Gerar informações dos colaboradores - Integrador SST

As informações e dados cadastrais dos colaboradores são geradas sempre que alguma informação relevante do trabalhador for alterada no sistema de RH.

Quando isso ocorre são criadas as pendências de integração, de forma que as informações fiquem atualizadas no sistema do prestador.

Imagem

Toda informação alterada pelo RH possui um motivo da integração. Quando ocorre uma alteração, os respectivos históricos do colaborador são atualizados no sistema do prestador SST conforme o motivo da integração.

Possíveis motivos de integração

Admissão e desligamento:

Sempre que um novo colaborador é admitido (cadastrado no sistema de folha) ele passará a existir no sistema do prestador SST. Somente depois da admissão esse colaborador terá todas as suas informações atualizadas a cada alteração ou movimentação que ocorrer.

Da mesma forma, sempre que um colaborador é desligado (situação é alterada para demitido no sistema de folha) ele constará como desligado também no sistema do prestador SST.

Alteração de dados:

As pendências de integração serão criadas somente quando alguma informação relevante do colaborador for alterada no sistema de RH.

Por exemplo: se for alterado apenas o apelido do colaborador, não será criada uma pendência para integração desta alteração.

Veja mais adiante a relação das informações que são integradas quando alteradas.

Movimentação:

Os históricos do colaborador serão atualizados no sistema do prestador sempre que no sistema de RH ocorrer uma das seguintes movimentações:

Informações que são integradas

Nas tabelas abaixo constam as informações dos colaboradores que geram pendências de integração sempre que forem alteradas:

Informações da pendência

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Data e hora da criação da pendência

Informações gerenciadas pelo sistema ao criar as pendências de integração.

Situação

Motivo da pendência de integração

Admissão do colaborador
Alteração do colaborador
Demissão do colaborador
Histórico de centro de custo
Histórico de departamento
Histórico de categoria eSocial
Histórico de cargo
Histórico de posto de trabalho
Histórico de filial
Histórico de escala
Histórico de afastamento
Histórico de ambiente de trabalho
Alteração da matrícula eSocial
Carga inicial

Operação

Inserção
Alteração
Exclusão

Data e hora agendada para o envio

Data e hora do envio

Motivo do cancelamento

Dados do colaborador

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Nome

A integração considera o campo Nome completo no cadastro de Pessoas. (O campo Nome completo é opcional no HCM XT. Se essa informação estiver ausente, a integração considera o nome preenchido no campo ao lado do código de matrícula da Ficha Básica.)

Pessoas > Cadastro de Pessoas

Nome Social

Nome Social

CPF

999.999.999-99

CPF

Número de Identificação Social (NIS)

99999999999

PIS

Data de nascimento

01/01/1990

Data Nascimento

Sexo

Masculino, Feminino

Sexo

Estado civil

Solteiro, Casado, Divorciado, Viúvo, Concubinato, Separado, União estável, Outros

Estado Civil

Deficiente

Sim, Não

Deficiente

Número do RG

99.999.999-9

Carteira Identidade

Estado do RG

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Data de emissão do RG

01/01/2020

Órgão Emissor do RG

SSP

Número da carteira de trabalho

999999999

Carteira Trabalho

Série da carteira de trabalho

99

Dígito da carteira de trabalho

9

Data de emissão da carteira de trabalho

01/01/2020

Estado da carteira de trabalho

AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Código de cadastro

99999

Colaborador

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados

Matrícula eSocial

SEAAAA999999999999999999999999

Informação gerenciada pelo sistema, é exibida acima da foto do colaborador

Tipo de contratação

Empregado, Diretor, Trabalhador rural, Trabalhador doméstico, Aposentado, Estagiário, Aprendiz, Agente público, Professor, Cooperado

Tipo Contrato

Data de admissão

01/01/2020

Data Admissão

Situação

Pré-admissão , Trabalhando , Férias , Demitido , Afastado ,

Situação

Tipo de colaborador

Colaborador, Terceiro

Integrador SST integra somente os dados de trabalhadores dos tipos Colaborador e Terceiro, que são originados pelos seguintes locais do Administração de Pessoal:

  • Colaborador: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados
  • Terceiro: Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros

Empregados do tipo Parceiros são desconsiderados.

Data de demissão

01/01/2020

Data do histórico de afastamento gerado pela situação de demissão

Colaboradores > Históricos > Afastamentos

Data de referência das informações

01/01/2020

Data de criação da pendência de integração (informação gerenciada pelo sistema ao criar as pendências)

Notas

  • Ao registrar a admissão de um colaborador estrangeiro no Integrador SST, será preciso um CPF para admiti-lo numa empresa.
  • Ao cadastrar um colaborador com data de admissão futura, o Integrador SST cria duas pendências de integração:
    • uma pendência na data do cadastro, com a situação Pré-admissão
    • uma pendência futura (data da admissão) com a situação Trabalhando
Informações adicionais

Informação integrada

Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da aposentadoria especial do colaborador

Aposentadoria Especial

Colaboradores > Históricos > Adicionais > Colaborador

Nota

O código da aposentadoria especial corresponde ao histórico de adicional por colaborador. Esta é a informação do único histórico na versão senior X.

Categoria do colaborador no eSocial

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Categoria

Itens de acordo com a Tabela 01 do eSocial (Categorias de Trabalhadores)

Categoria Trabalhador

Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial

A partir de (data de início do histórico da categoria)

Data de início do histórico de uma nova categoria eSocial

Nota

Você pode escolher quais categorias do eSocial serão consideradas no processo de integração. Essa definição é feita na tela de configurações da integração com o prestador.

Deficiências

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da deficiência

Um colaborador pode ter mais de uma deficiência

Deficiência

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Deficiências

A partir de (data de início do histórico da deficiência)

Data

Nome da deficiência

Descrição (Deficiência)

Deficiência principal do colaborador

Sim, Não

Deficiência que possuir a caixa de seleção Princ. Defic. marcada.

Reabilitado

Sim, Não

Reabilitado

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Básica

Tipo da deficiência no eSocial

Física, Auditiva, Visual, Mental, Intelectual, Outra

Determinado pelo campo Tipo Deficiência eSocial (Tabelas > Gerais > Tipos Deficiências) que estiver associado à deficiência do colaborador.

Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Deficiências

Nota

A integração das informações de deficiências é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Empresa

Empresa atual do colaborador:

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da empresa

Código da empresa onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Filial

Razão social da empresa

Razão social da empresa onde o colaborador está alocado

Código de identificação da empresa no prestador SST

Este é o código de identificação da empresa no sistema do prestador SST. Não é gerado pelo Administração de Pessoal da Senior.

Empresa anterior do colaborador:

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da empresa anterior

Código da empresa onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Colaboradores > Históricos > Filial

Razão social da empresa anterior

Razão social da empresa onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Código de identificação no prestador SST (empresa anterior)

Este é o código de identificação da empresa anterior no sistema do prestador SST. Não é gerado pelo Administração de Pessoal da Senior.

Observação

As informações da empresa anterior do colaborador serão enviadas sempre que ele possuir alguma movimentação entre empresas no seu histórico, independentemente de o motivo da integração ser uma transferência ou não.

Se o colaborador não possuir históricos de transferências, serão enviadas somente as informações da empresa atual.

Filial

Filial atual do colaborador:

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da filial

Código da filial onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Filial

Nome da filial

Nome da filial onde o colaborador está alocado

Razão social da filial

Razão social da filial onde o colaborador está alocado

Tipo de inscrição

CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI

Tipo de inscrição da filial onde o colaborador está alocado

Número de inscrição

Número da inscrição da filial onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do histórico)

Data em que o colaborador foi admitido ou transferido para a filial, com base no histórico

Filial anterior do colaborador:

  Informação integrada

  Exemplos de valores

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código da filial anterior

Código da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Colaboradores > Históricos > Filial

Nome da filial anterior

Nome da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Razão social da filial anterior

Razão social da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Tipo de inscrição da filial anterior

CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI

Tipo de inscrição da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

Número de inscrição da filial anterior

Número da inscrição da filial onde o colaborador estava alocado antes da transferência

A partir de (data de início do histórico)

Data em que o colaborador foi admitido ou transferido para a filial anterior, com base no histórico

Observação

As informações da filial anterior do colaborador serão enviadas sempre que ele possuir alguma movimentação entre filiais no seu histórico, independentemente de o motivo da integração ser uma transferência ou não.

Se o colaborador não possuir históricos de transferências, serão enviadas somente as informações da filial atual.

Ambiente de trabalho

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

Colaboradores > Históricos > Ambiente de Trabalho

Nome

Nome do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

Tipo de inscrição

Tipo de inscrição (CNPJ, CPF, CAEPF, CNO, CEI) do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

Número de inscrição

Número de inscrição do ambiente de trabalho onde o colaborador atua

A partir de (data de início do histórico)

Data em que o colaborador passou a atuar no ambiente de trabalho, com base no histórico

Notas
  • A integração das informações de ambiente de trabalho é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
  • Se o colaborador não tiver um histórico de ambiente de trabalho no sistema de folha, o Integrador SST assume que o colaborador trabalha no ambiente do empregador. Ou seja, o Integrador SST usará informações de empresa atual do colaborador.
Centro de custo

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código do centro de custo onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > C.Custo

Nome

Nome do centro de custo onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do centro de custo)

Data em que o colaborador foi alocado no centro de custo, com base no histórico

Nota

A integração das informações de centro de custo é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Posto de trabalho

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código do posto de trabalho

Código do posto onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Manutenção de Históricos

Código da estrutura de postos

Estrutura da qual o posto faz parte

Nome

Nome do posto onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do posto de trabalho)

Data em que o colaborador foi alocado no posto de trabalho, com base no histórico

Notas

  • A integração das informações de posto de trabalho é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
  • Ao alterar o posto de trabalho de um colaborador, ocasionando a mudança dos históricos vinculados a ele, será gerada uma pendência para cada um dos históricos alterados, considerando também a opção de envio dessas informações.
Exemplo:

Ao alterar um posto de trabalho, onde houve mudança também do local e cargo, o sistema vai gerar três pendências: posto, local e cargo.

Para gerar somente as pendências do posto, seria necessário desabilitar o envio de local e de cargo nas configurações da integração.

Setor (Local)

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código do setor/local

Código do local onde o colaborador está alocado

Colaboradores > Históricos > Local

Código da tabela de organograma do setor/local

Organograma do qual o local faz parte

Nome do setor/local

Descrição do local onde o colaborador está alocado

A partir de (data de início do histórico do setor/local)

Data em que o colaborador foi alocado no local, com base no histórico

Nota

A integração das informações de setor é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Cargo

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código do cargo

Código do cargo exercido pelo colaborador

Colaboradores > Históricos > Cargo

Nome do cargo

Nome do cargo exercido pelo colaborador

Código da estrutura de cargos

Estrutura da qual o cargo exercido faz parte

A partir de (data de início do histórico do cargo)

Data em que o colaborador passou a exercer o cargo, com base no histórico

Nota

A integração das informações de cargo é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.

Turno

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código da escala de atuação do colaborador

Colaboradores > Históricos > Escala

Nome

Descrição da escala de atuação do colaborador

A partir de (data de início do histórico do turno)

Data em que o colaborador passou a atuar com a escala

Turno da escala (1° turno, 2° turno, 3° turno, 4° turno, Misto, Geral)

Turno da Escala

Tabelas > Horários > Escalas

Nota

A integração das informações de turno é opcional.

Afastamento

  Informação integrada

Origem da informação no módulo Administração de Pessoal (HCM XT)

Campo do sistema

Menu

Código

Código da situação de afastamento

Colaboradores > Históricos > Afastamentos

Descrição

Descrição da situação de afastamento

Início

Data Afastamento

Término previsto

Previsão Término

Término

Data Término
Notas
  • A integração das informações de afastamento é opcional e pode ser alterada nas configurações da integração.
  • São consideradas apenas as situações de afastamentos por férias ou que exigem a realização de algum tipo de exame, tais como: Auxílio doença, Acidente de trabalho, Demitido, Licença médica (pagto empresa), Licença acidente de trabalho (pagto empresa), Licença maternidade INSS, Licença maternidade, Maternidade empresa cidadã, Serviço militar.

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