Central de Conhecimento Técnico e Customizações
Nessa página compilamos algumas documentações, onde você encontrará informações detalhadas sobre as customizações e informações mais técnicas do Painel de Gestão, bem como de outros produtos e plataforma. Esta documentação foi elaborada para atender às dúvidas mais frequentes e fornecer orientações sobre como personalizar e otimizar o uso do sistema conforme as diferentes necessidades dos clientes.
Aqui, abordamos temas como:
- Customizações: Como criar regras personalizadas na politica de férias do Painel de Gestão e outros produtos, incluindo a personalização das regras de férias no XT e a criação de visões dinâmicas.
- APIs Públicas: Conceito, uso e filtragem de dados através das APIs da jornada do colaborador.
- Personalização de Menus: Como criar menus customizados na plataforma.
- Visões Dinâmicas: Como criar e associar visões dinâmicas à plataforma e configurar a abrangência para consultas hierárquicas.
- Base de Conhecimento: Acesso direto aos artigos, tutoriais e FAQs para um suporte contínuo na utilização do sistema.
Esses conteúdos foram selecionados com base nas necessidades diárias de consultores e administradores, visando facilitar o acesso à informações cruciais de customização e integração com outros módulos do sistema. A leitura dessa documentação irá ajudá-lo a entender como realizar ajustes técnicos importantes e a explorar as funcionalidades avançadas da plataforma.
Customizações
O módulo de Administração de Pessoal (on-premise) oferece a funcionalidade de criar regras que são executadas automaticamente pelo sistema quando ações específicas ocorrem em um processo. No caso das férias, é possível criar regras que são acionadas quando uma programação de férias é inserida ou alterada, entre outras possibilidades. A lista completa pode ser consultada no Índice de Regras por Processo.
O processo de férias do Painel de Gestão funciona através de uma integração com o Administração de Pessoal. Quando uma solicitação de férias é aprovada no Painel de Gestão (estágio 3 da figura a seguir), o Administração de Pessoal recebe essa solicitação e tenta inseri-la no sistema. Se existir uma regra customizada para o processo 1 - Inserir Programação de Férias, essa regra será executada automaticamente.

O sistema de regras é construído com elementos básicos de programação como Variáveis, Constantes, Tabelas/Campos, Operadores, Comandos, Funções e lógica de programação. A documentação de regras explica detalhadamente cada um desses itens.
Especificamente da rotina de férias, as customizações de regras podem modificar qualquer informação da solicitação de férias e também consultar outras informações no sistema. Alguns exemplos do que é possível fazer com a customização de regras:
- Validar o dia da semana da solicitação: impedir solicitações nos finais de semana, ou permitir que sejam inseridas apenas nos primeiros 10 dias do mês.
- Identificar o centro de custo de um colaborador: executar automaticamente uma rotina de custos específica para um centro de custo durante a inserção de novas férias.
- Realizar cálculo do direito de férias: calcular automaticamente o direito de férias, conforme exemplo.
- Alterar data de afastamento do colaborador após gravar recibo: após gravar um recibo de férias (individual, coletivo ou programado), alterar automaticamente a data de afastamento para o dia atual, conforme exemplo.
Como a customização da regra utiliza lógicas de programação, recomenda-se que seja realizada por um usuário com conhecimento técnico adequado ou que seja solicitado suporte à Senior para a customização.
A Política de Férias define as regras aplicadas para solicitações de férias dos colaboradores. A principal diferença entre as validações da política de férias do Painel de Gestão e as regras por processo do Administração de Pessoal (on-premise) está no momento da execução: a política de férias é validada durante a solicitação do colaborador, permitindo verificações em tempo real na tela de solicitação (etapa 2 da figura a seguir). Por outro lado, as regras do Administração de Pessoal são executadas após a solicitação e aprovação das férias (entre as etapas 3 e 4 da figura a seguir), com feedback ao colaborador apenas após processamento em background.

A política de férias possui diversas configurações que podem ser utilizadas, como:
- Regras de fracionamento;
- Definir número de dias mínimos de antecedência para solicitação, alteração e cancelamento de férias;
- Validar dobra, início e data de retorno;
- Permitir ou não solicitar férias apenas com o período anterior quitado.
Essas configurações resultam em validações, que são executadas no momento em que o colaborador solicita suas férias. As customizações, por sua vez, permitem que o cliente inclua novas validações ou modifique as existentes.
Exemplos do que é possível fazer com as customizações na política de férias:
- Criar validações novas a partir de informações existentes. Por exemplo: definir que as férias só podem iniciar às segundas-feiras;
- Criar validações baseadas em campos customizados. Por exemplo: adicionar um campo na plataforma para a entidade vacationPolicy chamado Dia limite para solicitar férias com valor 15. Isso permite criar uma validação para que as solicitações de férias só possam ser feitas até o dia 15;
- Excluir, alterar ou incluir mensagens de validação existentes. Por exemplo, alterando as validações existentes de fracionamento, permitindo que o colaborador solicite férias com opções de fracionamento específicas da empresa.
Para entender como realizar essa customização das validações da política de férias, consulte a documentação de Customização - Validação de férias, que explica o passo a passo do processo. Também está disponível o projeto no GitHub tutorial-customizacao-ferias, com exemplos práticos das possibilidades de customização.
Importante
A customização da política de férias não é realizada por interfaces do Painel de Gestão, mas sim através da configuração e programação em nível de código. Recomendamos que a customização seja realizada por usuários com conhecimentos técnicos necessários, ou que você entre em contato com o suporte da Senior para solicitar a customização da política.
Na documentação Logo e Cores, você entrarará todos os detalhes sobre como personalizar o estilo visual da XPlatform e dos aplicativos móveis de acordo com a identidade visual da empresa. Isso inclui a alteração de elementos como a cor do topo, a fonte dos menus, o fundo da área de autenticação, além da definição do logotipo e da logomarca, com a aplicação dessas configurações para todos os usuários de um tenant.
APIs Públicas
As chamadas de APIs da jornada do colaborador permitem acessar dados dos colaboradores em diferentes etapas de sua vida profissional. Com elas, você pode obter informações contratuais de colaboradores admitidos e demitidos, bem como dados pessoais e cadastrais. Isso simplifica a integração e sincronização com as informações armazenadas na base de dados do HCM.
Este tutorial explica o conceito de jornada do colaborador, apresenta as APIs disponíveis e demonstra como criar chamadas de API, realizar autenticação e aplicar filtros e paginação nas requisições.
Essas são as APIs disponíveis atualmente:
É possível filtrar os dados obtidos nas APIs da jornada do colaborador. As APIs utilizam o OData, Open Data Protocol, que é um protocolo aberto permitindo a criação e consumo de APIs RESTful de maneira simples e padronizada. As APIs de entidade na Senior atualmente utilizam, principalmente as opções de filter (filtro) e orderby (ordenação) do Query Data.
Este tutorial detalha todas as possibilidades de filtros e ordenações disponíveis para consultar exatamente os dados que você precisa.
Personalização de Menus
Na documentação Menus e telas, você encontrará todos detalhes sobre cada uma das etapas para a criação de projetos e menus customizado na plataforma.
Para criar um menu, acesse o menu Tecnologia > Customização > Menus e Telas. Tecnologia > Customização > Menus e Telas e siga os passos abaixo:
-
Selecione o projeto que deseja alterar e clique em Detalhes;
-
Na tela de projeto, na sessão Telas clique em Novo;
-
Informe o Rótulo, o nome apresentado na tela;
-
Para internacionalização do menu, informe Chave de tradução;
-
Defina um Ícone (exibido apenas na versão anterior da plataforma);
-
A URL recebe o endereço onde se encontra a aplicação;
-
Selecione o Tipo:
- Mesma aba: abre a URL dentro da plataforma;
- Nova aba: abre a URL em uma nova guia;
- Desktop: abre a URL pelo Desktop.
-
Marque Com credenciais se desejar utilizar a integração com o login da Senior ou quiser passar o token do usuário para a tela.
-
Ao utilizar a propriedade incrementas para obter os dados de autorização em telas customizadas, para o navegador Internet Explorer é necessário verificar as políticas de segurança do navegador, pois ele pode realizar o bloqueio do envio das informações de autorização para a tela customizada. Caso isso ocorra adicione os links de acesso as telas customizadas a lista de Sites confiáveis do Internet Explorer.
-
URL do help e Contexto do help são campos que definem a URL utilizada no menu de ação da documentação da tela;
-
Informe dentro de qual Aplicativo a tela será criada e clique em Salvar;
Visões Dinâmicas
Algumas visões dinâmicas permitem que seja utilizado o conceito de abrangência da hierarquia, possibilitando que os dados da consulta sejam filtrados com base no usuário ativo no sistema. Atualmente, apenas a view Colaborador/Gestor (v_employee_manager) permite isso, através do campo hierarchy_filter.
Para entender como utilizar essa funcionalidade, consulte a seção 6. Configurações adicionais do tutorial do Analytics Studio. Nela, são apresentados o uso da primitiva descendantsFilter, para filtrar pela hierarquia, e da primitiva activeEmployeeFilter, para identificar o usuário ativo.
Caso precise adicionar uma opção de abrangência a outra visão dinâmica, por favor, registre sua solicitação em nosso Fórum de Produtos, especificando o produto e a view onde deseja incluir essa funcionalidade, que avaliaremos a sua solicitação.
Após a criação de uma visão dinâmica, específica do Painel de Gestão ou de qualquer outro produto, é possível configurá-la para ser exibida como um item de menu, aparecendo na barra lateral esquerda da plataforma.
Para fazer isso, basta seguir os passos descritos nesta documentação, no item Associar uma visão dinâmica a um item de Menu.
Base de Conhecimento
A Base de Conhecimento é uma página do suporte da Senior que oferece artigos técnicos, tutoriais, perguntas frequentes e soluções para problemas comuns enfrentados pelos usuários. Este recurso serve como referência essencial para administradores do sistema, analistas de RH e colaboradores que utilizam as funcionalidades de autoatendimento, permitindo acesso rápido a documentação oficial e aos guias de uso das diversas funcionalidades da plataforma.
Acesse a Base de Conhecimento e selecione a opção HCM | Painel de Gestão para visualizar os artigos específicos do Painel de Gestão.
English
Español

English
Español

