Cards do Ponto - Analytics da equipe

Importante

Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.

Estes cards são acessados em: Analytics > Analytics da Equipe > Guia Ponto.

Acerto

Pendências de acerto

Apresenta o total de pendências de acerto de ponto, somando as pendentes com Gestor e Colaborador e o total de finalizadas, no período da competência. Quando houver acertos pendentes, ao clicar no gráfico, é direcionado para a tela que permite realizar o acerto do ponto.

Gráfico

Imagem

Status atual dos acertos

Apresenta o total de pendências de acerto de ponto por situação, com o total de finalizadas, pendentes com o Gestor e pendentes com o Colaborador, no período da competência.

Importante

O cálculo para o total das pendências de acerto e a situação dos acertos pode mudar conforme a Gestão dos incidentes do ponto.

Gráfico

Imagem

Horas

Total de horas

Apresenta um resumo de horas no período da competência com as seguintes situações: horas trabalhadas, horas não trabalhadas e horas extras.

Tipos de horas consideradas

As horas são consideradas conforme a definição das situações da tela Situações da apuração (FR060DSI) em: Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Definições > Situações:

Importante

A situação informada no campo Situação de adicional noturno extras não é considerada na contagem.

Totalização das horas

As situações com o tipo “Outros” não são consideradas no gráfico.

Colaboradores considerados

O gráfico e a visualização analítica das horas consideram colaboradores ativos e, também, colaboradores que estão demitidos.

Atenção

Os cards Total de Horas e Média de Horas consideram os colaboradores demitidos, enquanto o card Horas extras no período de apuração não considera colaboradores demitidos.

Para evitar informações divergentes, é possível desabilitá-los separadamente. Esta configuração é feita em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis:

  • Para desabilitar o card Horas extras no período da apuração, basta remover o recurso res://senior.com.br/analytics/hcm/time/overtimeCalculationPeriod;
  • Já para desabilitar o card Total de horas, remova o recurso res://senior.com.br/rh/ponto/analytics/manager/time/total.

Para mais informações, acesse Papéis e permissões - Gestão do Ponto ou a documentação Papéis e permissões - Painel de Gestão.

Gráfico

Imagem

Média de horas

Apresenta a média de horas dos últimos doze meses, conforme:

As situações com o tipo “Outros” não são consideradas no gráfico.

Gráfico

Imagem

Horas extras no período de apuração

Apresenta o custo de horas extras da equipe no período de apuração corrente. O cálculo considera o valor do salário hora do colaborador e a quantidade de horas extras efetuadas por ele, mas não aplica nenhuma projeção de % adicional para essas horas extras, o que pode resultar em valores diferentes dos esperados conforme o adicional aplicável.

Este card considera as informações dos liderados que:

Caso algum filtro seja aplicado, ele vai considerar as características atuais do colaborador (cargo, posto de trabalho, etc.).

Origem das informações deste gráfico:
  • Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT)
  • Campo Tipo da situação = 16 - Horas extras
Gráfico

Imagem

Banco de horas

Visualize as informações dos cards no formato de horas ou valores. Quando selecionada a forma de visualização em valores, estes representam uma previsão e podem variar de acordo de acordo com algumas parametrizações e uso do sistema. Neste cálculo são considerados somente colaboradores mensalistas e horistas.

Saldo

Apresenta a quantidade de horas totalizadas no último dia de apuração da competência. Ao clicar no card é exibido o extrato dos lançamentos do colaborador de acordo com a opção selecionada (positivo ou negativo).

Gráfico

Imagem

Fechamento

Apresenta a quantidade total de horas a serem pagas ou descontadas no vencimento da competência.

Gráfico

Imagem

Nota

Este gráfico exibe as horas com base no período mensal, que vai do primeiro ao último dia do mês, com base no campo PerRef - Competência de Vencimento do Lançamento da tabela R011LAN, e não do período de apuração do ponto.

Total de pagamentos

Apresenta a soma de horas a pagar no mês, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.

Gráfico

Imagem

Total de descontos

Apresenta a soma de horas a descontar no mês, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.

Gráfico

Imagem

Projeção de pagamentos

Apresenta a projeção com total de horas a pagar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.

Gráfico

Imagem

Projeção de descontos

Apresenta a projeção com total de horas a descontar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.

Gráfico

Imagem

Projeção de horas

Apresenta a projeção com total de horas a pagar e a descontar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.

Gráfico

Imagem

Afastamentos

Absenteísmo

Aviso

Este gráfico de absenteísmo será substituído em breve por um dashboard de absenteísmo, nos analytics da folha. A data prevista para descontinuação é agosto/2025 — após essa data, este gráfico de absenteísmo não poderá ser mais acessado.

Para conhecer o dashboard e saber como começar a usá-lo, acesse a documentação dos analytics de absenteísmo.

Apresenta a quantidade de horas faltas no ponto dos últimos quatro meses. Ao clicar no gráfico de barras, são apresentados os detalhes das situações consideradas como Absenteísmo agrupadas por liderado.

Este card considera as informações dos liderados que:

Caso algum filtro seja aplicado, ele vai considerar as características atuais do colaborador (cargo, posto de trabalho, etc.).

Nota

O gráfico exibe as horas com base no período mensal (do primeiro ao último dia do mês) e não no período da apuração do ponto.

Origem das informações deste gráfico:
  • Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT)
  • Campo Absenteísmo = 3 - Considera - Faltas não justificadas, 4 - Considera - Faltas justificadas (exceto atestado médico), 5 - Considera - Faltas justificadas (atestado médico).
  • Campo Absenteísmo = Considera todos que possuírem informação diferente de 1 - Não considera para o absenteísmo.

A descrição das situações serão de acordo com o tipo de situação informado no cadastro da mesma.

Gráfico

Imagem

Incidentes

Justificativas

Apresenta a quantidade de incidentes gerados conforme seu status: “Não justificadas”, “Pendentes com gestor”, “Recusadas” e “Aceitas”.

Gráfico

Imagem

Total de incidentes

Exibe o total de incidentes dos últimos três meses conforme a competência selecionada. Ao clicar no gráfico de barras, são apresentados os detalhes dos incidentes, permitindo filtrar por código e nome do colaborador. No detalhamento, através do botão Acertar, é possível realizar o acerto de ponto nos dias em que existem incidentes.

Gráfico

Imagem

Mais ocorrências

Exibe a lista de ocorrências de incidentes, exibindo as cinco mais recorrentes conforme período selecionado. Ao clicar no gráfico é possível ver a lista com todas as ocorrências, podendo ordenar por colaborador, total de itens ou incidente. No detalhamento, através do botão Acertar, é possível realizar o acerto de ponto nos dias em que existe o incidente selecionado através do gráfico. Além disso, ainda no gráfico, ao clicar nas entradas da legenda, é possível marcar ou desmarcar incidentes a serem exibidos.

Gráfico

Imagem

Monitor de Presença

O Analytics diferencia os colaboradores que possuem registros do tipo Marcação ou Acesso daqueles que não possuem marcações desses tipos no dia.

Nota

  • Caso as marcações ainda não tenham sido importadas, o Analytics poderá exibir informações incompletas.

  • Este Analytics estará disponível apenas para Gestores visualizarem suas respectivas equipes e para o RH. Para isso, é necessário que o recurso res://senior.com.br/rh/ponto/analytics/manager/presence/monitor esteja liberado em: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.

Ao clicar no analytics Monitor de Presença, você será redirecionado para a grade de colaboradores, onde será possível:

  1. Visualizar os colaboradores com ou sem registros de acesso e marcação.

  2. Filtrar os colaboradores por meio dos filtros: Nome do Colaborador, Cadastro, Horário, Escala e Com registro ou Sem registro.

  3. Acompanhar as seguintes informações listadas na grade:

    • Nome do Colaborador;

    • Cadastro;

    • Horário;

    • Escala.

Gráfico

Imagem

Este artigo ajudou você?