Posto de trabalho - Gestão de Departamento Pessoal

O que é e como funciona o posto de trabalho

Para os sistemas da Senior, o posto de trabalho é visto como um posto que pode ser ocupado por um colaborador nos papéis dos departamentos da organização (exemplo de posto de trabalho: administrador de compras).

O posto de trabalho difere do cargo ou do local, que são geralmente, a base para a criação dos postos de trabalho na organização.

Características e perfil do posto

Ele representa um agrupamento de características pré-determinadas para a ocupação de uma posição por um determinado colaborador na empresa:

Imagem

Ao alocar um colaborador no posto de trabalho, define-se um grupo dessas características. Este grupo compõe o perfil do posto.

As características podem ser obrigatórias, desta forma os históricos dos colaboradores são alterados em uma única operação.

Importante

Para que os postos de trabalho sejam integrados corretamente do HCM XT para o Gestão de Departamento Pessoal, é obrigatório que esses postos tenham a característica de Empresa.

Postos titulares e adicionais

O colaborador pode ter dois tipos de posto de trabalho:


Alterar um posto de trabalho

Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e depois em Históricos contratuais. A lista de históricos contratuais do colaborador será exibida.
  3. Na guia Posto, clique em Alterar. Informe a data de início do novo histórico de posto de trabalho e selecione o posto de destino. Você pode também usar o botão de pesquisa para que o sistema ajude a escolher um posto que possua características compatíveis com a movimentação do colaborador.

Depois da seleção do posto será mostrado um comparativo das informações da movimentação, para fazer a revisão e conclusão do procedimento.

Um painel mostrará as informações (características) do posto de origem à esquerda e do posto de destino à direita:

Imagem
Quais características aparecem no quadro de informações da movimentação do posto

Uma característica será mostrada nesse quadro somente se ela faz parte do perfil de um dos dois postos de trabalho em questão.

Se a característica não aparece neste quadro, significa que ela se enquadra em uma destas situações:

  • A característica não é contemplada pelo posto de destino.
  • A característica não é contemplada nem pelo posto de origem e nem pelo de destino.
  • A característica existe em ambos os postos, porém ela é igual entre os dois.

As informações que podem alteradas nesta tela possuem um link para os campos onde são preenchidas. Aquelas que não possuem o link devem ser modificadas ou fornecidas por meio da movimentação correspondente.

Condições para movimentação entre postos de trabalho

Ao mudar o posto do colaborador, certifique-se de que todas as características do posto de destino são compatíveis com a situação atual deste colaborador.

Por exemplo: é preciso garantir que características como local, cargo e faixa salarial do posto para onde o colaborador está indo estejam coerentes com as características do seu posto atual.

O mesmo ocorre ao excluir um histórico de posto do trabalhador. Ao fazer isto, ele será movimentado para o posto do histórico anterior, o qual também precisa ser compatível para viabilizar a exclusão.

Verificar disponibilidade de vagas ao trocar de posto

Se houver integração com o módulo Quadro de Vagas e Orçamentos, a troca do posto de trabalho de um colaborador pode passar por uma validação adicional.

Nesse caso, o sistema permite ou impede prosseguir com o processo, de acordo com a existência de vagas disponíveis no quadro de colaboradores.

Para fazer essa validação, é necessário que a integração com o Quadro de Vagas e Orçamentos esteja configurada.

Este artigo ajudou você?