Cadastro de Conselhos Profissionais - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

Cada colaborador cadastrado no HCM pode ser vinculado a um conselho profissional responsável por regulamentar as profissões que ele representa.

Todo conselho profissional deve fazer parte de uma estrutura de conselhos, a qual é cadastrada previamente.

Depois de cadastrar os conselhos profissionais, eles ficam disponíveis para serem associados aos colaboradores na ficha cadastral (admissão).

O que você pode fazer:

Cadastrar estruturas de conselhos profissionais
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Conselhos profissionais > Estruturas.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de conselhos.
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

As estruturas de conselhos profissionais ficam disponíveis para seleção no cadastro de conselhos das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.

Você precisará também adicionar a estrutura de conselhos profissionais no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.

Editar uma estrutura de conselho profissional
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Conselhos profissionais > Estruturas e selecione uma estrutura;
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir uma estrutura de conselho profissional
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Conselhos profissionais > Estruturas e selecione uma estrutura;
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão da estrutura.
Cadastrar conselhos profissionais
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Conselhos profissionais > Cadastro.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de um conselho, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Informe um código (numérico) e os nomes que identificam o conselho.
    • O limite do nome reduzido é de 30 caracteres.
    • O limite do nome (completo) é de 100 caracteres.
    • nome reduzido é obrigatório. Ele será usada para exibição em campos de pesquisa (ao pesquisar conselhos profissionais na admissão, por exemplo).
    • nome (completo) é opcional. Ele serve para inserir descrições mais longas para o conselho, que não caberiam nos campos de pesquisa.
  4. Selecione a cidade da sede do conselho profissional.
  5. Selecione o Órgão de classe eSocial ligado ao conselho. As opções destes campo são os nomes dos órgãos esperados pelo eSocial.
  6. Selecione a estrutura de conselhos profissionais com a qual esse conselho será vinculado.
  7. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
Editar um conselho profissional
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Conselhos profissionais > Cadastro selecione um conselho;
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir um conselho profissional
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Conselhos profissionais > Cadastro selecione um conselho;
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão do conselho profissional.

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