Meu perfil

O Meu perfil é o agrupamento das informações pessoais, de contato, contatos de emergência, documentos e dados bancários do Colaborador.

É possível adicionar ou editar as informações dos quadros Dados pessoais, Dados de autodeclaração, Contatos, Contatos de emergência, Endereço, Documentos e, após clicar em Salvar e enviar. As informações poderão ser alteradas imediatamente após clicar em Salvar e enviar, ou serão encaminhadas para o responsável pela manutenção dos registros dos colaboradores (Recursos Humanos), caso assim esteja configurado.

Notas

  • As informações do quadro Dados bancários servem apenas para consulta, ou seja, não é possível editá-las;
  • É possível anexar arquivos com extensões .PDF, .PNG, .JPEG, .JPG, .DOC, .DOCX e .XLXS, com tamanho máximo de até 2 MB, no quadro Comprovantes.

Dados Pessoais

Os dados pessoais são as informações relacionadas ao Colaborador, portanto, é importante mantê-los atualizados.

Pelo menu Painel de Gestão em Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Dados pessoais, é possível gerenciar as informações, solicitar alterações ou inclusões, anexar documentos e encaminhar para o departamento de RH realizar a aprovação de solicitações de alteração. Os dados que podem ser alterados no quadro Dados pessoais são:

Importante

  • Caso configurado na Atualização cadastral, as mudanças de dados pessoais requererão um comprovante anexado e a confirmação do Colaborador ao clicar em Afirmo que os dados são verídicos. Por exemplo: em uma mudança de estado civil de solteiro para casado, pode-se alterar o campo Estado civil do quadro Dados pessoais e será necessário anexar a certidão digitalizada no quadro Comprovantes. Do contrário, as mudanças serão salvas automaticamente no momento em que o Colaborador salvar as informações.

Além dos dados citados acima, caso o Colaborador seja uma Pessoa com Deficiência (PcD), é possível repassar essa informação para a organização por meio do quadro Deficiências, na tela de Dados pessoais.

É possível indicar a deficiência principal, caso possua mais de uma, e se é um profissional reabilitado ou readaptado.

Profissionais considerados reabilitados ou readaptados
  • Reabilitado: o colaborador incapacitado parcialmente ou totalmente para o trabalho, cumpriu Programa de Reabilitação Profissional no INSS, recebendo certificado, sendo proporcionado os meios indicados para participar do mercado de trabalho.
  • Readaptado: o colaborador está investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.

Observação

  • Parte das informações disponibilizadas podem estar como públicas ou privadas, dependendo das configurações feitas pela empresa, podendo ser alteradas pelo Colaborador;
  • As opções Adicionar e Editar informações nos perfis podem estar ocultas para o colaborador. Esses campos ficarão disponíveis de acordo com as configurações da empresa.

Dados de autodeclaração

A seção Dados de autodeclaração permite que os Colaboradores registrem suas informações de identidade de gênero, orientação sexual e afetiva, nome social e se recebeu refúgio no Brasil. Essas informações podem ser incluídas, editadas ou removidas a qualquer momento acessando Painel de Gestão > Meu painel > Perfil > Pessoal > Meu perfil > Dados de autodeclaração.

Qual sua identidade de gênero?

Esse campo permite que o Colaborador informe a identidade de gênero com a qual se identifica, podendo ser:

  • Feminino/Masculino cisgênero;
  • Feminino/Masculino transgênero;
  • Não binário;
  • Outro (podendo ser informado pelo Colaborador ou deixado em branco).
  • Prefiro não responder
Você adotou nome social que é diferente do seu nome do registro civil?

Aqui é possível informar se o Colaborador adotou um nome social ou não, informando-o em caso positivo. Também é possível escolher a opção Prefiro não responder.

Importante

As informações inseridas nesse campo são apenas de caráter informativo e não fazem parte do processo de alteração legal do nome de registro civil informado no processo de cadastro de Colaborador. Para esse tipo de procedimento, é necessário seguir o processo na Administração de Pessoal, conforme explicitado nos itens Nome Completo e Nome Social.

Qual sua orientação sexual e afetiva?

O Colaborador pode, nesse campo, informar sua orientação sexual e afetiva, podendo ser:

  • Assexual;
  • Bissexual;
  • Heterossexual;
  • Homossexual;
  • Pansexual;
  • Outro (podendo ser informado pelo Colaborador ou deixado em branco).
  • Prefiro não responder
Você recebeu refúgio no Brasil?

Esse campo permite ao Colaborador informar se o mesmo solicitou ou recebeu refúgio no Brasil. Também é possível escolher a opção Prefiro não responder.

Quem pode ver os dados autodeclarados?

Confira o que cada perfil da empresa pode acessar e com qual finalidade:

  • Colaboradores: preenchem e atualizam os dados autodeclarados sobre si mesmos, podendo acessar e alterar essas informações a qualquer momento. Colaboradores não têm acesso aos dados autodeclarados de seus colegas ou de outras pessoas.

  • Gestores: não têm acesso às informações respondidas pelos colaboradores, nem mesmo de suas equipes.

  • RH: podem emitir relatórios com a lista de colaboradores da empresa e seus dados autodeclarados, para ajudar a promover políticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

    Importante

    O acesso às visões dinâmicas depende das configurações feitas pelo administrador de sistema ou TI da empresa. As visões dinâmicas podem ser liberadas para qualquer papel do sistema, mas, por padrão, recomenda-se liberar esses relatórios somente para o papel de RH.

A alteração desses dados segue o processo de atualização cadastral.

Importante

  • Para que a seção de autodeclaração seja exibida na tela Meu perfil e o acesso à tela Atualizar dados de autodeclaração seja possível, é necessário ativar a configuração Permitir manter dados de autodeclaração na tela Configurações gerais;
  • Nenhum dos campos de autodeclaração é obrigatório e todas as informações inseridas podem ser atualizadas ou apagadas pelo Colaborador a qualquer momento;
  • A opção de nome social só se torna visível ao escolher uma das opções de identidade de gênero que não seja cisgênero.

Editar contatos pessoais

Neste campo é possível adicionar seus dados de contato pessoal como telefones, e-mails profissionais e pessoais e links de perfis redes sociais diversas.

Telefones

Aqui possível informar os Telefones dos tipos Pessoal, Profissional e Celular.

Observação

São exibidos somente os telefones profissionais vinculados a cadastros de colaboradores que estão atualmente ativos (não demitidos) no sistema.

E-mail

Aqui é possível cadastrar ou remover E-mails dos tipos Pessoal e Profissional.

Observação

O primeiro registro de e-mail de cada categoria (Pessoal e Profissional) é refletido para as tabelas R034CPL e R033PES no sistema on-premise.

Caso um colaborador remova um e-mail cadastrado, o sistema irá sincronizar o e-mail seguinte de mesma categoria automaticamente. Por exemplo:

Um colaborador cadastra 2 endereços de e-mail profissionais e 2 endereços de e-mail pessoais na seguinte ordem

se o endereço “pessoal3” for removido, o sistema integrará o endereço pessoal2 automaticamente e não o “profissional1”, por causa da ordem de cadastro.

Caso não existam outros e-mails na listagem, a informação é removida do on-premise nas suas respectivas categorias.

Além disso, somente alterações realizadas no primeiro e-mail de cada categoria também serão integradas ao sistema.

Redes Sociais

Este campo permite adicionar um link ou nome de usuário para diversas redes sociais.

Editar os contatos de emergência

Nesse campo é possível gerenciar as seguintes informações:

Observação

Na implantação do módulo Painel de Gestão ou, então, ao executar o fluxo Contatos de emergência no Integrador HCM, os dependentes cadastrados no módulo Administração de Pessoal com o grau de parentesco 2 - Cônjuge ou 3 – Pai/Mãe são integrados para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.

A manutenção dos contatos de emergência, por sua vez, deve ser feita no módulo Painel de Gestão pelo Colaborador. Ao alterar, incluir ou excluir um dependente no módulo Administração de Pessoal, a informação não será sincronizada automaticamente.

Endereços pessoais

Neste campo, é possível gerenciar seu endereço pessoal. Os dados que podem ser alterados no quadro Endereços pessoais são:

Importante

Quando o CEP é informado, os campos Tipo de Logradouro, Logradouro, Bairro e Cidade são preenchidos automaticamente.

Integração com o Gestão de Pessoas | HCM (versão 6)

Nome do colaborador

O nome do colaborador no Painel de Gestão é uma das informações que são integradas com o Administração de Pessoal.

Painel de Gestão considera o que estiver preenchido nos seguintes locais:

Local no Painel de Gestão

Local no Administração de Pessoal

Campo: Nome completo
Tela: Painel de Gestão > Perfil > Meu perfil

Campo: Nome da pessoa
Tela: Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES)

Portanto, sempre que houver a alteração do nome de um colaborador ou colaboradora, isso deve ser feito sempre nos locais acima. Assim, os nomes serão exibidos corretamente em ambos os módulos.

Nota

O nome informado no Painel de Gestão não é usado para envio ao eSocial e nem para outros documentos legais. Essa gestão é feita pelo módulo Administração de Pessoal.

Contatos do colaborador

Os contatos também podem ser obtidos via integração, originados nos seguintes locais do módulo Administração de Pessoal:

Integração dos telefones de contato

Tipo de telefone no Painel de Gestão

Tipo de telefone correspondente no Administração de Pessoal

Tela onde a informação é atualizada

Campo

Pessoal

Cadastro de Pessoas (FR033PES)

Telefone

Ficha Complementar (FR034CPL)

Celular

Cadastro de Pessoas (FR033PES)

Celular
Profissional

Cadastro de Pessoas (FR033PES)

Telefone Comercial

Integração dos contatos de emergência

Quando um dependente é cadastrado no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão como um possível contato de emergência.

Já os contatos de emergência alterados ou cadastrados no Painel de Gestão não são integrados de volta para o Administração de Pessoal, mesmo que tenham sido originados por esse sistema.

Observação

Essa integração ocorre somente para dependentes cujo tipo de grau de parentesco seja 2 - Cônjuge ou 3 - Pai/mãe.

Integração de raça e etnia

Quando uma raça ou etnia é cadastrada no módulo Administração de Pessoal, essa informação é integrada para o Painel de Gestão e fica disponível como opção nos dados pessoais do colaborador.

Se a informação do campo Raça/Etnia for removida no Painel de Gestão, essa informação será integrada apenas para o cadastro de colaborador no Administração de Pessoal. Porém, isso não será replicado para o cadastro de Pessoa.

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