Configurações do sistema - Social

A tela de configurações do sistema permite fazer definições e personalizações para deixar o Social com a cara da sua marca e mais aderente ao seu negócio.

Esta documentação apresenta as configurações disponíveis e como funcionam.

Como acessar as configurações do Social

Botão para fazer as configurações do Social

Observação

O botão de configurações fica habilitado somente para usuários com o papel de Administrador. Para saber mais, acesse a documentação de papéis e permissões do Social.

O que você pode fazer:

Configurar o banner da tela inicial (adicionar, alterar ou remover o banner)

Social permite definir um banner que aparecerá na tela inicial para todos os usuários.

Exemplo de banner personalizado na timeline do Social

O banner é opcional e você pode escolher entre usar uma imagem personalizada ou manter sem imagem.

Para configurar o banner, siga estes passos:

  1. Acesse a tela de configurações e:

    • se não houver um banner configurado atualmente, você poderá adicionar um. Para fazer isso, arraste e solte um arquivo do computador ou clique no local indicado para procurar um arquivo;
    Inclusão de novo banner personalizado na timeline do Social
    • se já houver um banner configurado atualmente, você pode alterar ou removê-lo. Para isso, selecione a opção pretendida.
    Edição de banner personalizado na timeline do Social
  2. Em Banner Link: insira uma URL de um site ou página para direcionar os usuários ao clicar. Você pode colocar o site institucional da sua empresa, por exemplo.

Notas

  • O link do banner é opcional. Para manter o banner sem um link, deixe o campo Banner Link em branco.
  • O link configurado será aberto em uma nova guia do navegador.
  1. Por fim, clique em Alterar configurações para que as mudanças tenham efeito.

Observação

O limite máximo aceito para upload de imagens é 10MB, mas recomendamos que as imagens tenham até 3MB para garantir melhor performance. Quanto menores as imagens, mais rápido será o carregamento.

Para evitar cortes indesejados, use imagens com borda extra (sangria). Após a importação, a área útil visível será de 1200x366px.

Renomear as seções da tela inicial

Nas configurações do Social, é possível renomear os botões das seções que aparecem na barra superior:

Botões das seções na tela inicial do Social

Para renomear as seções, siga estes passos:

  1. Acesse a tela de configurações do Social.
  2. Use os campos correspondentes para renomear cada seção. Os nomes padrão das seções e que podem ser renomeadas são:
    • Traduzir “Início” (Timeline)
    • Traduzir “Smart Apps”
    • Traduzir “Documentos”
    • Traduzir “Espaços”
    • Traduzir “Perfil”
    • Traduzir “Analytics”

Observação

A seção Analytics aparece somente para o usuário administrador do Tenant, que é diferente dos usuários com papel de administrador do Social.

  1. Por fim, clique em Alterar configurações para que as mudanças tenham efeito.
Habilitar ou desabilitar o controle de publicações

O controle de publicações permite habilitar a moderação das publicações no Social, tanto na timeline principal quanto na timeline dos Espaços.

Para ativar essa funcionalidade, basta habilitar a opção Controle de posts na tela de configurações do Social.

Quando o controle de publicações está ativo, as publicações dos usuários ficarão pendentes para avaliação de usuários com o papel de Moderador ou Administrador. As publicações aparecerão na timeline somente após passar pela aprovação.

Visão do moderador:

  • O usuário moderador é avisado de duas maneiras sobre publicações pendentes para sua aprovação:

    • pelo ícone de notificação;
    Notificação do moderador para aprovar nova publicação
    • via mensagem ou publicação fixada no topo da timeline:
    Mensagem para o moderador para aprovar nova publicação
  • Quando o moderador aprovar a publicação, ela vai aparecer imediatamente na timeline.

  • Opcionalmente, o moderador pode editar uma publicação antes de aprová-la. Se fizer isso, o próprio moderador publica o conteúdo logo após a edição.

Visão do usuário:

  • A publicação aparece como pendente para a pessoa que a criou, até que essa publicação seja aprovada ou rejeitada
  • A pessoa que criou a publicação receberá uma notificação na Senior X avisando se ela foi aprovada ou rejeitada pelo moderador.
Notificação com resposta do pedido de aprovação do usuário

Observação

Se o moderador editar a publicação antes de aprová-la, o usuário que criou o conteúdo original não será notificado, mas a publicação é feita normalmente.

Habilitar ou desabilitar o ícone de chatbot

Social oferece um chatbot que ajuda usuários a tirarem suas principais dúvidas sobre o sistema. O chatbot é acessado ao clicar no ícone flutuante que fica no inferior da tela.

Chatbot de ajuda do Social

Você pode clicar nas opções apresentadas pelo bot e ele responde com orientações e dicas sobre o assunto escolhido.

O ícone de chatbot é opcional e o administrador de sistema pode definir se o ícone ficará visível ou não.

Para configurar a exibição do chatbot do Social, siga estes passos:

  1. Acesse a Senior X com um usuário que seja administrador do tenant ou que tenha as permissões necessárias para fazer as configurações.
  2. Acesse a tela de configurações por tenant pelo menu: Tecnologia > Configuração > Por Tenant.
  3. Na seção Domínios e Serviços (na parte inferior da tela), expanda o domínio platform.
  4. Dentro do domínio, procure pelo serviço com o nome social.
  5. Clique em Editar ao lado do serviço para acessar as propriedades. Na tela de propriedades, clique na guia Sistema.
  6. Habilite ou desabilite o parâmetro Exibir ícone do botfactory da página do social para exibir ou ocultar o ícone do chatbot.
Definir o Social como página inicial da Senior X (Landing Page)

Senior X permite criar Páginas e Landing Pages personalizadas para serem exibidas como tela inicial. Com isso, é possível criar uma página especialmente para que o Social seja a primeira tela a ser exibida logo após o login, ajudando a dar visibilidade.

Definir o Social como página inicial em 2 etapas

Etapa 1) Crie uma Página do Social na Senior X

  1. Na Senior X, acesse o menu: Tecnologia > Customização > Páginas > Nova página.
  2. Dê um nome para a página que seja fácil de identificar. (Exemplo: “Página inicial do Social”)
  3. Defina o Posicionamento como Absoluto.
  4. Clique em Componente.
  5. Acesse a guia Tenant e, dentro dela, a guia URL. Insira a seguinte URL:
    • https://platform.senior.com.br/tecnologia/platform/social/#!/home
  6. Clique em Selecionar para incluir a URL.
  7. Clique no ícone de expandir ou clique e arraste as bordas do componente para deixá-lo em tela cheia.
  8. Clique em Salvar para finalizar e siga para a próxima etapa.

Etapa 2) Crie um Landing Page contendo a Página do Social

  1. Na Senior X, acesse o menu: Tecnologia > Customização > Páginas > Landing Pages.
  2. Clique em Nova.
  3. Em Analytics Studio, digite um título que identifique a Landing Page. (Exemplo: “Página inicial do Social”.)
  4. Em Origem da página, selecione Tenant.
  5. Defina o Tipo como Padrão.
  6. Em Página, selecione a página que você criou na etapa 1.
  7. Clique em Salvar para finalizar.

Com isso, o Social ficará disponível como página inicial para os usuários quando fizerem login na Senior X.

Perguntas e respostas

Colaboradores demitidos continuam aparecendo no Social. Por que isso acontece?

Situação

Quando um colaborador é demitido no HCM XT, esse colaborador continua aparecendo na lista de usuários do Social.

Causa

A situação ocorre porque o desligamento do colaborador não elimina o usuário associado a ele na Senior X. Com isso, o usuário continua existindo e sendo exibido no Social.

Solução

  1. Depois de fazer o desligamento do colaborador pelo HCM XT, acesse a Senior X com um usuário que tenha acesso de administrador do sistema.
  2. Acesse a tela de Gestão de Usuários no menu: Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários.
  3. Exclua o usuário associado ao colaborador que foi demitido.

Para saber mais sobre a gestão de usuários e como excluir usuários nessa tela, acesse a documentação de Gestão de Usuários da Senior X.

Importante

Ao excluir um usuário pela tela de Gestão de Usuários, esse usuário perderá completamente o acesso à Senior X e todos os sistemas e serviços dessa plataforma, não apenas do Social.

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