Cálculo de eventos de rescisão - Gestão do Ponto X
A rotina de cálculo dos eventos para rescisão deve ser utilizada para calcular os eventos de colaboradores cujo desligamento ocorreu na competência vigente. Também pode ser empregada para simular a geração de eventos com base em uma data de demissão informada, mesmo que o colaborador ainda não tenha sido oficialmente desligado.
Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM s> Gestão do Ponto X> Cálculo de Eventos > Cálculo de Eventos.
O que você pode fazer?
Processar um cálculo de evento de rescisão
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM> Gestão do Ponto X> Cálculo de eventos > Cálculo de eventos para rescisão.
- Selecione se o sistema deve calcular conforme histórico de desligamento.
- Sim (checado): quando selecionado, o cálculo será realizado apenas para colaboradores que possuem histórico de desligamento registrado na competência informada. O sistema considera a data de desligamento do colaborador como data final do período de cálculo, mesmo que essa data ultrapasse o período de apuração do ponto. Por exemplo, se o período do ponto vai até o dia 25, mas o colaborador foi desligado no dia 28, os eventos serão calculados até o dia 28.
- Não (desabilitado): essa opção é utilizada para simular uma demissão, mesmo que o colaborador ainda não tenha um histórico de desligamento registrado. Neste caso, o sistema utilizará a data de demissão informada manualmente na tela como parâmetro para definir o fim do período de cálculo.
- Selecione a Competência.
- O campo Data de demissão deve ser informado quando selecionado para não calcular conforme histórico de desligamento. Para este caso específico, o sistema considerará o período da folha de pagamento, ou seja, a data de demissão pode estar, inclusive, entre o término do período do ponto e o término do período da folha.
- Por exemplo, período do ponto do dia 25 de maio a 26 de junho (competência 06), a data de demissão 28/06 (a competência continua sendo 06, dado o período da folha até 30/06). Para qualquer um dos casos, o sistema processará a geração de eventos até a data de demissão, informada no histórico de desligamento ou na tela de Cálculo de eventos para rescisão.
- Selecione como será realizado os eventos duplos, se o sistema irá manter ou desprezar.
- Ao executar o cálculo dos eventos, é possível que já existam lançamentos variáveis registrados para o mesmo período. No caso de eventos originados de uma execução anterior do cálculo de eventos, os lançamentos serão excluídos para dar lugar aos lançamentos resultantes do cálculo atualizado. No entanto, é possível que existam outros lançamentos variáveis, que não tenham sido gerados pelo cálculo de eventos.
- Manter: os lançamentos de eventos existentes serão mantidos. O sistema ainda gerará os novos lançamentos, de modo que pode ser necessário avaliar eventualmente se ambos serão mantidos.
- Desprezar: o sistema vai desprezar o lançamento gerado, mantendo apenas lançamento existente.
- Ao executar o cálculo dos eventos, é possível que já existam lançamentos variáveis registrados para o mesmo período. No caso de eventos originados de uma execução anterior do cálculo de eventos, os lançamentos serão excluídos para dar lugar aos lançamentos resultantes do cálculo atualizado. No entanto, é possível que existam outros lançamentos variáveis, que não tenham sido gerados pelo cálculo de eventos.
- Selecione como será considerado o Banco de horas positivo, se o colaborador possuir saldo positivo do banco na data de demissão, vai indicar se deve ou não pagar o saldo do colaborador, gerando um lançamento na data de demissão.
- Informe como será considerado o Banco de horas negativo, se o colaborador possuir saldo negativo do banco de horas na data de demissão, vai indicar se deve gerar um lançamento para descontar do colaborador (opção Descontar), anular o débito (opção Anular Débito), ou simplesmente ignorar (Nada a fazer).
- Selecione se o sistema irá Encerrar contas do banco de horas. Se ativado (checado), vai fechar as contas do banco de horas com a data final igual a data de demissão. No entanto, havendo lançamentos posteriores a data de demissão, a conta não será encerrada.
- Selecione se o sistema irá Zerar apuração após a demissão. Se sim. executará o processo de zerar a apuração do colaborador com data a partir do dia seguinte a data de demissão do colaborador. Para entender melhor este processo, consulte a documentação da tela Zerar apuração.
- Selecione o filtro simples ou avançado e preencha as informações conforme necessidade.
- Utilize o Filtro simples
- No campo Empresas, escolha uma ou mais empresas para as quaisdeseja calcular os eventos de rescisão
- No campo Colaboradores, selecione os colaboradores que terão os eventos rescisórios calculados.
- Se necessário, refine ainda mais sua seleção utilizando o recurso de Filtro Avançado, que permite aplicar condições específicas.
- Clique em Processar.
- Sistema irá avisar que o processo será realizado em segundo plano, clique em Sim na mensagem.
- Após a execução, veja os eventos calculados em Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cálculo de Eventos > Lançamentos de eventos.
Importante
Para colaboradores ativos, utilize a rotina de cálculo de eventos.
English
Español

English
Español

