IA Agente de Lideranças — Gestão de Desempenho e Carreira
Conceito
A IA Agente de Lideranças é uma funcionalidade integrada à plataforma senior X que, como seu nome sugere, utiliza inteligência artificial para apoiar gestores na análise do desempenho de seus liderados.
Com base em dados sobre a trajetória profissional, metas e competências dos colaboradores, a IA Agente de Lideranças oferece recomendações personalizadas que facilitam a tomada de decisões e o alinhamento com os objetivos da organização.
Configuração
Antes de utilizá-la, é necessário garantir que seus pré-requisitos foram atendidos. São eles:
- Possuir o módulo Gestão de Desempenho e Carreira;
- Habilitar a funcionalidade em Gestão dos Papéis.
Com isso, a IA Agente de Lideranças deve estar disponível para Gestores no ícone da IAssist (), presente na lateral esquerda de qualquer tela na plataforma senior X.
Importante
A IA Agente de Lideranças está disponível exclusivamente para clientes da nova oferta do módulo Gestão de Desempenho e Carreira. Para saber mais, entre em contato com seu Executivo de Contas ou, se ainda não for cliente, clique no botão laranja Solicite uma proposta no topo desta página.
Funcionamento
A IA Agente de Lideranças opera em formato de chat, oferecendo uma experiência natural e simples de usar — pois é como se o gestor estivesse conversando com uma especialista em RH.
Ao enviar perguntas sobre o desempenho ou desenvolvimento dos liderados, o gestor recebe respostas contextualizadas, geradas com base nos dados reais da equipe. A IA analisa essas informações e propõe sugestões práticas e análises relevantes, ajudando a entender como agir em diferentes situações e apoiar a gestão de pessoas de forma mais eficiente e personalizada.
Além disso, enquanto não for apagado, o histórico da conversa permanece disponível, ainda que ela seja minimizada — permitindo sempre a retomada de diálogos. Caso deseje apagá-lo, porém, basta clicar no X abaixo do botão Enviar.
Para aproveitar ao máximo o potencial da IA Agente de Lideranças, recomendamos:
- Explorar as sugestões iniciais: apresentadas ao abrir o chat, elas ajudam a conhecer as possibilidades de uso;
- Consultar o assistente em momentos estratégicos: como antes de reuniões one-on-one ou avaliações de desempenho;
- Usar perguntas diretas: quanto mais claro for o questionamento, mais precisa será a resposta. Exemplos:
- Quais pontos de atenção devo considerar nesta equipe?
- Há metas em risco neste ciclo?
- Quem está com desempenho abaixo do esperado?
- Quais são as principais competências da minha equipe?
- Quem são os talentos prontos para promoção?
- Qual colaborador tem potencial para assumir uma posição de liderança?
- Existe algum padrão recorrente nos feedbacks negativos?
- Quais habilidades faltam para o colaborador X ser elegível a uma promoção?
- Qual é a taxa de rotatividade da minha equipe nos últimos 12 meses?
- Sugira um PDI para o colaborador X com base nas últimas avaliações.
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