Histórico de desligamento - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

A tela Históricos de desligamento permite registrar as informações relacionadas ao desligamento de colaboradores, como a data, causa e observações adicionais. O histórico pode ser gerado automaticamente a partir da programação de uma rescisão ou inserido manualmente pelo usuário.

Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Desligamentos.


Histórico automático

Ao programar uma rescisão individual para o colaborador, o sistema gera automaticamente um histórico de desligamento com a data e a causa informadas. Essa programação deve ser realizada com base nas regras do eSocial, respeitando, por exemplo, causas específicas que exigem datas alinhadas ao contrato ou assinalamentos obrigatórios.

Para entender todas as etapas da programação, consulte a documentação Cálculo de rescisão .

O que você pode fazer:

Na área de Lista de Histórico de Desligamento é possível realizar as ações de Adicionar, Editar e Excluir um histórico de desligamento.

Abaixo está detalhado como você pode realizar esses processos:

Adicionar +

Para adicionar um novo histórico de desligamento manualmente:

  1. Informe o Colaborador que será desligado;
  2. Informe a Data de desligamento;
  3. Selecione a Causa de rescisão, conforme a tabela do eSocial;
  4. Preencha o Tipo de inscrição sucessora e o Número da inscrição sucessora, se aplicável;
  5. Adicione uma Observação, se necessário;
  6. Clique em Salvar para concluir o cadastro.
Editar

Para editar um histórico já cadastrado:

  1. Selecione o registro desejado marcando a checkbox ao lado da lista;
  2. Clique no botão Editar;
  3. Altere os campos desejados (não é possível alterar o colaborador);
  4. Clique em Salvar para aplicar as modificações.
Excluir

Para excluir um histórico de desligamento:

  1. Selecione o registro desejado marcando a checkbox ao lado da lista;
  2. Clique no botão Excluir;
  3. Confirme a exclusão na mensagem apresentada para concluir a ação.

Este artigo ajudou você?