Afastamentos - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

Afastamentos são as situações em que o colaborador está temporariamente ausente do exercício das suas funções de trabalho.

Ao cadastrar um afastamento, ele é lançado no histórico do colaborador. Todo histórico de afastamento é vinculado a uma situação que determina o tipo de afastamento. Dependendo das configurações do tipo de afastamento, ele poderá influenciar nos valores pagos de férias, décimo terceiro salário, rescisão, tributos e outros cálculos da folha de pagamento. O Cadastros gerais facilita a gestão desses cálculos, integrando as informações de afastamentos aos períodos de apuração da folha e de apuração do ponto.

Um afastamento pode ser programado (férias) ou imprevisto (acidente ou doença). Nos dois casos, o Cadastros gerais permite cadastrar os períodos datas de afastamentos dos colaboradores da empresa, facilitando o controle daqueles que estão afastados. O Cadastros gerais também alerta sobre a reincidência de afastamentos pelo mesmo motivo de doença ou acidente, facilitando o acesso às informações necessárias para o requerimento do benefício de auxílio-doença pelo INSS, quando aplicável.

O que você pode fazer:

Cadastrar um histórico de afastamentos para o colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
  2. Clique em Adicionar para lançar um novo histórico.
  3. Selecione o colaborador para quem o histórico de afastamento será lançado.
  4. Se o afastamento durar dias inteiros, habilite a opção Jornada prevista completa. (Isso desabilitará os campos de hora inicial e final.)
  5. Preencha a data e o horário inicial e final do afastamento.
    • Os campos Data final e Hora final são opcionais. Se o afastamento não tiver um término definido, você pode deixar esses campos em branco.
    • Se você habilitou a opção Jornada prevista completa, os campos Hora inicial e Hora final ficarão desabilitados.
  6. Selecione a Situação relacionada ao afastamento.
    • Situação precisa estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
    • Se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho, a tela irá apresentar o painel Informações complementares, com campos adicionais.
  7. Se o painel de informações complementares for exibido, preencha os códigos CID (Classificação Internacional de Doenças) e a quantidade de dias justificados. Esse painel é apresentado somente se você estiver cadastrando um afastamento com situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho.
    • Os códigos CID têm origem no cadastro de CID do Senior Shared.
    • Os dias justificados indicam a quantidade de dias que o colaborador esteve afastado por motivos justificáveis e que devem ser abonados por isso, conforme os motivos previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  8. Opcionalmente, preencha uma Observação com notas adicionais sobre o afastamento.
  9. Na guia Documentos, através do botão Anexar arquivos é possível inserir um documento para o afastamento (exceto para o cadastro coletivo).

Importante

Para que seja possível anexar documentos nos históricos de afastamento, o usuário deve ter um papel com a permissão Gestor de Documentos (res://senior.com.br/platform/ecm_ged/manager) associado. Caso não tenha, entre em contato com administrador do tenant.

Os anexos também estarão disponíveis no GED, disponível Senior X> GED > Documentos.  Fique de olho na documentação Free Tier, para verificar a quantidade disponível de armazenamento gratuito do GED.

  1. Clique em Salvar para finalizar o lançamento do histórico.
Editar históricos de afastamentos do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
  2. Selecione a linha do histórico de afastamento que se deseja editar.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
Excluir históricos de afastamentos do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
  2. Selecione a linha do histórico de afastamento que se deseja excluir.
  3. Clique em Excluir.
  4. O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.
Cadastrar históricos coletivos de afastamentos para os colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
  2. Clique em Outras ações e selecione a opção Adicionar coletivamente para lançar novos históricos.
  3. Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar quais pessoas terão os históricos de afastamento lançados.
  4. Clique em Continuar para seguir o processo.
  5. Siga o mesmo processo do lançamento do histórico individual, a partir doitem 4..
Excluir históricos coletivos de afastamentos dos colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Afastamentos.
  2. Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
  3. Selecione a empresa ou os colaboradores para determinar históricos de afastamento que serão excluídos.
  4. Clique em Continuar para seguir o processo.
  5. Na tela de Histórico de Afastamento - Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.

Importante

Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico de Afastamento - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.

  1. Clique em Excluir.
  2. O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.

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