Feedback
Esta documentação se aplica aos módulos Painel de Gestão e Gestão de Desempenho e Carreira.
Feedback é o processo no qual uma pessoa dá orientações, sugestões ou elogios para outra pessoa, com o objetivo de aconselhar, desenvolver, orientar ou reconhecê-la.
O feedback é também uma fonte de informação importante para os processos de avaliação por competências, planejamento da carreira, reconhecimento e/ou desligamento.
Características dos Feedbacks
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Responsabilidades
Colaborador Cada colaborador é responsável por registrar ou solicitar feedback a qualquer outro colaborador da organização. | Gestor Responsável por acompanhar os feedbacks recebidos pela equipe e usá-los como evidência durante a avaliação por competências, quando relacionados a alguma competência. | RH Responsável analisar a quantidade de feedbacks recebidos pelos colaboradores da organização. |
O que você pode fazer:
Verificar as configurações necessárias
Para executar o processo de feedback, é necessário que os recursos de permissão estejam corretamente configurados na tela Gestão de Papéis da Senior X.
A configuração de permissões normalmente é feita no momento da implantação do módulo: mas, se necessário, o administrador de sistema pode alterá-la a qualquer momento. Para saber como configurar as permissões na plataforma e ver a relação dos recursos que pertencem a estes módulos, acesse os links:
Normalmente estas configurações são feitas por um usuário associado ao administrador de sistema.
Estas são as configurações necessárias para o pleno funcionamento do processo de feedbacks:
- Configurações do processo — habilitar a funcionalidade para escrever, solicitar e compartilhar feedbacks no sistema. Essa definição é aplicada de forma global, ou seja, esta configuração não é distinta por empresa. Estas definições são feitas pelo menu Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais.
- Configurações dos painéis e menus por papel — controlar as permissões e a visibilidade dos painéis e menus para cada papel.
- Configurações de notificações — habilitar as notificações de feedbacks (solicitações ou recebidos).
Enviar, excluir e solicitar feedbacks
Escrever um feedback
Todos os colaboradores podem registrar feedbacks para os outros colaboradores da organização, de forma individual ou coletiva, independentemente da posição que ocupam na hierarquia.
O feedback pode ser registrado de duas formas:
- Pelo menu: Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Escrever feedbacks
- Pelo perfil público da pessoa para quem deseja enviar o feedback. Este perfil é acessado em:
- Painel de Gestão > Painel do gestor > Meus liderados > Link no nome da pessoa > Perfil público > Escrever feedback
- Painel de Gestão > Meu painel > Hierarquia > Link no nome da pessoa > Perfil público > Escrever feedback
- Ícone de pesquisa (Buscar Pessoas) > Link no nome da pessoa > Perfil público > Escrever feedback
É possível gerar uma sugestão de feedback via inteligência artificial com IAssist usando o botão Gerar sugestão de Feedback. Ao usar essa opção, é necessário:
- Informar o Tipo de feedback: os tipos podem ser Reconhecimento ou Sugestão de melhoria;
- Definir a Situação ou comportamento observado: aqui é necessário resumir o comportamento ou situação que levou à criação do feedback em questão;
- Definir Como essa situação impactou você ou a equipe: esse campo exige a informação de como a situação descrita no campo anterior mudou ou poderia ter mudado o ambiente, a equipe, a maneira de trabalhar ou afins;
- Propor uma Sugestão de melhoria (opcional): aqui é possível indicar ações que possam levar o colaborador alvo do feedback a continuar evoluindo dentro da empresa;
- Escolher o Tom da comunicação: os tipos de tom podem ser Motivador, visando incentivar e engajar o colaborador alvo; Profissional, que busca um tom mais direto e objetivo; ou Equilibrado, que propõe uma resposta que mescle ambos os tons anteriores.
Uma vez definido os parâmetros, clique no botão Gerar e o IAssist irá criar uma sugestão de feedback baseado nos parâmetros selecionados.
Observação
A opção de gerar um feedback via IAssist busca auxiliar colaboradores a criar uma sugestão para feedback via inteligência artificial. Por isso, é importante revisar os dados, a fim de que estejam condizentes com o tom e linguagem desejados.
Visibilidade
Ao registrar um feedback, é preciso escolher com quem ele será compartilhado:
Opção de compartilhamento | Quem pode ver |
|---|---|
Compartilhar com o colaborador e seu gestor*(opção padrão)* | Visível para o colaborador que recebeu e o gestor desse colaborador, e ambos serão notificados. |
Não compartilhar (visível somente a você) | Visível apenas para quem enviou o feedback, ao consultar o perfil público da pessoa que recebeu. Ou seja, a outra pessoa não receberá, de fato, o feedback. |
Compartilhar somente com o gestor | Visível apenas para o gestor do colaborador que recebeu e somente esse gestor será notificado. |
Compartilhar somente com o colaborador | Visível apenas para o colaborador que recebeu e somente ele será notificado. |
As opções de visibilidade são disponibilizadas com base nas configurações da forma de compartilhamento que foram definidas pela empresa.
Vínculo com competências e avaliações
Esta documentação se aplica somente ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira.
No registro do feedback você pode mencionar as competências que estão vinculadas a ele. Nesse caso, o feedback servirá como evidência para o processo de avaliação por competências. Também é permitido anexar qualquer tipo de documento para evidenciar o feedback, com tamanho de até 2MB.
Após a publicação, você pode ainda criar um PDI, ou seja, inserir objetivos baseados nas informações do feedback.
A pessoa que enviou um feedback pode exclui-lo em: Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Meus feedbacks.
Nesta tela, acesse a guia Enviados e clique no ícone de exclusão ().
Ao excluir um feedback, a pessoa que recebeu não conseguirá mais visualizá-lo. Caso esteja compartilhado com o gestor da pessoa, ele também não conseguirá mais visualizá-lo.
Pedir um feedback
Cada colaborador pode solicitar um feedback sobre a sua atuação para uma ou mais pessoas da organização, visando o seu próprio desenvolvimento.
Isto é feito nos seguintes locais:
- Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Solicitar feedbacks
- Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Solicitações recebidas > Solicitar feedback
Caso utilize o módulo de Gestão de Desempenho e Carreira, também é possível escolher uma das competências adquiridas para ser usada como evidência no momento da avaliação por competências.
Ver as solicitações de feedback
É possível consultar as solicitações de feedbacks que foram recebidas ou enviadas.
Isto é feito pela tela de solicitações de feedback, em: Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Solicitações recebidas.
Notas
- É possível cancelar uma solicitação de feedback já enviada e que está na situação Aguardando feedback. Assim a pessoa que recebeu não poderá mais visualizá-la.
- Caso a solicitação de feedback não seja respondida, a pessoa que recebeu a solicitação é notificada com um lembrete do pedido. A notificação é exibida um dia, sete dias e quinze dias após o envio da solicitação.
- O gestor não é notificado sobre a solicitação de feedback. Apenas a pessoa que recebeu a solicitação poderá visualizá-la.
Acompanhar feedbacks
Cada colaborador pode visualizar todos os feedbacks que recebeu ou enviou para gestores e colegas de trabalho em forma de linha do tempo.
Isto é feito em: Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Meus feedbacks > Guias Recebidos/Enviados.
Os colaboradores serão notificados sempre que receberem um novo feedback.
Observação
Para que o feedback fique visível no perfil público, o Colaborador deve acessar o menu Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Meu painel > Feedbacks > Meus feedbacks e marcar a opção Público, conforme imagem de exemplo:
- O ícone torna o feedback público;
- O ícone torna o feedback privado.
Feedbacks de todos os liderados
Os feedbacks enviados e recebidos pelos liderados — diretos e indiretos — podem ser consultados pelo gestor, desde que estejam compartilhados com o colaborador e o gestor ou apenas com o gestor.
A consulta pode ser realizada nos seguintes locais:
- Painel de Gestão > Painel do gestor > Feedbacks da equipe > Feedbacks da equipe
- Painel de Gestão > Painel do gestor > Feedbacks da equipe > Resumo dos feedbacks da equipe
- Feedbacks recebidos (card do Analytics)
Podem ser consultados todos os feedbacks enviados e recebidos pela equipe, estejam eles compartilhados com o colaborador e o gestor ou apenas com o gestor.
Feedbacks individuais
Os feedbacks individuais de cada liderado podem ser consultados em:
- Analytics > Analytics da Equipe > Equipe > Ações > Acessar perfil > Feedbacks do liderado
O Analytics da equipe apresenta a média de feedbacks recebidos pela equipe, considerando os últimos doze meses. Através do gráfico é possível acessar a tela de detalhes da equipe e consultar a data do último feedback recebido por cada Colaborador e também a quantidade.
Também é possível consultar a média de feedbacks de cada liderado através da tela de Resumo do liderado nos seguintes locais:
- Painel de Gestão > Painel do gestor > Feedbacks da equipe > Feedbacks da equipe > Link no nome da pessoa;
- Painel de Gestão > Painel do RH > Hierarquia da organização > Link no nome da pessoa;
- Ícone de pesquisa, localizar pessoas.
Esta documentação se aplica somente ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira.
Cada colaborador pode ver, na tela Meus feedbacks, a quantidade de feedbacks recebidos, filtrados por competência avaliada.
O gestor pode visualizar nos formulários da avaliação por competências, para os focos liderado e consenso, a quantidade de feedbacks recebidos pelo liderado relacionados à competência avaliada para serem usados como evidência.
Ao clicar no link que mostra a quantidade de feedbacks, é apresentada a tela Feedbacks do liderado.
Atenção
Ao filtrar um feedback por competência, somente aquelas competências previamente cadastradas pelo RH retornarão resultados. Reforçamos, ainda, que os filtros por competência estão presentes nas seguintes telas:
- Meus feedbacks;
- Solicitações de feedbacks da organização;
- Feedbacks da equipe;
- Feedbacks da organização.
Quantidade de feedbacks enviados e recebidos pelos colaboradores
É possível consultar os feedbacks recebidos e enviados pelos colaboradores da organização em: Painel de Gestão > Painel do RH > Feedbacks da organização > Feedbacks da organização.
Essa tela apresenta os feedbacks considerando a hierarquia, agrupados por gestor e seus liderados diretos.
Observação
A consulta aos feedbacks só é possível caso gestor ou colaborador ainda se encontrem ativos no sistema. No evento de ambos se encontrarem desligados, a consulta ao feedback, seja enviado ou recebido, assim como seus anexos, não será possível.
Resumo da quantidade de feedbacks recebidos no mês
É possível visualizar um resumo da quantidade de feedbacks recebidos por todos o colaboradores da organização no mês, por meio do gráfico Quantidade de feedbacks mensal.
Também é possível consultar os detalhes pela tela Quantidade de feedbacks por gestor no mês. Ela apresenta todos os colaboradores que receberam feedback agrupados por seu respectivo gestor, podendo ser filtrado pelo campo Visibilidade conforme o tipo de compartilhamento do feedback.
Nota
Caso o colaborador possua dois contratos, o feedback é duplicado, ou seja, o mesmo feedback é contabilizado para cada um dos contratos.
Isso também acontece para os colaboradores que possuem gestores diferentes. Nesse caso, o mesmo feedback será contabilizado para cada um dos gestores.
Filtros
As informações incluídas nos campos do filtro da tela não ficam salvas como padrão. O filtro padrão deve ser configurado no painel do RH. Caso ele já esteja configurado, automaticamente os campos da tela serão preenchidos.
Solicitações enviadas e recebidas
É possível consultar as solicitações de feedback recebidas e enviadas pelos colaboradores da organização em: Painel de Gestão > Painel do RH > Feedbacks da organização > Solicitações de feedback da organização.
Esta tela apresenta as solicitações de feedbacks considerando a hierarquia, agrupando-as por gestor e seus liderados diretos.
Quantidade de solicitações enviadas
É possível visualizar a quantidade de feedbacks solicitados nos últimos 12 meses por todos os colaboradores, por meio do gráfico Feedbacks solicitados.
Este gráfico também apresenta a quantidade de solicitações atendidas, que já receberam feedback, e não atendidas, que ainda estão com pendência de retorno.
Integração com o módulo Cargos e Salários (on-premise)
Esta documentação se aplica somente ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira.
O módulo Cargos e Salários possui um cadastro de anotações para avaliações, em Colaboradores > Históricos > Anotações avaliação (FR038AVA).
Estas anotações são integradas para o módulo Gestão de Desempenho e Carreira e aparecerão em Gestão de Desempenho e Carreira > Meu desempenho > Feedbacks > Meus feedbacks.
- Recebi um feedback de um cliente por e-mail.
- Este feedback foi registrado na tela Anotações para avaliação (FR038AVA), do módulo Cargos e Salários.
- Meu gestor poderá visualizar essa anotação pela tela de Feedbacks do liderado nos módulos Painel de Gestão ou Gestão de Desempenho e Carreira.
Observações
- As anotações registradas como neutros no módulo Cargos e Salários são apresentados sem classificação () nas telas de feedback do módulo Gestão de Desempenho e Carreira. Anotações neutras também são desconsideradas na média apresentada no card Feedbacks recebidos.
- Caso seja registrado um feedback para outro colaborador no módulo Cargos e Salários, ele será apresentado apenas para o gestor no módulo Gestão de Desempenho e Carreira.
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