Configurações gerais — Moods - Pesquisa contínua de clima

Para as configurações gerais do Moods — que podem ser realizadas a qualquer momento— acesse o menu:

Importante

  • Para escolher o Analista da pesquisa, acesse Moods - Pesquisa de clima > Empresas e colaboradores > Gerenciar colaboradores;
  • O Moods só pode ser usado se o cadastro da empresa possua uma matriz ou matriz e filial. Caso apenas a filial esteja cadastrada, o Moods não funcionará.

Configurações da pesquisa

Situação da pesquisa

Essa é a configuração que habilitará o Moods na empresa, permitindo o envio dos pulsos e notificações para os colaboradores.

  • Tipo Semanal e Quinzenal
  • Em um dia específico da semana: ao reabilitar o pulso, a próxima tentativa de envio será feita no próximo dia da semana configurado (por exemplo, se configurado para segunda-feira, ele será enviado apenas na segunda-feira subsequente e, após isso, quinzenal ou semanalmente).

Ao habilitar o envio dos pulsos de pesquisas após uma interrupção (exemplo: férias coletivas de fim de ano), cada configuração apresenta um funcionamento específico de reabilitação, a depender do tipo de envio configurado em Intervalo da Pesquisa.

  • Tipo Mensal, Trimestral, Bimestral, Semestral e Anual:

    • Em uma data específica: ao reabilitar o pulso, o mesmo tentará ser enviado a partir da data especificada.

    Importante

    A pesquisa deve ser reabilitada apenas no mês em que a interrupção se acaba. Caso contrário, independentemente da data configurada, o sistema identificará que a pesquisa não foi enviada no mês vigente e tentará enviar o pulso no momento da reabilitação.

    • Em um dia específico de cada mês: ao reabilitar o pulso, a próxima tentativa de envio será feita no próximo dia da semana que foi configurado (por exemplo, se o pulso foi configurado para ser enviado na primeira quarta-feira do mês, o pulso será enviado na quarta-feira subsequente ao reabilitar a pesquisa, por conta do hiato nos pulsos).
Número de perguntas por pulso

Essa configuração define a quantidade de perguntas que o sistema trará para o pulso gerado, de acordo com o banco de perguntas criado no cadastro de questionário.

A escolha das perguntas é aleatória, mas o sistema priorizará aquelas que ainda não foram feitas ou que foram escolhidas com menor frequência.

Apresentar engajamento aos gestores

Se ativada, a configuração permite que o Gestor visualize o engajamento da equipe — ou seja, o número de pulsos enviados e quantos liderados responderam; através do Cards do Moods - Analytics da equipe.

Apresentar comentários dos pulsos aos gestores

Quando ativada, essa configuração permite que o Gestor visualize os comentários dos pulsos e quantos liderados comentaram; através do Cards do Moods - Analytics da equipe.

Sincronização automática com o Painel de Gestão

Essa opção define se a sincronização automática do Painel de Gestão será realizada. No entanto, caso deseje fazer o desacoplamento, um chamado de suporte deverá ser realizado.

Enviar os pulsos para colaboradores terceirizados

Essa configuração permite o envio de pulsos para os colaboradores terceirizados da empresa. Por padrão, a configuração sempre virá desabilitada.

Ao habilitá-la, os colaboradores internos e os terceirizados receberão os mesmos pulsos, contendo as mesmas perguntas.

Posição da pergunta de NPS

Essa configuração permite configurar em qual momento a pergunta do Net Promoter Score (NPS) sera inserida na pesquisa.

É possível definí-la como Última (padrão) ou Primeira.

Canal padrão e intervalo da pesquisa

Canal padrão para envio do pulso

Existem quatro opções para envio do pulso:

  • E-mail;
  • SMS;
  • Plataforma Senior X
  • Waapi.

É possível escolher qualquer uma dessas opções, um par, ou todas; e a opção (ou combinação) escolhida será considerada o padrão do sistema. Caso deseje alterar esse padrão, é recomendável fazê-lo após a data do envio do pulso corrente.

Observação

  • Para utilizar o Waapi como canal de envio de pesquisa, é necessário que o Moods esteja acoplado com o Painel de Gestão;
  • Ao habilitar/desabilitar um canal padrão para envio da pesquisa, um prompt será aberto para a confirmação de habilitação/desabilitação do pulso para todos os colaboradores. Caso a resposta seja Sim, o pulso será habilitado/desabilitado para envio pelo canal escolhido para todos os colaboradores da empresa ao salvar as configurações. Caso seja Não, o pulso apenas será habilitado/desabilitado para o canal escolhido após salvar, sem alterar a configuração dos colaboradores.
Intervalo da pesquisa

Essa configuração determina a frequência que a pesquisa de clima deverá ser enviada aos colaboradores da empresa:

  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Mensal;
  • Bimestral;
  • Trimestral;
  • Semestral;
  • Anual

Ao selecionar uma das opções, configurações adicionais aparecerão para a escolha do dia ou data de envio. Além disso, serão apresentados novos campos para a escolha da data de envio, que podem variar de acordo com o intervalo selecionado.

Importante

  • Ao reabilitar o pulso, a próxima tentativa de envio será feita no próximo dia da semana configurado (por exemplo, se o pulso foi configurado para ser enviado na primeira quarta-feira do mês, o pulso será enviado na quarta-feira subsequente ao reabilitar a pesquisa, por conta do hiato nos pulsos).
  • Ao alterar o intervalo da pesquisa, uma nova pesquisa será criada a partir da data que você selecionar. Caso já exista uma pesquisa em andamento, a pesquisa atual será encerrada e uma nova pesquisa será gerada com base na data selecionada.
Semanal e Quinzenal

A opção Dia da semana indica o dia inicial do próximo pulso, podendo ser de segunda-feira a domingo.

Mensal

Na frequência Mensal, há duas opções para o envio do pulso: escolher um dia específico do mês ou selecionar um dia da semana. Ao optar pelo dia da semana, também é possível escolher entre a primeira, segunda, terceira, quarta ou última ocorrência desse dia no mês.

Bimestral, Trimestral, Semestral e Anual

Nesses intervalos, assim como na frequência mensal, é possível escolher um dia específico do mês ou um dia da semana para o envio do pulso. Além disso, há dois campos adicionais:

  • Inicia no ano: define o ano de início da pesquisa;
  • Inicia no mês: define o mês de início da pesquisa.

Em qualquer intervalo, o prazo para responder à pesquisa pode ser definido no campo Limite de dias para responder. Caso seja informado o valor zero, ou nenhum limite seja especificado, será considerada a data padrão de término do intervalo (por exemplo, três meses para intervalos trimestrais).

Atenção

Caso existam colaboradores transferidos, é imprescindível observar a configuração do envio do pulso e data de transferência do colaborador.

Analise o exemplo abaixo:

  • Intervalo da pesquisa mensal é enviado sempre no dia 30, e o pulso de maio é encaminhado para todos os colaboradores no dia 30/05.
  • Colaborador com data de transferência para o dia 15/06 - sendo que até o dia 14/06 pertencia a liderança A, e a partir do dia 15/06 passará a fazer parte da liderança B:
    • Comportamento 1: Colaborador recebeu o pulso no dia 30/05 e, respondendo a pesquisa até o dia 14/06, o valor será computado para a liderança A;
    • Comportamento 2: Colaborador recebeu o pulso no dia 30/05 e, respondendo a pesquisa a partir do dia 15/06, o valor será computado para a liderança B.

Lembrete da pesquisa e texto para os respondentes

Lembrete da pesquisa

Essa configuração opcional, se ativada, enviará um lembrete aos colaboradores que ainda não responderam o pulso vigente do Moods.

É possível mandar um lembrete por pulso, em uma data que antecede o término da pesquisa; e os colaboradores receberão o aviso da pendência pelo mesmo canal padrão para envio do pulso.

Existem duas opções para escolher a periodicidade do envio do lembrete:

  • Por fração de período: o período é dividido por frações, possibilitando o envio do lembrete faltando 1/4 (25%), 2/4 (50%) ou 3/4 (75%) do período para o encerramento da pesquisa;
  • Por quantidade de dias/semanas: é necessário escolher a quantidade de dias ou semanas que antecedem o término da pesquisa. Por exemplo: 5 dias antes do término da prazo do pulso corrente.

Sempre que o intervalo do envio do Moods for alterado, a data do lembrete será impactada.

E-mail, SMS, mensagem via Plataforma Senior X ou Waapi aos respondentes

Nesse campo é possível editar e personalizar as mensagens que serão enviadas aos colaboradores respondentes da pesquisa.

  • Email: Sem limites de caracteres. Além disso, é possível alterar o template da mensagem a ser enviada aos respondentes utilizando HTML;
  • SMS: Máximo de 140 caracteres, sendo 82 para a mensagem e 58 para o link. Caso o link ultrapasse o total de 58 caracteres, o total de caracteres para a mensagem do respondente será reduzido;
  • Mensagem via Plataforma Senior X: Máximo de 160 caracteres;
  • Waapi: Máximo de 160 caracteres.

Observação

Se nenhuma mensagem for configurada, mensagens padrão serão geradas para cada forma de envio (E-mail, SMS, Mensagem via Plataforma Senior X e Waapi) ao salvar as configurações do pulso.

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