Programações de fériasindividuais | g5-individual-vacation-schedule-query.sql |
Adicionais doscolaboradores (periculosidade, insalubridade) | Não é query. Busca de um arquivo chamado ‘hcm-employee-salary-premiums.txt’ que é gerado por um relatório do Gestão de Pessoas | HCM. |
Programações de fériascoletivas | g5-collective-vacation-schedule-query.sql |
Datas de retorno dasprogramações das férias coletivas e individuais | Não é query. Busca de um arquivo chamado ‘hcm-employee-vacation-schedule.txt’ que é gerado por um relatório do Gestão de Pessoas | HCM. |
Conselhos profissionais | g5-professional-council-query.sql |
Registros profissionais | g5-professional-registry-query.sql |
Deficiências | g5-disability-query.sql |
Deficiências das pessoas | g5-person-disability-query.sql |
Configurações(SeniorConfigCenter) | g5-other-system-configuration-query.sql |
Estruturas de cargos dasempresas | g5-company-job-position-structure-query.sql |
Recibos de férias | g5-vacation-receipt-query.sql |
Vagas dos cargos | g5-open-job-position-query.sql |
Tipos de anotações dasfichas registro | g5-annotation-type-query.sql |
Anotações das fichasregistro dos colaboradores | g5-employee-annotation-query.sql |
Anexos das anotações dasfichas registro dos colaboradores | g5-employee-annotation-attachment-query.sql |
Informações do sistemaon-premise | g5-on-premise-information-query.sql |
Tipos de atuação | g5-acting-type-query.sql |
Requisitos dos graus deinstrução dos cargos | g5-requirement-job-position-query.sql |
Requisitos de formaçãodos cargos | g5-requirement-education-query.sql |
Requisitos detreinamentos recomendados dos cargos | g5-requirement-extra-education-query.sql |
Totalizadores de cálculo | g5-wage-type-totalizer-query.sql |
Totalizadores de cálculo- Bases | g5-wage-type-totalizer-item-query.sql |
Vínculos de trabalho | g5-employment-relationship-query.sql |
Sindicatos | g5-syndicate-query.sql |
Histórico de contribuiçãosindical | g5-historical-syndicate-union-contribution-query.sql |
Siglas dos conselhosprofissionais | g5-professional-board-acronym-query.sql |
Naturezas de Despesa | g5-expense-nature-query.sql |
Históricos de salário docolaborador | g5-historical-salary-query.sql |
Históricos de sindicatodo colaborador | g5-historical-syndicate-query.sql |
Históricos de cargo | g5-historical-job-position-query.sql |
Sindicato Rescisão | g5-syndicate-dismissal-query.sql |
Bancos | g5-bank-query.sql |
Moedas | g5-currency-query.sql |
Índices | g5-financial-index-query.sql |
Índices de conversão | g5-conversion-rates-query.sql |
Agências bancárias | g5-bank-branch-query.sql |
Turma da escala | g5-workshift-group-query.sql |
Motivos da demissão | g5-resignation-reason-query.sql |
Bairros | g5-neighborhood-query.sql |
Logradouros | g5-public-place-query.sql |
Índices - Valores | g5-index-value-query.sql |
Assinalamentos diversos | g5-miscellaneous-indication-query.sql |
Permissões daProprietária | g5-license-information-query.sql |
Estruturas | g5-structure-query.sql |
Tipos de documentos | g5-document-type-query.sql |
Faixas de marcação dehorário | g5-clocking-event-bands-query.sql |
Marcações de horários | g5-clocking-event-of-work-schedule-query.sql |
Perfis de postos detrabalho | g5-workstation-group-profile-query.sql |
Linhas de transporte | g5-transport-line-query.sql |
Escalas devale-transporte | g5-transportation-voucher-scale-query.sql |
Quantidades das escalasde vale-transporte | g5-transportation-voucher-scale-item-query.sql |
Meios de transporte | g5-means-of-transport-query.sql |
Outras empresas - Tiposde uso | g5-other-company-using-type-query.sql |
Previdência / Definiçõesprevidência social | g5-social-security-setting-query.sql |
Dependentes - Documentos | g5-dependent-document-query.sql |
Dependentes - Tutelado | g5-tutelage-query.sql |
Dependentes - Auxíliocreche | g5-childcare-assistance-query.sql |
Dependentes - SalárioFamília | g5-family-salary-query.sql |
Dependentes -Comprovantes de salário família | g5-family-salary-document-query.sql |
Dependentes - Imposto derenda | g5-dependent-income-tax-query.sql |
Dependentes - Plano desaúde | g5-dependent-health-insurance-query.sql |
Dependentes - Foto | g5-dependent-photo-query.sql |
Turmas de Intervalo | g5-interval-group-query.sql |
Deficiências permitidaspelo posto de trabalho | g5-workstation-group-disability-query.sql |
Históricos de natureza dedespesa | g5-historical-expense-nature-query.sql |
Causas de demissão | g5-dismissal-reason-query.sql |
Assinalamentos porempresa | g5-company-indication-query.sql |
Históricos de posto detrabalho | g5-historical-workstation-query.sql |
Históricos de local docolaborador | g5-historical-department-query.sql |
Históricos de escala | g5-historical-workshift-query.sql |
Históricos de prorrogaçãode afastamento | g5-historical-extension-leave-query.sql |
Históricos de vínculo docolaborador | g5-historical-employment-relationship-query.sql |
Cadastro de Informaçõessobre o Aviso Prévio | g5-prior-notice-query.sql |
Situações de exceção | g5-exception-situation-query.sql |
Cadastro de Informaçõessobre o avisos prévios diferenciados | g5-differentiated-prior-notice-query.sql |
Tabelas de eventos | g5-wage-type-table-query.sql |
Eventos - Tipos de cálculo válidos | g5-valid-calculation-type-query.sql |
Equipes da Gestão deescala | g5-scale-team-query.sql |
Categorias da Gestão deescala | g5-scale-category-query.sql |
Históricos de centro decusto | g5-historical-cost-center-query.sql |
Históricos de estagiário | g5-historical-trainee-query.sql |
Contrato temporário | g5-historical-temporary-contract-query.sql |
Documentos do colaborador | g5-document-query.sql |
Informações de admissãodo colaborador | g5-admission-information-query.sql |
Históricos de categoriasdo eSocial | g5-historical-esocial-category-query.sql |
Históricos de categoriasda SEFIP do colaborador | g5-historical-sefip-category-query.sql |
Históricos de escalas devale-transporte | g5-historical-transportation-voucher-scale-query.sql |
Pontos de embarque | g5-point-embarkation-query.sql |
Situações - MovimentaçãoRais | g5-timetrackingsituation-rais-query.sql |
Situações - eSocial | g5-timetrackingsituation-esocial-query.sql |
Situações - MovimentaçãoSefip | g5-timetrackingsituation-sefip-query.sql |
Sindicato - Informaçõessobre o Aviso Prévio | g5-syndicate-layoff-notice-query.sql |
Sindicato - Situaçõesdesconsideradas sobre o Aviso Prévio | g5-syndicate-layoff-notice-exception-query.sql |
Sindicato - Informaçõessobre o Aviso Prévio Diferenciado | g5-syndicate-differentiated-layoff-notice-query.sql |
Causas de demissão -eSocial | g5-dismissal-reason-esocial-query.sql |
Causas de demissão -Movimentação Sefip | g5-dismissal-reason-sefip-query.sql |
Históricos de adicionaisdo salário | g5-historical-salary-premium-query.sql |
Cadastros de aviso préviode desligamento | g5-notice-worked-query.sql |
Itens dos históricos desindicato do colaborador | g5-historical-syndicate-item-query.sql |
Programações dedesligamento | g5-dismissal-movimentation-query.sql |
Fotos dos colaboradores | g5-employee-photo-query.sql |
Informações empregadorcontratante de aprendiz | g5-employee-apprentice-contract-query.sql |
Colaboradores -Matrículas | g5-employee-esocial-registration-query.sql |
Colaboradores - Examestoxicológicos | g5-toxicological-examination-query.sql |
Crachá dos colaboradores | g5-time-management-query.sql |
Saúde e Segurança | g5-health-and-safety-query.sql |
Plano de saúde | g5-health-plan-query.sql |
Informações dos exames médicos | |
Diretores | g5-director-query.sql |
Modalidade PAT | g5-employee-pat-modality-query.sql |
Direito de férias | g5-vacation-right-query.sql |
Eventos | g5-wage-type-query.sql |
Lançamentos de rateio | g5-sync-apportionment-entry-employee-query.sql |
Lançamentos de exceção dorateio | g5-apportionment-entry-exception-employee-query.sql |
Lançamento 13º Salário | g5-entry-13-salary-query.sql |
Preços de linha detransporte | g5-line-prices-query.sql |
Pareceres | g5-opinion-query.sql |
Tipos de endereçoeletrônico | g5-electronic-address-query.sql |
Limites de isenção de ISS | g5-iss-limit-query.sql |
Atividades de serviço | g5-iss-activity-query.sql |
Áreas de Atuação | g5-occupationarea-query.sql |
Hierarquias de Cargos | g5-hierarchyoffice-query.sql |
Níveis de Cargos | g5-job-position-structure-level-query.sql |
Departamentos doOrganograma | g5-organizational-chart-department-query.sql |
Contratos | g5-contract-query.sql |
Ramos de Atuação | g5-activityfield-query.sql |
Qualificações | g5-qualification-query.sql |
Horários da buscaautomática | g5-automatic-work-schedule-search-query.sql |
Requisitos do Cargo | g5-job-position-requirements-query.sql |
Lançamentos fixos | g5-fixed-entry-item-query.sql |
Lançamentos variáveis | g5-variable-entry-item-query.sql |
Múltiplos vínculos | g5-employee-calculation-basis-query.sql |
Pagamentos da pensãojudicial | g5-judicial-payment-query.sql |
Ajustes da pensãojudicial | g5-judicial-adjustment-query.sql |
Beneficiários(Alimentandos) da pensão judicial | g5-judicial-payee-item-query.sql |
Bases da pensão judicial- Mensal (Oracle) | g5-judicial-base-monthly-query-oracle.sql |
Bases da pensão judicial- Mensal (SQL Server) | g5-judicial-base-monthly-query-sqlserver.sql |
Bases da pensão judicial- PLR (Oracle) | g5-judicial-base-plr-query-oracle.sql |
Bases da pensão judicial- PLR (SQL Server) | g5-judicial-base-plr-query-sqlserver.sql |
Bases da pensão judicial- 13º salário (Oracle) | g5-judicial-base-salary-13-query-oracle.sql |
Bases da pensão judicial- 13º salário (SQL Server) | g5-judicial-base-salary-13-query-sqlserver.sql |
Bases da pensão judicial- Férias (Oracle) | g5-judicial-base-vacation-query-oracle.sql |
Bases da pensão judicial- Férias (SQL Server) | g5-judicial-base-vacation-query-sqlserver.sql |
Pensões Judiciais | g5-judicial-pension-query.sql |
Históricos deteletrabalhos dos colaboradores | g5-historical-tele-work-query.sql |
Administrador do HCM | g5-administrator-query.sql |
Estrutura do Organograma | g5-organizational-chart-structure-query.sql |
Grupos de modelos | g5-report-group-query.sql |
Itens de grupos demodelos | g5-report-group-item-query.sql |
Exceção de chefia | g5-leadership-exception-query.sql |
Histórico de Estruturas | g5-company-organizational-chart-structure-history-query.sql |
Chefias | g5-leadership-query.sql |
Informações financeirasdo colaborador | g5-finance-information-query.sql |
Aposentadorias | g5-retirement-query.sql |
Outros contratos | g5-other-contract-query.sql |
Contas bancárias | g5-account-query.sql |
Seguros | g5-insurance-query.sql |
Grupo de Seleção dosEventos | g5-wagetype-group-query.sql |
Seguros do colaborador | g5-employee-insurance-query.sql |
Grupo de Seleção dosEventos do colaborador | g5-employee-wagetype-group-query.sql |
Anuidades pagas porempresas | g5-annuities-paid-per-company-query.sql |
Anuidades do colaborador | g5-employee-annuity-query.sql |
Percentuais livres docolaborador | g5-employee-percentage-query.sql |
Históricos de afastamento retroativo | g5-employee-retroactive-historical-leave-query.sql |
Históricos de contas bancárias | g5-historical-employee-bank-account-query.sql |
Históricos de contas bancárias - pensão alimentícia | g5-historical-judicial-pension-bank-account-query.sql |
Terceiros | g5-third-party-query.sql |
Terceiros - Tipos de uso | g5-employee-third-party-using-type.sql |
Ambientes de trabalho | g5-work-environment-query.sql |
Histórico de ambientes de trabalho do colaborador | g5-historical-work-environment-query.sql |
Doenças (CID-11) | g5-disease-icd-11-query.sql |
Histórico de chaves PIX do colaborador | g5-historical-employee-pix-query.sql |
Histórico de Pix da Pensão Judicial do Dependente | g5-historical-dependent-judicial-pension-pix-query.sql |
Histórico de apuração | g5-historical-time-evaluation-query.sql |
Definição de situações | g5-time-evaluation-situation-definition-query.sql |
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Avaliadores Individuais | g5-individual-evaluator-query.sql |
Ações de desenvolvimento | g5-actions-development-table-query.sql |
Tipos de competências | g5-competency-type-query.sql |
Competências | g5-competency-query.sql |
Perfis de aplicação das competências | g5-competency-job-profile-query.sql |
Tabelas de proficiência das competências Observação Quando uma tabela de proficiência é excluída da base on-premise, este fluxo não remove o registro da base em cloud. Portanto, registros de tabelas de proficiência excluídos pelo HCM on-premise devem ser excluídos manualmente no HCM senior X. | g5-competency-skill-proficiency-table-query.sql |
Níveis de proficiência das competências Observação Quando um nível de proficiência é excluído da base on-premise, este fluxo não remove o registro da base em cloud. Portanto, registros de níveis de proficiência excluídos pelo HCM on-premise devem ser excluídos manualmente no HCM senior X. | g5-competency-skill-proficiency-level-query.sql |
Revisões das competências | g5-competency-revision-query.sql |
Grupos de requisitos das competências | g5-competency-skill-group-query.sql |
Requisitos das competências | g5-competency-skill-query.sql |
Grupos de requisitos | g5-requirement-group-query.sql |
Revisões dos grupos de requisitos | g5-requirement-group-revision-query.sql |
Níveis por competência dos grupos de requisitos | g5-requirement-competency-level-query.sql |
Competências das pessoas | g5-person-competency-query.sql |
Habilidades (notas) das competências das pessoas | g5-person-competency-skill-query.sql |
Requisitos dos cargos | g5-job-position-requirement-query.sql |
Requisitos de postos de trabalho dos cargos | g5-workstation-requirement-query.sql |
Ciclos de avaliações dos colaboradores | g5-employee-appraisal-cycle-query.sql |
Avaliações de desempenho dos colaboradores | g5-employee-performance-appraisal-query.sql |
Objetivos dos colaboradores | g5-employee-performance-goal-query.sql |
Acompanhamentos dos objetivos dos colaboradores | g5-employee-performance-goal-track-entry-query.sql |
PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) dos colaboradores | g5-employee-idd-query.sql |
Objetivos do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) dos colaboradores | g5-employee-idd-goal-query.sql |
Planos de ação do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) dos colaboradores | g5-employee-idd-goal-plan-query.sql |
Progresso dos planos de ação do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) dos colaboradores | g5-employee-idd-goal-plan-progress-query.sql |
Anexos referentes ao progresso dos planos de ação dos colaboradores | g5-employee-idd-goal-plan-progress-attachment-query.sql |
Avaliações de competências dos colaboradores | g5-employee-competencies-appraisal-query.sql |
Competências avaliadas dos colaboradores | g5-employee-competency-evaluation-query.sql |
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Sindicatos | g5-syndicate-query.sql |
Itens dos históricos de sindicato do colaborador | g5-historical-syndicate-item-query.sql |
Direito de férias | g5-sync-vacation-right-query.sql |
Feriados | g5-holiday-dates-query.sql |
Datas feriados | g5-holiday-dates-query.sql |
Feriados da filial | g5-holiday-query.sql |
Horários | g5-work-schedules-query.sql |
Classes da escala | g5-workshift-class-query.sql |
Escalas (turnos) | g5-work-shift-query.sql |
Categorias da Gestão de escala | g5-scale-category-query.sql |
Equipes da Gestão de escala | g5-scale-team-query.sql |
Turma da escala | g5-workshift-group-query.sql |
Turmas de intervalo | g5-interval-group-query.sql |
Históricos de escala | g5-historical-workshift-query.sql |
Atendentes | g5-attendant-query.sql |
Situações de apuração | g5-time-tracking-situation-query.sql |
Doenças (CID) | g5-disease-query.sql |
Países | g5-geography-country-query.sql |
Estados | g5-geography-state-query.sql |
Históricos de afastamentos | g5-employee-historical-leave-query.sql |
Históricos de filial | g5-historical-company-branch-query.sql |
Rateios | g5-apportionment-query.sql |
Departamentos (locais) | g5-department-query.sql |
Organogramas | g5-organizational-chart-query.sql |
Ponto - Troca de local | g5-department-change-query.sql |
Históricos de local do colaborador | g5-historical-department-query.sql |
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Histórico de vínculos de trabalho | g5-movimentation-employment-relationship-query.sql |
Histórico de sindicato | g5-movimentation-syndicate-query.sql |
Itens de orçamento | g5-budgetitem-query.sql |
Lançamentos fixos | g5-fixed-entry-item-query.sql |
Lançamentos variáveis | g5-variable-entry-item-query.sql |
Revisão de orçamento | g5-budgetrevision-query.sql |
Orçamento - Valor variação Centro de custo | g5-costcenter-variation-value-query.sql |
Orçamento - Valor Colaborador Centro de custo | g5-costcenter-employee-value-query.sql |
Orçamento - Valor variação Local | g5-department-variation-value-query.sql |
Orçamento - Valor Colaborador Local | g5-department-employee-value-query.sql |
Orçamento - Valor variação Posto | g5-workstationgroup-variation-value-query.sql |
Orçamento - Valor Colaborador Posto | g5-workstationgroup-employee-value-query.sql |
Os fluxos referentes ao módulo Gestão do Recrutamento, só serão exibidos na listagem de fluxos da carga inicial, se o Tenant possuir esse módulo contratado.
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Informações básicas dos currículos | g5-resume-basic-information-query.sql g5-resume-social-networks-query.sql Observações
|
Contatos telefônicos dos currículos | g5-resume-phone-contact-from-personal-data-query.sql g5-resume-phone-contact-from-eletronic-addresses-query.sql Importante O telefone não é obrigatório para realizar a integração de currículos do Módulo Recrutamento e Seleção (on premises) para o módulo Gestão do Recrutamento (Cloud). No entanto, o registro do número de telefone dos candidatos é obrigatório no cadastro dos currículos no Portal do Candidato. |
Candidato que originou o colaborador | g5-employee-candidate-recruitment-query.sql |
Cargos e áreas pretendidas dos currículos Atenção Para quem utiliza o Portal de Talentos os campos área pretendida, cargo pretendido, número de filhos, perfil skype e endereço da empresa foram desativados. | g5-resume-desired-positions-query.sql g5-resume-desired-professional-areas-query.sql |
Formações acadêmicas dos currículos | g5-resume-education-query.sql Observações Integra os registros onde:
|
Experiências profissionais dos currículos | g5-resume-professional-experiences-query.sql Observações
|
Proficiências em idiomas dos currículos | g5-resume-languages-query.sql Observações
|
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Programação de troca de local | g5-department-change-query.sql |
Nota
O Integrador - HCM não possui um agrupador que contenha apenas os fluxos referentes à integração com o Quadro de Vagas. Para encontrá-los mais facilmente, use a caixa de pesquisa de fluxos dentro da aplicação e busque pelos nomes descritos na tabela abaixo.
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Tipos de Requisição | g5-staff-requisition-type-query.sql |
Situações de apuração | g5-time-tracking-situation-query.sql |
Plano de vagas | g5-job-vacancy-plan-query.sql |
Plano de vagas da empresa | g5-job-vacancy-plan-company-query.sql |
Tipo de atuação | g5-acting-type-query.sql |
Histórico de controle de vagas | g5-workstation-group-job-vacancy-plan-query.sql |
Quadro efetivo | g5-effective-head-count-query.sql |
Quadro previsto | g5-provided-head-count-query.sql |
Importante
Os fluxos devem ser executados na ordem apresentada abaixo.
Para facilitar a operação e executar somente os fluxos necessários para o Integrador SST da forma correta, você pode selecionar o agrupador “Integração prestador SST” no campo Fluxo de integração do Integrador - HCM.
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Nacionalidades | g5-nationality-query.sql |
Países | g5-geography-country-query.sql |
Estados | g5-geography-state-query.sql |
Cidades | g5-geography-city-query.sql |
Outras empresas | g5-other-company-query.sql |
Pessoas | g5-person-query.sql |
Empresas | g5-company-query.sql |
Filiais | g5-company-branch-query.sql |
Classificação brasileira de ocupações (CBO) | g5-cbo-query.sql |
CBO 2002 | g5-cbo-2002-query.sql |
Estruturas de Cargos | g5-job-position-structure-query.sql |
Áreas de Atuação | g5-occupationarea-query.sql |
Hierarquias de Cargos | g5-hierarchyoffice-query.sql |
Níveis de Cargos | g5-job-position-structure-level-query.sql |
Cargos | g5-job-position-query.sql |
Rateios | g5-apportionment-query.sql |
Departamentos (locais) | g5-department-query.sql |
Organogramas | g5-organizational-chart-query.sql |
Centros de custos | g5-cost-center-query.sql |
Horários | g5-work-schedules-query.sql |
Escalas (turnos) | g5-work-shift-query.sql |
Colaboradores | g5-employee-no-module-filter-query.sql |
Estruturas de postos de trabalho | g5-workstation-group-structure-query.sql |
Postos de trabalho | g5-workstation-query.sql |
Motivos das movimentações | g5-movimentation-reason-query.sql |
Contratos temporários (experiências, prazos determinados) | g5-employee-fixed-term-contract-query.sql |
Situações de apuração | g5-time-tracking-situation-query.sql |
Usuários do HCM | g5-user-account-query.sql |
Atendentes | g5-attendant-query.sql |
Doenças (CID) | g5-disease-query.sql |
Subgrupos de Doenças (CID) | g5-subgroup-disease-query.sql |
CID por CNAE | g5-cid-by-cnae-query.sql |
Históricos de afastamento | g5-employee-historical-leave-query.sql |
Históricos de filial | g5-historical-company-branch-query.sql |
Descrições dos postos de trabalho | g5-workstation-group-description-query.sql |
Descrições dos cargos | g5-job-description-query.sql |
Conselhos profissionais | g5-professional-council-query.sql |
Registros profissionais | g5-professional-registry-query.sql |
Deficiências | g5-disability-query.sql |
Deficiências das pessoas | g5-person-disability-query.sql |
Estruturas de cargos das empresas | g5-company-job-position-structure-query.sql |
Tipos de atuação | g5-acting-type-query.sql |
Sindicatos | g5-syndicate-query.sql |
Siglas dos conselhos profissionais | g5-professional-board-acronym-query.sql |
Históricos de cargo | g5-historical-job-position-query.sql |
Turma da escala | g5-workshift-group-query.sql |
Motivos da demissão | g5-resignation-reason-query.sql |
Bairros | g5-neighborhood-query.sql |
Logradouros | g5-public-place-query.sql |
Permissões da Proprietária | g5-license-information-query.sql |
Estruturas | g5-structure-query.sql |
Deficiências permitidas pelo posto de trabalho | g5-workstation-group-disability-query.sql |
Causas de demissão | g5-dismissal-reason-query.sql |
Assinalamentos por empresa | g5-company-indication-query.sql |
Históricos de posto de trabalho | g5-historical-workstation-query.sql |
Históricos de local do colaborador | g5-historical-department-query.sql |
Históricos de escala | g5-historical-workshift-query.sql |
Históricos de prorrogação de afastamento | g5-historical-extension-leave-query.sql |
Cadastro de Informações sobre o Aviso Prévio | g5-prior-notice-query.sql |
Históricos de centro de custo | g5-historical-cost-center-query.sql |
Históricos de estagiário | g5-historical-trainee-query.sql |
Contrato temporário | g5-temporary-contract-query.sql |
Documentos do colaborador | g5-document-query.sql |
Informações de admissão do colaborador | g5-admission-information-query.sql |
Históricos de categorias do eSocial | g5-historical-esocial-category-query.sql |
Históricos de categorias de SEFIP do colaborador | g5-historical-sefip-category-query.sql |
Causas de demissão - eSocial | g5-dismissal-reason-esocial-query.sql |
Causas de demissão - Movimentação Sefip | g5-dismissal-reason-sefip-query.sql |
Cadastros de aviso prévio de desligamento | g5-notice-worked-query.sql |
Programações de desligamento | g5-dismissal-movimentation-query.sql |
Informações empregador contratante de aprendiz | g5-employee-apprentice-contract-query.sql |
Colaboradores - Matrículas | g5-employee-esocial-registration-query.sql |
Colaboradores - Exames toxicológicos | g5-toxicological-examination-query.sql |
Diretores | g5-director-query.sql |
Ramos de Atuação | g5-activityfield-query.sql |
Horário de Escala | g5-workshift-schedule-query.sql |
Classes da Escala | g5-workshift-class-query.sql |
Estrutura de Organograma | g5-organizational-chart-structure-query.sql |
Histórico de Estruturas | g5-company-organizational-chart-structure-history-query.sql |
Ambientes de trabalho | g5-work-environment-query.sql |
Histórico de ambientes de trabalho do colaborador | g5-historical-work-environment-query.sql |
Nome | Arquivo .sql |
|---|---|
Nacionalidades | g5-nationality-query.sql |
Países | g5-geography-country-query.sql |
Estados | g5-geography-state-query.sql |
Cidades | g5-geography-city-query.sql |
Regiões administrativas | g5-administrative-region-query.sql |
Outras empresas | g5-other-company-query.sql |
Cursos de graduação | g5-graduation-course-query.sql |
Cursos | g5-course-query.sql |
Graus de instrução dos colaboradores | g5-education-degree-query.sql |
Áreas de conhecimentos | g5-knowledge-area-query.sql |
Pessoas | g5-person-query.sql |
Endereços das pessoas | g5-person-address-query.sql |
Contatos telefônicos das pessoas | g5-person-phone-contact-query.sql |
Endereços de e-mails das pessoas | g5-person-email-query.sql |
Redes sociais | g5-social-network-query.sql |
Experiências profissionais | g5-person-professional-query.sql |
Formações acadêmicas das pessoas | g5-person-education-query.sql |
Históricos de cursos de aperfeiçoamentos (treinamentos) | g5-person-extra-education-query-r033hap.sql g5-person-extra-education-query-r124hcr.sql |
Contas bancárias | g5-person-bankaccount-query.sql |
Fotos das pessoas | g5-person-photo-query.sql |
Empresas | g5-company-query.sql |
Filiais | g5-company-branch-query.sql |
Mandatos CIPA | g5-cipa-mandate-query.sql |
CBO 2002 (Classificação Brasileira de Ocupações) | g5-cbo-query.sql |
CBO 2002 | g5-cbo-2002-query.sql |
Estruturas dos cargos | g5-job-position-structure-query.sql |
Cargos | g5-job-position-query.sql |
Rateios | g5-apportionment-query.sql |
Naturezas de despesa X | g5-expense-nature-query.sql g5-sync-expense-nature-query.sql |
Siglas dos conselhos profissionais X | g5-professional-Board-Acronym-query.sql |
Departamentos (locais) | g5-department-query.sql |
Organogramas | g5-organizational-chart-query.sql |
Centros de custos | g5-cost-center-query.sql |
Horários da escala | g5-work-schedules-query.sql |
Colaboradores | g5-employee-no-module-filter-query.sql |
Contatos telefônicos dos colaboradores | g5-employee-phone-contact-query.sql |
Endereços de e-mails dos colaboradores | g5-employee-email-query.sql |
Dependentes - Dados pessoais | g5-employee-dependent-query.sql |
Estruturas de postos de trabalho | g5-workstation-group-structure-query.sql |
Níveis da hierarquia de postos de trabalho | g5-hierarchy-level-query.sql |
Postos de trabalho | g5-workstation-group-query.sql e g5-workstation-query.sql |
Hierarquias | g5-hierarchy-query.sql |
Motivos das movimentações | g5-movimentation-reason-query.sql |
Estruturas salariais | g5-wage-scale-query.sql Observação No módulo Gestão de Remuneração, a estrutura salarial é tratada como tabela salarial. |
Revisões das estruturas salariais | g5-wage-scale-revision-query.sql |
Classes salariais | g5-wage-class-query.sql |
Níveis salariais | g5-wage-level-query.sql Observação No módulo Gestão de Remuneração, os níveis salariais são tratados como faixas salariais. |
Salários dos colaboradores | g5-salary-query.sql |
Movimentações | g5-movimentation-job-position-query.sql g5-movimentation-department-query.sql g5-movimentation-salary-query.sql, g5-movimentation-workshift-query.sql g5-movimentation-relationship-query.sql g5-movimentation-cost-center-query.sql g5-movimentation-company-query.sql g5-movimentation-workstation-query.sql |
Informações salariais dos postos de trabalho | g5-workstation-group-salary-info-r017sal-query.sql g5-workstation-group-without-salary-info-query.sql g5-workstation-group-salary-info-r024sal-query-1.sql g5-workstation-group-salary-info-r024sal-query-2.sql g5-workstation-group-salary-info-r024his-query.sql g5-level-salary-movimentation-query.sql |
Informações salariais dos cargos | g5-job-position-salary-info-query.sql |
Contratos temporários (experiências, prazos determinados) | g5-employee-fixed-term-contract-query.sql |
Períodos de cálculos de folhas de pagamentos | g5-payroll-calcutation-query.sql |
Demonstrativos de pagamentos | g5-payroll-register-query.sql g5-sync-payroll-register-query.sql |
Rubricas dosdemonstrativos de pagamentos | g5-wage-type-register-query.sql |
Apurações do ponto dos colaboradores | g5-employee-time-tracking-entry-query.sql |
Usuários do HCM | g5-user-account-query.sql Observação Ao executar este fluxo, se o tipo de autenticação for ADFS, os usuários não serão criados na senior X Platform. Estes somente serão criados após o primeiro login de cada usuário. Nesse momento o papel de cada usuário também será atribuído. O tipo de autenticação que envia os usuário para a senior X Platform é G5. |
Históricos de afastamentos | g5-employee-historical-leave-query.sql |
Históricos de filial | g5-historical-company-branch-query.sql |
Contas de contabilização | g5-accounting-account-query.sql |
Contabilização | g5-accounting-query.sql |
Históricos de estabilidades | g5-employee-historic-stability-query.sql |
Descrições dos postos de trabalho | g5-workstation-group-description-query.sql |
Descrições dos cargos | g5-job-description-query.sql |
Brigadas de incêndio | g5-employee-fire-brigade-query.sql |
Períodos de férias | g5-vacation-period-query.sql |
Membros da CIPA | g5-cipa-member-query.sql |
Programações de férias individuais | g5-individual-vacation-schedule.sql |
Adicionais dos colaboradores (periculosidade, insalubridade) | Não é query. Busca de um arquivo chamado ‘hcm-employee-salary-premiums.txt’ que é gerado por um relatório do Gestão de Pessoas | HCM. |
Programações de férias coletivas | g5-collective-vacation-schedule.sql |
Datas de retorno das programações das férias coletivas e individuais | Não é query. Busca de um arquivo chamado ‘hcm-employee-vacation-schedule.txt’ que é gerado por um relatório do Gestão de Pessoas | HCM. |
Conselhos profissionais | g5-professional-council-query.sql |
Registros profissionais | g5-professional-registry-query.sql |
Deficiências | g5-disability-query.sql |
Deficiências das pessoas | g5-person-disability-query.sql |
Configurações (SeniorConfigCenter) | Lê do arquivo de configurações (.cfg) |
Estruturas de cargos das empresas | g5-company-job-position-structure-query.sql |
Recibos de férias | g5-vacation-receipt-query.sql |
Vagas dos cargos | g5-open-job-position-query.sql |
Tipos de anotações das fichas registro | g5-annotation-type-query.sql |
Anotações das fichas registro dos colaboradores | g5-employee-annotation-query.sql |
Anexos das anotações das fichas registro dos colaboradores | g5-employee-annotation-attachment-query.sql |
Informações do sistema on-premises | select vercon, verino, verbas, verbui, verconr, verinor, verbasr, verbuir from r999ver |
Anotações de Feedback | g5-employee-feedback-query.sql |
Anexos das anotações de feedback | g5-employee-feedback-query-attachment.sql |
Tipos de atuação | g5-acting-type-query.sdl |
Tipos de competências | g5-competency-type-query.sql |
Competências | g5-competency-query.sql |
Tabelas de proficiência das competências | g5-competency-skill-proficiency-table-query.sql |
Níveis de proficiência das competências | g5-competency-skill-proficiency-level-query.sql |
Grupos de requisitos das competências | g5-competency-skill-group-query.sql |
Requisitos das competências | g5-competency-skill-query.sql |
Competências das pessoas | g5-person-competency-query.sql |
Habilidades (notas) das competências das pessoas | g5-person-competency-skill-query.sql |
Totalizadores de cálculo - Bases | g5-wage-type-totalizer-item-query.sql |
Tabelas de eventos | g5-wage-type-table-query.sql |
Eventos | g5-wage-type-query.sql |
Administrador do HCM | Usa a propriedade |
Rubricas | g5-wage-type-query.sql |
Usuários dos colaboradores | g5-other-system-username-query.sql |
Totalizadores de cálculo | g5-wage-type-totalizer-query.sql |
Tabela de feriados | g5-holiday-query.sql |
Papéis e recursos da plataforma | Fluxo responsável por sincronizar os papéis e usuários do Painel de Gestão com a plataforma senior X. Este fluxo substitui e automatiza a sincronização que anteriormente era feita pelo extinto parâmetro Habilitar sincronia de usuários e papéis para a senior X Platform, que ficava localizado na tela de Configurações Gerais do módulo. Os papéis criados pela execução desse fluxo recebem o prefixo HCM - no nome. Exemplo: HCM - Colaborador - Padrão. |
Raça/Etnia | g5-ethnicity-query.sql |
Informações dos exames médicos | g5-examination-query.sql |
Exames dos colaboradores | g5-employee-examination-query.sql |
Atestados médicos | g5-medical-certificate-query.sql |
Equipamentos de Proteção Individual (dados do equipamento) | g5-personal-protective-equipament-query.sql |
Equipamentos de Proteção Individual (fechamento da entrega de EPIs do colaborador) | g5-employee-personal-protective-equipment-query.sql |
Curso de aperfeiçoamento do colaborador (Fechamento de Indicadores do Analytics SST) | g5-employee-course-query.sql |
Horas de jornada por colaborador/competência | g5-employee-worked-hours-by-competence-query.sql |
Horas de ausência por competência e tipo | g5-employee-absence-hours-by-competence-and-type-query.sql |
Tipos de ausência | g5-absence-type-query.sql |
Fluxos opcionais
Os fluxos a seguir são opcionais e não são executados durante a carga inicial, tampouco são selecionáveis através da lista de fluxos. Para executá-los, é necessário inserir o nome do fluxo na caixa de pesquisa, localizada logo acima da lista de fluxos:
- Contatos emergenciais das pessoas
- Configurações (enviar notificações por e-mail)
É possível customizar fluxos através da modificação dos comandos SQL. Estes comandos são executados no banco de dados do sistema Gestão de Pessoas | HCM on-premise, alterando os dados que serão integrados.
Como customizar um fluxo
- Acesse a pasta Queries, que está localizada no mesmo diretório da instalação do Integrador - HCM.
- Dentro da pasta Queries, faça uma cópia do arquivo da query (.sql) que deseja customizar e acrescente a extensão .usu no final.
Exemplo:- Arquivo original: g5-accounting-query.sql
- Arquivo copiado: g5-accounting-query.sql.usu
Importante
O encoding do arquivo .usu precisa ser UTF-8 (Sem BOM) para que o Integrador - HCM possa interpretá-lo. Outros tipos de codificação não são suportados.
- Certifique-se de que o novo arquivo ficou com a extensão correta.
Exemplo:
A existência do arquivo .usu durante a integração e a sincronização indica para o Integrador - HCM que ele deve considerar esta query, ao invés de usar o arquivo original (.sql).
Se você modificar diretamente o arquivo da query original (.sql), ele será sobrescrito durante a atualização do Integrador - HCM e suas alterações serão revertidas.
Não é necessário reiniciar o Integrador - HCM para que a query customizada seja utilizada, pois a atualização ocorre em tempo real.
Observações
- A customização das queries (arquivos .usu) são de responsabilidade do cliente.
- É necessário que o cliente mantenha as queries customizadas atualizadas, pois elas não absorvem correções de erros e evoluções de produto automaticamente. A Senior não se responsabiliza por queries defeituosas.
- As queries devem conter somente o comando SQL que será executado e não podem ter comentários. O uso de comentários pode causar erros na execução dos fluxos.
Os seguintes processos são integrados do HCM na senior X de volta para a base do HCM XT, passando pelo Integrador HCM:
Nome do processo | Nome exibido nos logs do Integrador HCM | Tabelas HCM XT que receberão os dados integrados |
|---|---|---|
Dependentes - Dados pessoais | DependentRequestFlow | R036DEP |
Dependentes - Imposto de renda | DependentIncomeTaxRequestFlow | R036IRF, R036DEP |
Dependentes - Foto | DependentPhotoRequestFlow | R036FOT |
Dependentes - Comprovantes de salário família | FamilySalaryDocumentRequestFlow | R036EDU |
Históricos de contas bancárias da pensão judicial | HistoricalJudicialPensionBankAccountRequestFlow | R036CPJ |
Ajustes da pensão judicial | JudicialAdjustmentRequestFlow | R036PJA |
Pensão judicial - Base mensal | JudicialBaseMonthlyRequestFlow | R036PJN |
Pensão judicial - Base de participação nos lucros | JudicialBasePlrRequestFlow | R036PJL |
Pensão judicial - Base 13o salário | JudicialBaseSalary13RequestFlow | R036PJD |
Pensão judicial - Base férias | JudicialBaseVacationRequestFlow | R036PJF |
Beneficiários (Alimentandos) da pensão judicial | JudicialPayeeItemRequestFlow | R036PPD |
Pagamentos da pensão judicial | JudicialPaymentRequestFlow | R036PJP |
Pensões judiciais | JudicialPensionRequestFlow | R036PJU |
Lançamentos de rateio - Local e cargo | ApportionmentEntryDepartmentJobPositionRequestFlow | R020RLC |
Lançamentos de rateio - Colaborador | ApportionmentEntryEmployeeRequestFlow | R020RMO |
Lançamentos de exceção do rateio - Local e cargo | ApportionmentEntryExceptionDepartmentJobPositionRequestFlow | R020ELC |
Lançamentos de exceção do rateio - Colaborador | ApportionmentEntryExceptionEmployeeRequestFlow | R020EXC |
Bases de cálculo para múltiplos vínculos | EmployeeCalculationBasisRequestFlow | R044BAS |
Lançamento 13º Salário | Entry13SalaryRequestFlow | R044D13 |
Lançamentos fixos | FixedEntryItemRequestFlow | R044FIX |
Lançamentos variáveis | VariableEntryItemRequestFlow | R044MOV |
Tipos de anotações das fichas registro | AnnotationTypeRequestFlow | R022NOT |
Rateios | ApportionmentRequestFlow | R020RAT |
Atendentes | AttendantRequestFlow | R108TAT |
Horários da busca automática | AutomaticWorkScheduleSearchRequestFlow | R006HBA |
Agências bancárias | BankBranchRequestFlow | R012AGE |
Bancos | BankRequestFlow | R012BAN |
Castas | CasteRequestFlow | R114CAS |
CID por CNAE | CidByCnaeRequestFlow | R192CNA |
Cidades | CityRequestFlow | R074CID |
Faixas de marcação de horário | ClockingEventBandsRequestFlow | R004FHR |
Marcações do horários | ClockingEventOfWorkScheduleRequestFlow | R004MHR |
Índices de conversão | ConversionRatesRequestFlow | R026ICM |
Países | CountryRequestFlow | R074PAI |
Moedas | CurrencyRequestFlow | R026MOE |
Deficiências | DisabilityRequestFlow | R022DEF |
Doenças (CID) | DiseaseRequestFlow | R192DOE |
Tipos de documentos | DocumentTypeRequestFlow | R022DOC |
Graus de instrução dos colaboradores | EducationDegreeRequestFlow | R022GRA |
Tipos de endereço eletrônico | ElectronicAddressRequestFlow | R022EEL |
Vínculos de trabalho | EmploymentRelationshipRequestFlow | R022VIN |
Naturezas de Despesa | ExpenseNatureRequestFlow | R048NAT |
Índices | FinancialIndexRequestFlow | R026IDM |
Datas Feriados | HolidayDatesRequestFlow | R002FEC |
Feriados | HolidayRequestFlow | R002FEM |
Índices - Valores | IndexValueRequestFlow | R026IDV |
Seguros | InsuranceRequestFlow | R166SEG |
Atividades de serviço | IssActivityRequestFlow | R022ISS |
Limites de isenção de ISS | IssLimitRequestFlow | R022LIM |
Áreas de conhecimento | KnowledgeAreaRequestFlow | R171ACN |
Preços de linha de transporte | LinePricesRequestFlow | R028PRT, R028PRM |
Meios de transporte | MeansOfTransportRequestFlow | R028MVT |
Motivos das movimentações | MovimentationReasonRequestFlow | R076MOT |
Nacionalidades | NationalityRequestFlow | R023NAC |
Bairros | NeighborhoodRequestFlow | R074BAI |
Pareceres | OpinionRequestFlow | R106PAR |
Estrutura de Organograma | OrganizationalChartStructureRequestFlow | R016ORE |
Pontos de embarque | PointEmbarkationRequestFlow | R028BVT |
Siglas dos conselhos profissionais | ProfessionalBoardAcronymRequestFlow | R022SIG |
Conselhos profissionais | ProfessionalCouncilRequestFlow | R022PRF |
Logradouros | PublicPlaceRequestFlow | R074RUA |
Qualificações | QualificationRequestFlow | R022QUA |
Religiões | ReligionRequestFlow | R114RLR |
Motivos da demissão | ResignationReasonRequestFlow | R114RMD |
Estados | StateRequestFlow | R074EST |
Estruturas | StructureRequestFlow | R000EST |
Subgrupos de Doenças (CID) | SubgroupDiseaseRequestFlow | R192SUB |
Quantidades das escalas de vale transporte | TransportationVoucherScaleItemRequestFlow | R028EVL |
Escalas de vale transporte | TransportationVoucherScaleRequestFlow | R028EVT |
Linhas de transporte | TransportLineRequestFlow | R028LVT |
Grupo de Seleção dos Eventos | WagetypeGroupRequestFlow | R008SEL |
Horários | WorkSchedulesRequestFlow | R004HOR |
Classes da Escala | WorkshiftClassRequestFlow | R006CLE |
Turma da escala | WorkshiftGroupRequestFlow | R006TMA |
Escalas (turnos) | WorkshiftRequestFlow | R006ESC |
Horário de Escala | WorkshiftScheduleRequestFlow | R006HOR |
Ramos de Atuação | ActivityfieldRequestFlow | R032ATU |
CBO 2002 | Cbo2002RequestFlow | R024CB2 |
Classificação brasileira de ocupações (CBO) | CboRequestFlow | R024CBO |
Contratos | ContractRequestFlow | R032EMC |
Centros de custos | CostCenterRequestFlow | R018CCU |
Outras empresas - Dados no exterior | DataAbroadOtherCompanyRequestFlow | R032EXT |
Hierarquias de Cargos | HierarchyofficeRequestFlow | R024HIE |
Anexos dos cargos | JobPositionAttachmentRequestFlow | R024ANX |
Cargo - Órgão Público | JobPositionPublicBodyRequestFlow | R024CPU |
Cargos | JobPositionRequestFlow | R024CAR |
Requisitos do Cargo | JobPositionRequirementsRequestFlow | R024RQU |
Histórico de informações salariais do cargo | JobPositionSalaryInfoRequestFlow | R024HIS |
Adicionais salariais dos cargos | JobPositionSalaryPremiumRequestFlow | R038LAG |
Níveis de Cargos | JobPositionStructureLevelRequestFlow | R024NIV |
Estruturas de Cargos | JobPositionStructureRequestFlow | R024EST |
Exceção de chefia | LeadershipExceptionRequestFlow | R080EXC |
Chefias | LeadershipRequestFlow | R080SUB |
Áreas de Atuação | OccupationareaRequestFlow | R024AAT |
Outras empresas | OtherCompanyRequestFlow | R032OEM |
Outras empresas - Tipos de uso | UseTypesOtherCompanyRequestFlow | R032USO |
Regiões administrativas | AdministrativeRegionRequestFlow | R074RAD |
Programações de desligamento | DismissalMovimentationRequestFlow | R042PRC |
Anexos das anotações das fichas registro dos colaboradores | EmployeeAnnotationAttachmentRequestFlow | R038DHA |
Anotações das fichas registro dos colaboradores | EmployeeAnnotationRequestFlow | R038NOT |
Anuidades do colaborador | EmployeeAnnuityRequestFlow | R034ANU |
Seguros do colaborador | EmployeeInsuranceRequestFlow | R034SEG |
Modalidade PAT | EmployeePatModalityRequestFlow | R034PAT |
Percentuais livres do colaborador | EmployeePercentageRequestFlow | R034PLI |
Fotos dos colaboradores | EmployeePhotoRequestFlow | R034FOT |
Colaborador | EmployeeRequestFlow | R033PES, R034FUN, R038HVI, R110FIC, R110HDF, R038HSI, R034SIN, R038HSA, R038HPO, R038HFI, R038HCC, R038HCA, R038EVT, R038HLO, R038HES, R038HCS, R038CAT, R038HNA, R034CON, R034ADM, R034ETG, R034PAT, R034CPL, R034CTR, R034SEG, R034SEL, R034ANU, R034EST, R034IEA, R034PLI, R034USO |
Tipos de uso de terceiros | EmployeeThirdPartyUsingTypeRelationshipRequestFlow | R034USO |
Grupo de Seleção dos Eventos do colaborador | EmployeeWagetypeGroupRequestFlow | R034SEL |
Históricos de contas bancárias do colaborador | HistoricalBankAccountRequestFlow | R034CON |
Históricos de filial | HistoricalCompanyBranchRequestFlow | R038HFI |
Históricos de centro de custo | HistoricalCostCenterRequestFlow | R038HCC |
Históricos de local do colaborador | HistoricalDepartmentRequestFlow | R038HLO |
Históricos de vínculo do colaborador | HistoricalEmploymentRelationshipRequestFlow | R038HVI |
Históricos de categorias do eSocial | HistoricalEsocialCategoryRequestFlow | R038CAT |
Históricos de natureza de despesa | HistoricalExpenseNatureRequestFlow | R038HNA |
Históricos de prorrogação de afastamento | HistoricalExtensionLeaveRequestFlow | R038PRO |
Históricos de IRRF | HistoricalIrrfRequestFlow | R038HRE |
Históricos de cargo | HistoricalJobPositionRequestFlow | R038HCA |
Anexos de históricos dos colaboradores | HistoricalLeaveAttachmentRequestFlow | R038IMA |
Históricos de afastamento | HistoricalLeaveRequestFlow | R038AFA |
Históricos de adicionais do salário | HistoricalSalaryPremiumRequestFlow | R038HAD |
Históricos de salário do colaborador | HistoricalSalaryRequestFlow | R038HSA |
Históricos de categorias de SEFIP do colaborador | HistoricalSefipCategoryRequestFlow | R038HCS |
Itens dos históricos de sindicato do colaborador | HistoricalSyndicateItemMainSyndicateRequestFlow | R038HSI |
Itens dos históricos de sindicato do colaborador | HistoricalSyndicateItemOtherSyndicateRequestFlow | R034SIN |
Históricos de sindicato do colaborador | HistoricalSyndicateRequestFlow | R038HSI, R034SIN |
Histórico de contribuição sindical | HistoricalSyndicateUnionContributionRequestFlow | R038HCO |
Históricos de teletrabalhos dos colaboradores | HistoricalTeleworkRequestFlow | R038HTT |
Histórico de contrato temporário | HistoricalTemporaryContractRequestFlow | R034CTR |
Históricos de estagiário | HistoricalTraineeRequestFlow | R034ETG |
Históricos de escala | HistoricalWorkshiftRequestFlow | R038HES |
Históricos de posto de trabalho | HistoricalWorkstationRequestFlow | R038HPO |
Históricos de estabilidades | HistoricStabilityRequestFlow | R038HEB |
Cadastros de aviso prévio de desligamento | NoticeWorkedRequestFlow | R042AVI |
Históricos de afastamento retroativo | RetroactiveHistoricalLeaveRequestFlow | R039AFA |
Sindicato Rescisão | SyndicateDismissalRequestFlow | R014HOM |
Colaboradores - Exames toxicológicos | ToxicologicalExaminationRequestFlow | R038HEX |
Tabela salarial | WageScaleRequestUpdateFlow | R076DES |
Revisão de tabela salarial | WageScaleRevisionRequestUpdateFlow | R076EST |
Histórico de chaves PIX do colaborador | HistoricalEmployeePixRequestFlow | R034PIX |
Histórico de contas Pix do dependente | HistoricalDependentJudicialPensionPix | R036PIX |
O que é uma pendência de sincronia
A pendência de sincronia é um registro da base do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6) que possui uma alteração e precisa que ela seja replicada para a base de dados do HCM senior X.
Todas as operações realizadas em uma das tabelas monitoradas pelo Integrador HCM são consideradas para gerar uma pendência. As operações são: INSERT (inclusão de um novo registro), UPDATE (alteração de um registro) e DELETE (exclusão de um registro).
Como as pendência são geradas
Essas pendências são geradas via triggers existentes em cada uma das tabelas monitoradas pelo Integrador HCM. A geração e manutenção destas triggers são realizadas no momento da consistência de base que o Integrador HCM realiza ao inicializar.
Exemplos de nomenclatura das triggers geradas:
- RTC_R034FUN_I
- RTC_R034FUN_U
- RTC_R034FUN_D
Pendências agendadas
Na guia Sincronia do dashboard, é possível encontrar o agrupador G5 → HCM em aberto (Agendada).
Nesse agrupador é apresentada a quantidade de pendências em aberto que estão agendadas para a execução noturna.
A integração das tabelas que estão aguardando pela execução noturna ocorre diariamente, no período entre 18:30 de um dia e 08:00 do dia seguinte.
A coluna Horário Execução indica se as pendências das respectivas tabelas já estão na fila para processamento ou se as pendências foram agendadas para processamento em horário noturno.
Onde as pendências de sincronia são armazenadas
As pendências geradas são armazenadas na tabela RTC_PENDENCIES, da base de dados do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6).
Como identificar se uma pendência de sincronia já foi processada
As pendências que já foram processadas pelo Integrador HCM continuam com um registro na tabela RTC_PENDENCIES, mas recebem um registro na tabela HCM_PENDENCIES (também da base de dados do Gestão de Pessoas | HCM - versão 6). Assim, o Integrador HCM considera que a pendência já foi devidamente processada.
Portanto, uma maneira de identificar quais pendências de sincronia não foram processadas é executando a seguinte query na base de dados do Gestão de Pessoas | HCM:
SELECT * FROM rtc_pendencies r WHERE NOT EXISTS (SELECT h.id FROM hcm_pendencies h WHERE h.id = r.id) ORDER BY operationtime DESC; |
Execução das pendências de sincronia
O intervalo de tempo para a execução das sincronias relacionadas às solicitações no contexto HCM > G5 será de 1 (um) minuto para clientes que possuem o módulo da Folha de Pagamento habilitado no Integrador HCM; e de 3 (três) minutos para clientes que não possuem o módulo habilitado.
A execução da sincronia também realiza consultas adicionais para reunir dados necessários ao envio para o SeniorX, conforme as pendências identificadas. Esse processo utiliza queries semelhantes às empregadas na carga inicial, diferenciando-se pelo sufixo sync nos nomes dos arquivos de sincronia.
Exemplo para o fluxo de Cargos:
- Query de carga: g5-job-position-query.sql
- Query de sincronia: g5-sync-job-position-query.sql
O Integrador HCM possui uma rotina que permite ao administrador configurar quais pendências de sincronia não devem ser processadas.
Como funciona a rotina de ignorar pendências
Esta rotina se baseia na configuração do arquivo de propriedades sync-ignorefields.properties (encontrado na pasta raiz da instalação do Integrador HCM).
Se a pendência de sincronia de uma tabela estiver como campos alterados, apenas os definidos na propriedade (um ou mais) terão a pendência ignorada, inserindo assim um registro na tabela HCM_PENDENCIES da base do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6). Isto indica ao Integrador HCM que a pendência em questão deve ser considerada como “processada com sucesso”.
Como configurar o arquivo sync-ignorefields.properties
Nesse arquivo é necessário colocar como chave o nome da tabela do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6) e, como valor da chave, os campos que devem ser ignorados.
Assim, caso o Integrador HCM receba uma pendência de sincronização alterando apenas algum desses campos, a pendência será ignorada.
Também é possível configurar com o termo ALL, então todas as pendências de sincronia daquela tabela serão ignoradas, independentemente de quais campos foram alterados.
Exemplo de configuração do arquivo:
r034fun=PagSin, UltCal r033pes=DatAux, CanAux, DepAux, CadAux, TipAux, EmpAux r022doc=ALL |
- Uma pendência com os seguintes campos alterados: TipAux, EmpAux e no arquivo está configurado para a tabela r033pes os campos DepAux, CadAux, TipAux e EmpAux. A pendência será ignorada pelo Integrador HCM, pois todos os campos alterados da tabela estão englobados no arquivo de propriedades.
- Uma pendência com os seguintes campos alterados: PagSin, NomFun e no arquivo está configurado para a tabela r034fun o campo PagSin. A pendência não será ignorada pelo Integrador HCM, devido ao campo NomFun ter sido alterado e não estar cadastrado no arquivo de propriedades como campo a ser ignorado na tabela em questão.
- Uma pendência com os seguintes campos alterados: PagSin, NomFun, NumEmp e no arquivo está configurado para a tabela r034fun o termo ALL. A pendência será ignorada pelo Integrador HCM, devido a utilização do termo ALL, pois assim todas as pendências de sincronia da tabela serão ignoradas, independentemente dos campos que foram alterados.
Atenção
Esta forma entrou em ciclo de descontinuação e não deve mais ser utilizada para implantações. Para mais informações, entre em contato com a gestão de produtos.
Quando é necessário estruturar a hierarquia pelo cadastro de chefias
Por padrão, a hierarquia é definida pela estrutura dos postos de trabalho da empresa.
A estrutura feita pela chefia deve ser feita apenas quando o cliente opta por não configurar a hierarquia do Painel de Gestão pela maneira padrão, que é baseada nos postos.
Neste caso, será necessário configurar a hierarquia do Painel de Gestão com base no cadastro de chefias, a fim de determinar quem é o liderado e o respectivo líder.
O fluxo responsável por executar a carga dos dados da hierarquia customizada é o Hierarquias (g5-hierarchy-query.sql).
Passos para customizar a hierarquia pelo cadastro de chefias
Opção 1 (recomendado) — Usando um modelo de relatório e processos automáticos:
-
Certifique-se que foi realizado o cadastro de chefias. Este cadastro é feito pelo módulo Administração de Pessoal, em: Empresas > Chefias > Chefes (FR080SUB).
-
Execute o relatório FPCO003.HCM, com o qual são geradas as informações necessárias para compor a hierarquia pelo cadastro de chefias. Para executar o relatório FPCO003.HCM acesse o menu Recursos > Implementações > Executar Relatório e informe os seguintes dados:
- Extensão HCM
- Categoria: CO
- Número do relatório 003 Com isso, será gerado o arquivo de saída hcm-custom-hierarchy.txt. Nos passos seguintes, este arquivo será usado para configurar a integração da hierarquia.
-
Configure a execução desse relatório nos processos automáticos, para que o arquivo hcm-custom-hierarchy.txt seja gerado e gravado em uma pasta no servidor onde está o Integrador HCM.
-
Para finalizar, faça as seguintes configurações do arquivo integration.properties:
- Defina o arquivo hcm-custom-hierarchy.txt no caminho informado na propriedade
integration.fromFile.dir. - Altere a propriedade
integration.hierarchy.typepara CUSTOM.
- Defina o arquivo hcm-custom-hierarchy.txt no caminho informado na propriedade
Opção 2 — Criando o arquivo .txt manualmente:
-
Crie um novo arquivo de texto com a extensão .txt e certifique-se que o formato da codificação dos caracteres desse arquivo seja ISO.
-
Neste arquivo, adicione as informações dos colaboradores que compõem a hierarquia. Os registros devem respeitar o formato abaixo, substituindo as informações destacadas em vermelho:
liderado_empresa=código da empresa do liderado;liderado_tipo=tipo de cadastro do liderado;liderado_cadastro=número do cadastro do liderado;lider_empresa=código da empresa do líder;lider_tipo=tipo de cadastro do líder;lider_cadastro=número do cadastro do líder
-
Salve o arquivo .txt dentro da pasta no servidor onde está instalado o Integrador HCM.
-
Para finalizar, faça as seguintes configurações do arquivo integration.properties:
- Defina o arquivo .txt no caminho informado na propriedade
integration.fromFile.dir. - Altere a propriedade
integration.hierarchy.typepara CUSTOM.
- Defina o arquivo .txt no caminho informado na propriedade
Importante
No arquivo .txt, é obrigatório que um dos registros possua todos os parâmetros do líder (lider_empresa, lider_tipo e lider_cadastro) com o valor zero (0). Este registro representará o nível mais alto da hierarquia e só é permitido um registro deste tipo.
liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=1;lider_empresa=0;lider_tipo=0;lider_cadastro=0 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=2;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=1 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=3;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=1 |
Cenário de exemplo:
Dados da empresa e dos colaboradores:
Número de cadastro da empresa | Número de cadastro do colaborador | Nome do colaborador |
|---|---|---|
1 | 1 | Maria |
2 | José | |
3 | Cristina | |
4 | Karina | |
5 | Antônio |
Representação visual da hierarquia:

A hierarquia acima deverá ser estruturada da seguinte forma no arquivo .txt:
liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=1;lider_empresa=0;lider_tipo=0;lider_cadastro=0 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=2;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=1 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=3;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=2 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=4;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=3 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=5;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=2 |
No exemplo acima, é possível notar que o cadastro da colaboradora Maria é considerado o nível mais alto na estrutura da hierarquia. Isto é identificado pelo valor zero (0) nos campos lider_empresa, lider_tipo e lider_cadastro.
Periodicidade de integração da hierarquia
Para que as informações da hierarquia estejam sempre atualizadas, é necessário agendar a periodicidade da execução do relatório FPCO003.HCM pelo módulo Administração de Pessoal.
As informações da hierarquia serão integradas pelo tempo definido na propriedade integration.hierarchy.interval do arquivo integration.properties.
A integração das informações do arquivo de saída (hcm-custom-hierarchy.txt) acontecerão somente quando houver alguma alteração dos dados cadastrados.
Empresas que são consideradas na geração do relatório
Todas as empresas que estiverem configuradas no Integrador HCM serão consideradas na geração do relatório.
Para que todos os colaboradores destas empresas também sejam considerados, é necessário que cada um deles esteja vinculado a um cadastro de pessoa. Durante o cadastro, o campo referente ao módulo Painel de Gestão precisa estar selecionado.
Caso a listagem do relatório contenha colaboradores de empresas que não estão configuradas no Integrador HCM, a hierarquia customizada não será integrada, porque o colaborador não será enviado ao HCM senior X anteriormente.
Resolução de problemas: possíveis erros no cadastro da hierarquia por chefias
Situação
Ao processar o arquivo .txt contendo os registros da hierarquia estruturada por chefias, o Integrador HCM apresente o seguinte erro:
Valor inválido para Hierarchy: It’s not allowed more than one root node:
Causa
Existe mais de um registro onde os valores dos campos referentes ao líder foram preenchidos com zero (0), porém é permitido apenas um registro com este valor.
Exemplo com o cadastro incorreto:
liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=2372;lider_empresa=0;lider_tipo=0;lider_cadastro=0 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=19048;lider_empresa=0;lider_tipo=0;lider_cadastro=0 |
Solução
Ajuste os registros para que o valor zero seja informado somente para o líder que representa o nível mais alto na hierarquia.
Exemplo com o cadastro correto:
liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=2372;lider_empresa=0;lider_tipo=0;lider_cadastro=0 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=19048;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=2372 |
Situação
Ao processar o arquivo .txt contendo os registros da hierarquia estruturada por chefias, o Integrador HCM apresente o seguinte erro:
Valor inválido para Hierarchy: Item without hierarchy:
Causas
- O arquivo não contém nenhum registro onde os valores dos campos referentes ao líder foram preenchidos com zero (0).
- Algum colaborador foi indicado como liderado de um líder cujo registro não consta no arquivo.
Exemplo com o cadastro incorreto:
liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=19048;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=570 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=20060;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=740 |
Solução
Ajuste os registros para que somente aquele que o valor zero seja informado somente para o líder que representa o nível mais alto na hierarquia.
Exemplo com o cadastro correto:
liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=19048;lider_empresa=0;lider_tipo=0;lider_cadastro=0 liderado_empresa=1;liderado_tipo=1;liderado_cadastro=20060;lider_empresa=1;lider_tipo=1;lider_cadastro=19048 |
Situação
Ao processar o arquivo .txt contendo os registros da hierarquia estruturada por chefias, o Integrador HCM apresente o seguinte erro:
Posto de trabalho não encontrado para o colaborador: 0EE3F90D2B314FF9A9BFD86E5785731C
Causas
O colaborador indicado na mensagem de erro está sem posto de trabalho. O identificador do colaborador no HCM é mostrado na mensagem pelo código do id da tabela Employee da base.
Solução
Associe o colaborador a um posto de trabalho.
O sistema possibilita tornar padrão o envio de notificações por e-mail aos usuários da empresa, isso se dá através do fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail). Para isso, deve-se seguir o passo a passo abaixo para habilitar essa funcionalidade.
Atenção
O fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail) irá inicializar as configurações da opção Receber notificação por e-mail, de acordo com a chave hcm.email.notification.enabled, do Integrador HCM (caso não haja essa chave, o padrão é false).
Ao realizar o processo abaixo, o fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail) irá aplicar a configuração para todos os usuários (tanto atuais quanto futuros).
- Na guia Integração, informe o fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail) na caixa de pesquisa acima da lista de fluxos;
- Após, clique em Executar fluxo selecionado;
Importante
Neste momento, o sistema deve atualizar o campo tenantsetting.sendemailnotification = false e todos registros personconfiguration.sendemailnotification = false.
- Acesse a pasta raiz onde o Integrador HCM foi instalado (exemplo: C:\HCM-Integrador\integration.properties);
- Acesse o arquivo integration.properties;
- Dentro do arquivo integration.properties, informe a chave hcm.email.notification.enabled = true;
- Reinicie o Integrador HCM para que seja efetuada a leitura dessa nova chave;
- Execute o fluxo Configurações (enviar notificações por e-mail);
Importante
Neste momento, o sistema deve atualizar o campo tenantsetting.sendemailnotification = true e todos registros personconfiguration.sendemailnotification = true.
A tela Associação de colaboradores e usuários, acessada na Senior X em Gestão de Pessoas | HCM > Integrador HCM > Associação de Colaboradores Usuários, permite consultar e associar usuários criados ao colaborador correspondente no HCM.
- Para clientes que integram com o SeniorX através do XT, a tela é utilizada apenas para consulta de colaboradores associados.
- Para aqueles que integram via Novasoft (ou seja, sem o XT), a tela é utilizada para, além de consultas, inclusão e remoção das associações. Neste caso, essa funcionalidade é essencial para definir quem terá acesso à Senior X, garantindo que cada usuário tenha as permissões apropriadas associadas ao seu perfil.
Nessa tela, os administradores ou pessoas por eles autorizadas podem realizar as seguintes ações:
- Associar: permite a inclusão de novas associações entre colaboradores e usuários;
- Desassociar: permite a remoção de associações previamente estabelecidas;
- Consultar: permite a visualização das associações existentes.
- Importar: permite a importação coletiva de associações de usuários e colaboradores, através do upload de um arquivo .csv. Esse botão está disponível apenas para clientes que utilizam a integração via Novasoft.
Ao clicar em Importar, existem duas opções para realizar o pré-carregamento do arquivo:
- Associação: Permite a inclusão de novas associações entre colaboradores e usuários.
- Desassocição: Permite a remoção de associações previamente estabelecidas entre colaboradores e usuários.
O sistema validará a estrutura e conteúdo do arquivo, que obrigatoriamente deve conter:
- Em caso de Associação:
Campo | Descrição | Origem dos dados (Novasoft) | Origem dos dados (Senior) |
|---|---|---|---|
username | Nome do usuário previamente cadastrado na XPlatform | Nome do usuário cadastrado na plataforma | Nome do usuário cadastrado na plataforma |
person | Código da pessoa | Mesmo que código do colaborador | Campo codpes da tabela R033PES |
company | Código da empresa | Campo cod_cia da tabela gen_compania | Campo numemp da tabela R034FUN |
type | Tipo de colaborador | Sempre 1 | Campo tipcol da tabela R034FUN |
employee | Código do colaborador | Campo cod_emp da tabela rhh_emplea | Campo numcad da tabela R034FUN |
- Em caso de desassociação:
Campo | Descrição | Origem dos dados (Novasoft) | Origem dos dados (Senior) |
|---|---|---|---|
username | Nome do usuário previamente cadastrado na XPlatform | Nome do usuário cadastrado na plataforma | Nome do usuário cadastrado na plataforma |
O processo de importação é assíncrono — ou seja, após carregar o arquivo, o sistema processará as associações em segundo plano. O usuário que iniciou a importação receberá uma notificação com os resultados do processamento:
- Se todos os registros forem importados com sucesso, a notificação informará a conclusão bem-sucedida;
- Se houver erros, a notificação incluirá um link para download de um arquivo detalhando os registros que falharam e os motivos dos erros.
Importante
- Essa tela está disponível apenas para administradores ou pessoas designadas por eles: o usuário administrador do tenant possui acesso total a todas as permissões de administração do tenant, e a gestão e atribuição de acessos é de sua responsabilidade;
- No contexto de integração via Novasoft, o usuário é criado diretamente na plataforma, através da Gestão de Usuários: que pode ser acessada em Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários.
- Cada importação tem um limite de cinco mil linhas por arquivo.
English
Español

English
Español

